Um blog sobre empreendedorismo, negócios digitais e cursos online


Não perca mais nenhuma novidade!

Assine nosso blog e ative as notificações para receber os melhores conteúdos sobre empreendedorismo


Infoproduto ou dropshipping: descubra a melhor opção

Infoproduto ou dropshipping

Se você quer investir no empreendedorismo, mas ainda não sabe qual caminho seguir, precisa saber qual é a diferença entre o dropshipping e o infoproduto. Eles são duas formas de ganhar dinheiro com um negócio digital, mas que têm propostas diferentes.

 

Com essas informações é possível definir se você quer trabalhar com a venda de produtos físicos sem estoque por meio de um e-commerce — dropshipping —. Ou se pretende investir seu tempo na produção e comercialização de produtos digitais, como o curso online — infoprodutos.

 

Ficou curioso? Quer saber mais sobre este assunto? Então, continue a leitura e confira todas as informações que separamos para você. Vamos lá!

 

O que é infoproduto?

 

O infoproduto é um produto digital vendido e consumido por meio da Internet. Ele pode ser gratuito ou pago, bem como não exige a manutenção de um estoque físico. Normalmente, o infoproduto é criado com base nos conhecimentos e nas habilidades que uma pessoa tem sobre um determinado assunto.

 

Por isso, o principal produto digital comercializado no mercado é o curso online. Com ele, você pode compartilhar o seu conhecimento por meio de aulas, apostilas, podcasts, entre outros materiais que compõem o curso.

 

Outro infoproduto muito vendido é o ebook, ou seja, o livro digital. Ele pode ser considerado o formato de produto mais fácil de ser produzido, comercializado e consumido pelos clientes.

 

É importante mencionar que no caso dos infoprodutos você precisa produzi-los e hospedá-los em uma plataforma digital. Dessa forma, é possível iniciar o processo de venda com mais tranquilidade e focar no relacionamento com o cliente.

 

A utilização de uma plataforma pode ajudar muito nesse processo. Isso porque a plataforma é preparada para facilitar as ações de marketing e o processo de pagamento e de entrega do infoproduto, em especial, os cursos online. Portanto, é essencial que você pesquise os principais fornecedores disponíveis no mercado.

 

Além disso, não se esqueça que é muito importante investir em estratégias de marketing digital para que o seu produto digital seja conhecido no mercado. Nesse caso, as redes sociais podem ser um ótimo canal de divulgação, pois você consegue criar autoridade e, ao mesmo tempo, manter um relacionamento com a audiência.

 

Quais as vantagens do infoproduto?

 

Os infoprodutos podem oferecer muitas vantagens para você. Dentre elas podemos destacar que o processo de criação e desenvolvimento do produto digital é mais simples em comparação com um produto físico.

 

Diante disso, você não precisa desembolsar altos investimentos, já que o principal insumo do infoproduto é o seu conhecimento. Ademais, é possível fazer todo esse processo dentro da sua casa. Dessa forma, você também tem uma grande economia de tempo e de dinheiro.

 

Os produtos digitais também podem ser uma ótima forma de você fidelizar clientes, pois existe a possibilidade de oferecê-lo como uma isca digital antes de fechar um negócio propriamente dito.

 

Por exemplo, você pode oferecer um ebook ou um podcast com um conteúdo mais básico sobre um determinado assunto para que o futuro cliente conheça a sua autoridade e, depois disso, apresenta o seu curso online com um conteúdo mais avançado.

 

Aprenda como criar um infoproduto em 7 passos:

 

Guia do planejamento do curso online

O que é dropshipping?

 

O dropshipping, por sua vez, é um método de vendas no qual você faz a divulgação e a venda de um produto que é armazenado e entregue ao consumidor final pelo fornecedor. Ou seja, você não precisa ter estoque alocado dentro da sua empresa.

 

Para isso, é necessário escolher fornecedores que tenham um bom processo de entrega e controle de estoque. Dessa forma, você garante a qualidade do produto no momento da entrega, bem como sabe que o fornecedor não te deixará na mão durante um processo de venda.

 

Mas, afinal, como funciona o dropshipping? Nesse caso, você reserva com o fornecedor uma quantidade de um determinado produto e coloca ele à venda no seu e-commerce. Assim que uma unidade é vendida é enviado um pedido automaticamente para o fornecedor para que ele separe e entregue o produto ao cliente.

 

Em caso de trocas, o fornecedor é responsável por fazer essa transação, mas é você que intermedia com o cliente toda a operação. Isso porque essa relação entre a sua empresa e o fornecedor é invisível, ou seja, o cliente não sabe como funciona.

 

Além de receber uma comissão sobre a venda, esse processo pode proporcionar outros benefícios para você, como a redução do investimento com estoque, a isenção dos custos com as operações logísticas e a possibilidade de oferecer um leque maior de produtos.

 

No entanto, é preciso ter um conhecimento de mercado para entender quais devem ser os melhores parceiros do seu negócio. Então, pode ser bastante arriscado.

 

Como escolher a melhor opção para você?

 

Mas, afinal, você deve investir no dropshipping ou no infoproduto? Qual é a melhor opção?

 

Essas respostas dependem das suas expectativas e do seu planejamento em relação ao negócio digital. Por exemplo, se você pretende investir na venda de produtos físicos, o dropshipping é uma boa opção.

 

Nesse caso, deve-se escolher um produto rentável, encontrar um fornecedor confiável e construir um e-commerce para iniciar as vendas. Assim como é importante dedicar-se muito às ações de marketing digital.

 

Mas, se você tem um amplo conhecimento em um determinado assunto e quer monetizá-lo, a melhor opção é criar e vender um infoproduto. Diante disso, um curso online seria uma boa forma de concretizar o seu desejo.

 

Então, você precisa transformar seu conhecimento em conteúdo textual e/ou audiovisual para que possa ser hospedado em uma plataforma digital. Dessa forma, é possível vendê-lo para pessoas que precisam deste conhecimento para atingir os seus objetivos pessoais e profissionais.

 

Podemos concluir que tanto o dropshipping quanto o infoproduto tem suas características e vantagens. Assim, cada um deles pode te ajudar a concretizar o seu sonho de iniciar no empreendedorismo digital.

 

No entanto, analise muito bem todas as informações que repassamos neste texto. Dessa forma, você conseguirá compreender qual é a melhor opção de acordo com o seu planejamento.

 

Nessa jornada no empreendedorismo digital, que tal conhecer o SparkStart? Com ele, você tem todo o apoio da nossa equipe para criar e vender um produto digital lucrativo. Entre em contato conosco e saiba mais.

pesquisa panorama dos negócios digitais

Mais artigos para você

Quanto custa promover no Instagram e 4 dicas para 2021

Você sabe o que é impulsionar um post? É transformar uma publicação de um vídeo, uma imagem ou um carrossel …

Autoresponder: por que investir neste recurso?

Muita gente não conhece ou não sabe o que é a ferramenta autoresponder, no entanto, esse é um instrumento muito …

Mentoria: saiba como criar e vender a sua

Se você deseja ingressar no empreendedorismo digital, precisa saber o que é e como criar uma mentoria. Isso porque essa …

Lançamento de produto de sucesso: saiba como fazer

Fazer um lançamento de produto bem sucedido é complexo: requer organização e participação em todas as etapas, desde a concepção …

Vender curso online: 10 dicas para atrair alunos

Vender curso online pode parecer uma tarefa difícil, mas não precisa ser assim. Neste artigo você vai descobrir que, com …

Marketing de relacionamento: o que é e como usar

Hoje é mais fácil produzir na internet, mas também é mais difícil se destacar, já que vários produtores disputam o …