Como criar canal no Telegram: passo a passo completo!

Como criar canal no Telegram: passo a passo completo!
Ebook grátis 77 headlines para email marketing

Se você quer aprender como criar canal no Telegram, saiba que veio ao lugar certo!

Afinal, o Telegram é um aplicativo de envio de mensagens bem famoso no Brasil, principalmente entre os infoprodutores. Isso acontece porque ele oferece diversos recursos que ajudam na sua estratégia de marketing digital.

Um desses recursos é o canal do Telegram, no qual você pode enviar mensagens para diversas pessoas e interagir muito melhor com o seu público. 

Mas, para isso acontecer, é preciso saber como criar canal no Telegram. 

Então vem com a gente que neste artigo mostraremos tudo sobre esse recurso e um passo a passo completo para você criar o seu canal! Confira!

Aprenda a usar o ChatGPT para realizar uma comunicação eficiente nos seus canais no Telegram!

O que é um canal do Telegram?

Um canal do Telegram é um recurso que o aplicativo disponibiliza para você enviar mensagens para diversas pessoas ao mesmo tempo, sem ter um limite de membros.

Na prática, o recurso é parecido com as famosas listas de transmissão do WhatsApp. No entanto, ele tem algumas funcionalidades a mais que o deixam interessante. No decorrer do artigo, você conhecerá melhor todas elas!

Vale dizer que o canal do Telegram costuma ser utilizado por infoprodutores como forma de se comunicar com a sua base de leads mais qualificados com o objetivo de convertê-los no funil de vendas.

Por isso, as mensagens enviadas aqui geralmente são criadas com uma copy atrativa, uma oferta interessante para o público e uma CTA objetiva para que eles possam realizar uma ação importante para a estratégia de marketing do seu negócio.

Além disso, em um canal do Telegram, você consegue enviar mensagens para todos os inscritos nele, o que oferece um engajamento maior com o seu público, além de permitir que você não dependa de um algoritmo para ter suas mensagens entregues.

Assim, pode ser bem interessante contar com esse canal na sua estratégia de marketing!

Qual a diferença entre grupo e canal no Telegram?

No processo de aprender como criar canal no Telegram, é comum que as pessoas o confundam com os grupos no Telegram. Afinal de contas, o visual dos dois é muito parecido. Mas eles têm as suas diferenças. 

Um grupo no Telegram é bem parecido com os grupos do WhatsApp. Sendo assim, eles consistem em espaços onde todas as pessoas inseridas conseguem enviar mensagens para todo mundo ver.

Porém, diferente do canal do Telegram, os grupos têm limite de até 200 mil membros. Apesar de ainda assim ser um limite alto, é interessante considerar isso na sua estratégia.

Outro ponto importante é que aqui o criador e administrador do grupo também são contabilizados na quantidade de membros.

Por outro lado, ao criar um canal no Telegram, você tem a opção de deixá-lo público, o que permite que seu canal apareça no resultado de pesquisas do Telegram onde mais pessoas podem entrar.

Já nos grupos, os membros só entram quando são adicionados pelos administradores.

Como é um canal no Telegram?

Para saber se um canal no Telegram é ideal para o seu negócio, é preciso que você conheça os principais recursos que esse espaço oferece. 

No começo do post, falamos sobre o Telegram ter alguns elementos a mais que o fazem ser interessante, lembra?

Sendo assim, o primeiro deles é que no canal do Telegram apenas os administradores podem enviar mensagens. Mas é possível que o público comente em cada mensagem enviada ou dê reações em emojis para elas.

Assim, a conversa fica mais organizada, facilitando a comunicação.

copy com chat gpt , herocreator
print de tela do telegram
print de tela do telegram

Outro ponto interessante é que, ao aprender como criar canal no Telegram, você consegue adicionar quantas pessoas quiser para receber as mensagens.

Sim, o canal não possui um número limite de pessoas, permitindo, assim, que você possa adicionar toda a sua base de clientes sem problemas. 

Além disso, o canal permite que você faça enquetes para o público como forma de conhecê-los melhor!

print de tela do telegram

E você pode enviar vídeos, imagens e compartilhar links com todos os membros!

Por fim, nos canais do Telegram, o administrador não precisa se preocupar em adicionar novos membros. As pessoas podem entrar sozinhas.

Por exemplo: em canais públicos qualquer pessoa que pesquise por ele no Telegram consegue encontrá-lo e entrar no canal. Já os canais privados geram um link que você pode compartilhar com o público. Assim, quem clicar no link automaticamente entra no canal.

Dessa forma, ao aprender como criar canal no Telegram, você pode usar esse espaço para:

  • Divulgar novidades sobre lançamentos;
  • Engajar mais com o seu público em um ambiente exclusivo;
  • Conhecer os seus seguidores no dia a dia;
  • Conversar com seu público abertamente.

Tudo isso pode ajudar você a obter mais resultados no seu negócio!

Como criar canal no Telegram?

Antes de tudo, saiba que esse aplicativo sempre busca facilitar a vida dos criadores de conteúdo. Por isso, aprender como criar canal no Telegram é algo muito fácil e prático

Para isso, você só precisa seguir o passo a passo abaixo:

1. Acesse o Telegram no seu celular e clique no ícone de criação de nova conversa.

print de tela com passo a passo

2. Feito isso, na próxima tela, clique em “Novo canal”.

print de tela com passo a passo

3. Dê um nome e descrição ao seu canal, além de adicionar uma boa foto ou emoji.

print de tela com passo a passo

4. Em configurações do canal, escolha se deseja deixá-lo público para todos os usuários do Telegram encontrá-lo, ou se ele será um canal privado.

Aqui, ao deixá-lo privado, um link público de divulgação será automaticamente criado para você permitir que várias pessoas entrem no canal.

print de tela com passo a passo

Mas, ao deixá-lo público, você pode criar um link personalizado.

print de tela com passo a passo

5. Depois de definir a visibilidade do canal, adicione alguns membros ou prossiga sem adicionar. Feito isso, seu canal do Telegram estará criado e pronto para você enviar diversas mensagens!

Perguntas frequentes

Quanto custa um canal no Telegram?

Os canais no Telegram são um recurso totalmente gratuito. Isso significa que você pode criar e manter seu canal sem precisar arcar com nenhum custo a mais relacionado a ele. 

Assim, você consegue economizar nas suas estratégias e lucrar mais com suas vendas!

Quantas pessoas podem entrar no canal do Telegram?

Os canais do Telegram são ilimitados. Sendo assim, não existe um número máximo de pessoas que você pode adicionar. 

E se você gostou de saber como criar canal no Telegram e de que forma ele pode ser utilizado no seu negócio, com certeza gostará de conhecer um material exclusivo que estamos disponibilizando!

É o nosso Kit Completo de Marketing Digital! Com ele você encontra diversos recursos, como templates, guias e e-books completos para criar produtos digitais e desenvolver estratégias que realmente convertem! Baixe-o gratuitamente!

Banner_blog_herospark
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *