herospark comece grátis agora

Vender curso online pode parecer uma tarefa difícil, mas não precisa ser assim. Neste artigo você vai descobrir que, com as estratégias certas, é possível obter bons resultados e atrair muitos alunos, construindo uma verdadeira comunidade.

Na pandemia de Covid-19, que começou em 2019, o crescimento da concorrência no mercado de educação digital aumentou significativamente. Durante o período, foi possível observar uma grande quantidade de pessoas dispostas a ensinar e, paralelo a isso, muitos outros interessados em aprender e adquirir novas habilidades. 

Isso significa que essa é uma oportunidade para quem deseja crescer nesse mercado. Afinal, essa modalidade traz muitas vantagens, como menor investimento, possibilidade de estudar de onde o aluno quiser/puder, baixo custo de infraestrutura e manutenção e possibilidade de vender o curso para pessoas de qualquer lugar do mundo, e não somente da sua cidade ou região.

 

Vender curso online: confira 10 dicas práticas 

 

Produza conteúdo de qualidade

 

Este é, sem dúvidas, o ponto mais importante. Se o seu conteúdo não tiver qualidade, dificilmente você vai conseguir vender curso online.

E quando falamos em conteúdo de qualidade, não estamos falando em estrutura, viu? Você não precisa ter acesso às melhores câmeras, melhor iluminação e ao melhor estúdio.

Estamos falando sobre entregar um conteúdo de valor para o seu nicho. A internet já está saturada de pessoas entregando mais do mesmo.

Se você não sabe como começar, neste artigo ensinamos um passo a passo simplificado para você criar o seu curso online.

 

Entregue conteúdos gratuitos

 

Sabemos que o seu objetivo é vender curso online e obter retorno financeiro com isso. Porém, como você quer que o seu cliente confie no seu produto, se ele nunca teve acesso a nada produzido por você?

Oferecer conteúdos gratuitos relacionados ao curso é uma estratégia para atrair novos alunos e conquistar leads.

Pensando nisso, listamos alguns exemplos de conteúdos que você pode oferecer, de acordo com o seu nicho:

 

E-book

Esse é o mais clássico. O e-book é uma forma de você disponibilizar um material de valor para atrair a atenção do seu público-alvo. 

Você pode escolher um assunto do seu curso e transformá-lo em um livro digital, por exemplo. Além disso, se você já produz conteúdo sobre o curso, outra ideia é fazer um compilado dos melhores e levá-los para o e-book.

O e-book é um tipo de conteúdo rápido, que ensina de forma prática e simplificada sobre algum assunto.

Você não precisa (e nem deve) entregar o conteúdo do seu curso no e-book, mas você pode entregar algo relevante e deixar o leitor com aquele “gostinho de quero mais”, sabe?

Atualmente é possível criar e-books totalmente de graça. Veja como:

 

 

Planilhas

Diferentemente do que muita gente pensa, as planilhas não são usadas apenas por pessoas que atuam em áreas administrativas e financeiras.

Muitos profissionais buscam por planilhas para organizar suas tarefas diárias. Por isso, essa é uma isca digital muito eficiente, já que você vai ajudar o usuário a ser mais produtivo.

 

Webinar

Nada como uma boa live ou webinar para estabelecer um contato direto com o seu público. Esse tipo de conteúdo se tornou uma “febre” no mundo digital, principalmente pela sua facilidade de produção e pelos ótimos resultados que traz. 

A boa notícia é que você não precisa de muito para produzir, bastam um computador e um microfone para gravar e começar a passar seus conhecimentos para os seus futuros clientes.

Mas a lista de conteúdos que você pode disponibilizar gratuitamente não para por aí. Neste artigo você pode conferir mais ideias e obter informações relevantes para começar a produzir os seus conteúdos gratuitos para vender curso online.

 

Crie uma Landing Page

Você deve estar pensando: “OK, produzi o conteúdo, e agora, o que eu faço?”. Agora chegou o momento de criar a sua Landing Page. Trata-se de uma página que tem o objetivo de levar a pessoa que está acessando a realizar uma ação específica.

Em resumo, você deve disponibilizar o link para download do seu conteúdo nessa página e, em troca, pedir o e-mail do usuário. Dessa forma, você estabelece uma conexão e pode, a partir disso, começar a enviar e-mails marketing para ele.

O objetivo da Landing Page é converter os acessos em leads para, futuramente, vender curso online. Por isso, ela deve ser clara, objetiva e responsiva, além de despertar o interesse do leitor e realmente instigá-lo a responder o formulário (disponibilizar o e-mail). 

Por isso, escolha uma plataforma testada e aprovada para evitar cair em fraudes. A HeroSpark, depois de muito estudar conversões de produtos digitais, desenvolveu uma plataforma para criação de landing pages, que auxilia em todas as etapas da criação de um funil de vendas.

 

Use e-mail marketing

A partir da dica acima, chegamos à terceira dica: envie 

Por meio das iscas digitais e das campanhas de e-mail marketing, você irá construir a sua lista de leads. Essas pessoas já se mostraram interessadas de alguma forma em seus produtos e, por isso, manter contato com elas é fundamental para chegar à tão esperada conversão.

No final de 2024, o número de usuários de e-mail deve passar dos 4,4 bilhões, de acordo com levantamento feito pela empresa Radicati

Uma vantagem desta estratégia de marketing digital é que, se a pessoa for inscrita na sua lista de e-mails, ela com certeza receberá o que você enviar. Diferente do que acontece nas redes sociais em que, devido ao algoritmo, nem todas as pessoas que te seguem são impactadas pelas suas publicações.

Outra vantagem é que as campanhas de e-mail marketing geralmente oferecem uma opção de cancelamento de recebimento, o que demonstra o respeito que você tem por seu público. Este procedimento também te ajuda a avaliar o que está certo ou errado na forma com que se conduz as campanhas.

Mas tenha atenção na hora de escrever seus e-mails: use imagens leves, títulos atraentes e uma linguagem mais pessoal. Além disso, evite enviar várias mensagens, para não ficar exagerado e afastar o seu possível cliente, ao invés de atrair.

A HeroSpark hospeda o seu produto digital, cria o seu funil de vendas e ainda faz o envio automático dos e-mails para os seus prospects. 

Ou seja, você não precisa contratar outra ferramenta de e-mail marketing. Basta aproveitar essa funcionalidade, que não tem limite de e-mails, inclusive. 

 

Invista em publicações e anúncios nas redes sociais

As redes sociais são um dos principais meios de divulgação do seu curso online (se não o principal deles). Portanto, use-as e aproveite tudo o que elas têm a oferecer para ajudar você a vender.

Comece abrindo uma página para o seu negócio nas redes sociais: Instagram, Facebook, LinkedIn e outras que você considerar relevantes para o seu nicho. Procure utilizar a mídia em que seu público esteja mais inserido.

Faça testes para evitar gastar seu tempo em mídias que não tragam resultados.

A divulgação orgânica é gratuita e não exige nenhum investimento da sua parte, além do tempo e esforço de produção de conteúdo. Porém, nem sempre ela traz tantos resultados, já que o algoritmo entrega cada vez menos. 

Nesses casos, o indicado é investir em tráfego pago. Com esses anúncios, é possível segmentar o público da campanha, personalizar e analisar os dados através de relatórios.

Você pode fazer investimentos de baixo custo em plataformas como Facebook Ads e Google Ads, separando por faixa etária, gênero, entre outros.

 

Tenha um bom checkout

O checkout nada mais é do que o conjunto de passos para realizar o pagamento de um produto online, que neste caso é um curso. Com um checkout de qualidade, o seu comprador terá uma experiência melhor e se sentirá mais seguro para efetivar a compra.

O checkout da HeroSpark é integrado com as principais plataformas de vendas de produtos digitais do mercado: EADBOX, Edools e Hotmart. Clique aqui para saber mais.

 

Mantenha contato com os seus alunos após o curso

O “boca a boca” ainda é uma forma efetiva de marketing. Afinal, as pessoas ainda compram a partir de indicações.

Por isso, se você garantir que o seu aluno tenha uma boa experiência antes, durante e depois do curso, as chances de que ele irá indicá-lo para amigos é muito maior.

Além disso, se ele se sentir satisfeito, com certeza voltará a adquirir seus produtos e serviços posteriormente.

 

Escolha uma plataforma para vender seu curso online

Ter uma boa plataforma é essencial para vender curso online.

Com a plataforma de cursos online da HeroSpark, você pode hospedar o seu curso, e-book ou mentoria e receber aprovação na hora.

Além disso, é possível criar landing pages, enviar emails marketing, fazer suas vendas e gerar certificados em uma única plataforma. E o melhor: gratuitamente e sem preocupações com informática. 

 

Analise a sua concorrência

A análise de concorrência é uma estratégia de marketing digital tão importante quanto a produção de conteúdo propriamente dita.

Analisar os seus concorrentes ajuda você a identificar eventuais lacunas deixadas por eles e criar possibilidades que podem trazer bons resultados para o seu negócio.

As informações obtidas com a análise da estratégia dos seus concorrentes podem direcionar determinadas ações no processo de venda do seu curso online.

Para te ajudar nisso, disponibilizamos um e-book gratuito sobre análise de concorrência, que vai te ajudar a encontrar o seu verdadeiro diferencial e descobrir como se destacar dentro do seu mercado. Baixe agora gratuitamente e aprenda ainda mais!

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *