SEO para imagens: como incluir em suas estratégias 

SEO para imagens
SEO para imagens
Ebook grátis 77 headlines para email marketing

Você sabe que o SEO para imagens do seu conteúdo pode ser uma estratégia importante para a sua empresa ter mais alcance na internet? 

Ao navegar em um site, blog ou consumir qualquer serviço em ambientes digitais, o visual que encontramos é algo muitas vezes determinante para conduzir o usuário a um clique direto para a sua loja ou produto. 

Separamos algumas dicas de otimização para motores de busca para alavancar os acessos da sua landing page. Confira!

 

Afinal, o que é SEO? 

Antes de compreender mais sobre o uso das imagens, veja uma breve definição sobre o que é SEO. Search Engine Optimization (SEO) é um conjunto de mecanismos de otimização para motores de busca que valoriza estratégias que melhoram o posicionamento de sites em ferramentas de pesquisa como o Google.

 

A prática está relacionada aos ambientes digitais. Ela faz com que o conteúdo de sua empresa alcance o público-alvo e apareça nos primeiros resultados de pesquisa da internet. Isso ocorre por meio das palavras-chave relacionadas ao assunto escolhido que, geralmente, são buscadas pelo usuário. Por exemplo: “como fazer um curso online”, “receita bolo de limão”, etc.

 

Por que usar SEO para imagens? 

 

É fato que as palavras representam a maior parte da comunicação digital, mas o grande valor das imagens é também um dos elementos de destaque na modernidade. Uma imagem pode ser a primeira forma de contato de um indivíduo com um conceito, um produto, um serviço e qualquer outra forma de conteúdo. Exerce um papel determinante na hora de chamar atenção para algo, antes mesmo de oferecer uma leitura mais aprofundada no texto.

 

A valorização das imagens para SEO é crescente em diversos ramos, e, no marketing digital, isso também já foi observado. Muitos usuários, ao buscar por um serviço na internet, dão

 

 preferência para empresas que fazem uso de imagens, por julgarem mais interessante ou agradável. Assim, o marketing visual já é bastante usado para realizar um primeiro contato com a mensagem desejada para o internauta, transmitida de forma concisa e mais rápida.

 

As pessoas também buscam por fotos no Google. Por isso, o SEO para imagens é fundamental. | Foto: Benjamin Dada/Unsplash
As pessoas também buscam por fotos no Google. Por isso, o SEO para imagens é fundamental. | Foto: Benjamin Dada/Unsplash

 

O algoritmo de busca do Google guia-se de acordo com o que oferece a melhor experiência de navegação ao usuário. Dessa maneira, se a tendência é que nossa atenção seja captada por imagens e estas são cada dia mais valorizadas, o rankeamento do site seguirá essa linha de uso e irá valorizar conteúdos que trabalhem com imagens. O cuidado em usar esses recursos visuais é necessário para determinar até mesmo se um usuário irá consumir seu conteúdo ou não.

 

Imagem como estratégia de SEO 

 

A grande questão que afeta a todos após compreender a importância desse recurso é: como utilizar a imagem como estratégia de SEO? Calma, vamos te explicar tudo! Várias dicas podem conduzir para um uso mais consciente e estratégico do SEO para imagens e nas ações de marketing para otimização de sites.

 

É recomendado que as figuras reflitam o que está sendo trabalhado na parte escrita da sua página, podendo servir como complemento ou apenas uma segunda forma de navegar por ele. Inclusive, elementos técnicos e a indexação no seu site influenciam diretamente o potencial da prática do SEO

Atente-se à maneira com que a imagem é usada e não apenas com o fato de seu conteúdo ter imagens ou não. Veja as dicas, a seguir:

 

1. Nome do arquivo 

Por mais que pareça irrelevante, o nome do arquivo da imagem que será utilizada deve ser trabalhado também como parte do texto, considerando o uso de palavras-chave em algumas formas de divisão específicas. Se o nome do arquivo servir como uma espécie de descrição da imagem, o Google e quaisquer outras ferramentas de busca podem interpretar melhor a utilidade daquele recurso e sobre o que ele está complementando.

 

copy com chat gpt , herocreator

Um arquivo nomeado apenas com números aleatórios, por exemplo, não diz nada sobre a imagem em si. É preferível assim que ele seja renomeado de forma objetiva, mas com conteúdo. Usar cerca de três palavras-chave separadas por hífen é um método certeiro de conquistar o algoritmo e fazer com que seu arquivo efetivamente exerça efeitos positivos como estratégia de SEO. Por exemplo: “o que é infoproduto-como fazer infoproduto-infoproduto de sucesso”.

 

2. Tipo da imagem 

 

O tipo da imagem que será utilizada está conectada com a essência de sua mensagem aos usuários e clientes. Além da preocupação com os rankings e o universo de estatísticas do Search Engine Optimization, as estratégias de marketing de conteúdo e marketing digital entram em ação na hora de analisar qual a melhor forma de colaborar para um bom posicionamento e também captar os usuários com o tipo mais adequado de imagem.

 

Fotos de pessoas, por exemplo, são imagens úteis para ilustrar seu conteúdo. Além de fáceis de serem encontradas (podendo ser extraídas até mesmo de redes sociais da personalidade desejada para o post), mostram de forma objetiva sobre o assunto proposto. Ilustrações também são uma boa aposta. As escolhas variam de acordo com o contexto, se é algo mais factual ou artístico.  

 

3. Formato do arquivo 

Outro elemento de teor mais técnico que colabora na hora de usar adequadamente a imagem é o formato de arquivo que será utilizado, conectado também ao seu tamanho. Se a imagem for salva em um formato que gera um arquivo muito pesado ou que não se adequa à maneira com que você a deseja utilizar, pode ser que ela demore tempo demais para carregar ao acessar seu site. Isso afeta seu SEO e prejudica seu posicionamento nos rankings, pois potencializa o número de desistências antes mesmo do conteúdo ser carregado. 

 

Otimização para motores de busca traz mais clientes para sua empresa | Foto: Myriam Jessier/Unsplash
Otimização para motores de busca traz mais clientes para sua empresa | Foto: Myriam Jessier/Unsplash

 

Otimização para motores de busca traz mais clientes para sua empresa | Foto: Myriam Jessier/Unsplash

 

A experiência do usuário na página deve ser o guia de suas estratégias, porque é levada em conta pelo algoritmo de busca. Se seu site mostrar uma página com algum empecilho de navegação, como o carregamento demorado, tenderá a sofrer uma penalidade algorítmica e será rebaixado no ranking. 

 

Priorize formatos de arquivo mais comprimidos, que ocupam menos espaço e são mais fáceis de carregar. Uma imagem em JPG é uma boa prática, pois pode ser comprimida sem perder qualidade. 

 

Conclusão 

Um bom uso da arquitetura da informação e foco na experiência do usuário é necessário. Assim como o uso de imagens em suas estratégias está diretamente relacionado com o sucesso online. 

Ao contribuir com uma boa prática de SEO para imagens e refletir numa consequente otimização para motores de busca, o uso de figuras pode ser determinante, desde o momento de captar potenciais usuários de seu serviço ou conteúdo até promover um maior engajamento daqueles que já se interessam por eles. 

 

Assim, você aumenta as chances de alimentar o seu funil de vendas com novos leads. Veja este vídeo para entender melhor sobre o assunto:

 

 

Gostou de saber mais sobre o uso de SEO para imagens? Agora, é só apostar no visual de seu conteúdo com um uso consciente e estratégico – e não se esqueça de sempre creditar o autor da foto e a fonte. 

 

Acompanhe mais dicas no blog da HeroSpark!

 

Banner_blog_herospark
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *