Controle de vendas: o que é e como aplicar no seu negócio digital?

Controle de vendas: o que é e como aplicar no seu negócio digital?

Realizar o controle de vendas é uma atividade essencial para qualquer negócio, e isso não é diferente no mercado digital e na distribuição de infoprodutos.

No entanto, um dos grandes desafios entre os empreendedores é saber como é possível aplicar o controle de vendas no seu negócio. 

Por isso, neste artigo, vamos explicar a importância de aplicar o controle de vendas em seu negócio digital e detalhar como é possível criar um controle de vendas eficiente. 

Quer saber mais? Então continue a leitura!

O que é controle de vendas?

Na prática, o controle de vendas é o acompanhamento das vendas realizadas, incluindo toda parte de gestão financeira e fiscal, que envolve as entradas e saídas do seu negócio.

Assim, o controle de vendas envolve o alinhamento de informações para uma melhor organização estratégica e a criação de um ambiente de melhores resultados para o negócio.

Para isso, são realizadas diferentes análises e ações, que incluem:

  • Emissão de notas fiscais;
  • Campanhas de divulgação em diferentes canais de vendas;
  • Escolha das formas de pagamento;
  • Acompanhamento financeiro. 

Por que realizar o controle de vendas em negócios digitais?

Fazer o acompanhamento dos resultados do seu negócio digital é fundamental para que você perceba se o direcionamento está correto ou precisa de ajustes.

Mas existem muitas outras razões para se realizar um controle de vendas no seu negócio digital, e listamos abaixo algumas delas. Confira:

  • Ajuda a fazer um diagnóstico das finanças;
  • Permite a criação de campanhas de marketing digital mais assertivas;
  • Melhora a escolha dos canais de vendas;
  • Possibilita a criação de novos produtos.

Além disso, realizar o controle de vendas também é fundamental na hora de garantir o futuro do seu negócio, porque torna a sua operação mais previsível. 

Como fazer um bom controle de vendas?

Agora que você conhece as vantagens de realizar o controle de vendas em seu negócio digital, é importante aprender como aplicar essa prática no seu dia a dia.

Por isso, listamos algumas dicas importantes que vão otimizar o seu controle de vendas e trazer resultados poderosos para o seu negócio digital. Confira:

1. Estabeleça um planejamento de vendas

O primeiro passo para um controle de vendas eficiente é estabelecer um planejamento de curto, médio e longo prazo, pois é essa estratégia que vai ajudar a mensurar os resultados obtidos.

Além disso, é nesse planejamento que você vai incluir, por exemplo, o orçamento para impulsionar campanhas por meio de tráfego pago

Mas também existem outras decisões que podem ser norteadas pelo planejamento e fortalecer o controle de vendas, como definir:

  • Os canais de vendas que serão utilizados;
  • A duração dos lançamentos;
  • As metas que precisam ser alcançadas.

Para fazer esse planejamento com eficiência, é necessário ter um conhecimento sobre o seu segmento e monitorar as tendências do mercado. 

2. Registre todas as informações relacionadas às vendas

O controle de vendas também passa por um grande registro de dados, para que informações relevantes sobre as operações de vendas sejam reveladas.

Por isso, é fundamental sistematizar todo fluxo de informações, que incluem não apenas os dados gerados a partir das vendas, mas também os contatos que formam a base de leads e os números de tráfego relacionados aos conteúdos, como cliques e impressões.

Todas essas informações podem gerar insights de otimização para sua estratégia de vendas e, por isso, não devem ficar de fora. 

3. Conheça seu público

Mas nenhuma etapa da elaboração do controle de vendas pode ser feita sem uma informação essencial: como se comporta o seu público-alvo?

Por isso, ainda no início da sua estratégia, é muito importante que você conheça aqueles que são seus clientes em potencial. Assim, você pode otimizar as campanhas e se comunicar de maneira mais atrativa.

Para conhecer melhor o seu público e conseguir gerar sua persona, o ideal é que você siga alguns passos, que são:

  • Conheça o mercado e as características do seu segmento;
  • Tenha em mente o problema que seu produto deseja solucionar;
  • Pesquise as ações da sua concorrência direta e indireta;
  • Utilize ferramentas para captação de leads, como uma landing page.

4. Tenha objetivos e metas definidos 

Como já explicamos, estabelecer um planejamento estratégico é fundamental para o seu controle de vendas, porque ele vai nortear suas ações iniciais e servir como base para os ajustes que podem ser feitos ao longo da jornada

Mas, para mensurar os resultados e conseguir otimizar o que for necessário, é preciso partir com objetivos e metas bem definidos, tendo como base o seu estudo de mercado e o potencial inovador do seu produto. 

São essas metas e objetivos que vão lhe mostrar, por exemplo, se sua estratégia de marketing digital está performando como o esperado ou se precisa de ajustes.

5. Acompanhe os resultados periodicamente 

Com objetivos e metas bem definidos, realizar o acompanhamento dos resultados, incluindo o controle de vendas, fica muito mais fácil.

Isso porque, você terá todos os indicadores e poderá, inclusive, redirecionar investimentos e conhecer os seus custos operacionais.

Além disso, com a análise dos resultados, você não tem surpresas e pode tomar decisões mais assertivas com relação ao seu negócio digital. 

É esse tipo de decisão estratégica que possibilita, por exemplo, que você possa escalar sua esteira de produtos

6. Utilize uma plataforma para digitalizar suas operações 

Realizar todo esse nível de controle de vendas manualmente é um grande desafio, principalmente quando falamos de um mercado com tanto potencial escalável como o digital.

Por isso, é muito importante que você invista em uma plataforma que possa reunir em um só lugar todas as ferramentas necessárias para fazer o controle de vendas e concentrar sua estratégia de marketing digital.

Assim, na hora de escolher sua plataforma de vendas, escolha uma que conte com recursos como:

  • Funil de vendas;
  • Hospedagem de página de vendas;
  • Ferramenta de construção de landing page;
  • Área de membros;
  • Checkout seguro;
  • Gateway de pagamento integrado à sua página de vendas.

7. Construa um funil de vendas

Como citamos anteriormente, um funil de vendas é um recurso essencial se você deseja fazer um controle de vendas eficiente.

Para quem não sabe, o funil de vendas representa os diferentes estágios da jornada de compra de seu cliente, desde o momento da descoberta da marca, passando pela identificação do problema a ser solucionado pelo produto, até o fechamento da compra.

Assim, é essa ferramenta que vai viabilizar a segmentação dos contatos e a assertividade dos conteúdos para cada etapa na jornada de compra. 

Mas você sabia que é possível contar com a automação do seu funil de vendas e tornar sua estratégia ainda mais eficiente?

Sim, com a HeroSpark você pode personalizar seu funil de vendas em menos de 4 minutos e começar a vender no automático. 

Só com a plataforma mais completa do mercado digital você faz o controle de vendas e pode traçar uma estratégia poderosa em poucos cliques. 

Na Hero, você pode escolher diversos tipos de funil, como:

  • Funil de captura;
  • Funil de lançamento;
  • Funil F100K;
  • Funil de isca e oferta;
  • Funil com webinar;
  • Funil R10K;
  • Funil de oferta direta e muitos outros.

E o melhor: com a HeroSpark você só paga quando vender. Então, não espere mais! Faça agora o seu cadastro gratuito e crie seu funil de vendas. Não perca a oportunidade de escalar seus resultados no mercado digital!

Imagem de oferta Mentoria Impulso Digital.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *