herospark comece grátis agora

Considerada uma das estratégias mais eficazes no marketing digital, a criação de um produto digital, além de atrair a atenção da sua audiência, consegue capturar muitas oportunidades de venda  para o seu negócio. E para lucrar na internet, neste artigo você vai aprender o que é e como fazer e-book

 

Para que serve um e-book?

Toda estratégia de marketing digital é baseada em duas informações fundamentais para o seu negócio: o funil de vendas e a jornada de compra do seu cliente.

O funil de vendas se divide em topo, meio e fundo. Em outras palavras, podemos dizer que o funil de vendas trabalha a atração, a consideração e a decisão de compra em cada etapa.

Os dois conceitos são complementares: o funil de vendas é uma análise do ponto de vista do negócio, a jornada do cliente sob a ótica do cliente.

Pensando nesse cenário, o e-book faz o lead avançar mais um passo na direção da compra. Ou seja, você oferece um conteúdo de valor, sua audiência informa seus dados para fazer o download do conteúdo e o seu setor comercial do seu negócio ganha mais leads para trabalhar.

Agora que você já sabe o que é um e-book, chegou a hora de aprender como fazê-lo. Para isso, separamos um passo a passo que vai te ensinar desde a estruturação do seu e-book até a sua divulgação na internet. 

No vídeo abaixo, você confere detalhes sobre a estratégia, que recebe o nome de isca digital.

Passo 1 – Entenda bem quem é a sua persona

Antes de produzir o seu produto digital, é preciso saber para quem você vai oferecê-lo, seja de maneira paga ou gratuita. Para isso, definir a sua persona é essencial.

A persona é um personagem semifictício criado para representar o seu cliente ideal. Ela se baseia em informações que ilustram o comportamento do seu público, como dados demográficos, atitude, gostos e comportamentos.

Essas características definem bem quem é o seu público para que a sua marca ou produto possam se comunicar com ele com mais assertividade.

Uma dica importante é listar apenas informações que sejam relevantes para o seu negócio. 

 

Passo 2 – Defina o tema do seu e-book

Construir um e-book de sucesso implica em trabalhar um tema do qual as pessoas realmente se interessem. E o Google Trends é uma ferramenta que ajuda, e muito, nesse processo. 

Com o Google Trends, você consegue identificar exatamente o que as pessoas procuram na internet sobre o seu nicho de mercado.

Assim, além de escrever um conteúdo que se conecta diretamente com o seu público, você aumenta suas chances de downloads, de geração de leads e até mesmo de ganhos, caso o seu e-book seja pago.

Lembre-se: o seu e-book deve fornecer conteúdo de valor para o seu público. Sendo assim, desenvolver o tema com mais profundidade é primordial para a sua estratégia. 

 

Passo 3 – Estruture o seu e-book em tópicos

Estruturar o seu e-book implica dividir o seu tema em tópicos e desenvolver cada um deles em capítulos. Com isso, você consegue explorar o assunto de forma mais consistente e tornar o seu conteúdo mais rico e didático.

Para tanto, pesquise referências, mas sem copiarQuanto mais recentes forem as discussões que você encontrar, mais atual e relevante será o seu conteúdo. 

Planejadores de palavras-chaves podem ajudar nesse processo. Com ela, você encontra os interesses do seu público e organiza o seu conteúdo com mais eficiência. 

 

Passo 4 – Desenvolva o conteúdo do seu e-book

Agora que você já sabe quem é a sua persona e já estruturou o seu e-book em tópicos, é hora de desdobrar o seu material e desenvolver o texto. Para essa etapa, separamos alguns itens que não podem ficar de fora. Confira: 

 

1 – Dê importância à coerência do seu conteúdo

Aqui vale reforçar novamente a ideia de que o seu e-book precisa entregar um conteúdo de valor para o seu público. Sendo assim, não prometa aquilo que não pode cumprir.

Construa um conteúdo que tenha coerência com o título. Se o seu público se sentir enganado, além de se irritar com o seu negócio, corre o risco de não voltar mais. 

 

2 – Crie um conteúdo fácil de ler

Tanto em blog quanto em materiais ricos (como e-books, infográficos, etc) o seu texto precisa ser escaneável.

O público se sente mais atraído por textos divididos em tópicos e em parágrafos pequenos, como no máximo três ou quatro linhas. Além de tornar o seu conteúdo mais claro, dar previsibilidade para o leitor ajuda bastante a mantê-lo interessado. 

Estruture o seu material dividindo-o em título, índice, subtítulos, tópicos, passo a passo, fluxogramas ou até mesmo em pequenos infográficos.

Tudo isso facilita a leitura do seu e-book e o torna mais agradável aos olhos.

 

3 – Aposte em uma linguagem simples

A linguagem do seu e-book é o que vai proporcionar ao leitor uma experiência boa ou ruim. Então, lembre-se que escrever de forma clara e fluida é fundamental.

Ao desenvolver um conteúdo de valor, você precisa trazer informações que sejam realmente relevantes.

Traga dados, informações sobre o tema e exemplos que ajudem a deixar o seu conteúdo mais simples de ser entendido.

Evite enrolações. O público consome e-books para obter conhecimento.

 

Passo 5 – Preste atenção na ortografia

A credibilidade do seu e-book vai muito além do conteúdo que você compartilhar. Um texto bem escrito e sem erros de português traz mais profissionalismo e seriedade para o seu material e para o seu negócio. 

Se possível, tanto conteúdos de valor quanto outros materiais do seu marketing digital devem ser desenvolvidos por um profissional de redação. Ela é a pessoa certa para escrever textos de forma mais assertiva, privilegiando leitura escaneável, coerência e coesão do seu texto e, principalmente, o português.

 

Passo 6 – Ilustre seu e-book

Trazer imagens, sejam elas ilustrações ou fotografias, torna o seu material mais convidativo visualmente. E para essa finalidade, há muitos bancos de imagens tanto gratuitos quanto pagos. Estes são alguns dos principais do mercado:

 

Unsplash

Banco de imagens gratuito com fotos mais inspiracionais. Tem uma pegada mais jovem e publicitária. Ótima para e-books com nichos de mercado voltados para moda e comunicação em geral.

 

Shutterstock

Um dos maiores e melhores bancos de imagem do mercado. No entanto, ele é pago e possui um valor maior em relação às outras opções que pode encontrar na internet. Um ponto positivo do Shutterstock é que nele você pode encontrar fotos, vídeos, ilustrações e etc. Ou seja, todo tipo de imagem que desejar.

 

Pixabay

Uma opção gratuita que oferece fotos, imagens vetoriais, ilustrações e muito mais. É uma alternativa para quem não possui verba para investir em um banco de imagens.

 

Passo 6 – Registre seu e-book

Você pode compartilhar seu e-book de forma gratuita ou paga. Caso queira vender, é preciso registrá-lo antes.

Registre seu trabalho na ISBN (International Standard Book Number), que é um sistema internacional de identificação de livros. Nele, você inclui os dados de autoria da obra e cria um registro, como um código de barra, que atesta a proteção dos seus direitos autorais.

Para mais informações, acesse o portal da Câmara Brasileira do Livro (CBL).

 

Passo 7 – Distribua seu e-book

Chegamos a uma etapa chave para o seu conteúdo: a distribuição. Agora, depois do seu material pronto, você deve estar se perguntando como entregar seu e-book após a venda, como receber pagamentos pela internet e como garantir a segurança do seu e-book. Para isso, o ideal é que você escolha uma plataforma de distribuição de produtos digitais. 

 

 

Passo 8 – Divulgue nos canais certos

Chegou a hora de divulgar o seu material. A internet oferece inúmeros canais e vale olhar para cada um deles com bastante atenção.

Você pode divulgar o seu e-book nas redes sociais do seu negócio, como Instagram, Facebook, YouTube ou qualquer outra rede social onde está a sua persona. Além disso, também é possível fazer parcerias, programas de afiliados, estratégia de e-mail marketing, links patrocinados e muito mais. 

Lembre-se: a propaganda é a alma do negócio. Então empenhe-se para divulgar o seu conteúdo.

A HeroSpark pode te ajudar com algumas ferramentas, como a criação das páginas para venda e a automação de e-mail marketing para fazer a divulgação. 

Com a HeroSpark, você tem o melhor suporte para os seus objetivos. Aqui você cria sua landing page, hospeda o seu e-book e vende para o seu público com facilidade. Comece gratuitamente agora!

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *