Como monetizar o Instagram: veja como ganhar dinheiro em 2023

Close de mão de pessoa negra com o celular na mão e xícara de café ao lado. Foto com o texto Enquetes para Instagram
Saber como monetizar o Instagram pode fazer a diferença em sua estratégia digital
Ebook grátis 77 headlines para email marketing

Aprender a monetizar o Instagram é muito importante para qualquer estratégia digital. 

Afinal, trata-se de uma das mídias sociais mais usadas no mundo, o que representa um potencial incrível, seja para conquistar público ou fazer dinheiro. 

Então, se você quer aprender como ganhar dinheiro no Instagram, continue a leitura e veja algumas dicas práticas!

Acelerador Digital é o passo a passo para estruturar o seu projeto e começar a vender. Inscreva-se e comprove na prática!

 

É possível monetizar o instagram?

Sim, é possível por meio destes cinco modos:

  1. Venda de espaço publicitário;
  2. Oferta de infoprodutos;
  3. Marketing de afiliados;
  4. Lives;
  5. Reels. 

Venda de espaço publicitário 

Essa é a opção mais conhecida de como monetizar o Instagram. 

Para quem não sabe, vender espaço publicitário é praticamente o mesmo que as emissoras de televisão fazem para ganhar dinheiro. Sabe aqueles comerciais que passam entre uma parte e outra da novela? Então…

A principal diferença entre uma propaganda na televisão e uma realizada por influenciadores é o valor para o anunciante. 

Além de ser uma opção mais barata, essa modalidade tem gerado bastante resultado, principalmente por conta do público, que é melhor segmentado nesses casos. 

E para o influenciador é uma excelente oportunidade de monetizar seu conteúdo, visto que as marcas pagam essas pessoas para que ajudem na venda de seu produto. 

Por exemplo: o produtor de conteúdo pode fechar um pacote e pedir um valor fechado para fazer duas postagens e cinco stories falando das vantagens de determinado item e indicando onde comprá-lo. 

Crie seu próprio infoproduto

Além da publicidade com influenciadores, os produtores de conteúdo perceberam que podiam fazer um uso muito melhor de sua audiência vendendo seus próprios produtos como parte de sua estratégia de como monetizar o Instagram.

Uma vez que você tem uma boa audiência, engajada e interessada nos seus conteúdos, fica mais simples oferecer algo seu, que seja de valor para essas pessoas. Seja um curso, e-book ou qualquer outro tipo de infoproduto relacionado ao seu tema. 

Abaixo, serão listados três passos simples que o produtor de conteúdo precisa seguir se deseja conseguir esse tipo de monetização. 

1. Construir uma audiência

Antes de tudo, você precisa ter pessoas que confiem em você e gostem do conteúdo que produz. Dessa forma, ficará muito mais fácil vender o que quiser. 

Por isso, o primeiro passo da monetização do Instagram a partir da promoção do seu infoproduto é construir uma audiência engajada e interessada no que você tem a dizer.

Para conseguir isso, descubra uma coisa que você goste e saiba fazer. Assim, crie conteúdos para pessoas que se interessam e/ou gostariam de saber mais sobre o assunto. 

Por exemplo: se você tem um talento incrível para editar vídeos, uma excelente opção é compartilhar conteúdos ensinando técnicas de edição. 

A partir daí, basta seguir boas práticas para crescer na plataforma e logo você terá uma audiência fiel. 

2. Decidir qual será seu infoproduto

Aqui, é interessante destacar que existem vários caminhos que você pode seguir, desde vender apenas um e-book até dedicar-se à produção de um curso completo. Alguns dos principais tipos de infoprodutos são: 

A decisão de qual modelo seguir vai depender muito do seu público e dos seus objetivos com a venda. Se você sabe que as pessoas que te acompanham preferem assistir vídeos a ler livros, não faz muito sentido insistir em um e-book. 

Por isso, é importante levar duas vertentes em consideração na hora de decidir: conteúdo e audiência.

Além do formato, o tema também é uma escolha importante, visto que é sempre interessante vender algo que sua audiência precisa. 

Para exemplificar, considerando de novo que você edita vídeos, caso veja que o maior problema das pessoas que te acompanham é cortar filmes, uma boa opção é oferecer um curso que atenda essa necessidade. 

copy com chat gpt , herocreator

Se você quiser saber mais sobre cada tipo de infoproduto, produzimos um vídeo que pode te ajudar:

E-book GRÁTIS com os segredos para anunciar no Instagram

Aprenda as técnicas para campanhas do Facebook Ads e faça suas publicações alcançarem mais pessoas no Instagram

Baixar agora

3. Aprender a vender

Após ter construído a audiência e criado seu infoproduto, o próximo passo é divulgá-lo. 

Umas das maiores qualidades que alguém que pretende trabalhar com Internet precisa adquirir é saber vender. Isso porque, ao construir uma audiência ou oferecer seu infoproduto, você está vendendo algo. Se não o produto, sua própria imagem.

Então, busque focar nos diferenciais do que está oferecendo. Pense no que o público ganhará com a compra de seu produto e venda isso. 

Marketing de afiliados

Se você não tem um produto digital próprio, saiba que outra forma de monetizar o Instagram é participando de um programa de afiliados.

Sim, existem diversas marcas que oferecem programas de afiliados, sendo possível se inscrever para promover produtos ou serviços em troca de uma comissão por cada venda realizada. Para isso, você recebe um link de afiliado exclusivo.

Assim, para monetizar o Instagram por meio de programas de afiliados, siga os seguintes passos:

  1. Identifique as marcas e empresas que possuem programas de afiliados;
  2. Escolha produtos e serviços que estejam alinhados com a sua área de atuação e seu público;
  3. Crie conteúdo no Instagram (como posts, stories e Reels) promovendo os produtos e serviços escolhidos. Inclua o seu link de afiliado exclusivo para que as vendas realizadas por meio dele sejam atribuídas a você.

Além disso, é importante seguir as diretrizes do Instagram em relação à divulgação de conteúdo patrocinado, informando sempre quando uma publicação é uma propaganda.

A HeroSpark possui ferramentas que auxiliam na criação de infoprodutos e também possui um programa de afiliados para captação de público. Por isso, conheça a plataforma para iniciar seu negócio digital online ou promovê-lo. 

Lives 

Também existem formas de monetização direto na plataforma, como é o caso das lives. 

Para quem não sabe, a monetização das lives acontece por meio de selos. Assim, durante as transmissões, os seguidores têm a oportunidade de doar valores e, com base nisso, recebem selos de apoiadores. 

O pagamento é realizado em dólar por meio do Google Pay ou Apple Pay.

Entretanto, existem alguns requisitos que os perfis precisam seguir para usufruir do benefício, como:

  • A conta precisa ser comercial ou de criador de conteúdo;
  • O responsável pela conta precisa ter 18 anos ou mais;
  • Seguir as políticas de Monetização para Parceiros, os Padrões da Comunidade do Instagram e as Políticas de Monetização de Conteúdo. 

Existe apenas uma pequena chateação por conta da taxa que as plataformas de pagamento cobram em cima dos valores. Tanto o Google Pay quanto o Apple Pay cobram 30% em cima das doações.

Reels

O Reels do Instagram é uma ferramenta de criação de vídeos curtos e divertidos, que tem se popularizado cada vez mais na plataforma.

Para monetizar o Reels do Instagram, é possível seguir algumas estratégias, como:

  • Publiposts;
  • Se você mora nos EUA, pode ter acesso ao Reels Play, que é o programa de bonificação por visualizações de conteúdo. Ele ainda não está disponível no Brasil;
  • Anúncios impulsionados por meio do Instagram Ads.

É importante lembrar que a monetização dos Reels do Instagram depende de uma estratégia consistente e alinhada com os interesses do seu público. 

Além disso, criar conteúdo de qualidade e relevante, engajar-se com os seguidores e manter uma presença autêntica nas redes sociais são fundamentais para o sucesso na monetização dos Reels.

Preciso ter quantos seguidores para monetizar o Instagram?

A monetização do Instagram está relacionada ao engajamento que você consegue gerar com seu conteúdo. Então, quanto mais pessoas para reagir, melhor. 

Mas não existe uma quantidade exata para você começar a fazer uma renda na rede social. 

Ainda assim, alguns fatores precisam ser levados em consideração, como:

  • As características do seu público: isso lhe ajuda a escolher a melhor estratégia de produtos e conteúdos a serem oferecidos no seu perfil.
  • O nível de engajamento que você mobiliza: não adianta turbinar sua rede com seguidores que não vão interagir com seu conteúdo. Você já sabe como o Instagram paga e isso tem tudo a ver com interação. 
  • Um planejamento de marketing digital: construa uma estratégia completa de marketing digital. Ofereça conteúdos relevantes e ofertas exclusivas.

Um conteúdo de valor precisa andar lado a lado com uma boa divulgação. Independente se você tem 1.000 ou 1.000.000 de seguidores, é necessário encantar cada um deles para gerar engajamento e tráfego orgânico. 

Além disso, é importante combinar estratégias de tráfego orgânico e tráfego pago. Afinal, o algoritmo limita a quantidade de seguidores que vê os seus posts. 

Para que seu conteúdo alcance mais pessoas, é necessário investir na rede. Por isso, criar anúncios que convertem é muito importante para disparar seus indicadores no Instagram.

42 modelos de anúncios que funcionam de verdade

Impulsione a sua marca com sucesso usando estes anúncios que geram resultados mesmo

Baixe grátis agora
Banner_blog_herospark
1 comment
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *