Linha editorial para Instagram: estratégia completa para criar a sua

Fotografia de pão feita com o celular. Texto da imagem: linha editorial Instagram
Ebook grátis 77 headlines para email marketing

Para trabalhar as estratégias de marketing digital do seu negócio, é muito importante ter uma linha editorial para Instagram.

Isso porque, produzir apenas conteúdos focados na venda é um grande erro cometido por quem deseja obter bons resultados na rede social. Afinal, as pessoas não estão prontas para comprar a todo momento.

Assim, criar uma linha editorial no Instagram é fundamental para desenvolver uma estratégia de conteúdo que traga assuntos de valor, com temas de interesse do seu público-alvo.

Se você não sabe o que significa uma linha editorial, este texto é para você! Continue acompanhando para saber o que é, como criar a sua e para conferir alguns exemplos para você se inspirar. 

Crie sua conta na HeroSpark! É grátis!

O que é linha editorial para Instagram?

Em marketing de conteúdo, linha editorial é um guia para definir os temas que serão abordados em um blog, rede social, YouTube ou qualquer outro canal de comunicação.

O termo “linha editorial” nasceu e foi popularizado no jornalismo. Na área, é basicamente a forma como uma empresa enxerga o mundo, e quais são os seus valores. Com base nesse direcionamento, as equipes elaboram os conteúdos.

Ou seja, a partir da linha editorial é que os conteúdos surgem. Se determinado tema estiver “fora” da linha editorial, ele não será publicado pelo jornal. No marketing, é similar. 

Esses temas devem:

  • Ser do interesse do seu público-alvo; 
  • Estar relacionados às principais dúvidas da sua audiência;
  • Estar de acordo com os valores da sua empresa.

Por que criar uma linha editorial?

O Marketing de Conteúdo se tornou uma das principais estratégias de micro, pequenas, médias e grandes empresas. Inclusive, profissionais de todas as áreas usam a produção de conteúdo como ferramenta de construção de autoridade e prospecção. 

Tudo isso mostra que, se a sua marca não está produzindo conteúdo, ela ficará para trás.

Porém, muitos empreendedores se desesperam com essa informação e acabam produzindo conteúdo desesperadamente, sem que haja estratégia de conteúdo por trás.

Esse é um dos principais erros que as empresas cometem quando iniciam no Marketing de Conteúdo. 

Antes de qualquer coisa, é preciso definir a linha editorial, que entra como uma forma de segmentar o conteúdo para que seu Instagram ganhe autoridade e um público alinhado aos seus objetivos.

Como construir uma linha editorial para o Instagram?

Imagem com passo a passo de como fazer linha editorial para instagram

A linha editorial para o Instagram é uma construção que demanda tempo e muito conhecimento sobre seu público-alvo.

Depois de entender completamente quais são as necessidades do público, o passo básico é categorizá-las, para criar diferentes grupos temáticos.

A partir destes grupos, são definidos assuntos para solucionar cada necessidade através das postagens. Veja abaixo os detalhes de como realizar cada etapa:

Entenda o seu negócio

Parece algo extremamente básico, mas ainda existem muitas empresas que não conhecem o próprio negócio.

Conhecer as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, ou seja, realizar uma Análise SWOT, é um ponto básico para criar uma linha editorial com eficácia para o Instagram.

Além disso, antes de começar a tirar sua linha editorial do papel, você precisa descobrir qual é o seu nicho. 

Um nicho de mercado é um grupo de consumidores com necessidades específicas e ainda não atendidas por nenhum produto ou serviço.

Mas não confunda nicho com segmento! Enquanto um segmento de mercado é um grupo mais amplo, o nicho representa uma parcela menor de pessoas que ainda não foi explorada por nenhuma empresa.

Por exemplo: se o seu produto for um curso online sobre como construir marca pessoal, você pode acabar descobrindo que profissionais da medicina estão tendo dificuldade para trabalhar o seu personal branding.

Com isso, você pode investir em conteúdos destinados a esse público em sua linha editorial.

Faça estudos de persona

Fazer um estudo de persona é fundamental para qualquer negócio. Com ele, você consegue entender quem são as pessoas impactadas pelo seu conteúdo. 

Além disso, com as informações coletadas nesse estudo, você já terá informações importantes para usar na hora de criar a sua linha editorial.

Ao entender a persona do seu negócio, você descobre quais são suas dúvidas e necessidades. Assim, poderá direcionar os conteúdos do seu Instagram justamente para isso.

Mas lembre-se: persona é diferente de público-alvo.

copy com chat gpt , herocreator
  • Exemplo de público-alvo: psicólogos de 30 a 50 anos, que desejam desenvolver sua marca pessoal.
  • Exemplo de persona: Fernando é um psicólogo de 38 anos, casado e pai de 2 filhos. Gosta muito de aprender coisas novas e está disposto a aproveitar as vantagens que o marketing digital trouxe para os negócios. Ele tem interesse em aumentar seu número de pacientes e agregar mais valor ao seu produto. Por isso, precisa desenvolver sua marca pessoal para se tornar uma autoridade.

Ou seja, a persona é uma descrição bem mais específica. Isso te ajuda na hora de desenvolver sua linha editorial no Instagram.

Crie personas em menos de 15 minutos

A persona é o segredo para ser mais persuasivo. Conheça uma metodologia prática para construir suas personas de forma simples.

Acessar o passo a passo grátis

Descubra quais são as principais dúvidas do seu cliente e anote-as

Você já parou para pensar se o conteúdo que você deseja oferecer em seu Instagram realmente faz sentido para os seus seguidores?

O seu conteúdo pode ser incrível, muito bem produzido e completo. Porém, se o tema não interessar aos seus fãs, será perda de tempo e, consequentemente, de dinheiro.

Por isso, descobrir quais são as dúvidas dos seus clientes é fundamental. Para isso, você pode investir em materiais dinâmicos que estimulam a participação do usuário.

Eles não precisam ser necessariamente digitais, mas na internet você encontra inúmeras possibilidades com facilidade e baixo custo.

Uma boa estratégia é realizar enquetes e abrir caixas de perguntas no Instagram. Nelas, você pode fazer perguntas como:

  • Que tipo de conteúdo você gosta de consumir no Instagram?
  • Qual sua profissão/localização/idade?
  • Quais são suas principais dúvidas sobre saúde mental? (Mantendo o exemplo do psicólogo acima).
  • Você possui acompanhamento psicoterapêutico?
  • Você conhece ___ (nome de um problema)? Quer saber mais sobre isso?

Esses são exemplos extremamente abrangentes, mas é possível fazer perguntas muito mais específicas, dependendo do produto ou serviço que o seu negócio oferece.

Além dos stories, existem muitas outras opções de materiais interativos que podem te ajudar a descobrir quais são as dores do seu cliente, como formulários, webinars e e-books interativos.

Crie categorias para a linha editorial do seu Instagram

Depois de ter feito um bom estudo sobre o seu negócio, nicho, persona e descobrir quais são as principais dúvidas dos seus clientes, é hora de “passar tudo para o papel”.

Agora, você precisa criar categorias, que irão te ajudar a trilhar um caminho rumo a uma produção de conteúdo consistente e que traga bons resultados.

Mas lembre-se: categoria é diferente de editoria.

Editorias, no jornalismo, por exemplo, podem ser: Cidades, Política, Comportamento, etc. 

No caso das categorias, trata-se de algo mais específico. No caso de um psicólogo, por exemplo, as categorias poderiam ser: Ansiedade, Depressão, Trabalho, Autoestima, Bem-estar, entre outros.

Outra coisa que pode te ajudar a criar conteúdos bem direcionados é criar categorias dentro das categorias, por exemplo: na categoria Ansiedade, poderiam existir outras, como “Ansiedade no trabalho”, “Crises de Ansiedade” ou “Gatilhos que trazem ansiedade”.

Crie um calendário editorial e respeite-o

Um calendário editorial funciona como uma programação ou cronograma de todo o conteúdo da sua estratégia no Instagram (ou em qualquer outra rede social). A partir dele, você consegue:

  • Organizar os conteúdos que entrarão na sua página;
  • Manter controle sobre datas de publicação e prazos para produção de conteúdo;
  • Ter uma noção sobre quais categorias estão sendo abordadas para conseguir equilibrá-las, conforme o seu objetivo;
  • Analisar quais foram os resultados de cada postagem para, assim, realizar as mudanças necessárias e investir mais nos conteúdos que trouxeram mais retorno.

Uma dica que parece óbvia, mas que, se não for levada a sério pode prejudicar sua estratégia o Instagram é: 

Respeite o seu calendário editorial!

Não adianta realizar todo o passo a passo descrito neste post se, na hora de colocar em prática, você desejar abraçar o mundo e acabar não dando conta de tudo. 

Neste post, ensinamos você a criar um calendário de conteúdo para redes sociais em 2021. Confira!

As redes sociais funcionam a partir de frequência, persistência e relevância. Vale mais a pena fazer menos posts por semana do que ficar uma semana postando todos os dias e na seguinte não postar nenhum.

Se você passar muito tempo sem postar, o seu público perceberá que a rede está abandonada, fazendo você perder relevância e seguidores.

Aprenda a usar o algoritmo a seu favor! Se você estiver começando agora e tiver dúvidas, este webinar pode te ajudar:

Como são as linhas editoriais para diferentes nichos? Veja ideias! 

Cada nicho de mercado possui um tipo de conteúdo que mais se conecta com o seu público. Teste para descobrir o que funciona melhor.

Abaixo, apresentamos algumas ideias para te inspirar. A ideia é ir alternando entre estas sugestões de conteúdo e outras ideias:

  • Cursos para OAB: Você pode compartilhar questões resolvidas de exames anteriores, criar conteúdos mais divertidos como quiz ou Você Sabia, e até mesmo fazer algumas caixinhas de perguntas com dúvidas da audiência.
  • Curso de idiomas: Você pode trazer trechos de filmes para explicar alguns conteúdos da língua e pode fazer algumas enquetes para testar o aprendizado da audiência.
  • Curso de costura: Pode fazer tutoriais sobre técnicas específicas, posts sobre materiais, projetos interessantes nos quais está trabalhando, pedir sugestões de novos projetos. 
  • Curso de culinária: Vídeos com receitas, ensinando técnicas específicas, macetes do dia a dia para tornar os pratos mais saborosos, Reels com receitas divertidas e rápidas. 

Use todas as ferramentas do Instagram, como Reels, Stories e Feed.

Quanto mais você diversificar o seu conteúdo, mais a sua audiência vai se engajar e mais perto você ficará de vender o seu produto ou serviço no Instagram.

Perguntas frequentes

O que colocar no calendário editorial?

Em um calendário editorial é importante contar com prazos determinados para produzir o conteúdo, datas de publicação, assuntos e formatos dos conteúdos publicados. Além de outros elementos, como:

  • Palavras-chave dos conteúdos;
  • Persona e público-alvo;
  • Direcionamento de cada publicação;
  • Etapa do funil do conteúdo.

Onde fazer calendário de postagens?

Existem várias ferramentas que possibilitam a criação de um calendário de postagens, como, por exemplo, o Google Calendar (Google Agenda), em planilhas no Excel ou no Google planilhas.

Agora que você já sabe como criar uma linha editorial para o seu Instagram, que tal usar o funil de vendas para definir seus conteúdos e guiar o cliente até a conversão? Clique aqui e baixe nosso e-book gratuito!

Não pare na linha editorial para Instagram!

Crie um funil de vendas e use os conteúdos do seu Instagram para guiar as pessoas até os seguidores se transformarem em clientes.

Quero aprender a criar funis de graça
Banner_blog_herospark
7 comments
  1. Um dos textos mais direcionados e completos que achei,, abri uns 10 sites diferentes mas só este me deu todas as informações de forma clara, objetiva e funcional! Obrigado! Se grátis é assim, imagina no pago! Excelente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *