Um blog sobre empreendedorismo, negócios digitais e cursos online


Não perca mais nenhuma novidade !

Assine nosso blog e ative as notificações para receber os melhores conteúdos sobre empreendedorismo


O que é Landing Page: tudo o que você precisa saber

o que é landing page

Se você está inserido no empreendedorismo digital, muito provavelmente sabe o que é Landing Page. Mas será que você tem conhecimento o suficiente para criar páginas capazes de converterem milhares de leads por mês?

Continue por aqui e descubra se conhece tudo o que precisa para criar uma landing page que converte de verdade:

O que é Landing Page

A Landing Page é uma página onde um empreendedor faz a sua oferta. Inserida nela, há um formulário onde as pessoas que acessarem o seu site e tiverem interesse em seus serviços, preenchem dados sobre elas e assim convertem-se em leads. 

Ela faz parte do processo de um funil de vendas, que te auxilia a levar os visitantes de seu site para a etapa principal de uma jornada de compra: a venda. 

“Mas por que alguém preencheria seus dados num formulário e enviaria para minha empresa?” você deve estar se perguntando. 

Simples, ofertando algo em troca! Por isso, é muito importante investir em um bom conteúdo rico como um ebook ou infográfico gratuito, para oferecer ao lead em troca do preenchimento da Landing Page. 

Mas além de infoprodutos, outras coisas podem ser ofertadas como webinars, promoções, produtos físicos, etc. Lembrando que essas ofertas podem ser gratuitas ou não.

Com os dados dos leads em mãos, você pode entender melhor o seu público-alvo, e assim saber como atingi-lo da melhor forma possível.  

Elementos de uma landing Page


No momento em que um possível lead é destinado à sua página, é necessário utilizar artifícios de modo que causem o interesse dele pelo material oferecido gratuitamente.

Os elementos que não podem faltar para uma landing page que converte são:

Formulário

É a partir do formulário que você obterá as informações dos leads. Tente pedir o mínimo de informações necessárias para que o número de conversões não diminua e faça perguntas objetivas e fáceis de responder com a intenção de não abrir margem para dúvidas.

Título

O título é a parte principal de uma landing page e o foco nele deve ser total. Pense sempre em passar com muita clareza e objetividade o que você quer divulgar, bem como em frases persuasivas e impactantes que chamem atenção do público.

Texto

A landing page precisa ter mais informações sobre o material que está oferecendo. Faça uma descrição completa porém sucinta do seu material e descreva as vantagens, esclareça dúvidas, convença e coloque o que mais achar necessário.

Não escreva blocos de texto muito grandes e nem coloque detalhes técnicos, isso afasta o público. Coloque pontos importantes em negrito e além do texto, você pode utilizar vídeos para explicações mais extensas.

Imagem

Nada de imagens do Google! Para atrair o público à sua oferta, além do título, a imagem também precisa ser chamativa. Não use fotos genéricas que já foram usadas por outros lugares, crie sua própria arte e destaque elementos que são necessários em seu produto.

Como Criar uma Landing Page

Você pode saber o que é landing page, mas possivelmente todo o processo de criação dela talvez seja um tanto obscuro, já que para montar uma LP são necessários conhecimentos em diversos campos como programação, design e copywriting

É um tanto improvável que você domine todas essas áreas, e isso não é um problema!

Hoje em dia já existem diversas ferramentas que te auxiliam na criação de uma landing page e a coloca no ar instantâneamente. Com elas você economiza tempo, aumenta a produtividade e gera leads mais rápido.

A HeroSpark possui a ferramenta ideal para criação de landing pages: o SparkFunnels. Com ele, você pode criar a sua própria landing page em poucos minutos, visto que o template e o design já são completamente prontos.

Além de criar landing pages, as funcionalidades do SparkFunnels são:

  • Criação funis de venda com leads, e envio de emails ilimitados
  • Criação estratégias de captação de leads com iscas digitais, funis com webinars, tudo integrado dentro de uma ferramenta
  • Relatórios de métricas de cada etapa do funil

O SparkFunnels utiliza descrições e títulos testados e aprovados que geram resultados, além de muitas outras funcionalidades necessárias para o processo de um funil de vendas. E a maior vantagem de tudo isso: o Sparkfunnels é totalmente gratuito!

Página de agradecimento

Após o lead preencher os dados na sua landing page, ele precisa receber o material proposto, certo? Então, o ideal é criar uma página de agradecimento onde você pode escrever algo para criar uma relação com o lead e colocar um botão de call to action para baixar a oferta.

É possível aproveitar a página de agradecimento para linkar outras ofertas relacionadas. Por exemplo, se você oferece um webinar sobre como se destacar no mercado de afiliados digitais, a pessoa que se interessou por esse conteúdo, pode também se interessar por um ebook sobre afiliados digitais.

Assim, talvez ele conhece cada vez mais a sua marca e ficará cada vez mais próximo de comprar algo de sua empresa.

Outra técnica utilizada, é o oferecimento de testes grátis de serviços, como por exemplo, os primeiros módulos de um curso online, ou coisas relacionadas.

Divulgação

Para conseguir leads com as landing pages, claramente eles precisam saber que a landing page existe! Para isso, você deve investir em uma alta divulgação. Essa divulgação pode ser feita através dos seguintes canais:

Site ou blog

O mais comum é colocar uma landing page logo na entrada de um site ou em artigos de blog, para aproveitar o tráfego que esses canais já possuem. Afinal, se a pessoa aterrissou na sua página, é porque algo nela lhe interessou, então aproveite para oferecer mais conteúdo ainda. 

Redes sociais

As redes sociais também são uma mina de ouro para encontrar leads. Divulgue sua landing page através de posts, stories ou até mesmo em grupos fechados sobre o segmento da sua empresa. Lá você pode encontrar diversas pessoas interessadas nos seus serviços.

E-mail marketing

Você pode oferecer novos conteúdos através do e-mail marketing após converter um lead e conseguir o e-mail dele. Analise quais dos seus leads continuam apresentando interesse em sua marca e disponibilize novos materiais a eles para continuar lembrado.

SEO para Landing Pages

Sim, as estratégias de SEO também podem ser utilizadas nas landing pages! Se você otimizá-las, as chances de aparecerem nos motores de busca são bem grandes.

Escolha uma palavra-chave que seja relacionada ao tema principal do seu conteúdo e aplique-a no título e na descrição, use uma imagem de destaque que exponha os benefícios da oferta e não esqueça de utilizar os textos alternativos com a palavra-chave.

Também é muito importante usar templates compatíveis com os dispositivos móveis, visto que hoje em dia as pessoas utilizam majoritariamente os smartphones para acessar à internet.

 

Então, agora que você já sabe tudo sobre o que é landing page, está na hora de criar a sua e converter milhares de leads para o seu negócio!

Ficou com alguma dúvida? Comenta aqui embaixo e respondemos para você!

Até a próxima! 

Mais artigos para você

O que é lead?

Leads são pessoas que, de certa forma, demonstraram algum tipo de interesse por um produto, serviço ou marca.   Pessoas …

O que é marketing?

Segundo a definição do dicionário, marketing é uma “estratégia empresarial de otimização de lucros por meio da adequação da produção …

Como fazer uma captação de leads de graça para o seu 6 em 7?

A captação de leads é uma forma ética e eficiente de conseguir dados das pessoas interessadas no seu negócio, o …

Como criar, lançar e vender um ebook incrível

Qual foi a última vez que você leu um ebook? Em tempos de transformação digital, mesmo os livros físicos têm …

Ferramentas para webinar – 5 dicas de gratuitas e pagas

Nos últimos anos a demanda por ferramentas para webinar vem crescendo muito. Essas ferramentas são aplicativos de vídeo conferência para …

Webinar como funciona e como criar o seu

A origem do termo “webinar” vem da junção de dois outros termos em inglês que são: Web e Seminar, que …