Funil de marketing: descubra como aumentar sua conversão

Mão desenhando um funil de marketing, com as palavras leads, prospects e customers em cada etapa do funil
O Funil de Marketing é uma estratégia interessante para alavancar as vendas da sua empresa
Já faturou acima de 50 mil reais no digital?

Quando você executa uma estratégia de marketing para um determinado negócio, não deve fazer de qualquer jeito. Atualmente, uma técnica fundamental para obter melhores resultados hoje em dia é o chamado funil de marketing.   

Veja a seguir o que é funil de marketing, como fazer um e a sua importância para uma estratégia de marketing. 

O que significa funil de marketing?

Já passou o tempo em que o Marketing era repleto de práticas invasivas e um processo de vendas forçado ao cliente. De fato, algumas técnicas ainda são usadas e funcionam, mas é preciso avaliar se são adequadas ao tipo de negócio e ao público a que se destina.

Com a internet, o mercado ficou mais competitivo e o consumidor melhor informado. Sendo assim, as empresas precisam cada vez mais estabelecer relações sólidas com seus clientes. É essencial unir marketing e vendas para ter sucesso no seu negócio. 

Uma das tendências do Marketing atualmente é o chamado Inbound Marketing ou Marketing de Atração, que consiste em atrair, converter e encantar clientes. O foco torna-se a necessidade do cliente, e não mais o produto ou o serviço.

A ideia não é persuadir o comprador a adquirir um produto ou serviço e sim fornecer todas as informações de que ele precisa para tomar uma decisão de compra e resolver seu problema. Essa solução, lógico, inclui o que a empresa deseja vender. 

O Marketing de Conteúdo é outra tendência. Ele funciona junto com o Inbound Marketing e se baseia na produção de conteúdo relevante e valioso, de modo a engajar e expandir a rede de clientes da empresa. 

É nesse contexto que se aplica o conceito de funil de marketing. Também chamado de funil de vendas é o processo estratégico de conduzir e acompanhar o potencial cliente em toda sua jornada de compra, do primeiro contato com um conteúdo da empresa até a decisão de compra. 

Para entender melhor o funil de marketing, é preciso conhecer as suas três etapas do processo e as características de cada uma delas. 

 

Topo do funil

Pensando em um funil real, o topo tem a área maior e, portanto, mais capacidade de recepção. No funil de marketing, essa primeira etapa é onde um alto número de possíveis clientes é atraído. Para tanto, é preciso investir em estratégias que incluam canais, como blogs e redes sociais, devido ao seu alto alcance.

Aqui, os potenciais clientes ainda não estão buscando soluções para seus problemas, porque a maioria não sabe que tem um. Por isso, o topo do funil pretende identificar esse problema e despertar o interesse pela solução.

O conteúdo produzido nessa etapa é mais introdutório e geral, com uma linguagem fácil, sem termos técnicos ou muita profundidade no assunto. Muito provavelmente seu potencial cliente está conhecendo agora sua empresa, seu produto ou serviço.

 

Meio do funil

Seguindo a analogia do funil, o meio é onde o volume inicial vai diminuindo conforme o recipiente se estreita. Na segunda etapa do funil de marketing, alguns daqueles clientes em potencial do início já abandonam a jornada de compra no meio do caminho. 

Isso pode acontecer por muitos motivos. E é normal. Porém, uma parte deles deve seguir adiante. Quem de fato foi atraído vai ter mais dúvidas quanto a seu problema e vai querer encontrar uma solução.

O meio do funil serve para qualificar essa pessoa e transformá-la em lead (potencial cliente). Os conteúdos já podem ser mais focados, pois a ideia é tirar as dúvidas que ainda possam surgir e apresentar possíveis soluções. Uma dica aqui é fazer webinários, por exemplo.

 

Fundo do funil

Todo funil termina com uma passagem apertada por onde passa um volume pequeno selecionado daquele total do início. Assim, também, é na terceira e última etapa do funil de marketing. No fundo do funil, aqueles possíveis clientes já são leads e estão mais próximos de fazer a compra.

Eles já reconheceram seu problema e buscaram por soluções. Só falta escolher a melhor opção. Agora, já se pode falar mais sobre a empresa e o que ela tem a oferecer como solução ao problema do cliente.

Esse é o momento da decisão de compra, é preciso mostrar que a sua empresa é a melhor escolha para o cliente. Recomenda-se mostrar casos de sucesso. Também podem ser usados materiais ricos e com tempo maior de produção, como ebooks.

 

Como fazer um funil de marketing?

Não existe uma maneira única de fazer um funil de marketing. Cada empresa elabora o seu, de acordo com a realidade do seu mercado e do comportamento do seu público.

Por isso, a necessidade de pesquisas que resultem em dados para orientar a estratégia de marketing de cada empresa.

copy com chat gpt , herocreator

Entretanto, pode-se apontar alguns pontos que de tão importantes sempre estão presentes na construção de um funil de marketing.

 

Definição do produto

O primeiro passo é saber qual produto ou serviço você quer vender. A partir disso, você vai saber a solução que será oferecida ao cliente, para que ele resolva seu problema, ao fim do funil de marketing.

 

Construção da persona

A persona é um personagem fictício que representa o cliente ideal do seu negócio. Deve ser definida com base em pesquisas confiáveis sobre o mercado. Ela é fundamental para elaboração do funil de marketing já que vai orientar como será o conteúdo produzido e a estratégia como um todo.

 

Produção do conteúdo

A criação e divulgação de conteúdo é responsável por atrair a pessoa para o funil de marketing e fazê-la chegar à conversão. O conteúdo se adequa a cada etapa do funil de marketing. Já citamos anteriormente quais formatos são mais indicados em cada etapa.

 

Mensagens automáticas

Para ajudar a manter o possível cliente dentro do funil de marketing, a comunicação é essencial. É preciso automatizar o envio de mensagens de acordo com a ação do usuário.

Nesse caso, o e-mail é o principal meio para fazer isso e bom exemplo de automação de marketing.

As ferramentas de e-mail marketing permitem organizar um fluxo automático de e-mail conforme o comportamento dos usuários.

 

 

Landing page

A landing page é a página feita para realizar a conversão do cliente. Geralmente, aparece no final do funil para a realização da compra, mas pode ser útil em outros momentos, como para o envio de conteúdos ou aquisição de leads.

 

Análise de métricas

As métricas são os números e dados obtidos com a execução de um funil de marketing. Esses dados precisam ser avaliados frequentemente para que seja visto o que está dando certo. Assim, é possível mudar o que não está funcionando e melhorar a estratégia periodicamente.

 

A importância do funil de marketing

Trabalhar com o funil de marketing, quando bem utilizado, na sua estratégia pode trazer grandes benefícios para sua empresa. Para tanto, é essencial  a obtenção de dados (telefone, e-mail, idade, profissão) dos possíveis clientes para conseguir localizá-los, entrar em contato e enviar materiais relevantes. 

Com o funil, é possível enviar o conteúdo certo para o público certo no momento certo. Assim, evita-se gastar tempo e dinheiro enviando conteúdo para quem não é um cliente em potencial ou ainda não está preparado para ser.

Sendo assim, estude sua persona, entenda como funciona, aplique o funil de marketing e produza conteúdo relevante para seus potenciais clientes.

Com o funil de marketing, você vai não só ganhar mais clientes e aumentar suas vendas, mas também ajudar a educar o mercado e tornar sua empresa uma referência na sua área de atuação. Não se esqueça: atrelar marketing e vendas é muito importante, e o funil deve abraçar essa dupla.

 

HeroSpark

Você pode contar com a ajuda da HeroSpark para montar um negócio digital de alto impacto, já que ela reúne todas as ferramentas de que você precisa em um único lugar. Teste grátis e crie funis de marketing de alta conversão rapidamente.

Conheça também o SparkStart, programa de aceleração que oferece tudo o que é necessário para criação de um produto digital lucrativo.

Banner_blog_herospark
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *