Ring light: o que é, para que serve e como escolher o melhor? [GUIA]

Ring light: o que é, para que serve e como escolher o melhor? [GUIA]
Já faturou acima de 50 mil reais no digital?

Na hora de produzir bons conteúdos em vídeo ou imagens estáticas de qualidade, muitos produtores apelam para um acessório indispensável: o ring light.

Este único acessório é o responsável por oferecer uma ótima iluminação aos vídeos de forma prática. Além disso, ele é fácil de usar e costuma vir com suporte para câmeras e microfones!

Assim, a partir de um único acessório, você consegue oferecer ao seu público vídeos com bom enquadramento, iluminação e som!

Mas, com tantos modelos no mercado, é difícil saber qual deles adquirir. Por isso, neste artigo, você saberá mais sobre para que serve o ring light, como usá-lo com seu celular e quais características analisar na hora de comprar o seu! 

Confira!

Gravou os vídeos do seu curso online? Então agora é hora de hospedá-lo. Para isso, use a plataforma tudo em um da HeroSpark!

O que é ring light?

O ring light é um acessório de iluminação que permite aos produtores criar conteúdos com uma boa qualidade de imagem.

Para isso, diferente de outros equipamentos de iluminação, ele tem um formato bem distinto: um anel no topo com luzes de LED que ajudam a distribuir melhor a iluminação no ambiente. 

Assim, ele permite que influenciadores, blogueiros e infoprodutores criem vídeos de qualidade para canais como YouTube, TikTok e Instagram.

Além disso, o acessório também possui funcionalidades bem interessantes que facilitam a criação do conteúdo. Para conhecê-las, é só continuar lendo o próximo tópico.

Para que serve o ring light?

A principal função do ring light é ser um acessório de iluminação prático. Dessa forma, as pessoas que criam conteúdo para a internet conseguem trazer mais qualidade para suas produções. Além disso, elas não dependem mais da luz natural.

No entanto, vale dizer que o ring light tem algumas funcionalidades interessantes que ajudam a facilitar a produção de conteúdo.

Uma delas é o fato dele possuir um tripé que permite que sua câmera fique acoplada. Assim, você consegue criar vídeos com um enquadramento melhor e boa iluminação.

Além disso, alguns modelos vêm com suporte para microfone para você ter mais qualidade no som nos seus vídeos.

Por fim, convém destacar também que alguns modelos têm diferentes cores de luz para você usar e, assim, garantir vídeos diferenciados de forma simples.

Como usar o ring light no celular?

Até aqui você já sabe que o ring light tem suporte para câmeras, certo? Mas como usá-lo junto ao seu celular para produzir conteúdo?

Isso é algo muito simples! Geralmente, o centro do anel do ring light costuma vir com um pequeno equipamento retangular, no qual você pode colocar o seu celular e, assim, manter a estabilidade da gravação

E a melhor parte é que, em muitos modelos, é possível deixar o celular tanto na horizontal quanto na vertical. Assim, você pode gravar vídeos nos formatos adequados para qualquer canal. 

Como escolher o ring light ideal para gravar seus vídeos?

Agora que você já sabe o que é ring light e como usá-lo com seu celular, é preciso saber como escolher o modelo ideal para as suas produções.

Portanto, é preciso conhecer as principais características desse acessório para escolher o modelo certo para o seu conteúdo. 

Abaixo separamos os principais pontos para você analisar:

Suporte

Um dos primeiros pontos a serem analisados sobre o ring light é o suporte dele. Atualmente, é possível encontrar esse acessório em dois modelos: o de mesa e o de chão.

O ring light de mesa é aquele que possui uma base mais plana para ser utilizado em mesas e apoios retos. Essa pode ser a opção ideal para quem costuma fazer vídeos sentado ou demonstrando algum produto em uma mesa.

Vale dizer que alguns modelos de ring light de mesa possuem um tripé que pode ser regulado em diferentes alturas. 

copy com chat gpt , herocreator

Já o ring light de chão é aquele que já vem com um tripé mais alto. Esse modelo costuma ser mais utilizado por quem produz vídeos em pé ou em cenários diversos. Com ele você consegue ter mais mobilidade e pode usar o acessório em diversos ambientes.

Os dois modelos são de qualidade, mas é preciso analisar como você planeja criar seus vídeos para, assim, escolher o modelo que melhor se encaixa na sua produção.

Altura

Outro ponto a se considerar é a altura do acessório, que pode variar de acordo com o tipo de suporte escolhido. Sendo assim, o ring light de mesa costuma ter uma altura menor, com modelos atingindo de 16 a 50 cm.

Geralmente, os modelos menores são muito utilizados por maquiadores e fotógrafos que precisam de uma iluminação com maior intensidade para mostrar algo em mais detalhes.

Já o ring light de mesa com uma altura maior pode ser utilizado para pessoas que produzem vídeos mostrando algum objeto na mesa. 

Como exemplo temos os artesãos que, na hora de produzir um tutorial, precisam que a câmera fique posicionada em um ângulo de cima, em que apareça suas mãos para ensinar ao público como criar algo.

Por outro lado, o ring light de chão costuma ser bem mais alto, com modelos que variam de 1 a 1,80m de altura. Eles são ideais para quem produz conteúdo em diferentes cenários, que nem sempre contam com o apoio de uma mesa. 

Cor da luz

A terceira característica a ser analisada na hora de comprar um ring light é uma das mais importantes do produto: a sua iluminação.

Nesse quesito, um ponto importante a ser analisado é a cor da luz. Hoje é possível encontrar este acessório com luzes diferentes, sendo que os modelos mais comprados são aqueles que têm luz branca ou amarelada.

Ambas as cores são de qualidade. Mas, em vídeos nos quais é preciso mostrar algum detalhe específico, a luz branca costuma ser mais utilizada. 

Por outro lado, a luz amarela ajuda a trazer uma sensação de conforto nas produções e pode ser uma boa opção para quem tem olhos sensíveis a luzes muito fortes.

Além dessas duas, também é possível encontrar ring light com luzes rosa, azul, verde, entre outras, que também podem ser boas opções para o seu conteúdo.

Potência da iluminação

Além da cor, outro ponto a ser considerado sobre a iluminação do ring light é a potência da mesma. Mas aqui não existe muito segredo. 

Para quem não sabe, a potência da luz está relacionada à intensidade. Assim, existem modelos no mercado nos quais você pode alterar a intensidade da luz para deixá-las mais fortes ou fracas e, então, entregar um bom conteúdo.

Tamanho do anel

Outro ponto que também influencia a iluminação do ring light é o tamanho do anel. Dependendo da medida dele, a iluminação pode ser mais ou menos intensa nos seus vídeos e imagens.

Além disso, o tamanho influencia também a qualidade final do seu conteúdo. Então é preciso se atentar a essa característica.

Vale dizer que o tamanho dos anéis do ring light variam entre 3 a 20 polegadas, sendo que os maiores costumam ter um preço mais elevado, obviamente.

Também é preciso considerar onde o ring light será posicionado. Por exemplo: um ring light de mesa precisa ter um tamanho de anel que se encaixe na sua mesa e permita gravar os vídeos com tranquilidade. 

Controles

Por fim, a última característica a ser analisada no ring light são os seus controles.

Como você viu, a luz do acessório pode ser alterada com base em sua cor e intensidade. Para realizar isso, é preciso analisar o tipo de controle que o modelo possui.

No mercado, você consegue encontrar modelos com controles sem fio ou acoplados ao acessório.

Se para as suas produções você precisa de mais mobilidade, os modelos de controles sem fio são mais interessantes e podem oferecer conforto durante as gravações.

Agora que você já sabe o que é ring light e conhece as principais características desse acessório, pode adquirir o modelo ideal para produzir conteúdos de qualidade!

Mas você não precisa parar por aqui! 

Preparamos um Kit Completo com Ebook + Masterclass para você montar um estúdio de gravação com o seu orçamento. Baixe-o gratuitamente agora mesmo!

Banner_blog_herospark
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *