Brand marketing: o que é e como funciona?

Pessoa usando computador, com destaque para elementos de brand marketing.
Brand marketing é uma estratégia para comunicar o valor da sua marca
Ebook grátis 77 headlines para email marketing

Existem muitos conceitos relacionados ao marketing digital. Dentre eles, podemos destacar o brand marketing. Ele ajuda o seu negócio digital a conquistar e fidelizar clientes por meio de um relacionamento que leva em consideração os valores da sua marca.

Ou seja, esta estratégia está intimamente relacionada com o planejamento por trás do seu empreendimento. Por isso, todo produtor digital precisa conhecer esse conceito, bem como aplicá-lo no seu dia a dia.

Inscreva-se e garanta 1 mês de acesso gratuito ao melhor conteúdo para acelerar a criação e a performance do seu produto digital.

O que é brand?

Brand significa marca. Ele representa a imagem que o cliente tem do seu negócio digital, ou seja, é a maneira como você é reconhecido no mercado.

Portanto, podemos dizer que o brand não é apenas a logomarca ou a identidade visual, mas, sim, todo o conceito que está por trás do seu empreendimento.

Isso porque ele envolve tudo que está relacionado com a personalidade ou a identidade do seu negócio, ou seja, a missão, a visão, os valores, a forma de se comunicar com os clientes, entre outros fatores estratégicos.

A marca é uma forma que um negócio tem de se destacar da concorrência, já que nenhuma é igual a outra. Lembre-se de que cada empreendimento tem o seu propósito, mesmo que algum concorrente tente imitá-lo, não é possível imitar a sua essência.

Por meio dela, você consegue conquistar a confiança dos seus atuais e potenciais clientes. Isso porque eles conseguem identificar a sua razão de existir por meio das suas ações e se tornam embaixadores dela perante o mercado.

O que é brand marketing?

Já o brand marketing, é uma estratégia que alinha as ações de marketing com o planejamento estratégico do negócio digital. Ou seja, é uma forma de transmitir através das campanhas a missão e os valores que fundamentam o desenvolvimento dos seus infoprodutos.

Assim, os clientes conseguem interpretar o propósito da marca e, consequentemente, iniciam um relacionamento com ela que pode resultar em possíveis vendas. Esta estratégia pode ser usada tanto pelos grandes quanto pelos pequenos negócios. Isso porque todos têm uma marca que precisa ser conhecida pelo mercado.

Esse tipo de marketing busca promover o reconhecimento e a visibilidade da sua marca. Assim, os seus potenciais e atuais clientes podem reconhecê-la em qualquer lugar. Dessa forma, você consegue se destacar no meio da concorrência, bem como têm maior probabilidade de atrair e fidelizar consumidores com mais facilidade.

Ele é diferente do marketing de resposta direta, que trabalha com o pressuposto de um retorno imediato do marketing. Neste vídeo, você pode entender melhor a diferença entre eles e descobrir qual é mais indicado para o seu negócio:

Quais são os benefícios de usar o brand marketing?

Mas, afinal, por que investir no brand marketing? Lembre-se de que quando você usa essas estratégias consegue impactar o seu lead ou o seu cliente com os valores da sua marca. Isso é muito importante para conseguir finalizar um processo de venda. 

Além disso, existem outras vantagens que podem te convencer de que essas ações são benéficas para o seu negócio digital. Veja algumas delas, a seguir.

Aumenta a confiança do cliente no negócio

Quando você aplica ações de brand marketing consegue ganhar a confiança dos seus leads e dos seus clientes. Isso porque as pessoas não compram os produtos digitais apenas para atender às suas necessidades, mas, sim, pela experiência da compra.

Diante disso, o relacionamento com a marca é muito importante, pois o consumidor consegue entender qual é a razão de existir do negócio e isso conta muitos pontos na hora da decisão final. 

Por exemplo: as chances de comprar um curso online aumentam quando você conhece o instrutor e o valor de seu trabalho através de publicações nas redes sociais.

Isso acontece pois acostumamos comprar de pessoas e de empresas que mantêm um relacionamento conosco. E isso somente é possível porque eles usaram estratégias de brand marketing.

Ajuda a fidelizar o cliente

As estratégias de brand marketing também ajudam na fidelização dos consumidores, o que diminui o custo de aquisição do cliente – ou seja, o valor que você investe para atrair um novo cliente. 

copy com chat gpt , herocreator

Ou seja, são os gastos com campanhas de marketing e de vendas. Lembre-se de que quanto menor ele for, maior é o seu ganho sobre o faturamento. Como no mundo dos produtores digitais a concorrência é muito grande, isso faz muita diferença na sua receita.

Além disso, um cliente fiel compra novamente seus infoprodutos, bem como faz divulgação gratuita das suas soluções para outras pessoas do seu círculo pessoal, ou seja, seus amigos, colegas e parentes. Portanto, a fidelização é um grande benefício proporcionado pelo brand marketing.

Impacta na valorização dos seus produtos digitais

Aqui não estamos falando do preço do produto digital, ou seja, no valor que a pessoa paga quando compra as suas soluções. Nós queremos abordar outro tipo de valor: a mudança que o seu infoproduto pode proporcionar para quem o comprou.

Por exemplo, se os seus valores estão relacionados à sustentabilidade, você pode construir um curso que além de ensinar culinária pode ajudar as pessoas a reduzir o desperdício e adotar uma alimentação saudável. Além de demonstrar os valores da sua marca, é possível ajudar de maneira diferente o seu cliente. Ou seja, você não entregou apenas um simples curso de culinária.

Além disso, uma pessoa não compra um curso online de culinária apenas para aprender a cozinhar. Ela busca uma mudança de vida, pois quer adquirir hábitos mais saudáveis. Então, se consegue obter esse resultado, o infoproduto tem um valor agregado maior.

Como desenvolver uma estratégia de brand marketing?

Agora que você já sabe o que é brand marketing, bem como os seus benefícios. Pode aprender a aplicar essa estratégia no seu negócio digital. Para isso, não existe um passo a passo, mas, sim, dicas que podem te ajudar a conduzir as suas campanhas de marketing para que a sua audiência reconheça a sua marca onde quer que ela apareça. Acompanhe as dicas, a seguir.

Defina o seu propósito

O primeiro passo para aplicar a estratégia de brand marketing no seu negócio digital é definir o seu propósito. Em outras palavras, é necessário declarar qual é a razão de existir do seu empreendimento.

Dessa forma, é possível saber o que você quer repassar para os seus clientes por meio das suas ações de marketing.

Para isso, deve-se perguntar: como quer transformar a vida dos seus clientes? Ou, ainda, como quer que as pessoas lembrem do seu negócio?

As respostas a esses questionamentos podem te ajudar a definir melhor a sua missão. Assim, você consegue criar estratégias de marketing voltadas para que as pessoas conheçam o seu propósito e comprem os seus infoprodutos porque acreditam que o seu negócio é confiável.

Crie a sua identidade visual

A identidade visual inclui tudo que você usa de elementos gráficos para demonstrar o propósito da sua marca, ou seja, a logomarca, as cores, a tipografia, entre outros detalhes. Lembre-se de que as pessoas têm mais facilidade de comprar de negócios nos quais já conhecem e a parte visual da marca tem relação direta com isso.

Não se esqueça que essa identidade precisa estar alinhada com o seu propósito, por isso escolha cores e tipografias que transmitam os valores da sua marca. Para tanto, é necessário estudar um pouco de psicologia das cores para entender o que cada uma delas significa.

Não escolha cores e tipografias aleatórias apenas porque gostou delas. Mas, sim, porque elas fazem sentido de acordo com o que você quer comunicar para o seu público-alvo.

Além disso, seja consistente e use sempre a mesma identidade em todos os canais de comunicação com a audiência. Assim, o público consegue identificar a sua marca com mais facilidade.

Invista em estratégias de divulgação

Depois de definir o seu propósito, bem como criar uma identidade visual alinhada com os seus valores, chegou o momento de comunicar o que a sua marca quer dizer para os seus potenciais e atuais clientes.

Para isso, você pode utilizar estratégias de marketing digital, em especial, o marketing de conteúdo. Por meio dele, é possível criar conteúdos no blog e nas redes sociais que podem transmitir a missão do seu negócio de maneira clara. 

Nesse caso, deve-se usar um tom de voz que esteja alinhado com a razão de existir do seu negócio digital. Assim, fica mais fácil o reconhecimento dos seus valores por parte da sua audiência. Além disso, use elementos nas campanhas que provoquem emoções.

Dessa forma, você consegue manter uma conexão emocional com a sua audiência. Isso é muito importante para que o relacionamento entre o negócio e o cliente fique fortalecido e renda ótimas vendas futuras.

Podemos concluir que o brand marketing é essencial para que você consiga vender os seus infoprodutos. Isso porque ele ajuda a sua audiência a confiar na sua marca, pois ela se identifica com os seus valores.

Agora que você já sabe o que é e qual a importância dessa estratégia para os negócios digitais, que tal compartilhar esse conteúdo nas suas redes sociais? Assim, outras pessoas que também se interessam por essa temática poderão usufruir deste conhecimento.

Banner_blog_herospark
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *