Um blog sobre empreendedorismo, negócios digitais e cursos online


Não perca mais nenhuma novidade!

Assine nosso blog e ative as notificações para receber os melhores conteúdos sobre empreendedorismo


Como migrar para as vendas digitais? Confira 5 dicas!

Planejamento é um passo essencial no empreendedorismo digital | Foto: Unsplash

Com o advento das mídias sociais, o número de pessoas que apostam no empreendedorismo digital só cresce. No entanto, existem especificidades nas vendas digitais que não são comuns aos familiarizados com o mercado tradicional.

 

Neste post, daremos 5 dicas para migrar das vendas tradicionais para o universo digital. Veja, a seguir!

 

Se preferir, veja este conteúdo em vídeo:

 

 

5 dicas para migrar para as vendas digitais

 

1. Planejamento é o começo de tudo

 

Já é clichê falar que tudo na vida deve ser feito com bastante planejamento para otimizar as possibilidades de obter resultados positivos. Mas, essa é a mais pura verdade. Tudo deve ser bem estudado antes de ser executado. E em uma transição do mercado offline para o incrível mundo das vendas digitais não poderia ser diferente.

 

O ambiente digital tem estratégias próprias de vendas e divulgação. É necessário estar atento a todas. Caso você já tenha um negócio tradicional e queira fazer a migração para o ambiente digital, saiba que não é só “fazer upload” do seu negócio para as redes.

 

As estratégias já utilizadas no seu negócio físico não são suficientes para o seu negócio digital. A partir do momento que você leva sua marca para o ambiente digital, seu público, sua abordagem e sua persona podem mudar.

 

Entender isso te fará criar uma estratégia que se adeque a este tipo de mercado. Por isso, acompanhe o que seus concorrentes estão usando e descubra quem será seu público-alvo neste novo ambiente.

Planejamento é um passo essencial nas vendas digitais| Foto: Unsplash
Planejamento é um passo essencial nas vendas digitais| Foto: Unsplash

 

2. Escolha bem o que vai oferecer no mercado online

 

Um dos erros que muitas pessoas fazem ao migrar de um negócio físico para o digital é transferir todo o portfólio de produtos ou serviços já oferecidos no offline para a internet. Nem sempre isso é uma boa ideia. O mais recomendado é analisar e buscar maneiras de adequar os produtos já existentes ao universo digital.

 

O universo digital também abre a possibilidade de criar algum produto digital, como também são chamados. Esses tipos de produtos são materiais produzidos e consumidos no próprio ambiente virtual. Alguns exemplos são: e-books, webinars, vídeos, apps, cursos etc.

 

Vale ressaltar que após decidir quais produtos e serviços irá oferecer online, você deverá observar como será o desempenho deles. Nem sempre os produtos mais populares no mercado offline são os produtos mais populares no mercado digital.

 

Produtos com pouca procura nas lojas físicas podem se sair bem no ambiente virtual, já que amplia a probabilidade de pessoas interessadas  os encontrarem. 

Guia do planejamento do curso online

 

3. Promova sua marca com Marketing Digital

 

Quando falamos em negócios físicos, nem sempre existe um esforço muito grande em divulgação e marketing, já que muitas das vezes existe uma fidelidade de clientes locais. Em geral, o mercado offline preza por uma boa localização como uma das formas de atrair clientes. Afinal, uma loja bem localizada irá atrair muito mais facilmente visitantes.

 

Já no caso de negócios online, o marketing digital é parte crucial das estratégias de vendas. O número de concorrentes é enorme e a quantidade de informação que um possível consumidor tem acesso também. É muito fácil o possível cliente “se perder” e não encontrar seu produto, caso não seja relevante.

 

4. Adeque-se à linguagem e dinâmica digital

 

É imprescindível pensar em estratégias de marketing específicas para o ambiente online. Se você já possui um negócio físico, tente migrar seus clientes fiéis para as redes junto com a empresa. Você pode oferecer algum cupom de desconto para aqueles que interagirem pelo meio digital e divulgarem a marca.

 

O uso de estratégias como SEO e marketing de conteúdo também é uma maneira interessante de conseguir mais relevância no ambiente digital. Outra dica é tirar proveito das redes sociais. Produza conteúdos que geram interações e compartilhamentos. Esse engajamento é uma das formas de fazer com que seu produto chegue a outras pessoas além das que já conhecem sua marca.

 

Também é necessário analisar a maneira com que você se comunica com os seus clientes na web. Algumas regras são as mesmas utilizadas no negócio físico: tratar com respeito e ser solícito. O ambiente digital requer uma linguagem mais próxima dos clientes. Responda os comentários e interações dos seus clientes sempre que puder e no menor tempo possível.

 

5. Crie um infoproduto

 

Para finalizar, que tal criar um infoproduto para a sua empresa? Basicamente, corresponde a um conteúdo em formato digital desenvolvido para transmitir conhecimento e informação. O ponto-chave é solucionar o problema e a dor do consumidor.

 

Atualmente, migrar as vendas tradicionais para o empreendedorismo digital é essencial. Isso, é claro, se você quiser garantir um espaço na internet para sua empresa.

 

Seja para criar um produto digital como renda extra ou para ampliar o campo de atuação, criar um infoproduto é a tendência do momento. Afinal, qual é a diferença do produto físico para o digital? Veja a lista de vantagens, abaixo:

 

  • Investimento menor e único para a criação do infoproduto;
  • Mais fácil para os consumidores encontrarem o seu produto ou serviço;
  • Possibilidade de vendas digitais com a ajuda de afiliados;
  • Possibilidade de venda em escala (um único produto pode trazer resultados contínuos);
  • Tipos de produtos e meios de consumo variados, sendo possível adequar com a sua persona.

 

A HeroSpark te ajuda com as vendas digitais! 

 

As estratégias de vendas e divulgação no mundo offline são diferentes do mundo digital. Seguindo estas dicas, você poderá migrar seu negócio para o ambiente digital tranquilamente, além de planejar os resultados a curto, médio e longo prazo.

 

Está pensando em criar algum produto digital e não sabe como vender na Internet? A HeroSpark pode te ajudar! Temos tudo o que você precisa para a criação de um infoproduto lucrativo. A partir do programa SparkStart, você aprenderá como tirar o seu projeto de empreendedorismo do papel e, finalmente, alavancar seus serviços online. Tudo de forma gratuita. Clique aqui e cadastre-se!

 

 

pesquisa panorama dos negócios digitais

Mais artigos para você

Quanto custa promover no Instagram e 4 dicas para 2021

Você sabe o que é impulsionar um post? É transformar uma publicação de um vídeo, uma imagem ou um carrossel …

Autoresponder: por que investir neste recurso?

Muita gente não conhece ou não sabe o que é a ferramenta autoresponder, no entanto, esse é um instrumento muito …

Mentoria: saiba como criar e vender a sua

Se você deseja ingressar no empreendedorismo digital, precisa saber o que é e como criar uma mentoria. Isso porque essa …

Lançamento de produto de sucesso: saiba como fazer

Fazer um lançamento de produto bem sucedido é complexo: requer organização e participação em todas as etapas, desde a concepção …

Vender curso online: 10 dicas para atrair alunos

Vender curso online pode parecer uma tarefa difícil, mas não precisa ser assim. Neste artigo você vai descobrir que, com …

Marketing de relacionamento: o que é e como usar

Hoje é mais fácil produzir na internet, mas também é mais difícil se destacar, já que vários produtores disputam o …