Página de captura: como criar uma que converte [GRÁTIS]

Uma boa landing page ajuda você a converter mais vendas | Foto: Freepik
Uma boa landing page ajuda você a converter mais vendas | Foto: Freepik
Já faturou acima de 50 mil reais no digital?

A página de captura serve para conquistar leads e, estrategicamente, enviar conteúdos de forma periódica para tais contatos. No entanto, a página deve ser otimizada para conseguir alcançar o seu objetivo.

Caso contrário, a landing page pode ter inúmeras visitas, mas não alcançará uma boa quantidade de leads dispostos a deixar o contato. Então, é preciso estar atento a uma série de fatores, como CTA, headline e material disponibilizado. 

Por isso, separamos as melhores dicas para você construir a sua página. Confira, a seguir.

O que é página de captura e por que ter uma?

A página de captura é uma landing page que tem o objetivo de capturar o contato de um lead, geralmente, o e-mail. Essa é uma das melhores formas de conquistar leads para a sua lista de e-mails. Ou, se for o caso, para uma lista de transmissão no WhatsApp, porque é possível solicitar outros dados além do endereço eletrônico.

Uma forma de conquistar isso é através de uma isca digital, que pode ser algum material disponibilizado gratuitamente ao usuário. Com isso, ocorre uma troca entre o empreendedor e o seu cliente em potencial. 

A página de captura, que oferece um conteúdo relacionado ao seu negócio, vai atrair pessoas que provavelmente tenham interesse no seu produto final. Então, as suas ações serão direcionadas a um grupo segmentado de potenciais clientes.

Dessa forma, você deve enviar conteúdos com frequência para essa lista de contato. É claro que devem ser conteúdos que interessem à persona, para que crie uma relação com a sua empresa e, no futuro, obtenha algum produto ou serviço seu.

Conheça a ferramenta de página de captura da HeroSpark. Experimente agora mesmo e comprove na prática. Inscreva-se gratuitamente!

Como construir uma página de captura?

Para que a sua página de captura alcance os resultados desejados, é importante saber como construí-la com objetividade. Assim, será possível fazer seu público disponibilizar o contato deles para você criar um relacionamento duradouro.

Sendo assim, saiba que existem algumas práticas interessantes que você pode utilizar para construir uma ótima página de captura. A seguir, mostramos algumas delas para você.

Pense nos problemas da sua persona

Para fazer uma página de captura apropriada ao público, é preciso que você conheça bem a sua persona. Então, pense nos seguintes aspectos sobre o seu cliente ideal:

  • Idade;
  • Nível de escolaridade;
  • Interesses;
  • Dúvidas;
  • Problemas.

Isso vai ajudar desde a criação da copy até na escolha do produto que será disponibilizado. Afinal, é preciso pensar como o potencial cliente e, assim, conseguir atrair as pessoas corretas para a página de captura.

Crie landing pages grátis

Você não precisa saber programação para criar páginas de sucesso para captar leads e vender. Use os modelos prontos da HeroSpark e fature mais

Comece agora

Ofereça um produto gratuito atrativo

Há um tempo, muitos empreendedores disponibilizavam algum e-book gratuito de interesse da sua audiência. Porém, essa atitude foi ficando banalizada ao ponto de começarem a entregar materiais superficiais e sem informação que agregasse valor ao lead.

Com isso, as pessoas começaram a ficar mais cautelosas com relação aos e-books que baixavam. Primeiro, porque entenderam que a intenção era pegar o seu contato para incluir na lista de leads. Segundo, por ver tanto material sem qualidade.

Então, a maioria das pessoas começaram a entregar seus dados de contato somente quando tem um interesse real e acredita no produto disponibilizado. Portanto, a sua oferta — apesar de ser gratuita — precisa ser atrativa.

Algumas opções são:

  • Aulas inaugurais ao vivo do seu curso;
  • Webinars;
  • Newsletter;
  • E-book.

Mas, lembre-se de que o conteúdo precisa ser realmente útil e interessante. Não tenha medo de entregar o seu conhecimento com qualidade gratuitamente, pois é isso que vai garantir as vendas do seu negócio digital.

Invista em copy

É isso mesmo! Copywriting não é importante somente em carta de vendas. O copy é o conteúdo escrito que tem o objetivo de convencer uma pessoa a realizar alguma ação, não unicamente a ação de comprar.

Por isso, ainda que você não esteja recebendo uma troca monetária, você precisa das técnicas de persuasão para convencer o lead a deixar as informações de contato. 

O título, ou headline, é a primeira coisa que o visitante da página vai ver. Ela precisa ser interessante e chamativa o suficiente para fazer com que a pessoa tenha o desejo de continuar vendo o que você tem a oferecer.

Para te inspirar, veja 67 headlines para páginas de vendas que convertem.

Se você não sabe bem o que colocar no restante da página, seja o mais sucinto possível. Foque nos benefícios daquilo que você irá entregar, para que a pessoa realmente tenha clara a recompensa que receberá ao disponibilizar o seu email. 

Além disso, a Call to Action deve ser infalível em direcionar o leitor a preencher o formulário, afinal, esse é o seu objetivo com a página de captura. Então, invista não só nas palavras como também no design dessa parte.

O formulário também não deve pedir muitas informações, apenas aquelas que você realmente necessita nesse primeiro contato. Isso é importante porque quanto mais coisa o visitante tiver que preencher, menor será o interesse dele em perder tempo naquilo.

Faça testes

Em alguns casos, é comum que a sua página de captura tenha muitos visitantes, mas apenas uma pequena parte disponibiliza os dados de contato. Existem vários motivos para isso acontecer e a melhor forma de descobrir o que houve é realizando testes.

Ferramentas como a HeroSpark permitem que você gerencie o seu funil de vendas completo, crie mais de um modelo de página e dispare para o seu público.

Assim, você consegue saber qual está tendo o melhor desempenho e entenderá o que faz com que as pessoas deixem (ou não) o contato no seu formulário.

copy com chat gpt , herocreator

Alguns elementos que podemos modificar de uma página para outra, no teste A/B, são:

  • Conteúdo;
  • Botões;
  • Cores;
  • Imagens, áudios e vídeos;
  • Entre outros.

Invista em boas imagens

Aposte em imagens atrativas e que dialoguem com a sua proposta! 

O uso de imagens deve colaborar com a estratégia de manter a atenção do seu visitante na página de captura e o incentivar a fornecer as informações que vão convertê-lo em um lead qualificado.

Se você vai oferecer uma planilha de organização financeira como conteúdo relevante da sua página de captura, por exemplo, então utilizar uma imagem que faça menção a finanças e cálculos poderá ser uma boa pedida para compor sua página de captura.

Crie uma página de agradecimento

Uma thank you page pode ser um elemento-chave para estreitar os laços com um novo lead. Ela pode aparecer como uma resposta automática ao primeiro engajamento de um cliente em potencial quando ele lhe fornece os dados, como nome e e-mail.

Saiba que essa estratégia de agregar uma página de captura e uma thank you page pode lhe ajudar a pensar nos próximos passos da jornada, aumentando a interação dos leads com o seu negócio.

Como criar uma página de captura grátis?

A melhor forma é usar alguma plataforma gratuita, como WordPress, WIX ou HeroSpark.

Assim, você não precisa dominar conceitos técnicos, como programação ou design. E, ao invés disso, pode se concentrar em outros pontos: conhecimento em copy, um bom design, a criação de um produto irresistível, entre outros.

Se possível, use plataformas que já apresentam um modelo de landing page pronto para você adaptar ao seu negócio. Especialmente se for a sua primeira página de captura, esta é a opção mais rápida para lançar a sua landing page.

A HeroSpark já tem vários templates prontos para o infoprodutor apenas personalizar de acordo com a sua marca. A plataforma é intuitiva e tem várias outras funcionalidades que serão úteis na sua jornada como empreendedor.

Criar uma página de captura que converte não é impossível, basta dedicação e paciência para adequar tudo à necessidade do potencial cliente. Com isso, o seu negócio terá leads qualificados e terá mais sucesso na taxa de conversão em vendas.

Quer saber como criar uma landing page grátis? Veja o vídeo a seguir:

2 Exemplos de página de captura

Na hora de produzir uma boa página de captura, buscar inspirações pode ajudar você a criá-la com qualidade. Dessa forma, você conhecerá novos elementos ou seções de conteúdo que pode adicionar na sua página para atingir seu objetivo.

E para ajudar você com isso, separamos a seguir dois exemplos de ótimas páginas de captura para você se inspirar na criação da sua!

1. HeroSpark

Nesse modelo, podemos ver que a entrega da página de captura é um convite para um webinar gratuito, com um tema atraente para o lead. 

Aqui, o título da página tem um papel muito importante e faz toda diferença para a conversão: responder diretamente à dor da persona. 

A página apresenta os diferenciais do evento e reforça sua autoridade no assunto, com mais de 100 webinars gravados com profissionais da área para compartilharem seus conhecimentos na plataforma.

2. HubSpot

A página de captura da HubSpot é direta e concisa. Aqui, as técnicas de copy ajudam a definir para quem o e-book é indicado e como solucionar o problema da persona com ferramentas práticas para aplicar o seu conhecimento. 

Ao entender que o conteúdo resolve a sua dor e ainda promete uma entrega para melhorar seus resultados, é muito provável que o visitante queira compartilhar seus dados e faça parte da base da HubSpot graças à página de captura.

Perguntas frequentes

Qual a diferença entre landing page e página de captura?

Uma landing page ou página destino é uma página única que pode fazer parte das três etapas do funil de vendas. Assim, nas diferentes etapas, é possível criar landing pages voltadas para o objetivo específico daquele momento do lançamento.

Nesse sentido, uma página de captura é um tipo de landing page utilizada comumente em estratégia de topo de funil com a finalidade de obter dados qualificados de clientes em potencial.

Além da página de captura, existem outros tipos de landing pages, sendo elas:

Quando usar uma página de captura?

Dentro de uma estratégia de marketing digital, uma página de captura é utilizada no início de uma jornada de vendas. Através dela, é possível capturar informações sobre um visitante e convertê-lo em um lead qualificado.

Para isso, é comum oferecer um material com conteúdo relevante como contrapartida pelas informações que o cliente em potencial disponibiliza.

Quanto custa uma página de captura?

Atualmente, você pode encontrar a contratação para criar páginas de captura variando entre R$497 a R$7.100, e dependem do que está incluso na página. 

Alguns valores abrangem apenas o design e a estrutura, por exemplo, enquanto outros podem ir desde a criação da página, até a escrita e a hospedagem.

Entretanto, você pode criar sua página de captura do zero gratuitamente na HeroSpark ou, se preferir, usar um modelo pré-pronto e adaptar com a identidade visual do seu negócio.

Para isso, é só você se cadastrar gratuitamente na HeroSpark!

Banner_blog_herospark
2 comments
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *