Vender curso online: 9 dicas para atrair alunos

Mulher de fones de ouvido estudando pela internet. Texto da imagem: vender curso online
Extensão plano basic

Vender curso online pode parecer uma tarefa difícil, mas não precisa ser assim. Neste artigo você vai descobrir que, com as estratégias certas, é possível obter bons resultados e atrair muitos alunos, construindo uma verdadeira comunidade.

Na pandemia de Covid-19, que começou em 2019, o crescimento da concorrência no mercado de educação digital aumentou significativamente. Durante o período, foi possível observar uma grande quantidade de pessoas dispostas a ensinar e, paralelo a isso, muitos outros interessados em aprender e adquirir novas habilidades. 

Isso significa que essa é uma oportunidade para quem deseja crescer nesse mercado. Afinal, essa modalidade traz muitas vantagens, como menor investimento, possibilidade de estudar de onde o aluno quiser/puder, baixo custo de infraestrutura e manutenção e possibilidade de vender o curso para pessoas de qualquer lugar do mundo, e não somente da sua cidade ou região.

Vender curso online: confira 9 dicas práticas 

1. Produza conteúdo de qualidade

Este é, sem dúvidas, o ponto mais importante. Se o seu conteúdo não tiver qualidade, dificilmente você vai conseguir vender curso online.

E quando falamos em conteúdo de qualidade, não estamos falando em estrutura, viu? Você não precisa ter acesso às melhores câmeras, melhor iluminação e ao melhor estúdio.

Estamos falando sobre entregar um conteúdo de valor para o seu nicho. A internet já está saturada de pessoas entregando mais do mesmo.

Se você não sabe como começar, neste artigo ensinamos um passo a passo simplificado para você criar o seu curso online.

2. Entregue conteúdos gratuitos

Sabemos que o seu objetivo é vender curso online e obter retorno financeiro com isso. Porém, como você quer que o seu cliente confie no seu produto, se ele nunca teve acesso a nada produzido por você?

Oferecer conteúdos gratuitos relacionados ao curso é uma estratégia para atrair novos alunos e conquistar leads.

Pensando nisso, listamos alguns exemplos de conteúdos que você pode oferecer, de acordo com o seu nicho:

E-book

Esse é o mais clássico. O e-book é uma forma de você disponibilizar um material de valor para atrair a atenção do seu público-alvo. 

Você pode escolher um assunto do seu curso e transformá-lo em um livro digital, por exemplo. Além disso, se você já produz conteúdo sobre o curso, outra ideia é fazer um compilado dos melhores e levá-los para o e-book.

O e-book é um tipo de conteúdo rápido, que ensina de forma prática e simplificada sobre algum assunto.

Você não precisa (e nem deve) entregar o conteúdo do seu curso no e-book, mas você pode entregar algo relevante e deixar o leitor com aquele “gostinho de quero mais”, sabe?

Atualmente é possível criar e-books totalmente de graça. Veja como:

Planilhas

Diferentemente do que muita gente pensa, as planilhas não são usadas apenas por pessoas que atuam em áreas administrativas e financeiras.

Muitos profissionais buscam por planilhas para organizar suas tarefas diárias. Por isso, essa é uma isca digital muito eficiente, já que você vai ajudar o usuário a ser mais produtivo.

Webinar

Nada como uma boa live ou webinar para estabelecer um contato direto com o seu público. Esse tipo de conteúdo se tornou uma “febre” no mundo digital, principalmente pela sua facilidade de produção e pelos ótimos resultados que traz. 

A boa notícia é que você não precisa de muito para produzir, bastam um computador e um microfone para gravar e começar a passar seus conhecimentos para os seus futuros clientes.

Mas a lista de conteúdos que você pode disponibilizar gratuitamente não para por aí. Neste artigo você pode conferir mais ideias e obter informações relevantes para começar a produzir os seus conteúdos gratuitos para vender curso online.

3. Crie uma landing page

Você deve estar pensando: “OK, produzi o conteúdo, e agora, o que eu faço?”. Agora chegou o momento de criar a sua landing page. Trata-se de uma página que tem o objetivo de levar a pessoa que está acessando a realizar uma ação específica.

Em resumo, você deve disponibilizar o link para download do seu conteúdo nessa página e, em troca, pedir o e-mail do usuário. Dessa forma, você estabelece uma conexão e pode, a partir disso, começar a enviar e-mails marketing para ele.

O objetivo da landing page é converter os acessos em leads para, futuramente, vender curso online. Por isso, ela deve ser:

  • Clara;
  • Objetiva;
  • Responsiva;
  • E despertar o interesse do leitor e instigá-lo a responder o formulário (disponibilizar o e-mail). 

Por isso, escolha uma plataforma testada e aprovada para evitar cair em fraudes. A HeroSpark, depois de muito estudar conversões de produtos digitais, desenvolveu uma plataforma para criação de landing pages, que auxilia em todas as etapas da criação de um funil de vendas.

4. Use e-mail marketing

A partir da dica acima, chegamos à terceira dica: envie 

Por meio das iscas digitais e das campanhas de e-mail marketing, você irá construir a sua lista de leads. Essas pessoas já se mostraram interessadas de alguma forma em seus produtos e, por isso, manter contato com elas é fundamental para chegar à tão esperada conversão.

No final de 2024, o número de usuários de e-mail deve passar dos 4,4 bilhões, de acordo com levantamento feito pela empresa Radicati

copy com chat gpt , herocreator

Uma vantagem desta estratégia de marketing digital é que, se a pessoa for inscrita na sua lista de e-mails, ela com certeza receberá o que você enviar. Diferente do que acontece nas redes sociais em que, devido ao algoritmo, nem todas as pessoas que te seguem são impactadas pelas suas publicações.

Outra vantagem é que as campanhas de e-mail marketing geralmente oferecem uma opção de cancelamento de recebimento, o que demonstra o respeito que você tem por seu público. Este procedimento também te ajuda a avaliar o que está certo ou errado na forma com que se conduz as campanhas.

Mas tenha atenção na hora de escrever seus e-mails! Você deve usar:

  • Imagens leves;
  • Títulos atraentes;
  • E uma linguagem mais pessoal.

Além disso, evite enviar várias mensagens, para não ficar exagerado e afastar o seu possível cliente, ao invés de atrair.

A HeroSpark hospeda o seu produto digital, cria o seu funil de vendas e ainda faz o envio automático dos e-mails para os seus prospects. 

Ou seja, você não precisa contratar outra ferramenta de e-mail marketing. Basta aproveitar essa funcionalidade, que não tem limite de e-mails, inclusive. 

5. Invista em publicações e anúncios nas redes sociais

As redes sociais são um dos principais meios de divulgação do seu curso online (se não o principal deles). Portanto, use-as e aproveite tudo o que elas têm a oferecer para ajudar você a vender.

Comece abrindo uma página para o seu negócio nas redes sociais: Instagram, Facebook, LinkedIn e outras que você considerar relevantes para o seu nicho. Procure utilizar a mídia em que seu público esteja mais inserido.

Faça testes para evitar gastar seu tempo em mídias que não tragam resultados.

A divulgação orgânica é gratuita e não exige nenhum investimento da sua parte, além do tempo e esforço de produção de conteúdo. Porém, nem sempre ela traz tantos resultados, já que o algoritmo entrega cada vez menos. 

Nesses casos, o indicado é investir em tráfego pago. Com esses anúncios, é possível segmentar o público da campanha, personalizar e analisar os dados através de relatórios.

Você pode fazer investimentos de baixo custo em plataformas como Facebook Ads e Google Ads, separando por faixa etária, gênero, entre outros.

6. Tenha um bom checkout

O checkout nada mais é do que o conjunto de passos para realizar o pagamento de um produto online, que neste caso é um curso. Com um checkout de qualidade, o seu comprador terá uma experiência melhor e se sentirá mais seguro para efetivar a compra.

O checkout da HeroSpark é integrado com as principais plataformas de vendas de produtos digitais do mercado: EADBOX, Edools e Hotmart.

7. Mantenha contato com os seus alunos após o curso

O “boca a boca” ainda é uma forma efetiva de marketing. Afinal, as pessoas ainda compram a partir de indicações.

Por isso, se você garantir que o seu aluno tenha uma boa experiência antes, durante e depois do curso, as chances de que ele irá indicá-lo para amigos é muito maior.

Além disso, se ele se sentir satisfeito, com certeza voltará a adquirir seus produtos e serviços posteriormente.

8. Escolha uma plataforma para vender seu curso online

Ter uma boa plataforma é essencial para vender curso online.

Com a plataforma de cursos online da HeroSpark, você pode hospedar o seu curso, e-book ou mentoria e receber aprovação na hora.

Além disso, é possível criar landing pages, enviar emails marketing, fazer suas vendas e gerar certificados em uma única plataforma. E o melhor: gratuitamente e sem preocupações com informática. 

9. Analise a sua concorrência

A análise de concorrência é uma estratégia de marketing digital tão importante quanto a produção de conteúdo propriamente dita.

Analisar os seus concorrentes ajuda você a identificar eventuais lacunas deixadas por eles e criar possibilidades que podem trazer bons resultados para o seu negócio.

As informações obtidas com a análise da estratégia dos seus concorrentes podem direcionar determinadas ações no processo de venda do seu curso online.

Em qual plataforma vender um curso online?

Na hora de escolher a plataforma para vender o seu curso online, você deve levar em consideração todos os pontos que listamos anteriormente. Ou seja, a plataforma deve ser completa para permitir que você:

  • Hospede as aulas;
  • Crie páginas de captura e de vendas;
  • Dispare e-mails de forma automática para os alunos;
  • Crie uma área de membros para disponibilizar conteúdos extras;
  • Conte com um checkout seguro.

E tudo isso você encontra de forma gratuita na HeroSpark, plataforma tudo em um!

Ela é totalmente intuitiva tanto para você, produtor, quanto para os seus alunos. Além disso, ela conta com um suporte especializado para esclarecer as suas dúvidas e a de seus clientes.

Portanto, crie sua conta gratuita hoje mesmo na plataforma da HeroSpark para hospedar, divulgar e vender o seu curso online!

Banner_blog_herospark
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *