O que é infoproduto, exemplos, vantagens e como lucrar

o que é infoproduto
Extensão plano basic

Você já deve ter se perguntado o que é infoproduto e por que muita gente fala sobre isso, não é mesmo? 

A verdade é que produtos digitais fornecem uma renda extra para várias pessoas e pode ser o caminho de uma carreira de sucesso para muitos aqui dentro da internet.

Por isso, neste artigo, você vai entender o que é infoproduto, quais são os tipos existentes e como começar a vender o seu próprio produto digital. Boa leitura!

Transforme sua estratégia digital em um negócio online super lucrativo. Inscreva-se agora mesmo no Acelerador Digital, é gratuito!

O que é infoproduto?

Infoproduto é um produto vendido pela internet no formato digital, que tem como objetivo ensinar ou oferecer soluções para um problema da audiência. Ou seja, a ideia é transmitir o conhecimento ou entretenimento de maneira fácil e acessível.

Por ser um produto digital, o infoproduto não tem grandes investimentos com logística e equipe, já que tudo é feito de forma on-line.

Os produtores de infoprodutos organizam todo o conhecimento e conteúdo de forma estruturada, sendo esse um dos motivos para o cliente realizar a compra.

E além de educar a audiência, o infoproduto pode ser também uma isca digital, de forma a captar e qualificar leads. 

Vale dizer que seu maior benefício é a possibilidade gigante de escalar, uma vez que, na internet, o produto está disponível para o Brasil e o mundo inteiro, sem precisar de investimento para aumentar sua produção.

Quais são os principais tipos de infoproduto?

E-books

Os e-books são livros digitais que podem ser acessados por meio de computador, tablet ou celular. Pode-se dizer que foram um dos primeiros infoprodutos por serem fáceis e práticos de fazer. Hoje, são comumente usados como iscas digitais.

Mas, ainda assim, há muitas pessoas que vendem e-books, unindo um conteúdo único e útil com um design bem feito. Assim, a qualidade entregue faz valer a pena o produto em si.

Webinars

São eventos que reúnem um ou mais players do digital para conversarem sobre um assunto de grande importância. Ou seja, eles são semelhantes a palestras, mas transmitidas de forma paga e, geralmente, ao vivo na internet.

Dessa forma, os webinars são uma forma de manter contato direto com a audiência, que pode enviar perguntas para serem respondidas simultaneamente. 

Vale dizer que o vídeo contendo o webinar pode ser gravado e reproduzido depois pelos compradores do produto, caso essa questão seja parte da oferta.

Para fazer um webinar de sucesso, é preciso investir na qualidade da imagem, cenário e som do vídeo. 

Podcasts

Podcasts são infoprodutos que não precisam de uma produção elaborada, uma vez que tudo o que demandam é o áudio contendo o assunto.

Nesse modelo de infoproduto, é interessante levar convidados para que deem sua opinião e repercutam o seu podcast cada vez mais.

Planilhas ou ferramentas

Uma planilha no Excel pode ser considerada um infoproduto, já que foi elaborada por alguém, vendida e entregue de forma on-line. 

Ou seja, são soluções práticas, em que o comprador não precisa desenvolver determinado trabalho, pois alguém já o fez para ele. 

Por isso, nesse tópico, além das planilhas entram as calculadoras digitais, checklists, templates, entre outros.

Screencast

Screencasts são vídeos feitos por meio de uma gravação da tela do computador do produtor.

copy com chat gpt , herocreator

Assim, são muito utilizados para quem vai vender o tutorial ou passo a passo de alguma ferramenta, como, por exemplo, gestão de tráfego on-line.

Curso Online

O curso online é um dos infoprodutos mais completos do mercado digital, pois pode reunir diversos formatos em um só produto, como: 

  • Videoaulas;
  • E-books em pdf;
  • Planilhas;
  • Entre outros.

Vale dizer que o curso deve trazer um novo aprendizado com temáticas relevantes para o público e totalmente organizadas. 

Como eles estão ficando cada vez mais conhecidos e disputados, é importante oferecer uma boa qualidade no conteúdo, no audiovisual e também no marketing de divulgação.

E o mais importante: para todos os infoprodutos, é necessário uma plataforma que hospede-os de forma que o cliente tenha uma boa experiência e possa contar com suporte caso necessário.

Como vender infoproduto? 3 passos

Agora que você já sabe o que é infoproduto e quais são os principais, é chegada a hora de aprender a vendê-lo em apenas 3 passos!

1. Criação do infoproduto

Para criar o seu infoproduto, é necessário saber em qual temática você tem mais conhecimento. Depois disso, compreenda qual formato é melhor para sua audiência. 

Para isso, promova pesquisas nas suas redes sociais ou entre colegas, de forma a entender como o público quer receber o seu conteúdo.

Outra maneira de ter um infoproduto é por meio dos PLRs. Para quem não sabe, os PLRs são infoprodutos que possuem licença de propriedade concedida e, por isso, podem ser editados e vendidos por qualquer pessoa. 

A grande vantagem é que, como já está praticamente pronto, ele é ideal para aquelas pessoas que não possuem tempo para fazer o seu próprio infoproduto do zero. 

2. Hospedagem em uma plataforma segura

Para ter certeza que seu infoproduto não será copiado, além de garantir uma compra mais segura para os seus clientes, é interessante hospedá-lo em plataformas adequadas.

A HeroSpark, por exemplo, oferece hospedagem de infoprodutos de forma gratuita, onde o produtor só paga uma pequena taxa quando realizar a venda. 

Além disso, essa plataforma possui uma área de membros que faz a experiência do cliente ser incrível desde a compra até o aproveitamento do infoproduto.

3. Divulgação do infoproduto

Com tudo organizado, chegou a hora de divulgar o seu produto. Geralmente, isso é feito de duas maneiras:

a) Vendas por meio de um lançamento

Essa é uma das estratégias de marketing digital que mais agrada os infoprodutores, pois eles têm a chance de lucrar rapidamente.

Em um lançamento, o seu infoproduto é vendido apenas nas semanas ou dias pré-estabelecidos. Depois, “o carrinho é fechado”, ou seja, quem quiser comprar precisa esperar a próxima data que estará disponível.


Em um lançamento, são utilizados os gatilhos mentais de urgência e escassez, pois o infoproduto está disponível em um curto período de tempo e, por isso, é necessário aproveitar a oportunidade sempre que possível.

b) Vendas em modo perpétuo

Já as vendas por meio do perpétuo são pensadas a longo prazo, pois o produto fica disponível sempre para compra.


Para divulgá-lo, é preciso investir em anúncios e nas redes sociais. Além disso, saiba que os afiliados são um time de vendas que pode ajudá-lo com isso.

Como o produto sempre está disponível, pode-se usar outros gatilhos mentais, de forma a se conectar melhor com a audiência e promover soluções para seus problemas ou maneiras de transformar seus desejos em realidade.

Agora que você já sabe o que é infoproduto, que tal criar o seu? 

A HeroSpark é a plataforma perfeita para hospedá-lo, e de forma gratuita! Além disso, fornece todo um time que pode auxiliá-lo nas suas dúvidas e nas dos seus compradores. Portanto, conheça mais sobre a nossa plataforma clicando aqui.

Banner_blog_herospark
2 comments
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *