Plano de postagem Instagram: o que é + 7 passos para criar um do zero

plano de postagem instagram

Para alcançar destaque e ser lembrado pelos usuários do Instagram, é preciso estar constantemente presente, principalmente através da produção de conteúdo. 

Nesse sentido, o planejamento estratégico e com antecedência desse conteúdo é uma das formas de se obter sucesso e crescimento na rede.

No entanto, apesar de saber a importância disso, muitas pessoas não sabem como montar um plano de postagem Instagram para conseguir se organizar melhor. 

Se você faz parte desse time, continue a leitura, pois aqui mostraremos como criar um plano de postagem para o Instagram do zero. Vamos lá?

O que é plano de postagem Instagram?

O plano de postagem Instagram é um cronograma que vai definir como serão as próximas publicações na sua rede social.

Para isso, é preciso pensar em estratégias. Isso inclui pesquisar os temas de maior engajamento da audiência e observar as métricas para analisar o que deu certo e o que pode ser melhorado.

Ao aplicar o cronograma de postagens em seu Instagram é possível crescer na rede, pois o algoritmo entende que você está sempre presente e, assim, entrega o conteúdo para mais pessoas. Além disso, o público interage mais e já espera o seu conteúdo diário.

Um outro benefício é o ganho de tempo. Mesmo que para pensar em tudo com antecedência você gaste um pouco de tempo e energia, no restante do mês é possível ter mais disponibilidade para outras atividades do seu negócio. Afinal, as publicações já estão todas agendadas e não é preciso ter ideias novas todos os dias.

Como montar um plano de postagem no Instagram?

1. Construa a persona e dê um tom de voz para a marca

O Instagram é, em seu princípio, uma rede de entretenimento, na qual as pessoas seguem perfis porque gostam ou porque aprendem algo com eles. Por isso, é ideal que você saiba com quem está falando. E, para isso, nada melhor do que construir uma persona.

Assim, conhecendo a sua persona, fica mais fácil saber qual será o tom de voz usado nas publicações. Será feito em primeira pessoa ou em terceira? Será de forma mais leve e jovem, com emojis e abreviações, ou uma linguagem mais sólida e formal?

Vale dizer que é preciso manter uma constância nesse tom para que as pessoas identifiquem que a mensagem está vindo de você.

2. Defina os principais objetivos

Postar sem estratégias vai ser cansativo e pode não trazer resultados. Isso quer dizer que você deve definir os principais objetivos das suas postagens. Dentre os principais, podemos elencar:

  • Aumento de engajamento;
  • Aumento de seguidores;
  • Conversão final;
  • Visitas ao site;
  • Entre outros. 

É possível revisar os objetivos mensalmente, trimestralmente ou na frequência que você desejar. O importante é saber que, ao acompanhar as métricas, você perceberá se realmente o resultado esperado foi atingido.

Como esses objetivos estão sempre mudando, a depender da sua meta para a marca naquele momento, é natural voltar sempre a esse tópico com o passar do tempo para que seu negócio cresça ainda mais.

3. Prepare uma lista de conteúdos 

Depois da criação da persona, tom de voz e objetivos, chegou a hora de realmente pensar no conteúdo do seu plano de postagem Instagram.

Aqui, você pode trazer uma mistura de conteúdo útil com ofertas diretas do seu produto. Dessa forma, o seguidor sabe que no seu perfil não tem apenas várias ofertas, mas também dicas, humor e publicações que contam sua história.

Nesse sentido, prepare uma lista de conteúdos que podem ser abordados e separe-os por temas. Assim, você estará montando a sua linha editorial.

De cada conteúdo sugerido podem surgir várias ideias diferentes e também vários formatos de postagens. Por isso, é importante ter essa lista sempre com você. Ela será sua fonte de criatividade e de lembretes para você anotar boas ideias assim que surgirem.

Dica extra: procure os temas em perfis semelhantes. Mas lembre-se de não copiar, apenas usar como base para seu conteúdo.

4. Analise eventos e datas importantes

Para um bom planejamento, é necessário olhar as datas importantes e não deixar passar nada em branco, por exemplo, Natal, Páscoa, Dia do Cliente, entre outras.

Também é possível focar em datas mais específicas, a depender do seu público-alvo, como Dia do Médico, Dia da Secretária, etc.

Não se esqueça também de procurar sobre eventos que podem ser relacionados com o seu nicho para falar deles também no seu perfil.

5. Coloque no calendário todos os temas

Para tudo ficar mais organizado e de fácil visualização, você pode colocar todos os temas em uma planilha, que dará origem efetivamente ao seu plano de postagem Instagram.

Nesse sentido, defina a frequência de postagens (por exemplo, 3 vezes na semana) e coloque tudo nessa planilha. Lembre-se de especificar qual vai ser o formato da postagem.

Também é válido definir dias da semana para temas específicos, como, por exemplo, o #tbt, que é uma publicação que acontece toda quinta-feira.

E não se esqueça: é ideal ter conteúdos planejados para 15 ou 30 dias à frente.

6. Prepare o conteúdo

Chegou a hora de colocar a mão na massa! Seja textos e legendas para postagens, vídeos para reels e até mesmo pesquisa de conteúdos mais densos e a busca por fotografias.

Essa é a hora de verdadeiramente fazer nascer as publicações que foram pensadas no plano de postagem Instagram.

Uma dica: comece pelas mais simples, que exigem pouco, e depois vá para as mais difíceis.

7. Use ferramentas auxiliares

No passo anterior, você já deve ter usado alguma ferramenta, seja uma planilha no Excel, Trello ou até mesmo um calendário impresso, certo?

Essas ferramentas são essenciais para manter a organização e a visualização de todas suas tarefas do Instagram.

Mas outras ferramentas que também vão ser suas aliadas são:

  • Estúdio de Criação e Meta Business para agendamento de postagens;
  • Cap Cut para edição de vídeos;
  • Clarice AI como um bom corretor de textos.

Depois que o conteúdo estiver pronto, agende a postagem com antecedência. Dessa forma, não será preciso postar todos os dias, pois os posts irão de forma automática para o seu perfil. 

Perguntas frequentes sobre plano de postagem Instagram

Quais são os horários de pico no Instagram?

Geralmente, os horários de pico são de manhã, das 8h às 9h, no meio do dia, das 12h às 13h, e no horário nobre da noite, das 18h às 20h.

Porém, caso sua conta seja de criador de conteúdo ou comercial, é possível ver os horários que a sua audiência mais interage com suas publicações. Basta ir no perfil, clicar em “Painel profissional” e, em seguida, em “Ver tudo”.

Você terá o número total de seguidores. Ao clicar nesse número, role a tela para baixo. Lá, estarão as informações de dias de semana e horários com mais interações.

O que postar no Instagram todos os dias?

É ideal variar o tipo de publicação diária no Instagram. Para isso, o aplicativo oferece a possibilidade de posts estáticos, carrosséis e reels

Nos stories, por exemplo, é possível variar entre as ferramentas disponíveis, como enquetes, caixinhas de pergunta, incluir reações e músicas. 

Uma dica de conteúdo é começar um assunto nos stories, abrir enquete ou caixinha de perguntas para o público interagir e finalizar com uma postagem no feed sobre a sua opinião a respeito.

Qual aplicativo usar para um plano de postagem Instagram?

Você pode testar vários aplicativos até encontrar o seu preferido. O básico é usar uma planilha do Excel. Porém, aplicativos de organização, como o Trello e o Notion, podem ajudar.

O que precisa ter no plano de postagem Instagram?

Tema, formato da publicação e o dia que vai ao ar são essenciais. 

Dependendo do conteúdo, é necessário ter legenda, imagem ou vídeo que será usado e link externo, se houver. Uma CTA também é sempre importante para manter as pessoas interagindo.

Como vimos, estar presente na internet é essencial para o crescimento do seu negócio, porém existem muitas tarefas a serem feitas antes. É preciso, por exemplo, entender de marketing digital e aplicar estratégias para converter os seguidores em clientes.

Pensando nisso, a HeroSpark preparou um material completo sobre esses assuntos: o Kit Marketing Digital. Ele é perfeito para você aprender mais sobre as estratégias nas redes sociais e criar páginas que verdadeiramente convertam.

Esse kit está disponível gratuitamente por tempo limitado! Então, clique aqui e garanta o seu agora!

Imagem de oferta Mentoria Impulso Digital.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *