O que é um digital influencer e como se tornar? [dicas práticas]

Saiba como ser um digital influencer de sucesso em 2021
Como ser um digital influencer de sucesso em 2021
Ebook grátis 77 headlines para email marketing

Com as diversas redes sociais existentes, algumas pessoas passaram a se dedicar em criar conteúdo para essas plataformas. Elas são chamadas de digital influencers, sendo uma das profissões mais rentáveis e famosas do momento.

Por isso, se você deseja entender mais sobre o assunto e saber como ser influenciador digital em 2024, confira o artigo.

A HeroSpark é uma plataforma completa que permite que você hospede e divulgue seu curso, além de contar com ferramentas que permitem estreitar o relacionamento com o seu público. Experimente agora mesmo, é gratuito!

O que é um digital influencer?

É um profissional que consegue  influenciar e causar um efeito em milhares de pessoas por meio de conteúdos publicados nas mídias sociais sobre determinado assunto ou produto. 

Por conta de seus seguidores e engajamento, eles são vistos como pessoas de credibilidade e bem-sucedidas em seu meio.

Um questionamento que pode surgir é o de qual motivo essas pessoas terem tantos seguidores e influência.

Segundo uma pesquisa feita pela We Are Social, 59,9% da população está inserida no mundo digital. Logo, buscam alguém que as guiem pela internet. E é justamente aí que entra o papel do influenciador digital.

Esses influenciadores estão nas diversas mídias sociais e falando sobre diferentes assuntos. O seu marketing de influência consegue ir longe e atingir canais como:

  • YouTube, onde eles produzem vídeos longos de forma leve e divertida;
  • Instagram, onde eles utilizam fotos e vídeos curtos para mostrar seu estilo de vida, rotinas, produtos, entre outros assuntos;
  • TikTok, onde agora é possível produzir vídeos de até 10 minutos com danças, trends, história e muito mais.

O crescimento dessa carreira é nítido e se deve muito à sua flexibilidade.

Por ser uma profissão onde não existe um chefe, que permite trabalhar no horário que for mais confortável e com diversos temas da internet, muitas pessoas têm buscado maneiras de se inserir nesse mercado.

Quer ser digital influencer?

Um passo importante é gravar vídeos com qualidade. Para saber como, acesse este material com dicas de equipamento para gravar em casa com qualidade profissional!

Baixe o e-book de graça

 

Quais são os tipos de influenciadores?

A internet conta com diferentes tipos de influenciadores. Para diferenciar cada um deles, existem diversas divisões. A mais comum é a pelo conteúdo postado, por exemplo:

  • Cotidiano;
  • Esportes;
  • Curiosidades;
  • Vida e bem-estar;
  • etc.

Eles também podem ser denominados pela quantidade de seguidores e influência. Essa classificação é muito utilizada pelas grandes marcas no momento de escolher com qual influenciador elas vão trabalhar. Elas se dividem em três grupos, sendo eles:

  • Mega Influenciadores: São aqueles que têm mais de 1 milhão de seguidores em, pelo menos, uma plataforma digital. Algumas vezes, são pessoas que já eram famosas fora das redes sociais e são abordadas por marcas muito famosas para fazer campanhas publicitárias. Geralmente, conseguem um bom faturamento devido a isso.
  • Macro Influenciadores: Normalmente, têm entre 500 mil e 1 milhão de seguidores. Muitas vezes, são considerados subcelebridades, conseguindo, assim, ter boas parcerias e sendo mais acessíveis.
  • Micro Influenciadores: São pessoas que se tornaram conhecidas por conta das redes sociais, divulgando conteúdo para um nicho específico. Têm um marketing muito bom, cerca de 10 a 100 mil seguidores e conseguem boas parcerias.
  • Nano Influenciadores: No geral, também são pessoas que não eram famosas antes das redes sociais. Ainda não possuem muitos seguidores e não conseguem patrocínios tão lucrativos (marcas muito grandes). Estão crescendo no ramo e por isso ainda não são muito conhecidas, mas já têm entre 1.000 e 10 mil seguidores.

Outra forma de diferenciar os tipos de influenciadores é analisar por meio de qual canal eles passam o conteúdo. Veja alguns exemplos:

  • Blog: Esses influenciadores utilizam principalmente a escrita para criar opiniões. Normalmente, possuem algum site ou colaboram para alguma plataforma de escrita.
  • Vlog: Essas pessoas são ótimas comunicadoras e sabem usar a voz a seu favor. Os vlogueiros passam as informações exclusivamente através de vídeos, que são normalmente de uma maior duração.
  • Podcast: Com a popularização dos podcasts, as pessoas que trabalham com essas ferramentas vêm se tornando verdadeiros influenciadores. Eles costumam trabalhar com assuntos mais sérios e relacionados com a sociedade no geral, como esportes, política e economia.
  • Fotos/vídeos: O influenciador digital que trabalha com esse tipo de conteúdo é muito ativo nas redes sociais, principalmente Instagram. Eles costumam postar sobre os assuntos em fotos e, de vez em quando, em vídeos curtos, de cerca de 1 minuto.

Quanto ganha um digital influencer?

O crescimento desses profissionais está fazendo com que eles sejam contratados por marcas para fazerem publicidades sobre seus produtos, o que originou o famoso publipost. 

Esse recurso está cada vez mais presente nas novas mídias devido ao seu bom funcionamento por conta da prova social

Cada vez mais, os usuários das redes sociais são influenciados pelos conteúdos do digital influencer para realizar uma compra. E isso se confirma a partir de alguns dados saídos da pesquisa realizada pela OpinionBox, onde cerca de:

  • 67% dos usuários do Instagram no Brasil seguem algum influenciador;
  • 55% afirmaram já terem comprado produtos indicados por eles;
  • 18,5% disseram ter sido influenciados por pessoas famosas no momento da compra.

Por conta disso, as grandes marcas têm investido bastante nesse formato de publicidade. Com isso, algumas pessoas se perguntam quanto ganha um digital influencer. Não é possível responder um valor exato, pois a quantia recebida depende de fatores, como: 

  • Quantidade de seguidores;
  • Serviço/pacote contratado pela empresa;
  • Plataforma onde o conteúdo será publicado.

Mas é possível ter uma ideia dos seus ganhos a partir da plataforma utilizada. Sendo assim, se você quer saber como ser um influenciador digital, vale a pena conferir alguns números que separamos a seguir.

YouTube

O YouTube, por exemplo, paga entre 0,25 e 4,50 dólares a cada 1.000 views. Com esses valores, os influenciadores digitais que trabalham nesta plataforma têm de produzir muitos vídeos e conseguir muitas visualizações e engajamento. 

Outra maneira de receber dinheiro no YouTube é permitindo que eles coloquem anúncios nos seus vídeos.

Instagram

no Instagram, as pessoas ganham dinheiro ao fazer publicações e parcerias com marcas que usam o espaço do feed ou do story para divulgar algum serviço e/ou produto. 

Para calcular o valor, as empresas costumam analisar o número de seguidores e o engajamento que um perfil famoso recebe.

Além disso, para quem quer saber como ser influenciador digital no Instagram, cabe ressaltar que a rede social já anunciou a monetização do Reels, funcionalidade de criação de vídeos curtos, a fim de recompensar os produtores de conteúdo do canal.  

Ou seja, o Instagram ainda não monetiza diretamente seus criadores de conteúdo.

TikTok

Embora o TikTok recompense os usuários pela divulgação do aplicativo, ele não monetiza diretamente os produtores de conteúdo.

Contudo, a rede social já remunera criadores em outros países por meio do TikTok Creator Fund, porém essa ferramenta ainda não está disponível no Brasil.

Assim, a maioria das pessoas utilizam a plataforma com o intuito de atrair seguidores aos segmentos que elas dominam, aumentando seu alcance e engajamento. 

Twitter

O Twitter lançou recentemente a ferramenta de remuneração para produtores de conteúdo.

Por meio da ferramenta, o influenciador será remunerado ao disponibilizar conteúdo inédito aos seguidores.  

Desse modo, a proposta da plataforma é que cada influenciador convide seus seguidores a tornarem-se “super seguidores” com a finalidade de enviar conteúdos exclusivos em troca de assinaturas de 3, 5 ou 10 dólares por mês. 

digital influencer fazendo um publipost de maquiagem

Como ser influenciador digital em 2024?

Se você realmente quer saber como ser influenciador digital no Instagram, YouTube, TikTok e demais redes sociais, precisa aprender algumas práticas para criar um conteúdo que consiga atrair e reter seu público.

Para ajudar você com isso, separamos abaixo algumas dicas do que você pode fazer para se tornar uma pessoa influente nas mídias digitais em 2024.

1. Escolha seu nicho

Para fazer sucesso, é preciso se diferenciar dos concorrentes. Para isso, é importante escolher o seu nicho de atuação.

Dessa maneira, você poderá se aprofundar em um só assunto e conseguir estabelecer um público-alvo altamente interessado e que engaje bastante nas suas publicações. 

2. Melhore suas redes sociais

Atualmente, todos têm um perfil em alguma rede social. No entanto, é preciso se perguntar se ele é bom o suficiente para atrair novos seguidores e marcas.

É importante pesquisar como são os perfis famosos e adquirir as estratégias que eles adotam, como a de ter capas para os destaques no Instagram ou de publicar com frequência.

3. Pense no estilo de postagens

É importante ter um estilo de fotos e vídeos para chamar de seu. Com isso, você conseguirá ter uma marca pessoal que te identifica na multidão de posts.

Além disso, ao ter um estilo próprio, você consegue passar para o público que tem um maior comprometimento e organização com seus conteúdos.

4. Interaja com seus seguidores

O público é muito importante para o seu sucesso, portanto, interaja com ele.

É importante tirar um tempo do seu dia para gravar stories, responder comentários e caixinhas de perguntas, ver as mensagens recebidas e utilizar recursos interativos.

Isso mostra que você está interessado nas pessoas que te seguem e que realmente busca ajudá-las ou dar atenção.

5. Esteja presente em diferentes plataformas

Ao marcar presença em plataformas diversas, você conseguirá atingir um público maior e fazer com que seu conteúdo alcance mais pessoas.

Porém, não se preocupe em estar presente em todos os locais se você não tem tempo ou equipe suficiente para gerenciá-los, pois pode causar um efeito negativo. 

6. Divulgue seu conteúdo

Normalmente, apenas fazer a publicação não é suficiente para que todos seus seguidores vejam. Por isso, é importante divulgar o seu conteúdo.

Após fazer um post, comente sobre ele em outras redes sociais e plataformas. Assim, mais pessoas irão atrás do que foi publicado.

7. Use CTA (call to action)

CTA é quando você direciona as pessoas para alguma outra rede social que tenha seu conteúdo por meio de links. Fazer isso é importante para que seus seguidores fiquem atentos e interajam em todas as suas postagens. 

Além disso, você consegue atrair um novo público de uma plataforma para outra. Veja como usar no vídeo a seguir:

copy com chat gpt , herocreator

8. Seja você mesmo

Na internet, as pessoas querem ver “gente como a gente”.

Logo, o melhor a se fazer é conquistar o público sendo você mesmo, sem ter de inventar um personagem ou agir de uma maneira que não seja o seu natural.

Aliás, você não conseguirá sustentar por muito tempo uma personalidade que não é a sua. Por isso, para aprender como ser influenciador digital de sucesso, é fundamental agir como você mesmo.

9. Planeje-se

Por mais que pareça fácil ser um influenciador digital de sucesso, essa carreira requer muito planejamento para que as coisas deem certo.

É fundamental anotar os conteúdos que você deseja compartilhar com o público, criar uma estratégia de marketing para fazer as publicações e registrar as ideias que surgem.

10. Conheça como funcionam as plataformas

As redes sociais decidem, por meio de algoritmos, quais conteúdos terão mais destaque.

Por isso, é importante saber como os algoritmos de cada plataforma funcionam para que seu conteúdo atinja o maior número de pessoas possível.

11. Transforme seu perfil em uma conta comercial

As redes sociais oferecem a opção dos usuários possuírem uma conta comercial ou pessoal. 

No Instagram, pode mudar sua conta para “criador de conteúdo”. Para isso, basta acessar “editar perfil” e, em seguida, clicar em “mudar para conta profissional”. 

No Facebook, ao criar uma página comercial, existe a possibilidade de alcançar seu público sem precisar adicionar seguidores ou contatos. 

Possuir uma conta comercial permite que você acesse diversas métricas de engajamento, como quantidade de curtidas, quantas pessoas viram sua publicação, se alguém compartilhou o seu post, entre outras.

12. Tenha contato com outros influenciadores digitais

Nesse mundo da internet,  ter contatos e amigos que também trabalham no meio é importante.

Assim, além de vocês poderem produzir conteúdo juntos e aumentar o engajamento, é possível conseguir mais parcerias e contratação de marcas.

13. Aprenda o básico de marketing digital

A fama de diversas pessoas influentes na internet se dá por ter um bom marketing pessoal, ou seja, saber como vender a sua imagem e o seu produto/serviço.

Ter um conhecimento básico em marketing é fundamental para saber as melhores maneiras de se divulgar, melhorar sua imagem e entender como funciona esse mercado.

 

significado de influência no dicionário

O que significa ser um influenciador digital?

Quando se fala em trabalhar com a internet, a maioria das pessoas associa isso a coisas positivas, como ficar famoso, ganhar dinheiro e receber muitos presentes e mimos.

No entanto, ao se tornar uma figura pública, você precisa se atentar ao que é passado para o público.

Ser um digital influencer significa ter o poder de ajudar milhares de pessoas a formarem uma opinião sobre determinado assunto.

Logo, é necessário ter cuidado com as suas falas, pois seus comportamentos serão tidos como exemplo para muitas pessoas que te acompanham.

Quem está sempre em evidência não precisa deixar de falar sobre assuntos polêmicos ou que são considerados tabus.

No entanto, deve ter cuidado com os termos e as visões que passa, pois há a possibilidade de ser mal interpretado e acabar sofrendo com isso.

Ultimamente, com os diversos realities shows, é possível perceber como é importante saber se posicionar diante de temas delicados e que podem gerar polêmicas. 

Um exemplo recente foi a participação da cantora Karol Conká no Big Brother Brasil 2021, que perdeu relevância nas redes sociais e na carreira após adotar atitudes incoerentes em detrimento daquelas disseminadas no decorrer de sua carreira. 

Utilizar as palavras certas e saber se expressar é importante para não transmitir a ideia errada e acabar formando opiniões erradas.

 

O que significa ser um influenciador digital?

Quando se fala em trabalhar com a internet, a maioria das pessoas associa isso a coisas positivas, como ficar famoso, ganhar dinheiro e receber muitos presentes e mimos.

No entanto, ao se tornar uma figura pública, você precisa se atentar ao que é passado para o público e pensar em alguns pontos, como o fato de que:

  • Milhares de pessoas vão se inspirar na sua fala para formar uma opinião;
  • Seus comportamentos passarão a ser um exemplo para as pessoas que te acompanham;
  • É preciso ter cuidado com os termos e visões que você passa ao falar de assuntos polêmicos.

Ultimamente, com cada vez mais pessoas utilizando as redes sociais, é possível perceber como é importante saber se posicionar diante de temas delicados e que podem gerar polêmicas. 

Um exemplo recente disso foi o caso de Monark. O Youtuber e Podcaster do podcast “Flow” acabou sendo cancelado nas internet por ter defendido a criação de um partido nazista. Após a repercussão negativa, ele pediu desculpas publicamente, mas não conseguiu mais ter o respeito e a admiração do público.

Portanto, utilizar as palavras certas e saber se expressar é importante para não transmitir a ideia errada e acabar formando opiniões erradas.

Como ganhar dinheiro como influenciador?

Como visto acima, é possível ganhar dinheiro sendo um digital influencer.

Para isso ocorrer, é necessário ter um bom conteúdo que se diferencie da multidão e, assim, atrair marcas e parcerias. 

Sendo assim, seguem algumas estratégias utilizadas pelos grandes influenciadores.

Publipost

A maneira mais comum dos influenciadores digitais ganharem dinheiro na internet é com os publiposts.

Essa prática consiste nas marcas oferecerem um valor para que você promova algum produto ou serviço.

Esses posts podem ser avaliando o produto, informando sobre ele ou apenas marcando a empresa e redirecionando as pessoas para o site/loja da marca.

Tudo isso pode variar de acordo com as preferências do cliente.

Ser embaixador de uma marca

Outra forma de conseguir monetizar seu conteúdo é tornando-se um embaixador de marca. Esse modelo de parceria normalmente é mais longo.

Algumas vezes, as empresas podem pagar uma quantia e ainda mandar mercadorias de brinde.

Modelo de assinatura

Uma maneira que também vem sendo utilizada — principalmente no meio do empreendedorismo digital — é a de vender por assinatura, postando conteúdos exclusivos e comercializando o acesso. 

Criar uma marca e vender produtos autorais

Por saber da admiração de seus seguidores, algumas pessoas estão criando marcas e vendendo produtos de própria autoria.

Para saber como aproveitar a popularidade para divulgar e vender produtos digitais, veja o vídeo abaixo com a empreendedora Grazzy Brugner:

Além de utilizar técnicas mais comuns, também é possível fazer dinheiro com a venda de cursos sobre as redes sociais, como elas funcionam, como ter sucesso nelas ou então falando sobre algum outro assunto que você domina.

Para fazer isso, é importante já ter construído uma audiência fiel que veja que você é uma autoridade no assunto. Só assim, o público terá real interesse em comprar seu curso e divulgá-lo para seus conhecidos.

E no momento de ter um curso online, é fundamental saber qual plataforma você vai hospedá-lo e permitir que o público o consuma. Para isso, a HeroSpark pode te ajudar!

Somos uma plataforma completa que permite que você hospede e divulgue seu curso, além de contar com funcionalidades que permitem estreitar o relacionamento com o seu público.

E aí, quer saber como a plataforma consegue oferecer isso e muito mais? Venha conhecê-la melhor aqui!

O segredo dos grandes influenciadores digitais

Os maiores nomes da internet desenvolvem visão estratégica, com funil de vendas para atrair público-alvo, aumentar engajamento, e faturar mais.

Aprenda de graça como fazer
Banner_blog_herospark
2 comments
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *