Como vender online: 14 dicas infalíveis para você faturar mais em 2022

como vender online todo dia

Se você está buscando iniciar um negócio virtual, então é muito importante saber como vender online. Além disso, você vai precisar de ferramentas que sejam adequadas para esse uso e fazer investimentos em treinamento e informações.

Contudo, não adianta nada escolher a ferramenta indicada e não ter conhecimento suficiente para utilizá-la da maneira correta. 

Pensando nisso, fizemos este post para trazer algumas dicas de como você pode fazer as suas vendas online. Continue lendo para aprender a vender muito mais na internet!

14 dicas de como vender online

1. Mantenha-se motivado 

A primeira coisa que você deve fazer quando decidir se tornar um empreendedor digital é ter o desejo real de fazer as suas vendas online. Além disso, é preciso se manter motivado, ser persistente, conhecer o mercado e usar, principalmente, sua criatividade.

Em longo prazo, talvez essas sejam umas das coisas mais difíceis de se fazer, visto que manter a motivação durante um longo tempo pode ser muito difícil. Nesse caso, é preciso persistir.

Para evitar se sentir desmotivado com o tempo, é fundamental que você trace alguns objetivos que sejam totalmente realizáveis em curto prazo. Assim, toda vez que conseguir atingir um objetivo, vai ficar mais motivado para alcançar o restante.

 

2. Respeite e crie vínculos com os seus leads

Em segundo lugar estão os leads. Um lead é uma pessoa que pode ser um futuro cliente do seu negócio e que faz parte do seu nicho. Geralmente, essas pessoas precisam exatamente daquilo que o seu serviço oferece como solução.

Contudo, é importante obter o e-mail dos seus leads para tentar manter uma comunicação mais direta e com maior proximidade. Ao fazer isso, além de se tornar um possível comprador, ele ainda terá o sentimento de proximidade com a sua marca.

Isso quer dizer que você pode tranquilamente ofertar algo para essas pessoas e elas, por sua vez, estarão mais suscetíveis a usufruir do seu produto ou serviço.

Dessa forma, se você quer ter um bom crescimento em seu negócio, é importante dar atenção, crescer e valorizar essa base. Consequentemente, irá conseguir gerar várias oportunidades de vendas.

 

3. Faça investimentos 

Mesmo que para fazer vendas online não seja necessário realizar grandes investimentos, por ter um custo bem baixo, seria equivocado da parte do empreendedor achar que, por causa disso, não vai precisar investir qualquer valor.

Saiba que para se manter nesse segmento, é importante fazer algumas ações que te ajudem a vender online, como:

  •       Investir um valor mínimo para atrair interessados  pelo seu produto digital;
  •       Criar estratégias e um funil de vendas;
  •       Investir em uma ferramenta de e-mail marketing;
  •       Criar um site e realizar divulgações para o seu produto ou serviço.

Quando você analisar esses pontos, vai ver que é realmente necessário investir um pouco de dinheiro no seu negócio. É claro que, comparado a uma loja física, esse custo é irrisório.

E a situação pode ficar ainda mais vantajosa se o empreendedor for autodidata. Isto é, se ele tiver a capacidade de aprender e absorver vários conteúdos sozinho, sem precisar pagar um curso, por exemplo.

Nesse sentido, fazemos uma estimativa de que seja necessário entre R$100 e R$400 de investimento mínimo mensal em um negócio online.

 

4. Migre do ambiente físico para o online

Mesmo que muita gente ache que para começar um negócio na internet é importante iniciar do zero, isso não é uma verdade absoluta. É possível fazer uma migração de ofertas de serviços ou produtos que sejam ofertados em negócios físicos para negócios online.

Você pode fazer isso utilizando uma estratégia de marketing de relacionamento online. Essa é uma forma de fazer com que os seus produtos físicos sejam escalados e potencializados para as lojas online. 

Além disso, é bom que você crie uma página nas mídias sociais, se ainda não tiver uma.

 

5. Tenha um plano de vendas

Ter um plano de vendas bem estruturado faz com que o desempenho da sua equipe de vendas seja melhor e mais produtivo. Isso porque ela saberá aplicar as melhores estratégias para a aquisição e atendimento ao cliente, sejam novos, antigos ou potenciais.

Nesse sentido, para fazer esse planejamento, busque as principais características do público-alvo do seu negócio e crie um perfil de cliente ideal, a buyer persona.

 

6. Realize estudo de mercado

Realizar um estudo de mercado é fundamental. Ele deve incluir uma análise sobre os tipos de canais de marketing, o objetivo na abordagem das vendas e outras questões sobre o nicho que tais pessoas se encaixam.

Esses passos são importantes para o seu negócio chegar nos canais de venda certos e com uma linguagem de comunicação compatível com quem vai querer comprar.

 

7. Tenha um bom time de vendas e marketing

Primeiramente, é importante ter uma boa equipe de vendas. Nesse sentido, a organização interna deve ser explorada e ser dividida em grupos para que cada pessoa foque em uma abordagem de venda diferente.

Além disso, os motivos para que os clientes escolham o seu serviço precisa estar claro desde o início, lá na identidade da sua marca. Para isso, ter um bom time de marketing é a chave para saber comunicar com clareza os seus objetivos de venda.

Assim, você precisa valorizar o serviço que oferece, trabalhando argumentos fortes. Uma boa ideia é disponibilizar depoimentos positivos de antigos clientes contando os resultados que já tiveram.

 

8. Faça o acompanhamento do pós-venda

O pós-venda também é essencial para a manutenção e evolução do negócio. Para isso, sua equipe deve monitorar as vendas online ao responder todas as interações possíveis nos canais de marketing da empresa, acompanhando o desempenho do site e estando disponível para responder dúvidas sobre o serviço.

Isso porque obter um feedback a respeito da compra e saber a experiência do cliente com o atendimento da empresa traz diversas vantagens para identificar os pontos que precisam mudar e melhorar.

Banner glossário marketing digital

 

9. Encontre uma plataforma para criar sua loja virtual

O e-commerce, ou comércio eletrônico, é a modalidade de comércio de compra e venda a qual inclui ferramentas para transações financeiras feitas pela internet.

Saiba que existem plataformas de e-commerce que permitem a criação de uma loja virtual totalmente gratuita e digital, o que torna ainda mais simples vender online grátis.

 

10. Produza conteúdo

Para conquistar um lead, é necessário que você dê informações e passe conteúdos para ele ao conseguir seus e-mails. Você deve recompensá-los para que eles vejam que também serão beneficiados por manter um relacionamento com você. Pense numa troca!

Que conteúdo ofertar?

Quanto mais você oferece conteúdo que proporciona autoridade e melhora a visão do lead sobre o seu produto ou serviço, maior será a confiança e atração dele pela sua marca.

Assim, você pode compartilhar com ele:

  • E-mails com dicas;
  • Notícias e novidades;
  • Vídeos;
  • Estratégias;
  • Artigos;
  • E-books;
  • Infográficos;
  • Mini treinamentos. 

O ponto é manter um relacionamento próximo com eles, proporcionando confiança, comprometimento e profissionalismo.

 

67 headlines que vendem

Crie chamadas altamente persuasivas e impossíveis de serem ignoradas. Separamos 67 headlines + dicas para você

Baixar grátis

 

11. Faça mudanças positivas em como vender online

Ao começar a trabalhar no ambiente digital, você verá que ele está em constante mudança. E, cada vez mais, aumenta a quantidade de possibilidades para fazer a entrega de ofertas de serviços e conteúdo para os possíveis clientes.

Então, o último passo é: estar disposto a mudar, sempre que necessário, as suas estratégias. Acima de tudo, à medida que o ambiente online for mudando, você vai ter que mudar junto e se adaptar a essas mudanças de como vender online.

Dessa forma, caso perceba que não está tendo os resultados esperados e desejados com o seu público, não deixe de fazer mudanças para voltar a ter um bom relacionamento com eles.

 

12. Aproveite o potencial das redes sociais

Só no Brasil, você encontra 150 milhões de usuários nas redes sociais. Nesse sentido, saiba que uma das vantagens das mídias é a sua capacidade de alcance: quando alguém gosta do que você publica, você verá seu conteúdo sendo compartilhado de maneira orgânica.

Dessa forma, você consegue impactar mais pessoas com a sua marca e isso possibilita que surjam interessados no seu produto que, de outra forma, poderiam não chegar até você.

 

13. Anuncie descontos e promoções exclusivas

Uma das formas mais eficientes de aumentar suas vendas é apostar em ofertas especiais. Afinal, todo mundo aprecia um bom desconto. Por isso, essa pode ser uma forma de dar um “empurrãozinho” naquela pessoa que ainda estava em dúvida.

Você pode fazer isso a partir de cupons de desconto – disponibilizando-os para seus seguidores nas redes sociais, por exemplo – e de promoções exclusivas – que podem ser aliadas a outras estratégias de marketing e compartilhadas para ampliar o seu alcance. 

Quer saber como fazer uma boa divulgação e aumentar ainda mais suas chances de encontrar as pessoas certas para fazer negócio? Então confira 6 dicas no vídeo abaixo!

 

 

14. Invista em e-mail marketing

Engana-se quem pensa que o e-mail está morto. Muito pelo contrário, já que, de acordo com pesquisas, 35% dos profissionais de marketing mandam de 3 a 5 e-mails por semana, sendo que 78% perceberam o aumento no engajamento de e-mail no período dos últimos 12 meses. Isso significa que tem muito a ser explorado. 

Logo, se você quer ir além em como vender online, pode investir em ferramentas mais completas, que contam com funis de venda, por exemplo. O importante é contar com recursos de disparos automáticos para a sua estratégia.

Perguntas frequentes 

Quanto tempo demora para fazer a primeira venda online?

Depende muito de cada pessoa, por isso não existe uma data exata. Para alguns, demora mais; para outros, menos. No entanto, o tempo médio é de pelo menos 90 dias, ou seja, dois meses, para você alcançar a sua primeira venda.

 

É possível vender pelo Instagram?

Sim, é possível. Inclusive, no Instagram, é possível vender qualquer coisa: desde produtos físicos, digitais a serviços de aula e mentorias. Tudo vai depender de qual é o seu público.

 

Como fazer a sua primeira venda online?

Caso seu desejo seja encontrar um programa de aceleração, que ofereça tudo o que é necessário para o desenvolvimento de um produto digital lucrativo, o Monster Sales é a opção ideal.

Trata-se de um programa de aceleração gratuito, com aulas e ferramentas para quem quer abrir um negócio digital ou melhorar as vendas do seu infoproduto. 

Ele é constituído em três pilares e possibilita definir sua ideia, desenvolver seu conteúdo e, é claro, vender. 

Por meio desse programa da HeroSpark, é possível criar um produto digital lucrativo e ainda receber acompanhamento em todas as etapas da jornada, podendo alcançar uma audiência incrível a partir das estratégias adequadas.

Programa de Aceleração HeroSpark

Dê novos rumos ao seu negócio digital com aulas e ferramentas ideais para acelerar suas vendas e produção.

Comece agora

Imagem de oferta Mentoria Impulso Digital.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.