Um blog sobre empreendedorismo, negócios digitais e cursos online


Não perca mais nenhuma novidade!

Assine nosso blog e ative as notificações para receber os melhores conteúdos sobre empreendedorismo


Lançamento Semente: como e quando fazer

lançamento semente

Os infoprodutores são bombardeados por vários tipos de lançamentos. Então, é comum que surja a dúvida sobre qual é a diferença e quando realizar cada um. No entanto, o indicado é realizar primeiro o lançamento semente, pois funciona como um teste para os outros.

 

Existem vários benefícios em fazê-lo: oferece menos riscos, necessita de um investimento menor, é uma fonte de geração de leads e permite a otimização da estratégia durante o processo. Quer saber como e quando fazer o lançamento semente? Nós trouxemos um passo a passo infalível.

 

Continue a leitura e confira.

 

O que é e quando fazer o lançamento semente?

 

O lançamento semente é indicado para quem ainda não tem um produto finalizado. Como o próprio nome diz, é como se o produto estivesse sendo semeado. Então, pode ser realizado a qualquer momento, antes mesmo de ter alguma coisa pronta. 

 

Assim, o infoprodutor conseguirá entender qual é a percepção da audiência e se será rentável. É parecido com o que ocorre em eventos, nos quais os ingressos são vendidos antecipadamente ao público. 

 

Após conhecer a audiência, identificar as suas dores e conquistar o seu engajamento é que você vai, efetivamente, investir no produto. Como é uma estratégia que tem o objetivo de “sentir” o público, é indicado que seja feito antes de outros modelos, que podem ser otimizados a partir do semente. 

 

Como fazer o lançamento semente?

 

Prepare a audiência

O Marketing de Conteúdo é uma ótima estratégia para se conectar com um público qualificado. Por isso, antes mesmo de iniciar o seu lançamento, faça provocações por meio de conteúdos relacionados ao produto que vai ser lançado.

 

Assim, a audiência que tem interesse no assunto vai se engajar com o seu perfil. Nessa etapa, invista em assuntos que trate de dores da sua persona, mesmo que ela nem tenha ideia dessa dor. A sua missão é justamente instigar o público para que ele se conscientize de que tem um problema.

 

Faça uma validação da ideia

Depois de construir uma audiência, realize um questionamento sobre aquele problema, no intuito de entender se o seu potencial cliente realmente tem aquela dor. Você vai fazer a pergunta, mas não vai falar que a ideia foi sua. 

 

É interessante falar que notou essa necessidade e que queria a opinião das pessoas sobre fazer algum material que solucione essa dificuldade. As respostas podem ser colocadas, por exemplo, em uma landing page, Google Forms ou na sua própria rede social, como uma caixinha de perguntas ou enquete no Instagram. 

 

Assim, vai ser possível validar a sua ideia, estabelecer um relacionamento com as pessoas que responderam e obter contatos para fazer remarketing quando o lançamento realmente for feito.

 

Conte a história

Nessa etapa, a ideia já está mais madura. Então, comece a criar o storytelling por trás do seu produto. Mostre que fará esse lançamento para ajudar a audiência, fale que foi muito pedido pelas pessoas e que vai fazer em agradecimento a tudo o que já conquistou.

 

Essa é uma forma de avisar para a audiência que haverá novidades e de fazer com que ela fique ainda mais atenta ao seu conteúdo. Por isso, intensifique as ações e intercale entre vídeos, lives, e-mail marketing e todos os outros recursos que você tiver disponível. 

 

Desenvolva o produto

Certamente, você já tem algumas ideias do que vai lançar, com base no interesse do seu público. Primeiro, defina o que vai ser o produto, que pode ser e-book, mentoria, curso online, entre outros. 

Então, comece o desenvolvimento dele, o que necessita de dedicação e atenção aos detalhes. Capriche na qualidade, pois essa venda é a sua porta de entrada para outros produtos mais rentáveis. 

 

Depois, veja quais serão os recursos necessários, os custos, o meio de pagamento e o processo de divulgação. Pode parecer difícil no início, mas o resultado final será muito satisfatório.

 

Faça o lançamento

Nessa etapa, o seu lead já está interessado em consumir ainda mais do que você tem a oferecer. Então, é a hora de divulgar detalhes sobre o lançamento. Se as etapas anteriores foram feitas corretamente, a tendência é que você não tenha muitos problemas aqui.

 

A divulgação deve ser feita por meio de um webinar ao vivo, apresentando uma carta de vendas. Por mais que se interessem pelo produto, as pessoas querem sentir que estão recebendo alguma vantagem exclusiva. 

 

A oferta pode ser um desconto + recebimento de bônus. Busque ser atrativo e mostre que essa é uma oportunidade única, mas tenha cuidado com a oferta, para que não pareça que você está desvalorizando o próprio trabalho. 

 

O prazo de vendas deve ser de 3 a 7 dias, com o objetivo de criar um senso de urgência e de escassez nas pessoas. É comum que o pico de vendas ocorra no primeiro e no último dia de carrinho aberto, então, tenha uma plataforma preparada para isso.  

 

Analise os feedbacks

Independentemente se você conseguiu vender somente para 1 ou para 1.000 pessoas, faça um levantamento de opiniões dos clientes. Se possível, tente coletar também o feedback de leads que não finalizaram a compra.

 

Lembre-se que, se o lançamento fracassou, as pessoas não saberão, pois não têm acesso aos dados das suas vendas. Por isso, não se envergonhe nem desista. O intuito do lançamento semente é exatamente entender o que pode ser melhorado, para que os próximos sejam mais rentáveis e estruturados. 

 

Dica Extra — Conte com bons parceiros

 

Durante o processo de lançamento semente, é comum que surjam muitas dúvidas, tendo em vista que vai ser a sua primeira experiência. Então, estude antes de iniciar, mas não se deixe levar pela insegurança.

 

Acompanhe outros infoprodutores, para saber como elas fazem e conte com a ajuda de parceiros e ferramentas que otimizem a sua jornada. O SparkFunnels tem recursos ideais para o seu lançamento. Veja algumas de suas funcionalidades:

 

  • Criação de landing page (já tem modelos prontos);
  • Disparos de emails;
  • Leads e funis de vendas ilimitados;
  • Transmissão de webinar.

 

Veja como é simples criar landing pages pelo SparkFunnels:

 

 

O infoprodutor que seguir as nossas dicas para realizar o lançamento semente e analisar bem a audiência, vai perceber que esse é um dos melhores lançamentos a ser feito. Além disso, obterá muita informação valiosa e otimizará as próximas vendas. 

 

Comece a planejar o seu lançamento, agora mesmo. Cadastre-se no SparkFunnels e tenha o parceiro ideal nessa jornada.

Mais artigos para você

Mercado Digital: o que é e como funciona

A transformação digital não é somente realidade, mas uma necessidade. Você sabe o que é mercado digital? Se você ou …

O que é negócio escalável e 3 ideias

Negócio escalável, cada vez mais, prova que não é uma buzzword ou palavra da moda. A alta lucratividade, além de …

O que é oratória e 4 dicas para falar bem no seu curso online

Se você pretende criar cursos online, é necessário saber o que é oratória e como usá-la para desenvolver aulas mais …

O que é NFT: entenda como funciona este registro digital

Você sabe o que é NFT? Ele é um registro digital que transforma o seu bem digital em algo único. …

Bruno Perini: saiba quem é e conheça seus projetos

Curioso, focado, organizado e com um objetivo muito claro e bem definido. Essas características podem definir bem quem é Bruno …

Psicologia das cores no marketing: entenda o significado

O marketing de uma empresa abrange diversos detalhes que devem ser pensados para que ela se destaque em meio às …