Um blog sobre empreendedorismo, negócios digitais e cursos online


Não perca mais nenhuma novidade !

Assine nosso blog e ative as notificações para receber os melhores conteúdos sobre empreendedorismo


Como fazer um webinar de sucesso em 3 passos?

Práticar de realização de um webinar

Fazer um webinar não tem nada a ver com seu interesse, quando se cria um evento online, esse evento tem haver 100% com o interesse da sua audiência. Mas como fazer um webinar de sucesso?

 

Dessa forma, pode-se pensar em fazer um webinar seja pelo computador, notebook ou celular, visando quais são os principais problemas ou quais são as piores adversidades que o seu público enfrenta.

Valorize sua audiência

A partir desse problema você cria um conteúdo de solução real para as pessoas, para este público, que não é apenas o que fazer a respeito de determinado assunto, mas também como fazer ou, pelo menos, ensinar parte desse “como”.

 

Dessa forma você estará se propondo a ajudar, por exemplo, pessoas que trabalham o dia inteiro, mas mesmo assim arrumam um espaço na agenda para consumir o seu conteúdo. Por isso, valorize muito o tempo da sua audiência.  Entregue um conteúdo que seja assertivo e direto. Entregue algo muito valioso para que eles nunca se esqueçam de vocês. Por isso, é de extrema importância que foque nas necessidades do seu público.

 

O webinar é uma das melhores ferramentas para empreendedores que querem alcançar um alto número de pessoas para divulgar algo. No entanto, muitos encontram desafios que podem ser difíceis de serem superados e isso acaba custando muito para o profissional.

 

Desafios e dicas para se fazer um webinar de sucesso

 

O primeiro desafio de como fazer um webinar é você pensar no assunto.

 

Você precisa ter uma mensagem que, realmente, valha a pena contar para as pessoas. Afinal, essas pessoas vão ficar durante, aproximadamente, uma hora te escutando.

 

Você precisa abordar algo que faça as pessoas entenderem alguma coisa que realmente faça a diferença na vida delas.

Título

Além de ter um assunto muito legal e muito interessante, você precisa encontrar um título que seja instigante e que vai fazer com que o seu cliente se prenda a você nesses 30 a 40 minutos do tempo deles, que faça com que ele pare pra escutar você.

 

Assistência a um webinar

 

Por exemplo, imagine que sua empresa tem um software que aumenta a produtividade do seu cliente e você teve a ideia de fazer um evento ensinando como aumentar a produtividade da sua empresa usando o produto x.

 

Esse é um péssimo título por que as pessoas não querem escutar sobre o produto, não querem ouvir alguma coisa que parece ser comercial. Então a dica é você pensar num problema que essa pessoa tem e que ela vai querer resolver.

 

Um título mais interessante poderia ser: como solucionar o problema dos seus funcionários improdutivos ou como aumentar em até 10 vezes a eficiência da sua empresa. Sem dúvidas esse seria um título bem mais chamativo e atrativo, não é mesmo?

 

Além do título, outra coisa muito importante é você garantir que a sua apresentação seja muito boa.  Então é essencial que você pratique e que você ensaie, pelo menos, uma vez e  que você ensaie dentro da plataforma usando a ferramenta que você irá usar durante o webinar, para que além de você ter um assunto legal e uma apresentação legal, você esteja familiarizado com a ferramenta.

 

Isso vai inibir que imprevistos aconteçam, e caso aconteçam, você vai estar preparado para resolver rapidamente.

 

Volume de assistência

Se você está realizando um evento ou já realizou algum evento, talvez você tenha sido frustrado com a quantidade de pessoas que participaram do webinar.

 

Assistência única a um webinar

 

Saiba que você não está sozinho. Esse é um desafio que costuma acontecer quando a empresa ainda não tem uma base de clientes, não tem tem uma audiência muito grande ou também não tem dinheiro para investir na divulgação.

 

Isso é um problema, porque se você tem uma base de, por exemplo, 10 mil clientes ou 10 mil pessoas informadas, pelo menos metade, vai de fato assistir.

 

Mas se você ainda não tem uma base muito grande é provável que você tenha tido uma quantidade muito inferior a que você esperava ter.

Dica

Então uma dica importante é a persistência. Não desanime diante de uma primeira experiência.

 

Ao invés de gravar uma conferência direta você pode quebrar esse assunto em webinars mensais ou quinzenais ou, quem sabe, semanais.

 

Pense o o seguinte, se na primeira semana 10 pessoas assistirem, depois na semana seguinte você tem 20 pessoas, e  na terceira de repente 30. Aos pouquinhos você vai aumentando a audiência dos seus vídeos e no final de 1 ano você vai ter uma audiência muito maior de pessoas assistindo.

 

Imagine que você tem  100 pessoas assistindo a seus webinars, pode parecer pouco mas se você somar as pessoas que participaram ao longo do seu webinar, você vai ver que é uma audiência bem considerável e além disso é muito provável que você tenha aos poucos uma base de clientes muito maior.

 

Ao passo que você fizer 1, 2 ou 3 webinars, você estará mantendo um programa contínuo de vídeos.

 

É aí que entra a terceira dica para o terceiro desafio. A partir do momento que você tem um programa de webinar e está fazendo isso semanalmente, você vai ver é um grande trabalho.

 

Automação

Você pensar na parte de convidar os usuários, depois mandar um lembrete, depois mandar uma confirmação, depois gerenciar as pessoas, mandar um email marketing.

 

Isso torna o programa muito cansativo, que além de ser um processo criativo e trabalhoso, você pode prejudicar a experiência das pessoas que estão assistindo esse webinar.

 

Por exemplo, talvez no primeiro você tinha planejado, o segundo já não tão bem, o terceiro você atrasou alguma coisa, esqueceu alguma coisa.

 

Diante disso a pessoa que se cadastrou para receber pelas vídeos, ficou com uma péssima impressão.

 

Então pra você superar esse desafio, você vai investir em processo de automação do webinar.

 

Esse é um trabalho muito importante, que irá permitir que você planeje com antecedência, o assunto que irá abordar. Permitir que você comece a convidar os usuários com antecedência também, pelo 1 semana antes.

Reforce o convite

É importante que você me convide com antecedência por que depois poderá reforçar o convite.

 

Além disso é preciso também vocês mandar um e-mail pra agradecendo pela presença e confirmação no evento. Pra isso é preciso que você tem alguma plataforma digital que você consiga automatizar esse processo.

 

Isso vai permitir que você se concentre em como fazer um webinar com mais qualidade. E o usuário tenha uma experiência muito mais prazerosa e uma experiência muito mais simples. Gerando mais resultados.

 

 

Mais artigos para você

O que é lead?

Leads são pessoas que, de certa forma, demonstraram algum tipo de interesse por um produto, serviço ou marca.   Pessoas …

O que é marketing?

Segundo a definição do dicionário, marketing é uma “estratégia empresarial de otimização de lucros por meio da adequação da produção …

Como fazer uma captação de leads de graça para o seu 6 em 7?

A captação de leads é uma forma ética e eficiente de conseguir dados das pessoas interessadas no seu negócio, o …

Como criar, lançar e vender um ebook incrível

Qual foi a última vez que você leu um ebook? Em tempos de transformação digital, mesmo os livros físicos têm …

Ferramentas para webinar – 5 dicas de gratuitas e pagas

Nos últimos anos a demanda por ferramentas para webinar vem crescendo muito. Essas ferramentas são aplicativos de vídeo conferência para …

Webinar como funciona e como criar o seu

A origem do termo “webinar” vem da junção de dois outros termos em inglês que são: Web e Seminar, que …