Copy para e-mail marketing: o que e como fazer? [GUIA COMPLETO]

Pessoa escrevendo uma copy para e-mail marketing
Ebook grátis 77 headlines para email marketing

A construção de uma copy para e-mail marketing faz parte da estratégia de prospecção e venda no mercado digital. Nesse sentido, uma boa copy deve atrair e encantar seus leads. 

Mas como é possível criar e-mails que realmente convertem e dar um passo a mais rumo aos resultados no marketing digital?

Pensando nisso, montamos este guia completo para detalhar como é possível criar uma copy para e-mail marketing capaz de potencializar sua estratégia no digital. Que saber mais? Então confira agora o conteúdo completo!

O Acelerador Digital possui tudo o que você precisa para acelerar a copy e a performance do seu produto digital. É hora de alavancar suas vendas! É grátis, inscreva-se!

O que é copy do e-mail? 

Copy é uma técnica de escrita otimizada para conversões. E quando falamos sobre copy do e-mail, estamos nos referindo ao uso desse poderoso recurso para direcionar os leads a executar ações desejadas.

Uma estratégia de copy para e-mail marketing pode compreender um único e-mail ou se desdobrar em um fluxo de acordo com as etapas do funil de vendas de cada lead.

O que escrever em um e-mail marketing? 

Antes de detalharmos como escrever uma copy para e-mail marketing que realmente traz resultado, precisamos falar sobre as finalidades do e-mail como canal de vendas no marketing digital.

No geral, uma copy para e-mail marketing tem como objetivo estratégico:

  • Ofertar um produto;
  • Oferecer uma promoção ou desconto;
  • Divulgar a realização de um webinar ou lives;
  • Realizar consulta de feedback de clientes, etc.

Mas tudo isso só é possível com conhecimento sobre o público-alvo e a criação de uma persona. Além disso, é necessário segmentar bem os leads para que a estratégia de e-mail marketing seja mais assertiva. 

Agora quer conferir como se faz uma copy para e-mail marketing de sucesso? Então continue a leitura e confira a seguir o passo a passo para construir textos de alta conversão.

Como escrever uma copy para e-mail marketing que converte? 9 dicas

A primeira coisa que devemos destacar é que não existe uma receita pronta para criar uma copy para e-mail marketing. Mas, como uma técnica, é possível apontar boas práticas que podem gerar resultados reais.

Confira agora 9 práticas comprovadas para escrever e-mails que realmente convertem!

1. Entregue o que seu título promete

Você já ouviu falar sobre a prática de clickbait? Consiste em criar um título escandaloso para atrair cliques em artigos e e-mails. Parece uma ótima ideia, não é?

Mas definitivamente não é uma boa prática. Isso porque um clickbait é baseado invariavelmente em algo que não é real. Sendo assim, se caracteriza como um recurso antiético e jamais deve ser adotado em uma copy para e-mail marketing. 

Nesse sentido, o primeiro passo para ter os resultados esperados é justamente conectar o título à mensagem real do e-mail, ou seja, entregue sempre o conteúdo que você promete.

2. Utilize palavras em negrito

Criar pontos de atenção no seu texto é um outro recurso de copy para e-mail marketing a qual você deve utilizar.

Essa prática ajuda a criar uma cadência na leitura e um direcionamento para seus leads rumo à oferta que você deseja entregar e à ação esperada ao final da leitura. 

3. Use gatilhos mentais

Os gatilhos mentais são utilizados em copy para e-mail marketing para gerar sentimentos que possam potencializar a oferta descrita.

São um poderoso recurso do neuromarketing que ganham forma por meio da escrita otimizada para vendas. 

Entre os principais modelos de gatilhos mentais, podemos citar:

Esses estímulos ativados por meio de palavras fazem parte do nosso inconsciente coletivo, e, por isso, é uma prática que pode responder muito bem na construção de copy para e-mail marketing. 

4. Aposte na personalização 

Embora existam recursos que possam ser utilizados de maneira universal e gerar sensações semelhantes em diferentes grupos de pessoas, um e-mail precisa conter também traços de pessoalidade.

E a melhor maneira de criar esse sentimento único, mesmo em fluxo de e-mails disparados automaticamente, é utilizando palavras que gerem uma personalização. 

Para isso, pense na sua copy para e-mail marketing como uma oportunidade única de falar diretamente com seus leads. 

5. Seja objetivo 

O dia a dia de todos, incluindo seus leads, está cada dia mais dinâmico e cada vez mais as pessoas não querem gastar minutos preciosos lendo e-mails, certo? 

copy com chat gpt , herocreator

Então, além de atrair a atenção dos seus leads, seja objetivo e escolha uma estratégia mais assertiva para sua copy para e-mail marketing. 

Mas não confunda objetividade com mensagens sem graça e pouco cativantes! Lembre-se que, mesmo direta, sua escrita de e-mail marketing precisa encantar. E para isso existem alguns recursos que destacamos a seguir. 

6. Tenha a pergunta certa 

Quem abre um e-mail marketing está à procura de respostas, mas toda resposta é antecedida por uma pergunta. Mas como saber a pergunta certa a ser acrescentada em sua copy para e-mail marketing?

No marketing digital, não existem poderes mágicos e telepatia, tudo é baseado em estudo do comportamento de seus leads. 

Então, conhecê-los é o primeiro passo para saber quais perguntas eles fariam e quais as respostas mais assertivas que você pode dar para eles. 

7. Construa um storytelling 

Uma das práticas mais poderosas da técnica de copywriting é o storytelling. Ele consiste na construção de uma narrativa que guia o leitor para a conversão de maneira fluída.

Sabe quando lemos um livro de ficção ou assistimos a um filme que apresenta diversas nuances e prende nossa atenção à espera do próximo acontecimento? Isso é storytelling na prática.

Então, faça uso dessa técnica e construa sua copy para e-mail marketing com base em uma jornada que seja empolgante para seus clientes em potencial. 

8. Escolha uma linguagem simples

Um dos passos mais importantes dentro da criação de uma copy para e-mail marketing é encontrar o melhor tom de voz para se comunicar com seus leads. 

Mas você deve estar se perguntando como é possível acertar nesse ponto da comunicação, não é?

Como já falamos, conhecer seu público-alvo é sempre o melhor caminho para estabelecer uma comunicação assertiva. Mas podemos afirmar que utilizar uma linguagem simples é a maneira mais eficaz de se comunicar e criar uma aproximação com o público. 

9. Defina uma CTA

E chegou o momento de arrematar sua copy para e-mail marketing e apresentar a ação que você deseja que seu lead siga ao ler a mensagem. Mas sabe como fazer esse final perfeito?

Adicione uma CTA reforçando a solução para o problema abordado durante o e-mail e encaminhe seu cliente em potencial para:

3 Exemplos de copy para e-mail marketing

Agora que você já conhece o passo a passo para criar um e-mail marketing que converte, se inspire com alguns exemplos de copy de sucesso. 

1. Oferta por tempo limitado

exemplo de copy para e-mail marketing

Nesse exemplo de  copy para e-mail marketing, podemos observar na prática o uso de dois gatilhos mentais, que são a escassez e o senso de urgência.

Para destacar esse gatilhos, são utilizados os termos “última oportunidade” e o botão de CTA com o texto “corra para comprar”.  

2. Reaquecendo leads

exemplo de copy para e-mail marketing

Mas como já destacamos, uma copy para e-mail marketing também pode ser utilizada para outras ações além da conversão final.

Nesse exemplo, a mensagem é utilizada para reaquecer os leads. A imagem é utilizada para gerar emoção que é reafirmada pelo texto “sentimos sua falta”. 

3. Convite para um webinar

exemplo de copy para e-mail marketing

Outro uso eficiente de uma copy para e-mail marketing é a possibilidade de entregar convites e incluir links de redirecionamento para eventos online, como webinars.

Nesse exemplo, a chamada “Garanta sua vaga agora” cria uma expectativa de conseguir um espaço em algo concorrido. 

Mas as técnicas de escrita voltadas para conversão vão muito além da criação de copy para e-mail marketing e podem ser utilizadas em diversas etapas da jornada de compra, desde a prospecção a consolidação dos leads como clientes. Quer saber como?

Então conheça agora a Certificação de Copywriter da HeroSpark Academy com Natanael Oliveira e aprenda com quem realmente entende como transformar palavras em resultados de sucesso no digital.

Mais que um curso, essa certificação é a chave para destravar suas vendas e mostrar o caminho para construir seu próprio estilo de copy. 

Isso é possível porque a certificação de copywriter da HeroSpark Academy utiliza os modelos de sucesso do copy americano conhecidos por converter desconhecidos em clientes multicompradores.

Mas, além disso, com essa certificação você vai conseguir:

  • Personalizar seu estilo de escrita otimizada para vendas;
  • Criar uma estratégia única e aumentar suas vendas online;
  • Converter leads em uma audiência fiel e consumidora de seus produtos em longa duração;
  • Criar um calendário de criação capaz de potencializar seus resultados de maneira consistente.

O que você está esperando para começar essa jornada? Garanta agora sua vaga na Certificação de Copywriter da HeroSpark Academy com Natanael Oliveira e destrave o potencial de vendas de suas palavras.

Banner_blog_herospark
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *