Um blog sobre empreendedorismo, negócios digitais e cursos online


Não perca mais nenhuma novidade !

Assine nosso blog e ative as notificações para receber os melhores conteúdos sobre empreendedorismo


Templates de email marketing modelos para se inspirar

email marketing templates

Se você busca inspiração para criar uma campanha de email marketing atrativa para os seus clientes, você veio ao lugar certo. Aqui você vai encontrar inspiração para os diversos tipos de templates de email marketing.

 

A depender da sua campanha, cada um dos modelos têm as suas próprias particularidades. É por isso que você deve escolher qual se encaixa mais nas suas necessidades.

 

Com email marketing você consegue enviar emails com os diversos formatos, entre eles podemos citar, por exemplo:

 

  1. Ofertas;
  2. Newsletters;
  3. Ativações;
  4. Cartões comemorativos;
  5. Avisos úteis e muitos outros.

Lembrando que, acima de tudo, cada um desses formatos será enviado em uma ocasião específica, ou seja, é por isso que vai ser necessário criar diversos modelos para se encaixar em cada uma dessas ocasiões.

 

Continue lendo este artigo e veja inspirações e modelos de templates de email marketing para você utilizar em suas campanhas.

 

Por que usar templates de email marketing

 

Utilizar modelos para email marketing já pré-definidos é uma ótima maneira de escalar os seus envios, em outras palavras  é bem mais vantajoso ter um template já pronto, do que ter que criar um novo a cada campanha do seu negócio.

 

Você pode reutilizar os mesmos templates e apenas modificar o conteúdo.

 

Se fôssemos resumir em síntese o porquê é útil usar modelos de templates de email marketing já pré-definidos ou criar padrões de modelos por conta própria, poderíamos dizer que:

 

  1. Pela agilidade no processo;
  2. Pela escalabilidade;
  3. Por proporcionar uma qualidade diferenciada;
  4. Sem esquecer da identidade com a marca;
  5. E a economia.

Modelos de templates de email marketing  x Tipos de negócios

 

Para fazer um email marketing de forma eficiente, é importante trabalhar com os templates no formato de html, ao invés de utilizar  só imagens.

 

Afinal, grande parte dos serviços fazem um bloqueio dos emails que têm apenas uma imagem em seu conteúdo.

 

É bem provável que já tenha recebido um email em que a tela estava toda branca, com apenas uma mensagem no lugar que seria da imagem “images are not displayed – display images below”.

 

Isso é uma grande barreira e é uma chance de consequentemente, o usuário não ler a sua mensagem, por isso que os emails marketing precisam ser trabalhados em templates no formato de html.

 

Mesmo tendo um modelo de template já pronto para fazer sua campanha de email marketing, alguns pontos devem ser levados em consideração. Por exemplo:

 

  1. O formato deve ser em HTML e distribuir conteúdo entre texto e imagens;
  2. Quando for utilizar imagens coloque um texto para descrevê-la;
  3. Nas imagens adicione links. Dessa forma, caso não sejam exibidas, ainda poderão ser clicadas;
  4. Cuidado com o tamanho da imagem, porque se for grande demais vai demorar para carregar podendo ser interpretada como spam pelo email;
  5. Se a ferramenta que você utiliza para o email marketing não possuir Templates prontos em html, você pode acessar o RD Station marketing e escolher lá modelos de Templates para montar o email.

Agora vamos ver algumas inspirações de modelos de templates de email marketing para cada campanha.

 

Email marketing templates 1 – email promocional

 

Em primeiro lugar, o modelo é para emails promocionais. Esses emails têm como objetivo fazer a promoção de uma oferta. Também entra para esse modelo os de divulgação de serviços gratuitos como o download de ebooks e outros tipos de materiais.

 

Para ficar claro, os emails promocionais podem ser, por exemplo:

 

  1. Produtos físicos: como no caso de empresas de varejo;
  2. Serviços digitais: como acontece com as ofertas de consultorias, cursos online, ferramentas pagas ou software;
  3. Produtos digitais gratuitos como webinários, ebooks ou outros.

Modelo 2 – email informativo

 

Em segundo lugar, o modelo é de templates de email marketing de cunho informativo ou também como é conhecido como newsletters.

 

Esse tem como principal objetivo informar ao usuário sobre atualizações, novidades relevantes do seu negócio ou do mercado. A principal característica desses emails é a presença de textos e chamadas que direcionam para o site ou blog. Nesse modelo o centro da ação é o conteúdo.

 

As newsletters devem ser enviadas periodicamente para que o engajamento da base seja garantido, não esqueça de deixar a sua marca bem visível. Uma opção é colocar a logo já no cabeçalho para garantir a visibilidade.

Email marketing templates 3 – email transacional

 

Em terceiro lugar, o modelo é de template de email marketing transacional, ou seja, as mensagens vão indicar algo que já está sendo esperado pelos seus clientes.

 

Esses emails são os que contêm informações para confirmação de pedido, compra, troca de senha, cadastro ou para recebimento de material gratuito.

 

O foco desse tipo de email é para confirmar algo e não para descobrir, normalmente eles são simples e curtos.

 

É uma ótima forma de fazer com que o relacionamento com a base seja melhorado, principalmente pelo fato de ter sido enviado após o cliente ter realizado alguma ação para o recebimento.

 

Um exemplo é caso o cliente tenha feito o download de algum dos seus materiais, em outras palavras o envio vai ser disparado depois de ser convertido em uma landing page.

 

Modelo  4 – email de boas-vindas

 

Em quarto lugar, o modelo de templates de email marketing é o de boas-vindas. Eles são super importantes para começar um relacionamento com o lead com pé direito.

 

É nesse email que você vai se apresentar para o seu contato e explicar como será a comunicação futuramente com ele.

 

Email marketing templates 5 – email para e-commerce

 

Em quinto lugar, o modelo de inspiração de templates para o seu email marketing é para e-commerce.

 

Já foi citado mais acima sobre os emails promocionais, mas como o email é vital para o e-commerce, é importante acrescentar um comentário maior sobre ele.

 

Incentive seus contatos a cadastrarem seus emails na sua lista, garantindo assim uma base de pessoas que realmente estão interessadas no seu negócio.

 

Você pode fazer o email contendo campos de cadastros, a partir dele será possível enviar a mensagem certa para os seus clientes.

 

Envie apenas o que for relevante e tenha ligação com seu negócio como, por exemplo, promoções ou lançamentos.

 

Em resumo lembrando que é muito importante conter na mensagem, assuntos que se conectam ao seu negócio e que auxilie o consumidor a resolver algum tipo de problema.

 

Espero que você tenha gostado dessas inspirações de templates para o seu email marketing. Se gostou do conteúdo deixe um comentário e compartilhe nas suas redes sociais.

 

Mais artigos para você

O que é lead?

Leads são pessoas que, de certa forma, demonstraram algum tipo de interesse por um produto, serviço ou marca.   Pessoas …

O que é marketing?

Segundo a definição do dicionário, marketing é uma “estratégia empresarial de otimização de lucros por meio da adequação da produção …

Como fazer uma captação de leads de graça para o seu 6 em 7?

A captação de leads é uma forma ética e eficiente de conseguir dados das pessoas interessadas no seu negócio, o …

Como criar, lançar e vender um ebook incrível

Qual foi a última vez que você leu um ebook? Em tempos de transformação digital, mesmo os livros físicos têm …

Ferramentas para webinar – 5 dicas de gratuitas e pagas

Nos últimos anos a demanda por ferramentas para webinar vem crescendo muito. Essas ferramentas são aplicativos de vídeo conferência para …

Webinar como funciona e como criar o seu

A origem do termo “webinar” vem da junção de dois outros termos em inglês que são: Web e Seminar, que …