Como fazer collab no Instagram: passo a passo completo + dicas!

Como fazer collab no Instagram: passo a passo completo + dicas!
Ebook grátis 77 headlines para email marketing

Se você quer aprender como fazer collab no Instagram, saiba que veio ao lugar certo!

Para quem não sabe, o Instagram Collabs é um recurso recente da rede social que permite que você compartilhe uma publicação no feed de uma conta parceira.

Na prática, o recurso ajuda muito as duas contas, pois permite que elas tenham mais engajamento, visitas no perfil e ganhem novos seguidores.

Pensando nisso, preparamos este post, no qual vamos mostrar o passo a passo para você criar um post colaborativo e ainda 5 dicas essenciais para usar o recurso da melhor forma! Boa leitura!

Desenvolva o seu projeto em menos de 7 dias para lucrar muito no mercado digital. Para isso, inscreva-se gratuitamente na Oficina Acelerador Digital.

O que é collab no Instagram?

O Instagram Collabs é um recurso que a rede social oferece para que dois perfis criem uma publicação em conjunto.

Dessa forma, os criadores podem fazer uma parceira e postar o mesmo conteúdo para os seus seguidores. Ao fazer isso, no lugar de aparecer apenas um nome no post, fica aparecendo o nome dos dois criadores do conteúdo.

print de tela

Assim fica mais fácil de compartilhar o conteúdo que surgiu a partir de uma parceria, além de ser uma ótima forma das marcas aparecerem no perfil de influencers e vice-versa.

O recurso foi lançado recentemente, em 2021, e já foi utilizado por diversas marcas que trabalham com o marketing de influência e o utilizam para tornar a sua marca mais reconhecida e também para gerar engajamento. 

Por que vale a pena fazer collab no Instagram?

Como é possível imaginar, publicar um conteúdo em duas contas pode trazer inúmeras vantagens para o seu perfil na rede social. 

Sim, ao aprender como fazer collab no Instagram, você consegue alcançar também o público que segue o perfil do parceiro. Isso permite que mais pessoas conheçam o seu trabalho e visitem o seu perfil para conhecê-lo mais.

Dessa forma, você consegue ter mais engajamento no seu perfil, uma vez que mais pessoas estarão visitando seu negócio no Instagram.

Por fim, as collabs podem ser feitas em momentos especiais, como no lançamento de um novo produto. Assim, você pode alcançar mais pessoas que se interessam pelo que você vende, o que ajuda a aumentar suas vendas!

Como fazer collab no Instagram?

Apesar de essa funcionalidade aparecer um pouco escondida no momento de criar as publicações no feed do Instagram, fazer uma collab na rede ainda assim é algo muito simples.

No passo a passo abaixo você aprende como fazer collab no Instagram!

1. Acesse sua conta do Instagram e crie uma nova postagem ao clicar no ícone de “+”.

2. Selecione o conteúdo da sua galeria e vá até a etapa de finalizar os detalhes.

3. Clique em “Marcar Pessoas”.

4. Selecione a opção “Convidar Colaborador”.

print de tela com passo a passo

5. Na caixinha de busca, digite o nome de usuário do perfil e o selecione quando aparecer nos resultados.

print de tela com passo a passo

6. Com tudo certo, o perfil do parceiro aparecerá embaixo da imagem.

print de tela com passo a passo

7. Clique no ícone de check no canto superior direito da tela e depois publique o conteúdo.

Feito isso você já terá criado a sua publicação compartilhada no Instagram! Agora, só é preciso esperar o perfil do parceiro aceitar a solicitação para a postagem aparecer nas duas contas.

Como ativar collab no Instagram?

Na hora de aprender como fazer collab no Instagram, uma das dúvidas mais comuns é como ativar a funcionalidade.

No entanto, o Instagram Collabs não precisa ser ativado para funcionar. Desde o seu surgimento, ele está disponível para todas as contas da rede social, independente de ser conta pessoal ou comercial. Todas elas podem usar o recurso.

O único ponto de atenção aqui é que a função não aparece para perfis privados. Sendo assim, para usá-la, é necessário que seu perfil na rede social seja público.

Mas, no geral, não é preciso ativar o recurso, pois ele já estará ativo no seu perfil!

6 Dicas para fazer collabs de sucesso para o seu negócio

Não basta apenas saber como usar a funcionalidade. Também é preciso conhecer as melhores práticas para aplicar no momento de fazer collabs no Instagram.

copy com chat gpt , herocreator

Somente assim você conseguirá que suas collabs gerem os resultados que o seu negócio precisa e, assim, o faça crescer na rede!

Por isso, separamos abaixo 6 dicas essenciais que te ajudarão a criar uma collab de sucesso!

1. Tenha uma estratégia definida

Antes de aprender como fazer collab no Instagram, é preciso que você tenha uma estratégia em mente ao utilizar o recurso.

Para criar essa estratégia, é preciso que você tenha um objetivo bem definido que represente o resultado que você almeja com a postagem compartilhada. 

Saiba que, ao trabalhar com esse recurso, é possível obter resultados como:

  • Aumentar engajamento da conta;
  • Ter mais seguidores;
  • Fazer mais vendas em um lançamento;
  • Ter mais visitas no seu perfil;
  • Tornar seu negócio conhecido;
  • E muitas outras.

Então, o primeiro passo para você criar uma collab é analisar quais objetivos seu negócio tem hoje que poderiam ser alcançados a partir de uma collab. 

Ter isso em mente ajuda muito a tomar decisões melhores e analisar as métricas da publicação para entender se ela obteve sucesso.

2. Feche parcerias com quem tem relação com a sua marca

Poder criar publicações compartilhadas com diversas empresas é algo muito interessante para quem gostaria de ser mais conhecido na rede. Mas, ao fazer a collab, é preciso saber escolher quem será a marca parceira.

Aqui é preciso analisar os valores dessa marca, a qual nicho ela pertence e, principalmente, qual é o perfil do público dela.

Sim, ao fazer uma collab, é fundamental que o público da marca parceira seja composto de pessoas que se encaixam na sua persona ideal e que teriam interesse na sua solução.

Por isso, na hora de escolher um perfil para uma collab, busque conhecer mais sobre o público que ele tem. Aqui, pode ser interessante perguntar ao criador quais são as características do perfil dele ou pedir o mídia kit do perfil para analisar melhor o público.

3. Use a função para promover lançamentos

Lançar um novo produto no mercado envolve diversas estratégias de marketing e vendas para fazer com que ele tenha bons resultados. Nesse cenário, trabalhar com uma collab pode ser uma das estratégias para alcançar mais pessoas.

Com a visibilidade que uma collab possui, você pode usar esse recurso para divulgar um novo curso, produto ou serviço que o seu negócio esteja criando.

Isso ajuda a ativar os gatilhos de novidade, curiosidade e antecipação no público, fazendo com que ele fique ainda mais interessado pela oferta e queira conhecer mais sobre o produto, serviço e o seu negócio.

Por isso, pode ser uma boa ideia aproveitar esse espaço para fazer uma divulgação rica dos seus lançamentos!

4. Crie uma trend com o Instagram Collabs

Se o seu objetivo é gerar engajamento com a Collabs, você pode fazer isso ao lançar novas trends a partir dela. 

Seja criando uma nova dancinha, meme ou simples transições, uma trend é sempre bem vista e facilmente replicada pelos seguidores, gerando, assim, conteúdo pelo usuário!

Mas, para criá-la, é preciso realizar um bom estudo sobre seu público para analisar que tipo de conteúdo ele vai interagir mais a ponto de criar uma trend.

Além disso, você também pode usar o espaço para lançar novos desafios e também sorteios, que ajudam a manter as duas contas bem engajadas. 

5. Promova seu negócio com o recurso

Outra ação bem interessante para fazer quando se sabe como fazer collab no Instagram é simplesmente promover o seu negócio.

Você pode criar um conteúdo que conte mais sobre a solução que vende, o produto que possui ou simplesmente divulgar os conteúdos que têm no seu perfil para gerar mais visitas e seguidores que podem estar sempre engajando com você!

6. Confira as métricas da estratégia

Por fim, além de saber como fazer collab no Instagram, também é preciso analisar os resultados que essa publicação gera para você.

Assim, você consegue saber os pontos que deram certo na publicação e outros que poderiam ser melhorados para obter ainda mais resultados.

Além disso, é possível saber se o perfil com o qual você criou a parceira realmente tinha um público interessante para o seu negócio.

Todas essas informações podem ser usadas por você para desenvolver collabs melhores no futuro e, assim, obter ainda mais resultados!

Transforme sua presença online

Aprenda agora como criar produtos digitais e páginas de alta conversão que seus clientes vão adorar. Comece agora!

Baixar grátis agora

Perguntas frequentes

Ficou com alguma dúvida sobre como fazer collab no Instagram? Então confira a seguir as principais respostas para elas!

Precisa ter o Instagram aberto para fazer collab?

Sim, é preciso que o seu perfil no Instagram seja público para usar a função do Instagram Collabs.

Tem como fazer collab depois de postado?

Após ter publicado um post no Instagram, não tem como editá-lo para adicionar um perfil como colaborador do conteúdo. Por isso, é preciso se atentar a essa etapa ao criar a publicação para ter certeza de que o perfil colaborador está no post.

E se você gostou de saber como fazer collab no Instagram, aproveite para conhecer também o nosso Glossário de Marketing Digital. Ele é um e-book que mostra a você os principais termos usados no universo do marketing digital. Baixa agora gratuitamente!

Banner_blog_herospark
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *