O produtor digital disponibiliza os seus conteúdos na internet, e é muito importante que esses produtos cheguem aos potenciais consumidores.

Assim, surge o marketing digital e os conceitos de marketing, que devem ser bem conhecidos e trabalhados pelos produtores digitais.

O marketing é um termo muito utilizado entre empreendedores. Mas você sabe o significado por trás dessa palavra?

É importante entender o que é o marketing antes de conhecer alguns de seus principais conceitos e informações sobre o tema. Confira!

 

O que é marketing

O americano Philip Kotler, considerado o maior profissional de marketing, explica que marketing é um processo tanto administrativo quanto social pelo qual as pessoas obtêm o que desejam e necessitam através da geração de desejo, oferta e troca de produtos e serviços de valor.

Para Raimar Richers, um dos fundadores da FGV e um dos primeiros especialistas de marketing no Brasil, marketing é o conjunto de atividades que tem por fim concretizar relações de troca.

Essa troca ocorre entre os produtos e serviços da empresa com o poder aquisitivo do consumidor.

O termo marketing vem da palavra em inglês “market”, que significa mercado. O marketing, então, é uma atividade destinada a entender (e atender) as necessidades e desejos dos consumidores dentro do mercado.

Ela atua em todas as etapas do processo, como na produção, no cronograma de lançamento de produto e na venda dos produtos. Ou seja, durante todo o ciclo de vida dele.

Entendendo o consumidor, analisando dados, investindo em anúncios e fazendo um bom planejamento, o produtor pode utilizar dessas estratégias para satisfazer as necessidades e desejos de determinado mercado e potencializar o seu alcance e as suas vendas.

Mas antes de colocar essas estratégias em ação, é muito importante que você compreenda alguns dos principais conceitos encontrados dentro do marketing.

Por esse motivo, trouxemos 10 deles pra você conhecer. Confira agora!

 

Principais conceitos de marketing

 

Persona

A persona é considerada a construção do cliente ideal por meio da personificação do público-alvo.

Sendo semifictícia, ela é construída baseada em dados que delimitam melhor as estratégias de comunicação entre a marca ou o produto e o público.

Esse recurso dos profissionais de marketing ajuda a direcionar e dar consistência para as ações. Isso, pois, se conhece o perfil completo e os hábitos de consumo do cliente.

Também é possível investir em um marketing de relacionamento duradouro entre produtor e consumidor. A persona também traz humanização ao processo de criação.

 

Avatar

No marketing digital, o avatar é a personificação detalhada do cliente ideal.

Esse perfil fictício é traçado para ajudar o produtor a entender quem é o cliente e auxiliar na construção de estratégias mais direcionadas e assertivas voltadas a ele.

A definição do avatar é muito detalhada, e, além de possuir dados como sexo e idade, também apresenta os hábitos, os problemas, os objetivos e as preferências dos consumidores.

Os conceitos entre persona e avatar são muito próximos, a única diferença entre eles é que o avatar é muito mais detalhado.

 

Nicho

No mercado, os produtos ou os serviços serão disponibilizados de maneira especializada para cada nicho.

É muito importante definir o nicho do seu negócio, atendendo demandas específicas que empreendimentos genéricos não atendem.

Entre as diversas vantagens da definição de um nicho, estão a diminuição da concorrência, poder fazer maiores cobranças pelo produto, conseguir elaborar estratégias mais precisas e com menor custo, conseguir clientes mais qualificados e encontrar parceiros mais alinhados.

 

Marketing viral

O que esse tipo de marketing pode fazer com o produto é entrar na cabeça das pessoas após a viralização.

Hoje em dia, essa possibilidade pode ser bem explorada nas redes sociais, que dão espaço para as campanhas virais.

O marketing viral pode fortalecer a marca e o produto, a relação com os consumidores e garantir um espaço no mercado. Ao contrário do que muitos pensam, a viralização no marketing deve ser feita de forma planejada.

Além disso, existem alguns fatores que contribuem para esse sucesso; por exemplo, criar uma boa história e a colocar no local correto.

É importante lembrar que a campanha viral é temporária, e é necessário trabalhar na retenção do público após o boom.

Imagem de oferta Imersão Foguete Digital

 

Marketing digital

Entre os diversos tipos de marketing, o marketing digital é um conjunto de informações e ações que podem ser feitas nos diversos meios digitais para promover pessoas e produtos.

Ele oferece oportunidades para os produtores deixarem a sua marca e expandirem seus negócios.

Para Kotler, a presença de estratégias nos meios digitais na atualidade é o estado mais avançado do marketing.

Existe uma consolidação do mundo digital e uma necessidade dos produtores, principalmente os digitais, estarem presentes também nesse ambiente.

É comum que o marketing viral ocorra dentro do marketing digital, já que a viralização dos conteúdos em meios digitais é mais frequente.

 

Canais de marketing

Existem diversos canais em que se pode distribuir o conteúdo e a marca, fazendo com que o produto chegue ao consumidor final.

É essencial que o canal de marketing seja escolhido de maneira certa, conforme a estratégia de marketing de conteúdo, para que o produtor adquira bons resultados.

Entre os principais, estão os canais sociais, o tráfego direto, a referência, o orgânico, o e-mail e a mídia paga.

Cada um traz suas próprias vantagens, bem como novas possibilidades de inserção no mercado. No mais, o produtor deve escolher aquele que possibilitará mais vendas pelo menor valor gasto.

 

Teste A/B

O teste A/B é um tipo de avaliação que divide uma página, um copywriting ou um e-mail, por exemplo, em duas versões.

O objetivo é verificar qual página obtém melhores resultados, com mais tráfego e maior taxa de conversão.

Esse teste tem alta precisão. Ele funciona através da coleta de dados e do seu armazenamento e busca tornar os processos mais confiáveis, já que serão orientados em experimentos.

O teste A/B pode auxiliar no processo de melhora de métricas como cliques, visualizações e geração de leads.

 

Branding

É o conjunto de estratégias e ações que transformam a marca ou o produto em algo desejável e positivo, conquistando o coração e a mente dos consumidores.

O branding desperta emoções e sensações que conectam o cliente à marca ou ao produto.

É importante que essa estratégia esteja alinhada com o propósito, o posicionamento, a visão e com os valores do produtor.

O planejamento com antecedência, desde a criação do logotipo até o cronograma de lançamento de produto, é fundamental para transmitir a personalidade da marca e ter eficiência na conexão com o público alvo.

 

Co-branding

O conceito se refere à união de duas ou mais marcas para criação de um produto ou um serviço.

Através da cooperação entre as marcas, buscam-se novas ideias que agreguem valor para todos os envolvidos no processo. Essa união no co-branding é feita por tempo limitado e normalmente para apenas um projeto.

A intenção dessa estratégia é trazer bons lucros para as marcas com os produtos ofertados, além de trazer reconhecimento para um maior número de pessoas.

Elas poderão consumir outros produtos da empresa futuramente. Assim, a estratégia em questão aumenta a visibilidade da empresa ou do produtor, agrega valor à marca e a diferencia das outras presentes no mercado.

 

ROI

A sigla ROI é abreviação de Retorno de Investimento. Utilizado em qualquer negócio digital, ele mostra os resultados finais de campanhas ou de ações de marketing.

Desse modo, o ROI indica se é favorável continuar investindo ou não em certas estratégias dentro da marca.

 

Cálculo

É uma métrica calculada pela subtração do valor do retorno pelo valor do investimento, com o resultado dividido pelo valor do investimento, todos em reais. O valor esperado é que seja maior do que 100%. mbora apresente vantagens, como redução de custos e otimização de investimentos, o ROI possui limitações, como não levar o tempo em consideração e só poder ser atribuído a um canal por vez.

 

Sobre o Monster Sales

Agora que você conhece 10 dos principais conceitos de marketing, é importante tirar as suas ideias do papel e colocar em ação! O Monster Sales, programa de aceleração da HeroSpark, pode te auxiliar nesse processo que indica o que o produto pode ter. Sabe como?

O Monster Sales une estratégias e conhecimentos necessários para criação de um produto digital lucrativo. Você terá o time de especialista da HeroSpark para te ajudar e uma comunidade para networking. Além disso, você terá acesso a aulas sobre diversos conceitos de marketing que acabamos de ver, como por exemplo marketing digital e branding.

 

Imagem de oferta Imersão Foguete Digital

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.