Uma campanha de e-mail marketing é uma ótima estratégia para o seu negócio. Afinal, a partir dela, você consegue criar comunicações personalizadas para seu público e fazer com que ele se conecte facilmente com o seu negócio.
Mas, apesar das vantagens e dos resultados que a campanha traz, ela nem sempre é simples de ser executada. Geralmente, as campanhas de e-mail marketing possuem diversas etapas e atividades para fazer.
No entanto, é possível sim criar uma campanha em alguns minutos e ainda alcançar ótimos resultados com isso! Para saber como isso é possível, é só continuar lendo este post!
- O que é uma campanha de e-mail marketing?
- Como criar uma campanha de e-mail marketing grátis?
- 4 exemplos de campanhas de e-mail marketing
- Como escolher um software de e-mail marketing?
- Como escolher um software de e-mail marketing?
- Passo a passo para boas campanhas de e-mail
- Como criar uma campanha de e-mail marketing grátis?
O que é uma campanha de e-mail marketing?
Uma campanha de e-mail marketing é uma estratégia de disparos de e-mails seguidos para alcançar um determinado objetivo.
Por exemplo: podemos criar uma campanha para divulgar o lançamento de um produto, uma promoção e até eventos como webinars.
Nesse momento, você pode estar até pensando: “Mas não é melhor alcançar esses objetivos em um canal mais movimentado, como as redes sociais?”. Bom, a verdade é que o e-mail não é um canal morto, muito pelo contrário, ele segue vivíssimo.
Por mais que não pareça, muitas pessoas ainda fazem o uso do e-mail de forma diária. Isso acontece porque muitos de nós precisamos usar o e-mail para trabalhar ou até para criar contas nas redes sociais mais badaladas.
E se você ainda duvida desse canal, temos alguns dados que mostram a você como ele é bastante utilizado:
- 77% das empresas viram seu engajamento com o público aumentar devido aos disparos de e-mail marketing (Hubspot);
- A cada 10 consumidores, 8 abrem e-mail de boas-vindas (GetResponse);
- E-mails de carrinhos abandonados apresentam uma taxa de conversão de 39,7% (Omnisend).
Com isso, já podemos ter uma noção dos resultados que uma campanha de e-mail marketing bem feita pode entregar, não é mesmo?
Como criar uma campanha de e-mail marketing grátis?
Para criar uma campanha de e-mail, é necessário utilizar ferramentas específicas que permitam programar o disparo de e-mails segmentados.
Mas a maioria das ferramentas assim são pagas… Menos a da HeroSpark! Aqui, nós permitimos que os infoprodutores criem uma campanha de e-mail do zero de forma gratuita e rápida!
E a melhor parte é que você trabalha com modelos prontos de e-mail marketing, não necessitando de um designer, programador ou agência para realizar a criação dos e-mails para você.
Tutorial para criar campanha de e-mail marketing na HeroSpark
1. Faça seu cadastro ou login na HeroSpark e clique em “Funis”, na barra lateral esquerda.
2. Ao abrir a página, clique no botão “Novo Funil”.
3. Aqui, ao clicar nos objetivos, você verá que cada um deles possui uma série de funis pré-prontos.
4. Navegue um pouco pelos objetivos para conhecê-los melhor, e, quando escolher o funil, clique no botão “Usar Funil”. Dê um nome e clique no botão “Criar e ir para configuração” para editá-lo.
5. Na edição, você verá que os materiais estão separados por seções, onde terá uma seção para: página de captura, página de agradecimento, página de checkout, entre outras. Dependendo do modelo escolhido, cada uma delas poderá ter um ou mais e-mails para você editar.
6. Para começar a editar os seus e-mails, basta clicar na seção desejada e depois selecionar um dos modelos de e-mail para editar.
7. Ao abri-lo, você verá que o modelo já está pronto. Todos os e-mails já vem com assunto e texto do corpo definido. Assim, você pode simplesmente alterar as informações que estão indicadas, como “SEMANA DO TEMA” ou “TRANSFORMAÇÃO”.
8. Após editar essas informações, você pode definir quando esse e-mail será enviado (se será imediatamente, após alguns dias ou em uma data específica) e qual será o gatilho que fará o envio ser feito. Para editar essas informações, clique no botão “Editar”, que aparece no canto inferior direito.
9. Após terminar as edições, você pode realizar um envio de teste, onde você envia o modelo para o seu e-mail cadastrado na conta da Herospark.
Agora, basta seguir o mesmo processo em todos os e-mails do funil para adicionar as suas informações. Se preferir, você também pode criar um e-mail novo no final do fluxo.
4 exemplos de campanhas de e-mail marketing
Na hora de criar boas campanhas de e-mail marketing, nada melhor do que buscar inspiração para ter ideias de como montar a sua campanha de forma que seu público goste e realize a ação desejada.
Para ajudar você nisso, separamos abaixo alguns e-mails recebidos de campanhas para você ter uma noção melhor na hora de criar a sua. Vamos lá?
1. Divulgação de curso
O primeiro exemplo de campanha de e-mail é o feito pela Nans. Ela é uma criadora de conteúdo que trabalha vendendo produtos digitais que ajudam suas alunas a se planejarem de acordo com os movimentos astrológicos.
Na sua campanha, seu objetivo era o de aumentar o número de inscritos de seu curso. Para isso, ela enviou dois e-mails para quem já havia presenciado seu webinar, que ocorreu no mês anterior.
No primeiro envio, conseguimos ver como ela conhece a sua persona e sabe se comunicar com ela. Na mensagem enviada, ela toca em um ponto de dor do lead e consegue unir isso com um momento astrológico.
Logo após, Nans já juntou a dor da persona com a oferta do seu curso, mostrando como ele ajuda a solucionar isso.
E uniu a solução com um gatilho de prova social, mostrando um depoimento de uma aluna antes de mostrar o CTA.
Já no segundo e-mail, ela foi mais objetiva, mas ainda assim tocando na dor da persona para convencê-la a fazer a inscrição.
Nessa pequena campanha de e-mail, vemos que, com poucos disparos, já é possível convencer a persona e gerar valor para o seu produto.
Nas mensagens, também podemos ver como uma boa copy é fundamental para ter resultado e que nem sempre o e-mail precisa ter mídias super elaboradas para alcançar a persona.
2. Semana de webinars + inscrições limitadas
Outro ótimo exemplo de campanha de e-mails foi feito pela blogueira Ana Lídia Lopes. Ela trabalha com um clube de assinaturas onde, por um valor fixo mensal, diversas pessoas conseguem acessar seus conteúdos sobre o tema da autoestima.
Para aumentar as inscrições no clube, Ana usou como estratégia a criação de uma semana de webinars com a motivação de que, no final, teria uma surpresa sobre a assinatura do clube.
Durante a semana, ela fechou as inscrições para o clube e informou que só seriam reabertas no final da semana de webinars por um curto período, e depois seriam fechadas por tempo indeterminado.
Nesse período, ela enviou diversos e-mails com o objetivo de lembrar as pessoas sobre o webinar. Foram enviados cerca de quatro e-mails de lembrete em um mesmo dia, porém todos eles passavam uma mensagem diferente.
Perceba que a cada envio, o assunto do e-mail era sempre chamativo e, ao mesmo tempo, inspirador. Isso ajudou a não parecer somente mais um e-mail de lembrete, o que com certeza deve ter aumentado as aberturas!
E durante cada webinar, foram lançados desafios pedindo para as pessoas publicarem fotos e marcarem a influencer, já que haveria um sorteio no final do webinar.
Isso ajudou a manter o público engajado durante a semana e, assim, garantir que mais pessoas se inscrevessem no clube.
3. Promoção relâmpago
Outra campanha de e-mails bem interessante é a feita pela TreinaWeb, uma empresa que oferece diversos cursos sobre programação a partir de uma assinatura.
No meio do ano, eles resolveram fazer uma promoção relâmpago, onde as pessoas poderiam assinar os cursos por um valor menor. Para isso, foram enviados 3 e-mails.
O primeiro envio focou em chamar muito a atenção do lead para não fazer uma ação.
O próximo e-mail da série foi enviado para mostrar que a promo já estava no ar, onde podemos ver o gatilho da urgência sendo bem utilizado.
E por fim, um último e-mail foi enviado para indicar que era a última chance de quem não havia comprado anteriormente.
4. Lançamento de e-book
Por fim, temos como último exemplo uma campanha feita para o lançamento de um e-book, criado pela Ellen, da Branding Lab. Ela trabalha criando conteúdos sobre desenvolvimento de marcas na internet.
Para lançar o seu e-book, ela criou uma série curta de dois e-mails, onde, no primeiro, ela utilizou o gatilho da prova social e o da exclusividade para as pessoas participarem do grupo e verem mais novidades.
Já no último e-mail da série, ela mostrou que o guia já havia sido liberado para as pessoas comprarem.
Como escolher um software de e-mail marketing?
Como escolher um software de e-mail marketing?
Para criar campanhas de e-mail marketing de qualidade como as vistas acima, é preciso trabalhar com boas ferramentas de disparos de e-mail.
Mas com tantas no mercado, fica difícil escolher a ideal para você, não é verdade?
Sendo assim, para te ajudar nessa busca, separamos alguns pontos que você deve considerar no momento de escolher um software de e-mail marketing. Confira!
- Modelos de e-mails pré-prontos: um dos principais pontos de um software de e-mail marketing são seus modelos de e-mail. A maioria deles já vêm com alguns templates prontos para uso que podem ser editados por você mais tarde.
- Criação de landing page: escolha uma ferramenta que ofereça o recurso de criação de landing pages para facilitar a captação de contatos.
- Integração com outras ferramentas: dê preferência a um software que consiga integrar de um jeito simples recursos como pagamento e hospedagem de produtos.
- Relatórios de desempenho: faça a opção por uma ferramenta que possibilite a geração de relatórios para que você possa acompanhar o desempenho da sua campanha de e-mail marketing. Isso pode otimizar os seus disparos.
Além disso, invista em um software que permita que você personalize a sua mensagem a partir dos interesses e comportamentos da sua base.
Para isso, é necessário que a ferramenta auxilie você a filtrar seus leads com base em alguns atributos para, assim, criar mensagens personalizadas com mais chances de engajamento.
Passo a passo para boas campanhas de e-mail
Até aqui você aprendeu muitas coisas valiosas para criar uma campanha de e-mail marketing que vai trazer os melhores resultados para o seu negócio, não é mesmo?
Mas, no momento da criação da campanha, é fundamental que você trabalhe com um bom planejamento e siga algumas boas práticas antes e durante a campanha para melhorar os resultados da mesma.
Por isso, abaixo separamos um passo a passo de como fazer o planejamento da campanha e colocá-la no ar! Veja só!
Crie campanhas com objetivo
O primeiro ponto é trazer mais objetividade para a sua campanha. Essa parte é importante porque, para trabalhar com o marketing, você precisa definir um bom objetivo e um plano de ação para alcançá-lo.
Sendo assim, ao trabalhar com uma campanha de e-mail marketing, você precisa ter um objetivo com ela, para trazer mais clareza ao processo.
Esse ponto é tão essencial que aqui, na HeroSpark, adicionamos a definição de objetivo no próprio processo de criação da campanha.
Conheça a sua audiência
Sabendo o seu objetivo, você precisa conhecer a fundo a persona que você quer alcançar nesta campanha. Por isso, o segundo passo é conhecer muito bem a sua audiência.
Essa parte é fundamental para o sucesso da sua campanha de e-mail, porque, ao conhecê-la bem, será possível criar uma mensagem que conecta sua marca com o público.
Isso é algo que conseguimos ver bem claramente em algumas campanhas de e-mail que colocamos como exemplo neste artigo. Vimos e-mails com formas de se comunicar bem diferentes porque o texto estava conversando muito bem com a persona da campanha.
Por isso, tente conhecer mais a sua audiência e, principalmente, busque estudar o tipo de linguagem que os seus leads preferem consumir na internet. Isso ajudará você a criar boas copys e encantar o público.
Faça segmentações
Após conhecer muito bem a sua audiência, chegou o momento de você segmentar as pessoas que vão fazer parte da sua campanha.
Aqui é importante considerar que, por mais que a gente sempre queira vender para o maior número de pessoas possíveis, a nossa campanha só terá resultado quando ela for focada para o público que realmente encontrará valor na oferta.
Sendo assim, no terceiro passo para criar uma boa campanha, faça uma segmentação da sua audiência e defina:
- Quem é o público ideal dessa campanha;
- Quais são suas principais características;
- Que tipos de assuntos essa pessoa tem interesse.
Assim, você conseguirá criar uma campanha que cria conexão real com o público.
Tenha uma boa copy
Com a segmentação pronta, você já poderá seguir para uma parte muito importante da criação de campanhas: os textos de cada e-mail.
Quando trabalhamos com este canal, um dos pontos mais importantes são os textos que seus e-mails terão, já que eles estão em todo lugar nesse formato de conteúdo. Até mesmo nas imagens, que geralmente possuem textos para facilitar o entendimento.
Sendo assim, o texto possui um papel muito importante na sua estratégia, porque é a partir dele que você poderá influenciar o público a realizar uma ação desejada.
Para fazer isso, é fundamental trabalhar com técnicas de copy, que basicamente é uma escrita persuasiva. Você pode, por exemplo, incluir uma Call to Action na mensagem.
Por isso, o quarto passo da criação da campanha de e-mail marketing é começar a definir os textos do assunto e no corpo do e-mail para fazer sua persona agir.
Crie ou edite os templates para a campanha
Neste passo, você verá como é importante trabalhar com uma ferramenta que já tem modelos de e-mails pré-prontos. Afinal, você conseguirá economizar muito mais tempo no seu planejamento.
Aqui, você deve adaptar os templates ou criar um novo para a sua campanha. Dessa forma, você já começará a criar a mensagem para cada e-mail do fluxo assim como definir links, imagens e outras mídias que seus e-mails devem ter.
Defina a frequência dos envios
Com os e-mails prontos, chegou o momento de definir a frequência dos envios de cada e-mail da sua campanha.
Aqui, é importante tomar cuidado e não realizar um grande envio de e-mails em um curto período de tempo. Isso pode encher a caixa de entrada do seu lead e deixá-lo bem incomodado.
Portanto, tente definir uma frequência mais tranquila, pois nem todo mundo gosta de receber e-mails o tempo todo.
Vimos nos exemplos de campanha acima que muitas estratégias possuíam apenas dois ou três e-mails. Isso mostra que você não precisa de muito para convencer seu público e aumentar suas taxas de abertura.
Crie uma rotina de análise
Por fim, após definir a frequência, você provavelmente já poderá colocar a sua campanha no ar. Mas o trabalho não acaba por aqui!
Além disso, após colocá-la no ar, você precisa acompanhar o desempenho dessa campanha e ver se ela está no caminho certo para atingir os resultados esperados.
Para isso, é interessante que você crie uma rotina de análise para ver como a campanha está indo ou se é necessário fazer alguma mudança no fluxo.
Como criar uma campanha de e-mail marketing grátis?
Para criar uma campanha de e-mail, é necessário utilizar ferramentas específicas que permitam programar o disparo de mensagens segmentadas.
Mas a maioria das ferramentas de automação de marketing assim são pagas… Menos a da HeroSpark!
Aqui, nós permitimos que os infoprodutores criem uma campanha de e-mail do zero de forma gratuita e rápida!
E a melhor parte é que você trabalha com modelos prontos de e-mail marketing, não necessitando de um designer, programador ou agência para realizar a criação dos e-mails para você.
Tutorial para criar campanha de e-mail marketing na HeroSpark
1. Faça seu cadastro ou login na HeroSpark e clique em “Funis”, na barra lateral esquerda.2. Ao abrir a página, clique no botão “Novo Funil”.
2. Ao abrir a página, clique no botão “Novo Funil”.
3. Aqui, ao clicar nos objetivos, você verá que cada um deles possui uma série de funis pré-prontos.
4. Navegue um pouco pelos objetivos para conhecê-los melhor e, quando escolher o funil, clique no botão “Usar Funil”. Dê um nome e clique no botão “Criar e ir para configuração” para editá-lo.
5. Na edição, você verá que os materiais estão separados por seções, onde terá uma seção para:
- Página de captura
- Página de agradecimento
- Página de checkout
- Entre outras.
Dependendo do modelo escolhido, cada uma delas poderá ter um ou mais e-mails para você editar.
6. Para começar a editar os seus e-mails, basta clicar na seção desejada e depois selecionar um dos modelos de e-mail para editar.
7. Ao abri-lo, você verá que o modelo já está pronto. Todos os e-mails já vem com assunto e texto do corpo definido. Assim, você pode simplesmente alterar as informações que estão indicadas, como “SEMANA DO TEMA” ou “TRANSFORMAÇÃO”.
8. Após editar essas informações, você pode definir quando esse e-mail será enviado (se será imediatamente, após alguns dias ou em uma data específica) e qual será o gatilho que fará o envio ser feito.
Para editar essas informações, clique no botão “Editar”, que aparece no canto inferior direito.
9. Após terminar as edições, você pode realizar um envio de teste, no qual você envia o modelo para o seu e-mail cadastrado na conta da HeroSpark.
Agora, basta seguir o mesmo processo em todos os e-mails do funil para adicionar as suas informações. Se preferir, você também pode criar um e-mail novo no final do fluxo.
Com esse último passo, você basicamente já tem tudo o que precisa para começar a sua campanha de e-mail marketing e conseguir alcançar seus resultados!
Mas, para isso, saiba que é fundamental que você conte com as ferramentas certas do seu lado. Nesse caso, a HeroSpark pode te ajudar.
Na nossa ferramenta, temos uma funcionalidade de criação de campanhas de e-mail marketing poderosa, que ajuda você a criar uma campanha rápida e, assim, aumentar seus resultados!
Só com a gente você consegue uma ferramenta que permite:
- Desenvolver um funil de vendas personalizado;
- Utilizar modelos de e-mail pré-prontos e com ótima copy;
- Criar landing pages utilizando modelos de alta conversão;
- Desfrutar do checkout integrado e seguro para receber pela venda dos seus produtos.
E a melhor parte é que tudo isso é gratuito e rápido de se fazer!
Por isso, venha com a gente e crie a sua campanha de e-mail marketing completa hoje mesmo!