empreender com a herospark

Todos os dias nos deparamos com uma grande quantidade de informações e  filtramos esses dados de forma inconsciente. No ambiente virtual, por exemplo, costumamos escolher os conteúdos mais interessantes, ao passo que rejeitamos aqueles que não são interessantes. No marketing digital, isso se chama curadoria de conteúdo. 

Esse tipo de curadoria traz inúmeros benefícios aos negócios, atraindo novos leads e fidelizando clientes. Neste artigo, você entenderá como adicionar esta prática em sua estratégia de marketing.

 

O que é curadoria de conteúdo? 

A curadoria de conteúdo é um processo que mapeia e seleciona conteúdos online relevantes para, em seguida, apresentá-los ao público.

O termo curadoria é originado do latim “curatus” que significa “aquele que administra” , “aquele que cuida” ou “aquele que vigia”. 

A importância dessa estratégia reside no cuidado em fornecer a melhor informação ao seu público. Desse modo, o objetivo desse conteúdo reunido é agregar valor à marca.

A ideia é compartilhar os materiais acompanhados da posição e voz da marca.

 

Qual é a diferença entre curadoria de conteúdo e criação de conteúdo?

A criação e a curadoria coexistem, logo um processo complementa o outro.

No entanto, ambas têm definições diferentes, mas o objetivo é o mesmo: transmitir conteúdo de qualidade a fim de fortalecer a marca, atrair leads, aumentar vendas ou fidelizar clientes. 

Assim, as duas estratégias são inseridas no planejamento de marketing digital com o intuito de melhorar os resultados. 

A criação de conteúdo costuma reunir processos voltados para a produção de um conteúdo original e autêntico.

Esse processo também engloba a pesquisa de referências, no entanto, elas são a base para a construção de um conteúdo novo e alinhado aos valores, propostas e objetivos da empresa.

A curadoria de conteúdo é o processo de divulgar materiais produzidos por terceiros, como artigos, vídeos, postagens, entre outros.

Você deve monitorar várias fontes para escolher materiais relevantes para compartilhar com seu público, complementando com a voz da sua empresa. 

O curador de uma exposição de arte, por exemplo, separa as obras mais interessantes para uma determinada exposição. Ele trabalha a preparação dessas obras contextualizadas com os objetivos da exposição. 

Da mesma forma, isso acontece com a curadoria do conteúdo em uma estratégia de marketing.

 

Como fazer uma curadoria de conteúdo?

Realizar uma curadoria de conteúdo requer organização e constância, porém não é um processo complexo.

Inclusive, você pode contar com diversas ferramentas que podem auxiliá-lo a tornar a seleção de materiais mais rápida e prática. 

Para organizar uma curadoria de conteúdo de sucesso, é preciso ter em mente alguns critérios e seguir determinadas etapas:

 

Determine objetivos

Definindo objetivos, fica mais simples implementar a estratégia e alcançar bons resultados.

Alguns exemplos de objetivos são:

 

Documente seu planejamento

Para ter uma visão melhor do seu processo de curadoria, é interessante realizar um planejamento e documentá-lo.

Tenha em mente que a curadoria de conteúdo é um processo. Dessa maneira, fica mais fácil de organizar e implementar a curadoria, pois você já terá sua estratégia bem definida. 

Para organizar o planejamento, você pode criar um fluxo de processo no Google Slides, por exemplo.

 

Defina os canais 

Conhecer os canais em que o seu público está presente é uma parte importante de uma estratégia de marketing digital. 

Dessa maneira, você evita perder tempo em canais que não agregam valor e não trazem leads.

 

Diversifique canais e formatos

Procure trabalhar em vários canais e formatos. 

Quanto ao formato, você pode publicar sua curadoria em texto, vídeo, e-books, podcasts ou newsletter.

Com relação aos canais, tem a possibilidade de optar por e-mails, publicações em diferentes redes sociais, artigos de blog, entre outros. 

 

Close de uma mão em cima de teclas de um computador, enquanto a pessoa segura um celular na outra. Diversos ícones de caixinhas de aparecem flutuando na mesa, representando a curadoria de conteúdo sendo enviada.

 

Escolha as ferramentas 

Algumas ferramentas podem ajudá-lo nesse processo, por isso vale a pena recorrer a elas durante a curadoria. Algumas ferramentas úteis são:

  • Google Trends: útil para descobrir quais assuntos geram mais interesse para o seu público-alvo.
  • Google Alerts: consiste em uma ferramenta gratuita do Google, na qual você pode cadastrar os termos mais interessantes para o seu negócio e receber notificações via e-mail do monitoramento realizado pela ferramenta.
  • Feedly: é uma ferramenta que agrega notícias, assim você pode selecionar os veículos do seu interesse e encontrar os conteúdos relevantes para o seu negócio.
  • Buzzsumo: nessa ferramenta, você pode encontrar os conteúdos com maior engajamento online e selecionar aqueles que irão agregar valor à sua curadoria.
  • HeroSpark: se quiser transformar sua curadoria em um produto digital, pode usar nossa plataforma para publicar, criar landing pages, automatizar e-mail marketing e realizar as vendas – e pode começar de graça. 

 

Mantenha a constância das publicações

Ao realizar a curadoria, lembre-se que seu público está acompanhando seu blog, redes sociais, e-mail ou outros canais. Portanto, é importante manter uma frequência determinada da publicação de sua curadoria. 

Afinal, isso irá fortalecer seu relacionamento com sua audiência, pois irá demonstrar seu compromisso com eles.

 

Tenha cuidado com os excessos

Procure não selecionar muitos materiais em sua curadoria, isso pode confundir ou até sobrecarregar seu público. 

O objetivo da curadoria é entregar conteúdos que muitas vezes o algoritmo não consegue alcançar.

Contudo, se você separar muita informação para uma publicação, pode gerar desgaste e diminuir seu engajamento. 

 

Não esqueça de se posicionar

Selecionar conteúdo de terceiros tem muitos pontos positivos, mas apresentar uma análise feita pela sua marca com relação ao conteúdo reunido transmite autoridade.

Isso permite que você se torne referência no mercado e enriquece a sua curadoria. 

 

Escolha as fontes certas

Durante o processo, procure selecionar apenas as fontes confiáveis. Sabemos que o ambiente online é repleto de material suspeito.

Portanto, ao realizar sua curadoria, verifique a autenticidade do material e pesquise com cuidado as fontes.

 

Mencione as fontes

Uma etapa importante é mencionar as fontes do material selecionado.

O objetivo da curadoria não é copiar o conteúdo e sim recomendar conteúdos de terceiros acompanhados de seu comentário. Por isso é imprescindível que você dê os créditos aos autores dos materiais.

 

Monitore resultados

Todos os passos dentro de uma estratégia de Marketing Digital precisam ser mensurados.

Tenha em mente seus objetivos e acompanhe as publicações que têm mais engajamento e retorno positivo

Selecione as métricas de marketing que estão mais alinhadas com os seus objetivos e as analise com frequência – semanal, quinzenal ou mensalmente.

 

Qual a relação entre curadoria de conteúdo e o aumento de vendas online?

A curadoria de conteúdo pode ser uma grande aliada no aumento das vendas online. Afinal, uma de suas vantagens é fortalecer o relacionamento, o que torna a audiência fiel.

Outro ponto positivo da curadoria de conteúdo reside no fato de aumentar sua autoridade online e entre seu público.

Assim, você atrai mais pessoas interessadas em seu conteúdo e as chances de se tornar referência no mercado se tornam cada vez maiores. 

Além disso, a constância na curadoria permite que você seja reconhecido pelas próprias fontes do material selecionado. Isso pode, inclusive, render boas parcerias. 

Essa troca é muito positiva tanto para o seu site, em termos de SEO e engajamento nas redes sociais. 

Portanto, ao estreitar esses laços, você impulsiona suas conversões de forma orgânica para o fundo do funil, gerando mais vendas e, consequentemente, atraindo clientes que já estão, de certa forma, fidelizados.

Gostou de conhecer mais sobre a curadoria de conteúdo? Agora que você já está familiarizado com esse processo essencial para o Marketing Digital, pode colocar em prática para desenvolver a sua autoridade digital. 

Caso a curadoria faça parte da estratégia de vendas do seu negócio digital, recomendamos que conheça a HeroSpark. Em nossa plataforma, você pula etapas na venda de produtos, criando landing pages de forma intuitiva e automatizando e-mail marketing. 

Confira agora mesmo! 

vender cursos online herospark

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *