Análise da concorrência: como fazer no seu negócio digital

Análise de Concorrência
Análise de Concorrência
Já faturou acima de 50 mil reais no digital?

A análise da concorrência é uma tarefa que permitirá ao empreendedor acompanhar as práticas utilizadas por outros negócios do mesmo nicho. Assim, é possível conquistar o seu espaço perante o mercado consumidor. 

 

Com esta prática, você consegue identificar pontos fortes e fracos de outros negócios, para adaptar a sua realidade. Então, aprenderá com os erros e acertos das outras pessoas, o que evita o desgaste em realizar inúmeros testes.

 

Quer entender como fazer a análise da concorrência no seu negócio digital? Continue conosco.

 

Se preferir, veja este conteúdo em vídeo:

 

 

Identifique os seus concorrentes

 

Quando falamos em concorrência, já deve vir uma lista de nomes na sua cabeça, não é mesmo? Apesar de sabermos que o feeling do empreendedor sabe bastante sobre o seu ramo, vamos fazer uma pesquisa mais aprofundada, na intenção de descobrir outros concorrentes.

 

No caso de blogs, digite no Google algumas palavras-chave que tenham a ver com o seu negócio e veja quais são os sites que estão nas primeiras posições. Por exemplo, se você tem um blog sobre marketing digital, algumas palavras podem ser: “gatilhos mentais”, “como vender online”, “persona”. 

 

Provavelmente, alguns sites estarão nas primeiras posições na maioria dos resultados. Então, esse é um concorrente que você deve observar, além daqueles que você já imaginava anteriormente. Faça uma lista em uma planilha com o nome de todos, pois a utilizaremos em próximas etapas.

 

Acesse os canais de comunicação dos concorrentes

 

Com a lista em mãos, comece a acessar todos os canais de comunicação dos concorrentes, um por vez, para não gerar uma confusão. As principais redes que vamos acessar são:

 

  • Site/blog;
  • Facebook;
  • Instagram;
  • TikTok;
  • YouTube.

 

Documente quais desses canais cada concorrente utiliza e coloque a URL na planilha. O SimilarWeb — falaremos melhor sobre ele mais adiante — pode te ajudar a entender qual canal tem mais força para gerar tráfego em cada um dos casos.

 

Registre a estratégia de cada concorrente

 

Na mesma planilha, você irá registrar a estratégia. Esse será um dos principais pontos da nossa análise. A seguir, explicaremos o que você deverá identificar e registrar sobre os canais dos concorrentes.

 

Tipo de conteúdo publicado

 

Conhecer o conteúdo publicado vai te trazer os pontos fortes e fracos do concorrente. Ou seja, aquilo que ele faz e tem dado certo, mas também o que ele ainda tem lacunas e que você pode implementar para destacar-se e conseguir resultados positivos.

 

Entre os meios de publicar conteúdos podem estar e-books, vídeos, reels, blog posts, entre outros. Mas a sua análise deve observar também em qual formato aquilo está sendo feito, por exemplo, por tutoriais, entrevistas ou webinar.

 

copy com chat gpt , herocreator

As possibilidades e combinações são infinitas, mas registre tudo na planilha de forma organizada, pois vai facilitar quando você for construir a sua estratégia.

 

Linha editorial

 

Esse vai ser um dos seus maiores desafios, pois a linha editorial costuma ficar implícita nas postagens. Porém, com um pouco de tempo e calma, é possível navegar pelos canais do concorrente e identificar quais são os temas abordados.

 

A linha editorial é justamente os temas que inspiram a criação de subtemas (os que são publicados). Com isso, você conseguirá inspiração para a produção de conteúdo dos seus canais, pois ainda que conheça bem o ramo, é importante ter a visão também de outras pessoas. Um calendário editorial poderá ser muito útil no processo. 

 

Canais extras

 

O seu concorrente tem newsletter? Grupo no Telegram? Close friends no Instagram? Observe todos esses canais que estão começando a ser explorados. Se possível, entre nestes grupos fechados para saber o que está sendo ofertado.

 

Assim, você verá se a estratégia está funcionando e se é interessante implementar no seu negócio. No entanto, tenha cuidado e não saia tentando fazer as mesmas coisas que o concorrente. Antes disso, observe se você terá os recursos para alimentar tais canais.

 

Utilize-se da audiência dos concorrentes

 

Essa etapa é mais subjetiva, mas pode te ajudar a ter insights, pois observar a percepção da audiência do concorrente pode ajudar a eliminar erros na sua estratégia de marketing. Veja quais são os conteúdos com melhor performance e como as pessoas se comportam nos grupos fechados.

 

Outra forma é anotar o que as pessoas falam na caixinha de perguntas. Para o seu negócio digital, isso pode gerar muito conteúdo de valor e que está de acordo com a necessidade dos clientes, tendo em vista que estão perguntando diretamente na caixinha.

 

Ferramentas para fazer análise da concorrência

 

SimilarWeb

 

A SimilarWeb oferece dados sobre o tráfego de sites. O grande benefício dessa informação é saber qual canal gera maior conversão para os concorrentes. Se você identificar um padrão entre eles, terá mais certeza de onde investir para ter um tráfego maior no seu site ou página de vendas.

 

Ele divide o tráfego em:

 

  • Direto — quando o usuário digita a URL diretamente;
  • Referência — quando vem de outra página na web;
  • Mecanismos de busca — quando o usuário clica em um resultado de alguma busca feita;
  • Redes sociais — quando o usuário vem de alguma rede social;
  • E-mail — geralmente, são as newsletters, mas pode ser de qualquer e-mail com a URL do seu site;
  • Patrocinados — quando vem de um anúncio.

 

Facebook Ads Library

 

Para saber quais são os anúncios ativos no Facebook do seu concorrente que estão tendo os melhores resultados, basta utilizar o Facebook Ads Library. Com a plataforma, também é possível ver os anúncios do Instagram.

 

Isso é possível porque o recurso permite filtrar os anúncios por impressões. Então, você consegue criar o seu plano de mídia com base nos resultados de outras empresas.

 

Fazer uma análise da concorrência periodicamente no empreendedorismo digital é importante, tendo em vista que ocorrem mudanças constantes. No entanto, devemos ter cuidado para que os nossos olhos se voltem tanto aos negócios alheios a ponto de não enxergarmos a necessidade da nossa própria audiência.

Análise da concorrência

Para que você consiga gerar os melhores resultados no seu negócio digital, conheça a HeroSpark gratuitamente. Acesse, agora mesmo, e saiba como funciona.

Banner_blog_herospark
5 comments
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *