Um blog sobre empreendedorismo, negócios digitais e cursos online


Não perca mais nenhuma novidade!

Assine nosso blog e ative as notificações para receber os melhores conteúdos sobre empreendedorismo


Como fazer um e-book do absoluto ZERO

fazer um ebook do zero

Se você tem um negócio digital ou pretende iniciar um, deve estudar alguns métodos para encantar os seus clientes. Se você veio aqui em busca disso, então está no caminho certo, pois você está prestes a aprender como fazer um ebook!

Neste artigo, vamos oferecer algumas dicas de como fazer um livro digital do absoluto zero, além de receber ajuda sobre templates prontos.

Mas, antes de tudo, você deve saber que os ebooks são materiais bastante ricos que agregam muito nas estratégias de marketing. Veja mais a seguir!  

 

O poder da internet

Hoje em dia, é comum que informações dos mais diversos tipos sejam pesquisadas na internet para trazer a resolução de muitos problemas. Mas, o ambiente online também pode ajudar a ganhar dinheiro de muitas formas.

Blogs, sites, produtos digitais, lojas virtuais e muitas outras possibilidades de empreendedorismo estão ficando cada vez mais populares e acabam atraindo milhares de pessoas.

Além disso, se você tiver uma boa ideia e um bom planejamento, poderá  conseguir fazer com que a sua renda aumente e, em alguns casos, fazer dessa a sua fonte de renda principal. Assim, é possível viver apenas das vendas de produtos e serviços online.

 

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

 

Atualmente, até mesmo aqueles que têm as suas tradicionais empresas físicas precisam se inovar e participar da realidade digital. Até porque é comum que, antes de comprar uma mercadoria, o cliente pesquise por ela na internet e compare os preços nas lojas.

É por isso que, como empreendedor, você deve estar um passo à frente dessas pessoas e entrar nessa nova realidade.

É claro que existe uma grande variedade de ofertas na internet. Por isso, é comum que a concorrência nesse ambiente seja muito acirrada. Então, o que você pode fazer para conquistar o seu público?

A primeira coisa é destacar-se no meio da multidão e aumentar a visibilidade do seu serviço ou produto. Como fazer isso? Uma opção pode ser criar um e-book.

 

O que é um e-book

Você saberia responder o que é um ebook? A resposta é muito mais fácil do que você imagina, um e-book (ou e-book), é simplesmente um livro no formato digital.

Eles podem ser lidos através de dispositivos móveis, como celular, tablet ou em um computador. Além dos dispositivos próprios para leitura, como o Kindle.

O nome “e-book” origina-se da abreviação de “electronic book” que, no sentido literal da palavra, tem como tradução “livro eletrônico”.

Mesmo que não seja uma grande novidade, ninguém pode negar que os e-books são maravilhas que vieram a ser criadas com a nova era digital, já que isso fez com que os acessos aos livros ficassem muito mais fáceis.

E, até mesmo a leitura desses e-books ficaram menos complicadas, pois você pode lê-los no melhor horário e local para você. Depois de um e-book ser baixado, não importa qual dispositivo você utilize para lê-lo, ele sempre vai estar lá, salvo até que você o apague.

Quer saber como implementar essa ideia no seu negócio? Continue acompanhando a leitura e descubra.

 

Como criar um ebook?

Para aprender como fazer um e-book, alguns passos básicos podem ser seguidos a fim de guiar o processo do zero:

 

  1. Defina a persona/público-alvo;
  2. Escolha um tema;
  3. Roteirize o processo de produção do e-book em tópicos;
  4. Desenvolva o texto e as imagens;
  5. Formate o ebook;
  6. Revise e defina os detalhes finais;
  7. Divulgue!

Confira mais sobre cada um deles abaixo!

 

 

1. Defina a persona/público-alvo

Antes de produzir qualquer tipo de conteúdo, é indispensável definir para quem ele será produzido. Nesse caso, para definir um público-alvo para seu produto, você precisará das seguintes informações: idade, profissão, gênero, preferências, dentre outros dados. Elas são essenciais para saber a linguagem a ser usada e as informações que serão abordadas. 

Melhor ainda será se você trabalhar com uma persona, ou seja, uma representação do cliente ideal. Ela permite uma visão mais objetiva e específica de qual será o grupo atingido pelo livro digital, levando em conta análises comportamentais da sua atual ou potencial clientela.

 

2. Escolha um tema

Agora que você já sabe quem será o leitor ideal do seu e-book, chegou a hora de escolher um tema para ele. Não há maneira certa de colocar uma gama de informações diversas e sem filtros no e-book.

Entretanto, ele precisa ser claro, bem trabalhado e passar credibilidade ao leitor. Logo, escolher um tema que você domine e que tenha relação com o seu negócio terá um impacto maior no público. 

Além disso, estar sempre antenado no que seu nicho de mercado escolhido está interessado em saber faz toda a diferença para produzir um material relevante. Acompanhe as trends do momento, o que as pessoas mais buscam nas redes e nas ferramentas de busca.

Produzir um conteúdo sobre algo que seja realmente interessante de ser adquirido trará um impacto positivo na hora de divulgar e vender o livro digital.

 

3. Roteirize o processo de produção do ebook em tópicos

Essa é uma etapa muito importante no aprendizado de como fazer um e-book. Organizar seu livro em tópicos é essencial para que ele tenha um começo, meio e fim que façam sentido.

Sua sequência de informações deverá transmitir as ideias de forma lógica e bem estruturada. Logo, essa roteirização em tópicos irá facilitar muito na hora de escrever efetivamente o livro.

 

4. Desenvolva o texto e as imagens

Chegou a hora de formular o conteúdo do seu texto. Tanto as palavras, quanto as imagens, devem ser bem escolhidas, de modo que seu e-book seja interessante no conteúdo textual e imagético.

Essa provavelmente não será uma etapa linear, você pode escolher uma imagem em um banco de imagens, mudar de ideia, escrever algumas páginas e reformular alguns parágrafos.

O processo irá determinar as partes principais do seu produto. Então, ele pode e deve ser explorado ao máximo para trazer o resultado mais adequado.

 

5. Formate o e-book

O conteúdo já está pronto. Agora, precisamos dar forma a ele. Nessa etapa, questões de design e formato serão decididas.

Quanto ao design, muitos elementos devem ser considerados, como a fonte, o espaçamento, o tamanho e outras questões estéticas.

Guia do planejamento do curso online

Existem várias ferramentas que disponibilizam templates prontos para e-books. Eles podem ajudar a extrair algumas ideias, mas é sempre interessante dar o “toque único” do seu negócio, seja pelas cores, pelos elementos ou pelo arranjo do conteúdo. 

Já em relação ao formato e experiência de leitura, duas possibilidades estão em jogo, o PDF e o Epub. O PDF é versátil e facilmente reconhecido em aparelhos. Já o Epub preserva o arranjo das imagens e adapta o texto à área de visualização de cada dispositivo.

Faça uma análise do que deve ser priorizado no seu caso.

 

6. Revise e defina os detalhes finais do e-book

Está quase tudo pronto! Antes de seguir para a venda e divulgação do e-book, revise tudo para evitar que o livro digital saia com algum erro gramatical, incoerência ou precise de um ajuste de formatação.

Também, busque defina uma plataforma de distribuição e divulgação, como a HeroSpark, que dá suporte completo para venda de e-books e outros produtos digitais.

Além disso, com ele é possível usufruir de um sistema de gestão de funil de vendas, o que ajuda no processo de converter leads para seu negócio. Vale a pena conferir! 

 

 

7. Divulgue

Enfim, chegou a hora de tornar sua criação pública. Siga o meio mais adequado para seu negócio, que se encaixe nas estratégias de marketing que trazem mais eficiência.

O e-book pode ser divulgado nas redes sociais, por meio de um site próprio do conteúdo, ou enviado diretamente para aqueles que manifestarem interesse através do preenchimento de um formulário, por exemplo. 

O importante é que ele chegue à sua persona e seja efetivamente consumido, o que ajuda a fortalecer a relação com os clientes e a captar mais pessoas interessadas no seu conteúdo. 

 

A importância do e-book no marketing digital

Os e-books são muito importantes no marketing digital, pois a depender do nicho que você está incluído, eles podem ser úteis para aprofundar um determinado assunto que talvez não dê para abordar em um post ou em uma publicação.

Mesmo que você tenha uma boa interação com os seus clientes e produza bastante conteúdo, é muito difícil se aprofundar em determinados temas: é nessa hora que o e-book pode ser necessário.

Com ele, você vai poder fazer uma distribuição do conteúdo que queria abordar de forma aprofundada e, de bônus, vai deixar claro para o seu público que você é um tipo de autoridade sobre aquilo que apresenta.

O e-book também pode captar e-mails de milhões de usuários em potencial e permitir que você comece um relacionamento com eles. Basta você distribuí-lo através de uma landing page.

Ao se empenhar para criar um conteúdo que seja relevante, útil e que ajude os outros a resolverem seus problemas, você vai atrair automaticamente mais pessoas para sua página. Para ter acesso ao conteúdo do livro, o usuário deixa o seu e-mail disponível.

É muito bom quando se consegue aumentar o número de e-mails cadastrados. E depois que isso acontece, é preciso nutrir constantemente um novo relacionamento entre você e os seus possíveis clientes. 

Lembre-se: não se preocupe se não conseguir vender de primeira, só de passar por esse processo você vai aumentar a visibilidade do seu negócio e ainda ganhar credibilidade. Não se esqueça: você deve ter uma estratégia no estilo funil de vendas para que consiga conquistar ótimos resultados em seu negócio.

 

Vantagens de criar um e-book

Agora, veja algumas vantagens que fazem do e-book algo muito importante na estratégia de marketing.

1. Preço

Normalmente, os livros tradicionais envolvem bastante custo e os gastos vão da produção até a impressão, o estoque e o frete.

Mas, com um e-book, a única coisa que você vai precisar é sua imaginação e um computador que tenha conexão com a internet para poder distribuí-lo.

 

2. Portabilidade

A portabilidade do e-book é incrível: você pode utilizar seu computador, notebook, celular, iPad, dispositivos de livros eletrônicos ou um tablet.

As possibilidades são inúmeras: você pode ter o seu ebook em qualquer lugar, a qualquer hora do dia, na palma da sua mão.

Portanto, devido à facilidade, muitas pessoas que não tinham hábito de ler passaram a ficar mais estimuladas a consumir conteúdos de cunho digital.

 

3. Escalabilidade

Resumindo, escalabilidade é poder crescer o seu negócio sem que isso gere aumento de custos: é exatamente isso que um e-book propõe.

Portanto, se você pensar, eles não têm gastos com impressão, muito menos com espaço físico para o armazenamento, sem falar que o trabalho será único ao ter que escrever.

Você ainda pode distribuir o seu material para pessoas ilimitadas, até mesmo de outros países, sem demandar maiores custos. 

Mas, não pense que os benefícios são apenas para aqueles que produzem. Muito pelo contrário, aqueles que consomem o conteúdo também vão ser beneficiados. Até porque, para conseguir um e-book, só é preciso fazer o download, pedir esse material fornecendo apenas um e-mail ou comprar por um preço mais econômico.

 

4. Trabalhar com o que ama

Devido aos avanços na tecnologia, é possível que você ganhe dinheiro fazendo exatamente aquilo que você gosta nos meios digitais. Se você tiver algum tipo de experiência positiva, seja ela pessoal ou profissional, e tiver vontade de compartilhá-la com as pessoas, um e-book é a melhor forma para isso.

Você pode pensar em um assunto que te deixe bastante motivado e escrever sobre isso, compartilhando a sua paixão com os outros.

 

5. Muitas oportunidades

Não podemos esquecer da gama de oportunidades e das “portas” que serão abertas ao tornar-se um empreendedor digital. Pense como seria se você pudesse ganhar seu dinheiro sem ter que contratar uma equipe ou ter que alugar uma estrutura física.

Ao escrever e-books, você vai ver que pode alavancar seu negócio com um baixo investimento e com a possibilidade de ter lucro em um curto período de tempo.

E, se você deseja impulsionar ainda mais suas vendas desde o início do seu negócio, é possível ir além com o uso de programas como o SparkStart. Esta iniciativa da HeroSpark é um guia pelos caminhos de um negócio digital de sucesso, lucrativo e estável.

Assim é possível tirar efetivamente suas ideias do papel para criar um produto ideal para o mercado. 

Agora que você já sabe algumas dicas de como fazer um e-book do zero, ponha em prática e comece já a criar o seu livro digital e dar um novo rumo ao seu negócio.

Se você gostou das dicas que trouxemos aqui, como os templates prontos, deixe um comentário.! Ficaremos muito felizes em responder.

pesquisa panorama dos negócios digitais

Mais artigos para você

StreamYard: como usar [passo a passo]

Você costuma fazer apresentações ao vivo? Então, precisa conhecer e aprender como usar o StreamYard. Essa plataforma tem uma versão …

Marketing digital: como funciona e estratégias infalíveis

Os avanços tecnológicos e a chegada da Internet possibilitaram a criação de novas estratégias. Dentre elas podemos citar o marketing …

Rede de display: o que é e como criar uma campanha?

Sabe aqueles anúncios que aparecem em formato de banner nas laterais, no rodapé ou no topo de sites, vídeos e …

Screencast: o que é e quais ferramentas usar

Você sabe o que é um screencast? Essa técnica pode ser extremamente útil para a sua estratégia de vídeos.  Os …

Lista de leads: o que é e 6 passos para montar

Uma das premissas básicas para obter sucesso no marketing digital é ter uma lista de leads qualificados. Este é um …

SEO para YouTube: 5 dicas para se destacar

Se você quer que seus vídeos tenham um ótimo desempenho, precisa investir em estratégias de SEO para YouTube. Isso porque …