Você sabe como fazer um e-book grátis para seu negócio? Ainda não?

Então saiba que independentemente do conteúdo que você deseja escrever, dos assuntos considerados em seu site/blog ou de novas ideias que vão surgindo na sua mente, existe um mundo de possibilidades para essa produção. 

Além disso, embora existam ferramentas para criação de e-books pagas, também há boas versões gratuitas com as quais você pode contar. Por isso, você pode criar o seu livro com zero investimento!

Como forma de te ajudar nessa missão, preparamos algumas dicas de como fazer um e-book grátis e lucrar muito. Portanto, venha conferir!

 

Dicas essenciais de como fazer um e-book grátis

1.    Encontre conteúdo para o seu e-book

O seu e-book pode ser criado completamente a partir de uma ideia nova. Mas você também pode reutilizar o conteúdo que já produziu para outros canais. 

O primeiro passo é definir o tema. Deve ser algo que você domine, solucione algum problema do seu público e seja atrativo.

Depois, você precisa pensar no conteúdo do e-book. Organize os assuntos sobre os quais quer falar, e monte um “esqueleto”. Outra dica é ler e-books gratuitos para se inspirar na hora de escrever o seu.

Depois, é hora de começar a escrever. Divida o texto em introdução, capítulos e conclusão. Não existe um tamanho mais indicado, mas lembre-se de que se for muito curto, o leitor pode ficar com a sensação de que está incompleto. E se ficar muito longe, as pessoas podem se cansar antes de chegar ao final.

Além dos textos, você precisa pensar também em imagens e em um design atrativo.

 

2. Utilize o Canva

Nesse artigo, ensinamos como fazer um e-book em poucos passos usando o Canva, um editor de conteúdo gráfico online e gratuito. 

Ele oferece modelos prontos para revistas, pôsteres ou infográficos e, é claro, para e-books. Assim, você pode encontrar vários modelos e fazer as alterações necessárias para deixar o livro digital a sua cara. 

Para te ajudar, abaixo listamos algumas etapas fundamentais para a criação do seu e-book gratuito no Canva. 

 

Defina o modelo

Se você deseja criar o seu próprio design, em outras dimensões, insira as medidas personalizadas no canto superior direito e o  Canva criará o design.

No entanto, como mencionamos, esse editor também permite você escolher modelos prontos. Nesse caso, você apenas precisa editar o layout. 

Assim, para a criação de seu e-book, vá para a sua página inicial e selecione “Criar projeto > Mais > Blogs e e-books > Selecione o modelo de e-book”. 

Agora, um novo arquivo é aberto, no qual você pode escolher entre vários layouts para e-books. Alguns modelos estão disponíveis de forma totalmente gratuita. Porém, outros, você precisa pagar para que alguns recursos sejam liberados.

Além disso, você tem a possibilidade de escolher o modelo de sua preferência de acordo com o assunto escolhido para o seu e-book e pode adaptá-lo conforme os seus desejos e necessidades.

Você encontrará várias formas, como fotos, ilustrações, símbolos e muito mais em “Elementos”. Uma boa quantidade dessas formas são gratuitas.

Mas você também pode enviar suas próprias fotos em “Uploads”. No entanto, verifique se você possui os direitos de imagem! Em bancos de dados de imagens gratuitos, como Freepik, Unsplash ou Pixabay, você encontrará inúmeras imagens bonitas.

 

Ajuste fontes e cores

Depois de selecionar uma rotulação, você pode alterar a fonte e a cor na barra acima.

No entanto, caso a sua fonte de design corporativo não esteja disponível, você tem duas opções: adquirir a versão Pro (paga), porque nela você pode enviar sua fonte, ou buscar uma fonte que se aproxime mais da que você deseja colocar em seu e-book.

É importante que você use as mesmas fontes e cores para projetos futuros, para alcançar o valor de reconhecimento desejado com seus leitores.

Imagem ofertando o e-book gratuito de funis americanos

 

Considere a estrutura

Antes de iniciar a produção do seu e-book, pense na estrutura, ou seja, se pergunte: o que eu preciso fazer para produzir um livro claro e fácil de ler?

Haveria uma página de título, um índice, uma página na qual você gostaria de apresentar o conteúdo do livro e/ou de si mesmo? Páginas que anunciam um novo capítulo? Páginas de conteúdo? 

Se questione sobre tudo isso até encontrar respostas para formular um bom planejamento!

 

Personalizar modelos

Obviamente, todas as páginas que você considerou na estrutura do seu livro também precisam de um layout próprio.

Para que você não precise ficar projetando as páginas todas as vezes, pode ser útil definir um layout para cada uma das páginas diferentes desde o início.

Já para as páginas do capítulo, que costumam ser padronizadas, uma forma de otimizar o seu tempo é criar o layout uma única vez e copiar a página projetada quantas vezes precisar. 

Nas páginas copiadas, você agora cola o conteúdo pretendido, que pode ser fotos, gráficos, texto(s), etc. E pronto!

 

3. Publique o e-book

A próxima etapa de como fazer um e-book grátis é transformar o arquivo em PDF e hospedar para as pessoas baixarem.

Como se trata de um livro que estará disponível apenas digitalmente e não como uma versão impressa, o PDF versão padrão é suficiente aqui.

Assim, para disponibilizar o e-book para os seus leitores, você deve enviá-lo e compartilhar o link. Se você possui um blog hospedado, basta carregar o PDF na biblioteca de mídia como um arquivo e, em seguida, usar o URL do arquivo.

Mas se você não tem um blog hospedado e está, por exemplo, no Blogger, pode fazer o upload do seu arquivo PDF para o Dropbox e compartilhá-lo com o link lá fornecido.

 

Como hospedar um e-book e vender?

A HeroSpark conta com recursos gratuitos para publicar o seu livro digital. Assim, como forma de te ajudar, criamos um passo a passo muito simples de como hospedar e vender o seu e-book na plataforma. Vamos lá?

  1. Acesse a página inicial e selecione a opção “Começar grátis agora” para criar a sua conta.

 

  1. Depois de criar o seu login, vá na aba “Produtos”, no menu à esquerda, e clique em “Criar produtos”, como mostra a imagem abaixo:

como publicar e-book na herospark

  1. Já na ferramenta, você tem a possibilidade de criar um curso online e um e-book. Para dar início a publicação do seu livro digital, basta selecionar a opção “E-book”:

como publicar e-book na herospark

  1. Agora, é o momento de configurar o seu e-book. Dê um nome, escolha uma imagem, selecione a categoria e clique em “Salvar e continuar”. 

como publicar e-book na herospark

  1. Procure utilizar nomes atrativos, imagens de boa qualidade e selecionar a categoria correta. Dessa forma, você aumenta as possibilidades de downloads do seu e-book.

 

  1. Após configurar as informações do seu produto, a precificação é uma parte importante da publicação. Embora muitos autores disponibilizem e-books gratuitos, na HeroSpark você tem a opção de lucrar com seu livro digital.

 

  1. Depois de definido o valor, basta selecionar a forma de pagamento e clicar em “Salvar”.

como publicar e-book na herospark

  1. Seu produto está criado! Agora, basta cadastrá-lo. Para isso, clique em “Cadastrar conteúdo” e, na página seguinte, selecione a opção “Conteúdo”.

9. Por fim, faça o upload do seu e-book no formato PDF. Em seguida, insira um título e uma descrição interessantes e clique em “Salvar”.

como hospedar um e-book
Parabéns! Você aprendeu como fazer um e-book grátis e publicá-lo online para trabalhar melhor o seu marketing digital e aumentar o seu lucro. 

Venda seu e-book agora

Hospede e venda seu livro digital na HeroSpark de graça – sem custos de adesão, pague apenas uma pequena taxa por venda.

Comece agora

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.