E-mail noreply: o que é e por que não usá-lo no seu negócio? [+DICAS]

E-mail noreply: o que é e por que não usá-lo no seu negócio? [+DICAS]
Extensão plano basic

Alguma vez na vida você já recebeu um e-mail noreply? Geralmente eles são envios transacionais, que só mandam informações ou confirmações de alguma ação, não sendo possível respondê-los. 

No entanto, saiba que se você pensa em usar o e-mail noreply no seu negócio, poderá prejudicar muito a sua estratégia de e-mail marketing.  

Afinal, você criará um obstáculo na sua comunicação com o cliente, impedindo que ele tenha uma boa experiência com o seu negócio.

Por isso, neste post, você conhecerá os efeitos negativos de usar um e-mail noreply e descobrirá como fazer um bom e-mail marketing usando práticas simples e que fazem a diferença nos seus resultados depois. Boa leitura!

Dispare seus e-mails com a ferramenta de automação completa da HeroSpark!

O que é um e-mail noreply?

Basicamente, um e-mail noreply é um endereço de e-mail em que o seu lead ou cliente não consegue responder à mensagem enviada por você. 

Nesse cenário, se ele enviar uma resposta, o e-mail não chegará para ninguém. Afinal, no e-mail noreply, não é configurado nenhum destinatário para receber mensagens. 

Assim, caso o lead ou cliente envie uma resposta, ele pode receber apenas uma mensagem de erro, avisando que aquele e-mail não recebe comunicações ou que a mensagem não pôde ser entregue. 

Hoje em dia, existem diversas variações do endereço de e-mail noreply. Algumas delas são:

De qualquer forma, usar esse e-mail na sua estratégia pode prejudicar todas as ações feitas anteriormente para criar confiança e desenvolver um relacionamento com o público. 

Quer escrever e-mail's irresistíveis?

Clique aqui e baixe o nosso eBook gratuito com 77 modelos de headlines de e-mail que vão aumentar sua taxa de abertura!

Baixar agora

Por que você não deve usar um e-mail noreply no seu negócio?

Existe uma série de desvantagens que podem prejudicar o seu negócio ao usar um e-mail noreply. Afinal, esse tipo de comunicação mexe em um dos pontos principais de uma estratégia de e-mail marketing: o relacionamento.

Sim, os envios de e-mail são feitos para que as empresas criem um relacionamento duradouro com seus leads, fazendo com que eles sintam mais confiança no negócio.

Mas adicionar um obstáculo no meio da comunicação como um e-mail noreply pode gerar vários problemas, como:

Afeta a confiança na marca

O uso do e-mail noreply pode fazer com que uma confiança que foi construída ao longo do tempo com um contato seja quebrada.

Isso porque esse tipo de e-mail não permite que seu contato envie uma resposta. Ele basicamente diz que qualquer tipo de comunicação vinda daquele ponto da jornada não será recebida e muito menos respondida.

Isso deixa o seu contato sem saber o que fazer caso ele tenha uma dúvida e precise entrar em contato. Ou então pode fazer com que ele realize um grande trabalho apenas para entrar em contato efetivamente com o seu negócio.

Impede a criação de um relacionamento

Outro fator negativo que vem junto à quebra de confiança é o relacionamento com o contato, que fica prejudicado com o uso do e-mail noreply.

A base para a criação de um bom relacionamento é a disponibilidade, certo? É preciso que a empresa esteja sempre à disposição para se comunicar e sanar qualquer dúvida. 

Porém, ao usar um e-mail noreply, você está basicamente dizendo que não poderá fazer isso, o que impede que seu lead entre em contato com você.

Diminui a taxa de abertura do e-mail

Outra desvantagem do uso do e-mail noreply é que ele pode afetar negativamente a taxa de abertura do seu e-mail.

Quando um lead recebe esse tipo de e-mail, ele já sabe que não importa qual seja a comunicação ou a dúvida que ele tenha, ela não será respondida. Sendo assim, de que adianta ele abrir a mensagem?

Na hora de receber um e-mail noreply na caixa de entrada, é essa a lógica que seu lead pode estar seguindo. E isso faz com que a sua taxa de abertura fique baixa.

copy com chat gpt , herocreator

Consequentemente, com uma taxa baixa, o seu domínio pode ter a reputação prejudicada com os servidores de e-mails, e isso pode fazer com que suas próximas comunicações com esse lead não sejam enviadas.

A mensagem pode ir para o Spam

Por fim, são grandes as chances do seu e-mail noreply cair na caixa de Spam do seu lead ou cliente.

Com isso, além dele não receber a comunicação, o seu domínio de e-mail será afetado de forma parecida com o exemplo anterior.

E com uma reputação ruim, seus e-mails podem não ser enviados para toda a base porque os servidores não vão confiar tanto em você. Assim, toda a sua estratégia de e-mail marketing pode ser afetada.

[BÔNUS] Quais são as boas práticas do e-mail marketing?

O e-mail noreply traz diversas desvantagens que chegam a assustar, não é mesmo? Nesse caso, o indicado é não usá-lo na sua estratégia para evitar maiores prejuízos.

Mas saiba que existe uma série de boas práticas que você pode implementar para salvar sua estratégia e fazer com que ela seja sustentável. Abaixo você conhece algumas delas!

Use um e-mail que aceite respostas

A primeira boa prática de e-mail marketing é evitar o e-mail noreply e, no lugar, usar um e-mail válido, que consiga receber as respostas dos leads e clientes.

Além disso, é importante que esse e-mail faça parte da conta de uma pessoa da sua empresa que pode responder às dúvidas dos contatos sem maiores problemas.

Com isso, seu lead terá as dúvidas respondidas e não vai perder a confiança que tem no seu negócio!

Desenvolva um autoresponder

Caso você não consiga seguir a boa prática acima ou tenha tantas solicitações de respostas que é difícil atender a todas ao mesmo tempo, pode ser interessante criar um autoresponder.

O autoresponder é um e-mail automático que oferece uma resposta para o cliente assim que ele envia uma mensagem.

Ao usá-lo, você pode informar ao contato que a mensagem dele foi recebida e será respondida dentro de um determinado prazo. Assim, ele saberá que vai obter a resposta que precisa.

Além disso, você pode aproveitar o espaço para informar a ele outros canais que a empresa tem e que ele pode entrar em contato para receber uma resposta mais rápida. Assim, além de dar uma resposta, você oferece todas as orientações para facilitar a ação dele!

Interaja com os leads

Outra boa prática que você deve implementar no seu e-mail marketing é buscar sempre interagir com seus leads.

Para isso, você pode criar envios mais envolventes que fazem o leitor responder à comunicação para, assim, criar um bom engajamento, que depois pode se transformar em um relacionamento duradouro.

Crie listas de e-mail

Por fim, mas certamente não menos importante, siga a boa prática de criar listas de e-mail. Para isso, o mais indicado é criar estratégias que façam o próprio lead informar o e-mail dele.

Isso pode ser feito ao divulgar a assinatura de uma newsletter ou criar materiais ricos que só podem ser acessados depois que ele informar o e-mail.

Ao fazer isso, você consegue obter taxas melhores com seus envios, já que o próprio lead permitiu que essas mensagens fossem enviadas. Assim, você tem uma taxa de rejeição menor e, consequentemente, uma alta taxa de abertura nos demais envios.

E se você quiser melhorar ainda mais a sua estratégia, é importante contar com boas ferramentas para gerenciar suas campanhas de e-mail marketing.

Para isso, você pode contar com a HeroSpark! 

Aqui você pode criar listas de e-mails e acessar modelos de e-mail prontos, com uma copy persuasiva, que faz sua taxa de conversão ir lá para cima!

Portanto, aproveite a oportunidade e cadastre-se gratuitamente na HeroSpark para gerenciar suas campanhas de e-mail com sucesso!

Banner_blog_herospark
1 comment
  1. Que informação excelente! É possível obter uma ideia mais clara das boas práticas a seguir e dos erros a evitar enquanto o negócio continua a crescer. De fato, a imagem profissional é fundamental, pois transmitir uma má impressão no primeiro contato pode diminuir drasticamente as chances de sucesso. Obrigado pela matéria!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *