Um blog sobre empreendedorismo, negócios digitais e cursos online


Não perca mais nenhuma novidade!

Assine nosso blog e ative as notificações para receber os melhores conteúdos sobre empreendedorismo


Como fazer um webinar de sucesso

como fazer um webinar

Os webinares são uma das melhores ferramentas para empreendedores que querem alcançar um alto número de pessoas para divulgar algo. Mas como fazer um webinar de sucesso?

 

Muitos encontram desafios, não sabem como começar ou têm dificuldades na hora de gerar resultados. No final, acabam se desanimando. Mas, há passos simples que podem fazer toda a diferença para o sucesso do seu webinar.

 

Confira as dicas que preparamos para você!

 

Como fazer um webinar de sucesso

Valorize sua audiência

Quais são os principais problemas e adversidades que a sua audiência enfrenta?

 

Um webinar não deve ser forcado nos seus gostos. Quando se cria um evento online, o assunto deve ser 100% do interesse da sua persona.

 

A partir de então, crie um conteúdo que ofereça uma solução real para as pessoas, para este público, que não é apenas o que fazer a respeito de determinado assunto, mas também como fazer ou, pelo menos, ensinar parte desse “como”.

 

Dessa forma você estará se propondo a ajudar, por exemplo, pessoas que trabalham o dia inteiro, mas mesmo assim, arrumam um espaço na agenda para consumir o seu conteúdo. Por isso, valorize muito o tempo da sua audiência.

 

Entregue um conteúdo que seja assertivo e direto. Entregue algo muito valioso, para que nunca se esqueçam de vocês. Por isso, é de extrema importância que foque nas necessidades do seu público.

 

Escolha um assunto relevante

 

Outro desafio de como fazer um webinar  é o assunto.

 

Você precisa ter uma mensagem que, realmente, valha a pena contar para as pessoas. Afinal, essas pessoas vão ficar durante, aproximadamente, uma hora te escutando.

 

Aborde algo que ajude as pessoas entenderem sobre um assunto que realmente faça a diferença na vida delas.

 

Título

 

Além de ter um assunto muito legal e muito interessante, é necessário encontrar um título que seja instigante e faça com que o público se prenda a você nesses 30 a 40 minutos do webinar, que faça com que parem para escutar você.

 

 

como fazer um webinar

 

 

Por exemplo, imagine que sua empresa tem um software que aumenta a produtividade do seu cliente e você teve a ideia de fazer um evento ensinando como aumentar a produtividade da sua empresa usando o produto x.

 

Esse é um título menos interessante, porque as pessoas não querem escutar sobre o produto, não querem ouvir alguma coisa que parece ser comercial. Então a dica é você pensar num problema que essa pessoa tem e que ela vai querer resolver.

 

Um título mais interessante poderia ser: como solucionar o problema dos seus funcionários improdutivos ou como aumentar em até 10 vezes a eficiência da sua empresa. Sem dúvidas esse seria um título bem mais chamativo e atrativo, não é mesmo?

 

Ensaie antes da apresentação

 

Além do título, outra coisa muito importante é você garantir que a sua apresentação seja muito boa.  Então é essencial que você pratique e que você ensaie, pelo menos, uma vez e  que você ensaie dentro da plataforma usando a ferramenta que você irá usar durante o webinar, para que além de você ter um assunto legal e uma apresentação legal, você esteja familiarizado com a ferramenta.

 

Isso vai inibir que imprevistos aconteçam, e caso aconteçam, você vai estar preparado para resolver rapidamente.

 

Crie landing pages de divulgação

 

Se você está realizando ou já realizou algum evento, talvez já tenha se frustrado com a quantidade de pessoas que participaram do webinar.

 

como fazer um webinar

 

Saiba que você não está sozinho. Esse é um desafio que costuma acontecer quando a empresa ainda não tem uma base de clientes, não tem tem uma audiência muito grande ou também não tem muito dinheiro para investir na divulgação.

 

Para lidar com isso, divulgue o seu evento por meio de uma landing page, com o objetivo de capturar leads – ou seja, pessoas interessadas no seu webinar. Considere também investir em mídia paga para aumentar o alcance e atrair mais telespectadores. Plataformas como o Facebook Ads tendem a permitir a criação de anúncios com valores mais acessíveis.

 

 

Automação

 

Pensar na parte de convidar os usuários, mandar um lembrete, solicitar uma confirmação, gerenciar as pessoas, enviar um e-mail marketing. Parece um tanto trabalhoso, não é mesmo?

 

E, se houver uma falha, você ainda pode prejudicar a experiência e comprometer a sua reputação entre o público.

 

Então, para superar esse desafio, invista em uma ferramenta de automação para o webinar. Uma opção muito útil e gratuita é o SparkFunnels. Veja o vídeo para entender na prática como  a plataforma funciona:

 

 

Reforce o convite

 

É importante que você convide seus leads com antecedência e reforce antes da apresentação, para  ajudar o participante a não esquecer do webinar. Envie também um e-mail  para agradecer pela presença e confirmar a participação no evento.

 

Não desista!

 

Uma dica importante é a persistência. Não desanime logo após a primeira experiência.

 

Ao invés de gravar uma conferência longa direta, você pode quebrar esse assunto em webinars menores periodicamente.

 

Pense no seguinte: se na primeira semana 10 pessoas assistirem, na semana seguinte, você pode ter uma audiência maior.  Basta analisar constantemente o que pode ser melhorado e otimizar o seu funil de vendas.  Aos pouquinhos, você vai aumentando o público dos seus vídeos.

 

O importante é manter a consistência. Para ajudar, lembre-se de fazer um calendário editorial, que inclua os webinars em períodos regulares. Ao passo que você fizer 1, 2 ou 3 webinars, você estará mantendo um programa contínuo de vídeos.

 

Num primeiro momento, os webinars podem ser desafiadores. Mas são importantes, pois te ajudarão a atrair mais leads e conquistar ótimos resultados. Portanto, inclua agora na lista de estratégias do seu plano de marketing!

Mais artigos para você

Psicologia das cores no marketing: entenda o significado

O marketing de uma empresa abrange diversos detalhes que devem ser pensados para que ela se destaque em meio às …

Slogan: exemplos para infoprodutores

O slogan é uma frase utilizada para gerar identificação de um produto, um serviço ou uma marca e também pode …

O que é FAQ e como criar para o seu negócio digital

Afinal, o que é FAQ? Provavelmente, você já se deparou com essa sigla em algum site ou blog na Internet. …

Infoproduto ou dropshipping: descubra a melhor opção

Se você quer investir no empreendedorismo, mas ainda não sabe qual caminho seguir, precisa saber qual é a diferença entre …

Autoridade digital: o que é e como construir

Você deseja que a sua empresa tenha autoridade digital, mas está quebrando a cabeça e ainda não sabe como fazer …

15 frases para atrair clientes e aumentar as vendas

  Hoje em dia, é cada vez mais difícil chamar a atenção das pessoas nas redes sociais. Isso se dá …