O que é leads no Instagram? Aprenda como aumentar os seus resultados!

O que é leads no instagram e como gerar seguidores no seu perfil

As redes sociais representam muito mais do que ferramentas de divulgação no marketing digital. Hoje, esse recurso já pode ser considerado uma parte importante para o funcionamento de uma máquina de vendas no mercado digital.

Por isso, é fundamental saber como gerar leads no Instagram e garantir todo potencial que essa rede pode proporcionar para o seu negócio.

Mas você sabe o que é leads no Instagram? Sabe como gerar e a importância deles para escalar os resultados do seu negócio? Então continue a leitura e descubra como a geração de leads pode fazer a diferença. Boa leitura! 

O que é leads no Instagram?

Os leads no Instagram representam oportunidades de negócios, ou seja, pessoas que iniciaram a jornada de compras e apresentam maiores chances de adquirir o seu produto digital quando alcançarem a parte baixa do funil de vendas. 

Sabe quando você cria um conteúdo e ele atrai a atenção de pessoas que antes não interagiam com a sua página? Isso significa que você conseguiu alcançar mais pessoas dentro do seu público-alvo, isto é, mais leads ou clientes em potencial.

Agora que você já sabe o que é leads no Instagram, precisa conhecer as métricas e conferir quanto custa a captação de novos clientes em potencial para otimizar a estratégia de vendas do seu negócio.

Quanto custa um lead no Instagram?

O custo por lead, também conhecido pela sigla CPL, é o resultado obtido da divisão entre o valor investido em uma campanha e o número de pessoas captadas por ela que possuem interesse real no seu produto. 

Ainda não entendeu? Vamos usar um exemplo prático:

Se um infoprodutor investe R$100 por mês em campanhas no Instagram e consegue captar 10 novos leads, isso significa que o custo por lead é de R$10.

Aí você deve estar se perguntando se esse valor é alto ou aceitável, mas essa resposta não é padrão. Isso porque o CPL ideal vai depender muito do seu modelo de negócio e do retorno em vendas que você pode obter com cada lead.

Outros fatores podem ser levados em consideração também, como:

  • Segmentação dos seus leads;
  • Interação do seu público;
  • Autoridade digital.

Mas além de saber o que é leads no Instagram e conhecer os custos de aquisição, é muito importante saber como gerar esses clientes em potencial. 

Por isso, confira no tópico a seguir como gerar leads no Instagram utilizando estratégias validadas e que entregam resultados de verdade.

Como gerar leads no Instagram?

Os leads são a base de uma estratégia de vendas. Portanto, conhecê-los é primordial para quem deseja escalar os números. 

Mas não basta apenas saber o que é leads no Instagram, é necessário conhecer as estratégias de obtenção desses clientes em potencial e começar a gerar resultados. 

Quer saber como isso é possível? Então confira as dicas listadas abaixo.

1. Tenha uma linha editorial

O primeiro passo para saber como gerar leads no Instagram é entender a importância do planejamento de conteúdo do perfil do seu negócio. E, para isso, é preciso investir em uma linha editorial.

Ter uma linha de conteúdo ou calendário editorial significa ter um planejamento de longo prazo, organizando suas publicações de acordo com o interesse da sua audiência e mantendo a constância de postagens.

Isso porque, quando você sabe o que é leads no Instagram, também entende que esses clientes em potencial precisam ser nutridos com um fluxo de postagens recorrentes e direcionadas a diversas etapas do funil.

Imagem de oferta Mentoria Impulso Digital.

2. Utilize link na bio

Utilizar agregador de links na bio do Instagram é uma ótima estratégia para redirecionar o fluxo de seus leads de acordo com o caminho para conversão e vendas que você planejou.

Para isso, é necessário criar uma conta em uma plataforma que agrega links de páginas e adicionar o link único em seu perfil. 

Uma ótima opção de página para direcionamentos de leads a partir do agregador é uma landing page

Esse tipo de página possui todos os elementos voltados para conversão. Lá, você pode criar o ambiente perfeito para estimular o próximo passo do seus leads na jornada de compras, incluindo elementos de copywriting e chamadas para ação. 

3. Faça parcerias com influenciadores 

Humanizar sua marca é uma das estratégias mais eficientes no caminho de como gerar leads no Instagram e, para isso, é importante contar com parcerias de influenciadores digitais.

Pois além de agregar o posicionamento de autoridade desses profissionais à sua marca, ter essa colaboração aproxima seu negócio dos leads por meio do sentimento de empatia que os influenciadores ajudam a criar.

Algo interessante sobre esse tipo de estratégia é que ela não estimula uma concorrência direta, mas aumenta o alcance para ambos os lados. 

4. Construa uma estratégia de conteúdo

Você já deve ter entendido o que é leads no Instagram e a importância de gerar essa audiência qualificada para o seu infoproduto, certo? Mas para que esse planejamento se transforme nos resultados que você espera, é preciso criar os conteúdos certos.

E o conteúdo ideal é aquele que atende às dores e anseios dos seus leads, o que vai auxiliar na preparação para venda. 

Por isso, é importante variar os formatos de conteúdo, que podem ser:

  • Postagens no feed;
  • Stories;
  • Reels;
  • IGTV. 

Mas acima de tudo, alie qualidade a consistência. A estratégia de conteúdo ideal deve ter o tom certo para dialogar com o público e ser recorrente. 

5. Crie conteúdos no Reels

Como já ressaltamos no tópico anterior, a diversificação dos formatos de conteúdo é muito importante para atender a todos segmentos de leads. Mas existe um formato que atrai mais as atenções no Instagram: os Reels.

Por isso, na hora de saber como gerar leads no Instagram, invista na produção de vídeos curtos. Quer saber o motivo? São eles:

  • Reels é um conteúdo dinâmico;
  • O algoritmo do Instagram entrega conteúdos de vídeos com mais frequência;
  • São rápidos e mais fáceis de viralizar;
  • Costumam aparecer com frequência no explorar do Instagram.

6. Use CTAs nas publicações

CTA, ou chamada para ação, é um elemento essencial para geração de leads e a conversão deles em clientes. Esse recurso consiste em uma apresentação de oferta acompanhada de um estímulo para que uma decisão seja tomada.

No Instagram, uma CTA pode ser feita com links em stories ou até mesmo quando você apresenta uma chamada para curtir uma postagem ao final de um conteúdo em carrossel. 

7. Aposte no Instagram Ads

Para alavancar ainda mais a sua estratégia de como gerar leads no Instagram, é possível utilizar o recurso de tráfego pago por meio do Instagram Ads. 

Assim, você pode criar propagandas criativas e impulsioná-las como publicação paga para o perfil de segmentação que corresponda à sua persona. 

Mas você sabe como criar campanhas encantadoras no Instagram Ads? Então conheça o “Guia completo para criar anúncios que vendem”, um material exclusivo da HeroSpark que vai impactar suas vendas e impulsionar os seus resultados. 

Baixe agora gratuitamente o e-book e descubra os segredos das campanhas que realmente convertem visitantes em leads qualificados.

Banner escola de psicanálise
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.