Lançamento Semente: como e quando fazer

lançamento semente
lançamento semente
Extensão plano basic

Os infoprodutores são bombardeados por vários tipos de lançamentos. Então, é comum que surja a dúvida sobre qual é a diferença e quando realizar cada um. No entanto, o indicado é realizar primeiro o lançamento semente, pois funciona como um teste para os outros.

Mas você sabe o que é, como e quando fazer um lançamento semente? Não? Então nós trouxemos um passo a passo infalível para você, além de outras relevantes informações. Confira!

O que é e quando fazer o lançamento semente?

O lançamento semente é indicado para quem ainda não tem um produto finalizado. Como o próprio nome diz, é como se o produto estivesse sendo semeado. Então, ele pode ser realizado a qualquer momento, antes mesmo de ter alguma coisa pronta. 

Assim, o infoprodutor conseguirá entender qual é a percepção da audiência e se o produto será rentável. É parecido com o que ocorre em eventos, nos quais os ingressos são vendidos antecipadamente ao público. 

Após conhecer a audiência, identificar as suas dores e conquistar o seu engajamento é que você vai, efetivamente, investir no produto. Como é uma estratégia que tem o objetivo de “sentir” o público, é indicado que seja feito antes de outros modelos, que podem ser otimizados a partir do semente. 

Quais são os benefícios do lançamento semente?

O lançamento semente é uma estratégia que pode proporcionar bons resultados ao seu negócio. Por isso, existem vários benefícios em realizá-lo, tais como: 

Oferece um risco reduzido

Realizar um lançamento semente reduz os riscos inerentes ao lançamento do produto final, visto que é possível medir a receptividade do seu público com um lançamento teste. 

Dessa forma, se o seu lançamento semente não tiver um bom desempenho, você não precisa investir no lançamento original.

Necessita de um investimento menor

Além de oferecer um risco menor, o investimento desse tipo de lançamento também é menor. Isso porque ele não é o produto final, logo não tem os mesmos custos do lançamento oficial.

Fonte de geração de leads 

Uma forma eficiente de gerar leads qualificados é por meio do lançamento semente. Afinal, como o próprio lançamento já condiz com o seu produto, as pessoas interessadas por ele serão atraídas. 

Sendo assim, com esse tipo de lançamento, você pode estruturar uma estratégia de e-mail marketing para quando o produto oficial for lançado, além de poder usar essa lista de e-mails para outros conteúdos capazes de gerar conversão. 

Otimização da estratégia durante o processo. 

Como o lançamento semente precede o lançamento do produto oficial, existe a possibilidade de você realizar otimizações no processo de produção do produto final. Isso porque é possível mensurar o nível de aceitação do público por meio desse lançamento.

Como fazer o lançamento semente?

Agora confira um passo a passo completo e infalível de como fazer o lançamento semente do seu produto. 

Prepare a audiência

O Marketing de Conteúdo é uma ótima estratégia para se conectar com um público qualificado. Por isso, antes mesmo de iniciar o seu lançamento, faça provocações por meio de conteúdos relacionados ao produto que vai ser lançado. Assim, a audiência que tem interesse no assunto, vai se engajar com o seu perfil. 

Nessa etapa, invista em assuntos que tratam de dores da sua persona, mesmo que ela nem tenha ideia dessa dor. A sua missão é justamente instigar o público para que ele se conscientize de que tem um problema.

Faça uma validação da ideia

Depois de construir uma audiência, realize um questionamento sobre aquele problema, no intuito de entender se o seu potencial cliente realmente tem aquela dor. Você vai fazer a pergunta, mas não vai falar que a ideia foi sua. 

É interessante falar que notou essa necessidade e que queria a opinião das pessoas sobre fazer algum material que solucionasse essa dificuldade. As respostas podem ser colocadas, por exemplo, em uma landing page, Google Forms ou na sua própria rede social, como uma caixinha de perguntas ou enquete no Instagram. 

copy com chat gpt , herocreator

Assim, vai ser possível validar a sua ideia, estabelecer um relacionamento com as pessoas que responderam e obter contatos para fazer remarketing quando o lançamento realmente for feito.

Conte a história

Nessa etapa, a ideia já está mais madura. Então, comece a criar o storytelling por trás do seu produto. Mostre que fará esse lançamento para ajudar a audiência, fale que foi muito pedido pelas pessoas e que vai fazer em agradecimento a tudo o que já conquistou.

Essa é uma forma de avisar para a audiência que haverá novidades e de fazer com que ela fique ainda mais atenta ao seu conteúdo. Por isso, intensifique as ações e intercale entre vídeos, lives, e-mail marketing e todos os outros recursos que você tiver disponível. 

Desenvolva o produto

Certamente, você já tem algumas ideias do que vai lançar, com base no interesse do seu público, certo? Então, primeiro, defina o que vai ser o produto, que pode ser um e-book, mentoria, curso online, entre outros. 

Assim, inicie o desenvolvimento dele, o que necessita de dedicação e atenção aos detalhes. Além disso, capriche na qualidade, pois essa venda é a sua porta de entrada para outros produtos mais rentáveis. 

Depois, veja quais serão os recursos necessários, os custos, o meio de pagamento e o processo de divulgação. Pode parecer difícil no início, mas o resultado final será muito satisfatório.

Faça o lançamento

Nessa etapa, o seu lead já está interessado em consumir ainda mais o que você tem a oferecer. Então, é a hora de divulgar detalhes sobre o lançamento. Se as etapas anteriores foram feitas corretamente, a tendência é que você não tenha muitos problemas aqui.

Nesse sentido, a divulgação deve ser feita por meio de um webinar ao vivo, apresentando uma carta de vendas. Por mais que se interessem pelo produto, as pessoas querem sentir que estão recebendo alguma vantagem exclusiva. 

A oferta pode ser um desconto + recebimento de bônus, por exemplo. Por isso, busque ser atrativo e mostre que essa é uma oportunidade única, mas tenha cuidado com a oferta, para que não pareça que você está desvalorizando o próprio trabalho. 

O prazo de vendas deve ser de 3 a 7 dias, com o objetivo de criar um senso de urgência e de escassez nas pessoas. É comum que o pico de vendas ocorra no primeiro e no último dia de carrinho aberto, então, tenha uma plataforma preparada para isso.  

 

Analise os feedbacks

Independentemente se você conseguiu vender somente para 1 ou para 1.000 pessoas, faça um levantamento de opiniões dos clientes. Se possível, tente coletar também o feedback de leads que não finalizaram a compra.

Lembre-se que, se o lançamento fracassou, as pessoas não saberão, pois não têm acesso aos dados das suas vendas. Por isso, não se envergonhe e nem desista. O intuito do lançamento semente é exatamente entender o que pode ser melhorado para que os próximos sejam mais rentáveis e estruturados.

Glossário de marketing digital GRÁTIS

Todos os conceitos que você precisa dominar para ganhar dinheiro na internet em 2022. Confira clicando no botão abaixo.

Baixar grátis agora
 

Dica Extra: Conte com bons parceiros

Durante o processo de lançamento semente, é comum que surjam muitas dúvidas, tendo em vista que vai ser a sua primeira experiência. Então, estude antes de iniciar, mas não se deixe levar pela insegurança.

Além disso, acompanhe outros infoprodutores para saber como elas fazem e conte com a ajuda de parceiros e ferramentas que otimizem a sua jornada. A HeroSpark tem recursos ideais para o seu lançamento. Veja algumas de suas funcionalidades:

  • Criação de landing page (já tem modelos prontos);
  • Disparos de e-mails;
  • Leads e funis de vendas ilimitados;
  • Transmissão de webinar.

O infoprodutor que seguir as nossas dicas para realizar o lançamento semente e analisar bem a audiência, vai perceber que esse é um dos melhores lançamentos a ser feito. Além disso, obterá muita informação valiosa e otimizará as próximas vendas. Portanto, mãos à obra!

Banner_blog_herospark
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *