Tráfego pago: como funciona e como bombar em 2023

Já pensou em aprender mais sobre tráfego pago, como funciona e descobrir de que forma ele traz resultados incríveis para o seu negócio?

Para quem não sabe, o tráfego pago é uma das estratégias de marketing mais utilizadas por empreendedores que querem alcançar um bom público de forma rápida e fácil. 

A vantagem é que essa é uma estratégia que se adapta facilmente aos diferentes tipos de negócios digitais, principalmente pelo fato de estar presente na maioria das plataformas. 

Por isso, neste artigo, você vai entender melhor o que é tráfego pago, como funciona e de que forma você pode começar a criar seus anúncios! Boa leitura!

O que é tráfego pago?

O tráfego pago é uma estratégia do marketing digital que permite que você gere mais visitas no seu site, no seu perfil das redes sociais e até mesmo em aplicativos.

Para isso, essa estratégia utiliza anúncios patrocinados, que podem ser postagens ou simples resultados de buscas. Assim, você cria um conteúdo relevante para a sua persona e paga um valor às plataformas para que elas aumentem o seu alcance. 

A parte mais interessante disso é que as plataformas conseguem filtrar o conteúdo e mostrá-lo somente para o público que tem as principais características da sua persona. 

Dessa forma, é possível destacar o seu negócio em diversas plataformas e fazer com que ele apareça para as pessoas certas!

Entenda mais sobre o tráfego pago, como funciona e de que forma fazer!

Como começar a trabalhar com tráfego pago?

O tráfego pago é uma estratégia muito utilizada e valorizada por diversas empresas, já que ela consegue trazer inúmeros resultados positivos para o negócio.

O seu uso é tão grande que, segundo uma pesquisa da eMarketer, o total de gastos das empresas com anúncios pode chegar a 67,8% em 2024.

Diante disso, é inegável perceber o quanto de valor essa estratégia de marketing digital pode entregar para um negócio. 

Por isso, é fundamental aprender a fazer tráfego pago, tanto para quem empreende quanto para quem atua como gestor de tráfego.

E para iniciar nesse meio, você pode seguir quatro passos simples, sendo eles:

  1. Definir o público-alvo da sua estratégia;
  2. Estabelecer um resultado a ser alcançado com os anúncios;
  3. Decidir o melhor formato de anúncio para o seu objetivo;
  4. Criar um bom orçamento para atingir o resultado desejado.

Saiba em detalhes como fazer tráfego pago!

Termos sobre tráfego pago que você precisa conhecer

Além de saber o que é tráfego pago, como funciona e como aplicá-lo, também é fundamental que você conheça os principais termos do universo dessa estratégia.

Assim, itens como Pixel, CPA, CPC e muitos outros são termos que não vemos com frequência em outras estratégias de marketing, mas que, no mundo do tráfego pago, são muito utilizadas.

Descubra os principais termos do mercado:

Tráfego pago e orgânico: qual é a diferença?

Na hora de aprender a como fazer tráfego pago, é preciso saber que existe outra estratégia que também é muito utilizada para gerar mais visitas: o tráfego orgânico.

Diferente do tráfego pago, no orgânico você não paga nenhuma plataforma para exibir seus conteúdos.

Nesse modelo, você aprende como o algoritmo das principais plataformas funcionam para, assim, criar conteúdos que façam com que o seu site ou perfil nas redes sociais apareça de forma natural para o público.

Diferente da opção anterior, o tráfego orgânico não segmenta as pessoas que acessam o seu perfil ou site. No entanto, a longo prazo, ele pode fazer com que você tenha mais autoridade no mercado e um alcance natural com resultados melhores.

Conheça as principais diferenças entre essas estratégias!

O que é Ads?

Lembra que falamos que o tráfego pago utiliza anúncios? Então é bom que você saiba que nesse universo é bem comum as pessoas o chamarem de “Ads”.

“Ads” significa “anúncios” em inglês, e ele pode ter se tornado o termo mais utilizado devido ao fato de as principais plataformas de anúncios terem-no ao final do nome.

Basicamente, ele indica um anúncio criado com uma mensagem mais persuasiva para fazer com que o público realize a ação desejada, como entrar em um site, por exemplo.

Entenda melhor a definição de “Ads”!

Como funciona o Ads para as plataformas?

No processo de aprender sobre o tráfego pago, como funciona e tudo relacionado a ele, você já parou para pensar em como os anúncios são criados e disponibilizados em suas plataformas?

Hoje em dia, contamos com diversas plataformas que permitem que seus usuários criem anúncios. Temos o Google Ads, Facebook Ads, LinkedIn Ads e muitas outras.

Cada uma delas possui suas próprias regras e configurações sobre como os anúncios são disponibilizados. No Google, por exemplo, os anúncios podem aparecer nos resultados de buscas, em sites, na seção Shopping, nos vídeos e em muitos outros locais.

Já o Facebook Ads mostra os anúncios em forma de publicações, no Marketplace e até no Instagram, já que os anúncios das duas plataformas são gerenciados no mesmo lugar.

Tudo isso faz com que a forma que cada anúncio é criado seja um pouco diferente em cada uma das plataformas. 

Veja como criar anúncios em cada plataforma!

Quanto ganho com tráfego pago?

Segundo a Glassdoor, o profissional de tráfego pago ganha, em média, R$2.500,00, sendo possível chegar a R$9.000,00 com comissões e participações nos lucros.

Já para o empreendedor que investe em tráfego pago para aumentar os seus resultados, os ganhos podem ser imensuráveis, uma vez que, com o aumento da visibilidade, seu negócio tende a vender (e lucrar) muito mais!

Se você gostou de conhecer mais sobre o tráfego pago, como funciona e as principais plataformas dessa estratégia, vai adorar conhecer o Guia Completo do Facebook Ads, no qual você descobrirá os segredos que transformam seguidores em clientes! Baixe-o gratuitamente!