Tráfego orgânico no Instagram: 7 dicas para aumentar o alcance do seu negócio

Imagem do logotipo do instagram com fundo roxo escrito "tráfego orgânico no instagram"

A atração de leads é o ponto-chave de uma estratégia de marketing digital nas principais redes sociais. Sendo assim, o tráfego orgânico no Instagram é fundamental para aumentar o engajamento nas suas publicações.

Mas como é possível atrair seu público e gerar novos leads por meio do tráfego orgânico no Instagram? Existe uma fórmula para construir conteúdos de sucesso para a rede social e conseguir alavancar vendas?

Neste artigo, vamos apresentar algumas dicas para impulsionar o alcance do seu negócio utilizando técnicas que aumentam o tráfego orgânico e ajudam a aproximar a audiência à sua marca. Quer conferir essas dicas? Continue a leitura!

O que é tráfego orgânico no Instagram?

Quando falamos de tráfego orgânico no Instagram estamos nos referindo a um fluxo de visitantes e geração de leads por meio de uma estratégia mais natural, voltada para criação de conteúdo na rede social. 

Essa estratégia se diferencia do impulsionamento de conteúdo por meio de mídias pagas, que são os anúncios patrocinados que caracterizam o tráfego pago. 

Para o tráfego orgânico no Instagram funcionar, você utiliza técnicas que fazem o público ir até a sua página e engajar em seu conteúdo sem precisar investir em anúncios para acelerar o processo.

Porém, essa estratégia costuma ser de longo prazo e envolve diversos elementos, como:

Como conseguir tráfego orgânico no Instagram?

Um dos principais objetivos dos infoprodutores que investem em estratégias de redes sociais é aumentar sua base de seguidores, especialmente no Instagram.

Mas, surge a dúvida: como é possível ganhar novos seguidores por meio do tráfego orgânico no Instagram?

Pensando nisso, separamos 7 dicas práticas que vão turbinar a sua estratégia de atração de leads e aumentar o engajamento em seus conteúdos. Veja abaixo!

 

1. Utilize uma conta comercial

O primeiro passo para aumentar o tráfego orgânico no Instagram da sua marca é fazer a opção de criar um Instagram comercial. Ele tem outros recursos diferentes da conta de Instagram convencional.

A escolha desse modelo de perfil é essencial, pois por meio de recursos exclusivos você poderá monitorar as métricas e explicitar informações sobre o seu negócio.

Outra vantagem de escolher um perfil comercial no Instagram é poder realizar vendas com a ferramenta de e-commerce da plataforma.

 

2. Defina uma estratégia para o perfil do seu negócio

Outra dica importante para os infoprodutores que querem alavancar o tráfego orgânico no Instagram é a construção de uma estratégia que corresponda com o perfil do seu negócio.

Para isso, é necessário conhecer bem o público-alvo, inclusive criar uma persona para guiar essa estratégia. Só assim, será possível desenvolver um planejamento assertivo.

Além disso, é importante garantir que o perfil do seu negócio seja atraente. Portanto, invista em:

  • Montar um feed organizado e coeso;
  • Recorra a uma identidade visual;
  • Utilizar ferramentas de edição e design para montar seus conteúdos;
  • Conhecer os anseios do seu público.

3. Crie um calendário editorial 

Não há como pensar em tráfego orgânico no Instagram sem um planejamento de conteúdo consistente. 

Na prática, isso significa estabelecer previamente os formatos de conteúdo que deseja utilizar e criar um calendário editorial definindo os dias e horários para a publicação.

Sim, é importante pensar em uma estratégia de horários que esteja compatível com os hábitos de utilização da rede social por parte do público-alvo. 

Além disso, existem vantagens em apostar na criação de um calendário editorial, como:

  • Criar postagens mais elaboradas;
  • O feed vai ter um padrão de organização;
  • Criação de campanhas com antecedência;
  • Postagens mais otimizadas.

4. Diversifique os conteúdos

Além da criação de um cronograma de conteúdo, é importante para a atração do tráfego orgânico no Instagram que o perfil do seu negócio tenha uma diversificação de conteúdos.

Banner glossário marketing digital

Atualmente, o Instagram conta com diversos recursos de imagens estáticas e vídeos, como:

  • Carrossel de imagens;
  • Reels;
  • Stories;
  • Vídeos longos no IGTV.

Outro tipo de conteúdo que costuma atrair bastante tráfego orgânico no Instagram são as lives. Por isso, vale a pena pensar em parcerias ou até mesmo lançar campanhas durante uma live.

 

5. Construa uma bio atraente

Saber como apresentar o seu negócio é o cartão de visitas da sua marca e no Instagram. Isso é possível de maneira objetiva na bio da sua página.

Como o nome já diz, essa área do seu perfil tem a função de uma biografia rápida. Ela precisa ser breve e transmitir em poucas palavras a solução representada pelo seu negócio.

Além disso, a bio do Instagram também é o espaço onde você pode criar um link para direcionar seu tráfego orgânico no Instagram para outras redes.

 

6. Aposte no uso de CTA

Outra maneira de direcionar seu tráfego orgânico no Instagram para outras redes sociais ou sua página de vendas é incluindo call to action nas suas postagens.

Essas chamadas para ação, também conhecidas como CTA, são elementos muito importantes em uma estratégia de tráfego orgânico, isso porque ela indica os passos para a conversão dos leads.

Uma das maneiras de utilizar CTA no Instagram é acrescentando links em seus stories. Você pode, por exemplo, criar uma landing page para lançar um material rico e anunciar esse conteúdo no Instagram Stories por meio de um link.

Falta um passo para desbloquear…

... Tudo o que você precisa dominar para ganhar dinheiro na internet em 2022. Confira clicando no botão abaixo.

Baixar grátis agora

 

7. Acompanhe os resultados do tráfego orgânico no Instagram

No Instagram também é fundamental conhecer os resultados. Acompanhar as métricas e entender como cada conteúdo está performando é essencial para otimizar sua estratégia de tráfego orgânico. 

Só assim, você sabe qual conteúdo está rendendo conversões e aprende a melhorá-los. Por isso, não deixe de acompanhar os relatórios gerados pelo Instagram. Eles indicam:

  • Número de visitantes da página;
  • Percentual de crescimento de seguidores;
  • Visualizações do conteúdo;
  • Interações em postagens no feed e stories.

Como saber se o alcance do Instagram está bom?

Para entender os resultados gerados pelos conteúdos da sua página e saber se o tráfego orgânico do Instagram está performando bem é necessário conferir as informações na aba “Painel profissional”.

Print direcionando para o painel profissional do Instagram

Lá você pode conferir o número total de usuários que acessaram suas publicações. Essa informação inclui tanto os seus seguidores quanto visitantes eventuais.

Visão do painel profissional no Instagram

É importante lembrar que o seu alcance não é o mesmo que o número de impressões. As impressões contabilizam o total de vezes que sua publicação foi exibida, inclusive por uma mesma pessoa.

Print da visão dos insights e contas alcançadas no Instagram

Resumindo, o melhor alcance não se baseia pelo número de exibições, mas pela quantidade de pessoas para as quais o seu conteúdo chegou. 

Quer descobrir como turbinar sua estratégia de marketing digital e alavancar os resultados do seu negócio nas redes sociais?

Então baixe agora o Kit Marketing Digital, um material exclusivo da HeroSpark para auxiliar você a construir as melhores estratégias para divulgar seu infoproduto nas redes.

Perguntas frequentes

Imagem de oferta Mentoria Impulso Digital.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.