Conteúdo evergreen é o termo dado a uma publicação que trata de um assunto persistente no tempo, que não cai no esquecimento. 

 

Se você tem um blog, por exemplo, e não tem tempo de atualizá-lo regularmente, o que acha que aconteceria se a página só tivesse notícias e temas de descobertas recentes, que param de ser pesquisadas com o tempo? 

 

A falta de atualização de qualquer blog ou rede social os fariam receber cada vez menos acessos. Mas, se você alimentá-lo com conteúdos que podem ser buscados a qualquer momento, você pode, sim, manter o tráfego em um nível razoável.

 

Dessa forma, o conteúdo evergreen não precisa ser aplicado somente em artigos de blog. 

 

Caso você crie uma isca digital no formato de guia, só para ilustrar, é importante que se atente ao tópico deste guia, se é obsoleto e pode ficar para trás, ou não. O mesmo acontece com postagens para redes sociais, como Instagram e LinkedIn.

 

Neste post, você vai entender o que é, quais as vantagens e como produzir este tipo de conteúdo. Vamos lá?

 

O que é conteúdo evergreen?

 

Sabe o que não é relacionado à estratégia evergreen? Moda e tendências. Tudo o que é passageiro. Provavelmente, quando se produz um conteúdo, a expectativa é que perdure, que as pessoas o consultem mais de uma vez. 

 

Por mais que você não produza nada relacionado a notícias, alguns detalhes na produção podem levar seu conteúdo a se afastar do que é evergreen e acabar caindo no esquecimento. Você entenderá melhor quando ler as dicas de produção de material evergreen, mais à frente.

 

Vale a pena focar a minha estratégia digital neste tipo de conteúdo?

 

Produzir conteúdo evergreen não é exatamente uma regra, mas é razoável seguir essa estratégia, sim. Acompanhe o porquê:

 

Ganhe vantagens com o posicionamento nas páginas do Google

 

Um dos braços do marketing de conteúdo preconiza a produção de materiais que, a longo prazo, contribuem para que você seja encontrado em pesquisas do Google de um modo cada vez mais fácil, nas primeiras páginas. 

 

Assim, o tipo de conteúdo que tende a manter e incrementar o seu tráfego mês a mês é o evergreen. Crie listas, textos de tira dúvidas ou de desmistificação de crenças… essas categorias de conteúdo costumam ser atemporais e úteis de forma recorrente para o público-geral. 

 

Tenha um conteúdo que precisa ser atualizado com menos frequência

 

Pelo fato de o conteúdo evergreen se tratar de uma temática bem estabelecida, dificilmente você precisará atualizá-lo — o que faz bastante diferença na rotina de produção de conteúdo de quem trabalha com tecnologia, por exemplo, que já convive com muitas atualizações.

 

Para produzir de maneira consistente e ter presença forte no universo digital, é necessário otimizar o seu tempo sempre que puder e criar conteúdo evergreen é a favor disso.

 

Gere leads de forma contínua 

 

Os conteúdos evergreen, via de regra, são conceituais, explicativos e pontuais. Atraem leads de um perfil determinado. Já os assuntos mais dispersos, relacionados a acontecimentos podem atrair qualquer tipo de visitante. 

 

Dessa forma, o conteúdo perene é capaz de atrair aquele público previsto, de possíveis clientes, a quem chamamos também de leads.

 

Como produzir publicações evergreen?

 

Se interessou pela estratégia? Então confira agora as melhores dicas para manter seu conteúdo perene. 

Imagem ofertando o e-book gratuito de funis americanos

 

Títulos estratégicos

 

Existe uma forma de deixar evidente, de dar pistas que uma publicação é perene: escolha títulos específicos, como estes:

 

  • O que é… 
  • Perguntas frequentes sobre…
  • O que saber antes de começar…
  • Saiba tudo sobre…
  • Como criar…
  • Checklist para…

 

Conteúdos de topo de funil

 

Raciocine comigo: conteúdo evergreen é aquele que deve ficar por muito tempo sendo visitado. Assim, novas pessoas vão aparecendo para consultá-lo, certo? Por isso, a sua pauta não deve ser tão detalhada sobre o seu negócio. O público-alvo dela deverão ser pessoas que ainda não têm ideia do que você faz.

 

Conteúdo de topo é isso. São temas e linguagens acessíveis, para que qualquer visitante que, embora não conheça o seu produto ou serviço, entenda o que ele faz e se sinta atraído de alguma forma (ao ler, no fim do conteúdo evergreen, a chamada para ação).

 

Estratégia com datas e contexto

 

Tradicionalmente, evita-se inserir datas a todo custo nos conteúdos perenes. Mas, até para não comprometer a experiência do usuário, é possível que vez ou outra seja necessário apresentar datas. 

 

Logo, em vez de utilizar expressões como ‘atualmente’ para se referir a um período de crise, por exemplo, opte por ‘neste período de crise’. Em relação a palavras ainda mais explícitas como ‘hoje’ ou ‘amanhã’, é totalmente desnecessário utilizá-las. Evite-as.

 

Transparência com as atualizações 

 

Mesmo que o seu artigo de conteúdo perene fale de um assunto muito bem estabelecido, é normal e também recomendável que você o atualize em algum momento. 

 

Então para que o visitante entenda que você tratou do tópico da forma mais atual e que pode confiar no conteúdo, deixe visível a data em que o post foi atualizado. Detalhe: não queira burlar isso atualizando apenas a data e fingindo que o seu conteúdo é atual. Há muitos concorrentes e se o leitor notar essa jogada (e provavelmente vai), sua autoridade no mercado pode ficar comprometida.

 

Alinhamento com a sua Thank You Page

 

Na Thank You Page, você agradece um lead por ter baixado algum infoproduto ou isca digital e ainda o convida para uma ação que revele as próximas etapas que poderia realizar, como a leitura de um artigo. 

 

Então é só linkar para um conteúdo evergreen. Assim, as chances do lead se identificar com o assunto abordado serão maiores do que se você o vinculasse a um tema não exatamente perene. 

 

Alimento para fluxos de e-mail

 

O conteúdo evergreen também pode ser associado a fluxos de e-mail voltados à nutrição de leads. Ou seja, o envio periódico de mensagens  para manter um vínculo com a audiência. Faça uma copy boa direcionando o público para o conteúdo em seu blog. 

 

Veja mais dicas aqui:

 

 

 

Melhora do posicionamento no Google, conteúdo de fácil gerenciamento e geração de leads são só algumas das vantagens do conteúdo evergreen. Não deixe de seguir nossas dicas e investir nos assuntos perenes para otimizar sua estratégia de marketing digital.

 

E você, também quer melhorar a sua gestão de conteúdo? Conte com a SparkFunnels, a nossa ferramenta de funil de vendas! 

 

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.