Como fazer um vídeo tutorial

vídeo tutorial
vídeo tutorial
Ebook grátis 77 headlines para email marketing

Todo bom vídeo tutorial nasce a partir de um planejamento bem feito. Mesmo que se trate de um tutorial rápido, é aconselhável seguir um esquema que possibilite o entendimento adequado pela audiência. 

 

Inclusive, os objetivos de vídeos tipo tutorial têm grandes chances de se aplicarem ao seu negócio, já que orientam sobre algo ou divulgam um produto ou serviço.

 

No YouTube, a qualquer momento, você pode encontrar ótimos vídeos tutoriais e que podem inspirar você. Já em relação ao TikTok, rede social que mais bombou nos últimos anos, um vídeo que ensina como fazer bacon vegano esteve no top 10 dos mais virais de 2020.

 

Se interessou em fazer um vídeo tutorial também e ganhar visualizações? Então confira nossas dicas!

 

Como fazer um vídeo tutorial de sucesso no YouTube

 

Os tutoriais em vídeo são:

 

  • fáceis de entender, atrativos e versáteis (por serem conteúdo audiovisual);
  • têm alto engajamento e alcance nas redes sociais;
  • promovem mais interação humana, especialmente quando transmitidos ao vivo.

 

E como o YouTube segue regras claras de SEO (Search Engine Optimization), essa plataforma se torna uma ótima opção para fazer o seu vídeo tutorial. 

 

Por isso, acompanhe o passo a passo a seguir!

 

Selecione as ferramentas necessárias

 

O que você vai precisar para gravar o seu vídeo? Ambiente, iluminação, câmera, microfone e os objetos referentes ao tutorial em si? Pode ser também que você precise apenas gravar a sua tela, então garanta que o software de gravação já esteja instalado, atualizado e em pleno funcionamento. 

 

Para ajudar na decisão, confira este vídeo:

 

 

Além disso, tenha em mãos os dados sobre a sua audiência (como eles usam o seu produto e que dificuldades enfrentam) e, a partir disso, sobre o que será o seu tutorial. 

 

Por fim, acrescente uma narração da sua voz para explicar os pontos mais importantes de maneira mais enfática e sem interrupções. 

 

Crie um roteiro com as instruções

 

O roteiro, ou storyboard, é também um recurso imprescindível para elaborar um vídeo tutorial de qualidade. Ele ajuda você a focar no necessário: sem falar demais e sobrecarregar o usuário que assiste o seu conteúdo em busca de aprender algo totalmente novo. 

 

copy com chat gpt , herocreator

A propósito, ao elaborá-lo, você também estimula a sua criatividade neste momento de dedicação e, dessa maneira, pode obter um resultado ainda melhor com o vídeo final. 

 

Produza uma thumbnail com prévia do tutorial

 

Depois de gravar o vídeo e editá-lo em um programa de edição, ao publicá-lo, é interessante utilizar uma capa que evidencie do que se trata o tutorial. 

 

Essa prévia atrai de imediato quem vai se interessar pelo conteúdo, sem o risco de causar frustração para quem se enganar com o vídeo, achar que se trata de clickbait e dar feedback negativo. 

 

Acompanhe as métricas e feedbacks

Esse é um dos melhores benefícios de você escolher o YouTube para subir os seus vídeos tutoriais. A plataforma não mede esforços para mostrar os dados dos seus vídeos, com o YouTube Analytics; até porque se você faz sucesso com o seu canal, eles também faturam mais. 

 

Acompanhe o número de espectadores, número de reproduções do tutorial e, também, as críticas e elogios nos comentários. 

 

Tipos de vídeos tutoriais em alta

 

Você já parou para pensar no que o seu lead mais gostaria de aprender em um tutorial? Temos muitos exemplos de empreendedores que acertaram nisso. Confira: 

 

Vídeo tutorial do nicho de alimentação

 

A chef Léo Oliveira vende um dos cursos mais completos de confeitaria. Mas a empreendedora também tem canal no YouTube, com mais de 2 milhões de inscritos, que conta com vários tutoriais gratuitos, como dicas de técnicas decorativas para bolos de chantininho. 

 

Vídeo tutorial para aprender uma música

 

O Heitor Castro é uma autoridade no nicho de ensino musical à distância, com mais de 50.000 alunos, e ele não abre mão de produzir vídeos tutoriais. Alguns deles são ‘como aprender uma música em 10 minutos’ e ‘como fazer 12 acordes com uma pestana’ — que se trata de uma técnica de segurar ambas as cordas do instrumento. 

 

Vídeo tutorial de maquiagem

Você já percebeu como a maioria das empresárias por trás de grandes marcas como Mari Maria Makeup e Alice Salazar começaram seus negócios com tutoriais? Até hoje elas investem nesses vídeos para enriquecer o seu marketing de conteúdo.

 

O tutorial de make para iniciantes da Alice, por exemplo, rendeu 4.000 likes, o que corresponde a 11,5% das visualizações (a taxa recomendada é de 4%). 

 

Vídeo tutorial de serviço online

 

Se você trabalha com internet ou no segmento Saas (Software as a Service), seu vídeo tutorial pode ser em screencast, que é a captura da tela do vídeo, como fazemos frequentemente aqui na HeroSpark. O tutorial representa exatamente as telas que nossos clientes veem quando adquirem as suas assinaturas, por isso é uma solução tão útil. 

 

Todo vídeo tutorial, em primeiro lugar, carrega um papel valioso, que é o de educar ou ensinar. Seja para promover sua marca ou curso, como para educar o seu público, essas dicas têm grande impacto no seu negócio digital

 

E você, também quer começar a gravar os seus vídeos tutoriais hoje? Então dê uma olhada no nosso artigo de como criar um canal no YouTube

 

Banner_blog_herospark
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *