VSL no marketing: o que é, por que usar e como criar um? [GUIA]

Materiais para produzir um vsl marketing.

Os conteúdos VSL no marketing estão a todo vapor. Não por acaso, conseguimos vê-los em diversos canais, como redes sociais, e-mail marketing e até mesmo nas páginas de vendas.

Mas o que é VSL e qual o impacto ele consegue trazer nos resultados de vendas?

Para saber isso e muito mais, é só conferir este artigo. Boa leitura!

O que é VSL no marketing?

O VSL é basicamente uma carta de vendas, porém feita no formato de vídeo. A sua sigla vem do inglês e indica o termo Video Sales Letter, que, em português, significa “carta de vendas em vídeo”.

A partir desse material, os empreendedores conseguem gerar mais valor para o seu negócio, fazendo o público querer comprar seu produto ou serviço.

Vale dizer ainda que, como cada vez mais pessoas estão preferindo assistir a vídeos do que ler textos, trabalhar com o VSL marketing pode fazer seu negócio ter uma alta conversão de vendas.

Por que produzir um Vídeo Sales Letter?

Um dos principais motivos para produzir um VSL no marketing está no simples fato de que os vídeos são o formato de conteúdo preferido pelo público. E podemos observar isso facilmente nas redes sociais. 

Um bom exemplo é o TikTok, que ganhou fama por permitir somente conteúdos em vídeo. Isso acontece porque eles conseguem prender mais a atenção do consumidor, além de:

  • Criar laços emocionais com o público;
  • Converter mais visitantes em clientes;
  • Fixar facilmente o conteúdo na mente do consumidor.

Por conta desses atributos, hoje em dia conseguimos ver muitas páginas de vendas que têm apenas um vídeo e pouco texto.

E a melhor parte é que, de uns anos para cá, produzir um conteúdo em vídeo está se tornando mais barato. Afinal, você consegue produzir um vídeo de qualidade apenas com a câmera do seu celular e um editor de vídeos gratuitos.

Isso ajuda a tornar esse formato mais acessível para os criadores, além de contribuir para um ROI elevado no VSL marketing.

Como fazer um VSL?

Agora que você já sabe melhor o que é VSL marketing e porquê fazer um, chegou o momento de aprender a como criar o seu para ter ótimos resultados de vendas!

Para isso, separamos abaixo um passo a passo que vai ajudar você a criar um VSL de alta conversão! Confira!

1. Escreva o seu roteiro

O primeiro passo para aprender a como fazer um VSL é criar um roteiro para o material. O roteiro dele é basicamente uma carta de vendas comum, que você vai escrever e, depois, gravar em um áudio.

No momento de criá-lo, é importante se atentar aos principais elementos do VSL no marketing, que são:

  • Valor;
  • Autoridade;
  • Prova.

Dessa forma, seu público precisa saber o valor que o seu VSL está oferecendo para, assim, enxergar a autoridade do seu negócio. 

Para fechar com chave de ouro, mostre um depoimento ou avaliação para ele ver a prova de que o que você está falando já foi testado e funcionou para muitas pessoas.

Imagem de oferta Mentoria Impulso Digital.

Para conseguir mostrar esses elementos no seu vídeo, o seu roteiro precisa:

  • Ter uma introdução forte que prenda a atenção do público;
  • Mostrar o principal problema que seu público tem;
  • Falar qual é a melhor solução para isso;
  • Mostrar autoridade e provas de que a sua solução funciona;
  • Falar de todos os benefícios do seu produto ou serviço;
  • Fechar com um bom CTA que use gatilhos mentais para ele realizar a ação.

Ao criar seu roteiro pensando nesses pontos, você terá mais chances de ter um VSL de alta conversão.

2. Crie uma apresentação

Uma grande vantagem do VSL é que você não precisa necessariamente aparecer no vídeo. Nesse formato de conteúdo, você pode simplesmente criar uma apresentação para ser mostrada junto com o roteiro feito.

Para isso, existem basicamente dois modelos de apresentação VSL que você pode criar:

  1. Cinemática: nesse modelo, você utiliza imagens e vídeos para ilustrar o seu roteiro;
  2. Tipografia Cinética: aqui, você basicamente utiliza um fundo de uma cor só, geralmente o branco, com slides que possuam textos curtos para passar melhor a sua mensagem.

Você também pode mesclar os dois modelos e criar o seu VSL. Aqui, o importante é usar a sua criatividade e destacar as partes importantes do seu produto ou serviço.

3. Comece a gravar

Até aqui você aprendeu o básico de como fazer um VSL, certo? Então, com o roteiro e os slides em mãos, você já consegue começar a gravar o seu material.

A gravação de um VSL consiste em gravar um áudio com a sua voz lendo o roteiro, de forma que ele faça sentido com os slides mostrados na apresentação.

Aqui é importante se atentar para a sua voz, porque, a partir dela, você pode passar diversas emoções para o seu público. Dependendo do tom da sua voz, você pode passar a emoção de triste e desanimado ou de alegre e feliz.

Sendo assim, é importante cuidar do seu tom de voz e ter a certeza que ele conversa com o texto que aparece no slide ou então com a mensagem passada pelo roteiro

4. Faça a edição do VSL

Com a gravação finalizada, você já pode seguir editando o seu VSL, no qual você poderá fazer cortes, adicionar músicas de fundos, entre outros elementos.

Essa é uma parte bem importante do VSL no marketing. Sendo assim, se for possível, é interessante contratar um editor para deixar o material ainda mais profissional.

Mas, caso o orçamento não permita, você pode seguir editando o seu VSL de forma simples.

5. Publique o vídeo

Com o seu Vídeo Sales Letter pronto, basta você publicá-lo!

Como falamos antes, o seu VSL pode ser adicionado em vários canais. Você pode colocá-lo nas redes sociais, em anúncios, na sua página de vendas e em outros locais que achar que faz mais sentido.

Caso você escolha adicioná-lo em uma landing page, que é um dos canais mais indicados, se atente para criar uma boa copy na headline da sua página e inserir um botão CTA, para seu público realizar a compra.

Perguntas frequentes

Agora, se você está criando o seu VSL, saiba que pode contar com a HeroSpark para divulgar o seu material. Com a Hero, consegue construir uma página de vendas personalizada e de forma fácil para já publicar seu VSL marketing! 

Portanto, faça o seu cadastro na plataforma hoje mesmo e aumente suas vendas!

Banner escola de psicanálise
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.