Um blog sobre empreendedorismo, negócios digitais e cursos online


Não perca mais nenhuma novidade !

Assine nosso blog e ative as notificações para receber os melhores conteúdos sobre empreendedorismo


Plataforma de ensino a distância: veja principais funcionalidades

plataforma ensino a distância

Na hora de criar seu curso online leve em consideração as seguintes funcionalidades de uma plataforma de ensino a distância.

 

Você já escolheu o tema, já gravou as primeiras aulas e até desenvolveu materiais de apoio. Chegou a hora de colocar seu curso on-line no ar, mas ainda existe a dúvida de qual plataforma escolher.

 

Decidir onde e como publicar seu curso é determinante para garantir maior agilidade na gestão, do conteúdo às finanças, e um meio de aprendizagem amigável para seus alunos.

Veja neste artigo quais funcionalidades são necessárias para seu curso on-line e porquê.

 

Funcionalidades necessárias numa plataforma de ensino a distância

Dashboard

Encontrar as informações mais importantes de maneira fácil e simplificada é essencial. Alguns números são determinantes para medir a saúde do seu negócio e encontrá-los rapidamente, dispostos de maneira gráfica, auxilia na tomada de decisões. Quanto menos cliques e relatórios diferentes para saber a quantidade de alunos, o desempenho deles, seu desempenho financeiro, melhor. Assim é possível saber quando lançar uma promoção, investir em divulgação, novos cursos e até ver seu primeiro R$ 1 milhão em vendas em um gráfico bem bonito. 

 

Interatividade

Que o ensino à distância mudou muito você já sabe. Boa metodologia e didatismo do tutor eram e continuam sendo essenciais para um bom curso. Mas a interatividade vem sendo apontada cada vez mais como chave para uma boa avaliação.

Algumas ferramentas encurtam o caminho entre tutores e alunos. Webinars, chats, murais de recados, fóruns de discussão entre alunos ou entre alunos e tutores. Assegurar uma comunicação rápida e eficiente, nem que seja por e-mail, torna a experiência de aprendizagem mais prazerosa e pessoal.

 

Gestão de cursos

A prateleira da sua loja. E loja com prateleira bagunçada não vende. Portanto, ser capaz de subir suas vídeo aulas com facilidade, checar o histórico das publicações, se o curso está atualizado, quando foi publicado. Organizar pacotes temáticos com poucos cliques, escrever avisos para cursos específicos, enfim, gerenciar cada aspecto do seu curso de maneira simples é, mais uma vez, uma das maneiras de otimizar seu tempo.

 

Biblioteca

Um bom conteúdo precisa também ser diversificado. Explorar de maneira dinâmica as mídias disponíveis para auxiliar no aprendizado aumenta o engajamento dos alunos e torna a aprendizagem mais acessível e estimulante. Por isso é importante também ter a possibilidade de disponibilizar todos os tipos de formatos: áudio, vídeo, documentos em pdf, imagens. E ainda, ter acesso fácil a esses arquivos, saber em que cursos e aulas estão sendo utilizados.

 

Gestão de alunos

Os aspectos mais relevantes nesse quesito são organização e controle. Cada aluno passa por um processo ascendente que está dividido em várias etapas. Multiplique a etapa, prova e atividade de cada curso pela quantidade de alunos e você terá uma enorme quantidade de dados para processar. Sendo assim, avalie se a plataforma escolhida proporciona acesso simplificado ao progresso de cada aluno, à quantidade de acessos, data e hora do último acesso. É sempre bom enviar uma mensagem de motivação àqueles que estão há muito tempo afastados.

 

Personalização e responsividade

Uma das formas de enriquecer a experiência do usuário é ter um site com alta usabilidade. Uma interface organizada, prática e intuitiva aumenta suas chances de conquistar uma boa avaliação geral por parte do aluno.

 

Já em 2016 o Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação, em sua pesquisa TIC Domicílios, apontava a tendência. À época 43% dos entrevistados usavam só o celular para acessar a internet. Isso gerou uma resposta do setor de EaD e motivou a elaboração ou adaptação das funcionalidades nas plataformas para que sejam, parcialmente ou totalmente responsivas. Ou seja, que se adaptem à tela em que o aluno escolha assistir seu curso. Afinal, se o usuário faz tudo pela internet, por que não estudar também? Neste sentido, a responsividade é também um dos recursos mais importantes para uma plataforma EaD.

 

Mas se você não é um especialista em web design e não domina códigos-fonte, é melhor checar se a interface de edição te permite um mínimo de personalização. Poder usar sua própria logo, alterar a paleta de cores do template e até editar a aparência do certificado são ferramentas interessantes que dão mais personalidade à sua marca.

 

E por falar em marca. Você pensou tanto no nome do seu negócio, registrou o domínio. Seria um desperdício que seu aluno memorize o nome da plataforma e não o da sua marca. Pode parecer um luxo, mas ter um nome marcante ajuda a construir relacionamento. Se não concorda pergunte a todas as marcas cujo nome viraram referência para o produto que comercializam.

 

Gestão financeira

Você já decidiu quais serão as formas de pagamento do seu curso? Boleto bancário, parcelamento no cartão de crédito. Ter a capacidade de exportar esses dados quando necessário para seu controle contábil ou integrar uma plataforma de pagamentos, caso você já tenha, é outra vantagem que uma plataforma de ensino a distância pode oferecer.

 

Se seu curso já está no ar, com alunos matriculados e pagamentos sendo realizados por meio de uma plataforma à parte, mas seu desejo é mudar para um sistema mais integrado, tudo em um, fique tranquilo. Existem plataformas que permitem a integração com outros sistemas.

 

Integração

Digamos que você criou seu curso on-line sem ler este artigo e não sabia exatamente o que ter no seu checklist na hora de escolher sua plataforma. E agora você se deu conta que a plataforma escolhida era bastante limitada, fazendo com que você tivesse que recorrer a plugins ou sistemas acessórios para manter seu curso rodando com todas as funcionalidades necessárias. Não tem problema. Ainda assim você pode migrar para outra plataforma. E o que acontece com os dados que você já tem? Se esta nova plataforma te permitir importar ou integrar os sistemas como seus cursos salvos e plataformas exclusivas para pagamento, é uma questão a menos para resolver. 

 

E existe uma plataforma que faça tudo isso? Existe sim. Ela tem mais de 15 anos no mercado, mais de 44 mil cursos disponibilizados e 2.4 milhões de alunos cadastrados. Conheça as funcionalidades da EADBOX!

 

Mais artigos para você

Coprodução: como criar um negócio digital sem produzir o conteúdo

A coprodução é o ato de comercializar um produto digital em parceria com outras pessoas, ou seja, quando um produtor …

5 ferramentas e técnicas de tomada de decisão obrigatórias para empreendedores

Uma decisão errada pode ajudar ou atrapalhar um negócio. E os empreendedores precisam tomar centenas de decisões todos os dias. …

O que é freelancer e como contratar um para seu negócio

Você pode até ter contratado este profissional alguma vez na vida, mas nem percebeu, então, o que é freelancer? Normalmente, …

Tráfego pago: o que é e como funciona

Tráfego pago é uma ferramenta de marketing digital que possibilita alavancar os acessos ao seu site ou blog. Por meio …

Links Patrocinados: o que é e quais ferramentas utilizar

Links patrocinados são as melhores soluções para as desvantagens do tráfego orgânico. Por mais que você prefira um posicionamento no …

Estudo online: Boas práticas para manter foco do aluno

Veja dicas de como garantir que seus alunos se engajem no estudo do seu curso online   Em tempos de …