Vendas online para iniciantes: 11 dicas para alcançar o sucesso em 2023!

Vendas online para iniciantes: 11 dicas para alcançar o sucesso em 2023!
Banner inteligência artificial

Se você quer criar seu próprio negócio em 2023, precisa conferir algumas dicas de vendas online para iniciantes para, assim, obter os melhores resultados do digital.

Todos sabem que o mundo online oferece diversas oportunidades para os empreendedores. Afinal, com ele você pode alcançar mais pessoas, verificar diferentes métricas e ter vários canais para fazer suas primeiras vendas. 

Mas, para obter sucesso nas suas vendas online, é preciso se preparar e, principalmente, criar uma boa estratégia para investir seu tempo e esforço nos lugares certos.

Para ajudar você nessa trajetória, separamos abaixo 11 dicas imperdíveis que vão ajudar você a fazer vendas online para iniciantes. Boa leitura!

1. Estude a concorrência

Uma das dicas essenciais de vendas online para iniciantes é estudar a sua concorrência. A partir disso, você consegue ter novos insights sobre o seu negócio, além de aprender:

  • Estratégias de vendas que são mais utilizadas;
  • Formas de se comunicar com o público;
  • Táticas que dão mais certo.

Além disso, quando você analisa os concorrentes, é possível saber o que funciona no seu setor e o que não dá certo, o que evita o desperdício do seu tempo com o que não funciona.

2. Conheça seu público-alvo

Para fazer boas vendas online é imprescindível conhecer bem as pessoas que você quer atingir. Somente assim será possível criar estratégias de vendas mais objetivas, que levam em consideração o comportamento da sua audiência.

Sendo assim, para conhecer o seu público-alvo, você pode começar analisando os seguintes itens sobre sua audiência:

  • Nível de escolaridade;
  • Trabalho que faz;
  • Faixa etária;
  • Região onde mora;
  • Comportamento de compra;
  • Redes sociais que mais utiliza;
  • O que faz nas horas vagas;
  • Quais notícias acompanha;
  • Entre outros.

Ao analisar esses e outros itens, você conhece melhor a sua audiência e consegue focar seus esforços nas estratégias certas para atingir seus objetivos.

3. Defina um nicho de mercado

Outra dica importante de vendas online para iniciantes é definir um nicho de mercado no qual você vai atuar.

Por exemplo: uma pessoa que vai começar a trabalhar com a venda de sapatos pode atuar no nicho de tênis esportivos, sapatos sociais ou sandálias femininas.

Saiba que, ao ter um nicho, você consegue filtrar melhor suas estratégias e o público que vai atingir, além de conseguir se posicionar como um especialista no seu ramo.

4. Saiba escolher um bom nome para o seu negócio

Definir o nome da sua futura empresa também é um passo importante na hora de realizar vendas online, já que é a partir dele que seu público vai conhecer o seu negócio.

Por isso, na hora de definir um nome, é importante pensar bastante e escolher uma opção criativa, que consiga refletir a solução que você vende.

Para fazer isso, você pode realizar um brainstorming, que é o processo de anotar no papel todas as ideias de nomes que vêm à sua mente, sem julgamentos. Depois, você pode pegar essa lista e analisar os nomes que fazem sentido para tentar trabalhar com eles.

Além disso, também é interessante conferir os nomes que seus concorrentes usam para conseguir criar algo mais original e que destaque o seu negócio.

5. Desenvolva uma boa identidade visual

Além do nome, criar uma identidade visual para o seu negócio também é uma dica fundamental de como fazer vendas online para iniciantes.

Para quem não sabe, a identidade visual é o conjunto de elementos como cores, fontes e formas geométricas que, juntos, conseguem transmitir a sua marca para o mundo.

Assim, desenvolvê-la é fundamental para que a sua audiência consiga identificar seu negócio e diferenciá-lo dos demais concorrentes.

Além disso, uma identidade visual bem construída pode ajudar no momento de gerar mais identificação com sua audiência, contribuindo para que ela interaja mais com você.

6. Defina os canais em que estará presente

A internet nos oferece uma enorme variedade de canais para se estar presente. Nesse sentido, podemos trabalhar com o:

  • Instagram;
  • Facebook;
  • Blog;
  • E-mail marketing;
  • TikTok;
  • YouTube;
  • Pinterest, etc. 

Porém, por mais que todos eles tenham suas vantagens e ofereçam boas oportunidades de crescimento, o esforço de estar presente em todos eles, criando conteúdo de qualidade, muitas vezes não vale a pena.

Então, na hora de escolher os canais que você estará presente, é importante considerar onde o seu público-alvo está. Dessa forma, você conseguirá criar conteúdos de qualidade, que atinja o seu público e o faça interagir com o seu negócio.

7. Crie um script de vendas

Um script de vendas é basicamente um roteiro que possui mensagens prontas para você enviar aos seus clientes. Geralmente, ele é criado de acordo com as etapas do funil de vendas do seu negócio.

Para quem não sabe, o funil de vendas indica os principais estágios que seu público passa, desde o momento que conhece o seu negócio até quando realiza a primeira compra.

Assim, ao se basear nesses estágios, você consegue desenvolver mensagens para enviar aos clientes de acordo com a etapa em que eles estão inseridos.

Além disso, ter um script de vendas ajuda na hora de quebrar as objeções do seu público, já que a sua audiência sempre pode criar motivos para não comprar algo de você.

Nesse momento, é importante ter conhecimento dessas objeções para saber como quebrá-las e mostrar ao seu público que o seu produto vai ajudá-lo de alguma forma.

8. Formalize a sua empresa

Muitas vezes, as pessoas que começam a fazer vendas online trabalham sem ter um CNPJ. Mas formalizar a sua empresa é um passo muito importante na hora de fazer vendas.

Isso porque a formalização permite que você emita notas fiscais eletrônicas, que são necessárias em qualquer venda realizada online.

Além disso, quem é pessoa jurídica consegue acessar linhas de crédito mais interessantes e pagar um imposto com valores mais justos do que sendo pessoa física.

Por isso, sempre busque formalizar a sua empresa. No início, você pode simplesmente abrir um MEI (microempreendedor individual) para começar o seu trabalho de vendas.

9. Crie páginas de vendas

Uma página de vendas é uma ferramenta muito importante para o seu negócio. Afinal, a partir dela, você pode destacar um produto do seu catálogo, ao mostrar:

  • Como ele funciona;
  • De que forma ajudou outras pessoas;
  • Seus principais benefícios;
  • Entre outros.

Assim, ao mostrar todas essas informações sobre um produto, você consegue fazer com que seu público tenha mais interesse nele e queira comprá-lo.

Para isso, as páginas de vendas costumam ser criadas com uma copy bem persuasiva para fazer com que o visitante realize a ação desejada no final da página.

10. Use gatilhos mentais nas suas ofertas

Os gatilhos mentais são estímulos persuasivos que fazem as pessoas tomarem decisões de forma rápida.

Por isso, é bem comum vê-los sendo utilizados em estratégias de vendas online, principalmente nas páginas de vendas de infoprodutos.

Alguns gatilhos mentais conhecidos e bem utilizados pelos empreendedores são:

  • Escassez: mostra que tem poucas unidades de um produto, mostrando que eles podem acabar a qualquer momento.
  • Urgência: indica que uma condição de pagamento muito boa vai acabar em pouco tempo, como as ofertas relâmpago, por exemplo.
  • Prova social: mostra depoimentos e avaliações de clientes que indicam que outras pessoas já testaram e aprovaram o produto.
  • Autoridade: esse gatilho ajuda a posicionar o seu negócio como um especialista no assunto, trazendo mais credibilidade para a sua marca.
  • Curiosidade: visa gerar curiosidade no público sobre alguma novidade que está por vir.

Estes são apenas alguns exemplos interessantes de gatilhos que você pode utilizar, mas existem diversos gatilhos mentais a serem explorados pelo seu negócio! 

11. Conte com boas plataformas

Uma das dicas mais importantes de vendas online para iniciantes é contar com uma boa plataforma, que vai te auxiliar em todo o seu processo de vendas.

Nesse sentido, saiba que hoje em dia você pode encontrar plataformas online que permitem que você:

  • Desenvolva páginas de vendas com checkout integrado;
  • Registre todos os produtos que você vai vender na internet;
  • Crie seu funil de vendas;
  • Dispare e-mail marketing ilimitado;
  • Verifique as principais métricas de vendas para ver o desempenho da sua estratégia;
  • Entre muitos outros.

E uma boa plataforma que possui tudo isso e muito mais é a HeroSpark. Com ela, você consegue acessar as principais funcionalidades para fazer seu negócio digital alavancar!

Então, conheça mais sobre a Hero e descubra tudo o que você consegue fazer com essa plataforma para vender cada vez mais!

Banner_blog_herospark
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *