Simpatia para atrair clientes com sal grosso: funciona mesmo?

mãos femininas segurando um punhado de sal nas mãos. Imagem com filtro roxo e texto em destaque: como atrair clientes?
Aprenda estratégias testadas para atrair clientes sem depender de simpatias ou de fórmulas milagrosas!
Já faturou acima de 50 mil reais no digital?

Você criou um negócio que tem tudo para dar certo e investiu pesado nos seus produtos ou serviços, mas na hora de vender veio aquela decepção? Tentou até simpatia com sal grosso para atrair clientes e nada?

Hum… Talvez você precise de estratégias realmente eficazes e baseadas em dados. Nada contra as simpatias: se você tem fé, pode realizá-las, mas elas não devem ser nem de longe a sua principal forma de atrair clientes, nem um último recurso quando bater o desespero.

Levanta a cabeça e bota um sorriso nesse rosto! A luta está apenas começando. Vem com a gente, que neste texto você aprenderá boas práticas de como atrair clientes na internet. 

A HeroSpark oferece ferramentas estratégicas para lançar produtos digitais, com soluções para automação de e-mail marketing, criação de landing pages e soluções completas para hospedar e vender qualquer tipo de produto.

Inscreva-se gratuitamente!

O segredo de como atrair clientes é simpatia com sal grosso?

É claro que não, né?

Para vender mais, é preciso trabalhar bem o seu marketing dando atenção a todos os pontos de contato da sua marca. E, principalmente, criando ações conectadas com o seu público-alvo.

Se você não tem a menor ideia de como começar, então vem que esse artigo foi feito com muita técnica, e sem simpatias milagrosas. 

São estratégias comprovadas que envolvem basicamente:

  • Conhecer o público;
  • Produzir conteúdo de valor para ele;
  • Manter relações de contato.

Na internet, é importante lembrar que as compras são resultados de longas relações.

Em qualquer modelo de empreendedorismo digital, você fará contato com pessoas que ainda não estão prontas para comprar de você. Por exemplo, muitas vezes quem te segue no Instagram não quer fazer uma compra naquele momento.

Seu trabalho então acaba sendo o de convencer um curioso a dar uma chance para o seu negócio.

Como atrair clientes com 12 técnicas práticas?

Para ter mais cliente, deixe de lado os achismos e foque em estratégias de marketing comprovadas em diversos nichos de mercado. Assim, além de lucrar, você vai construir o seu posicionamento de marca diante do seu público e ganhar mais segurança para o seu negócio. Confira nossas dicas de como atrair clientes!

1. Saiba quem é seu público-alvo

Parece a coisa mais óbvia do mundo, mas muitas empresas pecam exatamente na largada.

Conhecer o seu público-alvo é o mesmo que conhecer a pessoa com quem você vai casar. O casamento só dá certo quando você conhece seus hábitos, gostos e necessidades, não é?

O primeiro passo é construir uma persona, uma representação semi-fictícia do seu público-alvo.

Com ela, você vai saber quais são as dores e ambições do seu cliente, além de entender a sua personalidade para poder se comunicar com ele de uma jeito mais próximo e empático. 

2. Crie um blog para o seu negócio

Você já está careca de saber que o Google é o buscador mais popular. Mas talvez o que você e muitas outras empresas não saibam, é que é fundamental criar um blog para aparecer no topo do Google.

Ao efetuar uma busca sobre um assunto, produto ou serviço, encontramos logo nos primeiros resultados do Google os sites mais bem avaliados. E isso acontece devido o ranqueamento através de palavras-chave e outras técnicas de SEO

Se a sua empresa produz conteúdo sobre assuntos que as pessoas buscam, ela está anos-luz à frente de quem só coloca descrições de produtos no site. 

3. Trabalhe uma estratégia de e-mail marketing

Engana-se quem acha que e-mail hoje em dia não serve para nada. Muito pelo contrário! O e-mail é uma das ferramentas mais poderosas de como atrair clientes.

Ao invés de encher o seu público com propagandas de seus produtos ou serviços que nada fazem além de irritar a sua audiência e fazer as pessoas terem aversão ao negócio, opte por uma estratégia de e-mail marketing.

Funciona assim: 

  1. Seu visitante baixa um material gratuito, cadastra seu e-mail em uma landing page e se torna um lead. 
  2. Agora sua empresa tem algumas oportunidades de negócio. Continue enviando conteúdos gratuitos de valor, para manter uma relação com eles.
  3. Depois de criar uma relação, você pode enviar algumas ofertas também.

Conforme seu negócio for crescendo, use outras estratégias de captação de leads junto com o e-mail marketing. Assim, você terá leads em diversos estágios do funil de vendas.

Você irá se deparar com leads frios, mornos e quentes. Os leads frios foram atraídos pelo assunto do seu conteúdo, os mornos consideram comprar de você e os quentes precisam apenas de um incentivo para comprar.

Compartilhe conteúdo relacionado a cada estágio que o seu lead se encontra. Para isso, segmente a sua base de leads e trabalhe cada uma delas separadamente.

De tempos em tempos, veja quem não interage com seus e-mails e exclua as pessoas da lista. Afinal, elas não tem interesse.

Saiba as tendências de marketing por e-mail para o ano de 2021 | Foto: Freepik

4. Utilize mídia paga 

O tráfego pago é um dos segredos de como atrair clientes na internet. Afinal, o seu trabalho orgânico não vai dar todos os resultados que o seu negócio precisa.

Lembre-se de que as redes sociais divulgam melhor o seu conteúdo se você investir dinheiro nelas. 

Você achou mesmo que o tio Mark Zuckerberg era realmente bonzinho e deu as redes sociais de graça para o seu negócio crescer na internet? Infelizmente, não é o caso. Você precisa investir em mídia paga para o algoritmo jogar a seu favor. 

Os passos são:

  1. Crie um plano de mídia.
  2. Defina o orçamento.
  3. Crie os anúncios.
  4. Analise os resultados.
  5. Faça testes e observa o que performa melhor.

Se quiser ver um exemplo de estratégia de mídia paga em mais detalhes, confira o vídeo abaixo:

copy com chat gpt , herocreator

5. Tenha um bom atendimento

“Experiência do cliente” é um termo que está em alta. Isso acontece porque em muitos casos, é a responsável pelo sucesso ou fracasso de uma empresa. 

Ter um bom atendimento implica em alinhar todos os pontos de contato da sua marca. Ou seja, a sua empresa precisa ser gente boa na internet e fora dela

De nada adianta ter uma comunicação super descolada nas redes sociais se o seu atendimento por telefone for frio e distante.

E vice-versa também: não adianta investir os esforços em uma boa relação 1 para 1 com o cliente, se as redes sociais ficam largadas. 

Nos mais variados nichos de mercado, temos as chamadas “love brands”, marcas que se tornaram queridinhas do público devido sua comunicação exemplar.

Quer se tornar uma? Então você realmente precisa pensar em como fazer do seu atendimento um trunfo da sua empresa se quiser atrair clientes.

6. Desenvolva um programa de afiliados

Ao contrário do que muitos pensam, o marketing de afiliados não serve só para quem vende infoprodutos.

Qualquer empresa, independentemente do nicho de mercado, pode oferecer comissões para que outras pessoas trabalhem seus produtos e efetuem suas vendas.

A estratégia é valiosa porque você terceiriza parte do processo de promoção e venda. E em troca, dá ao afiliado uma pequena parte da receita. Ambos os lados saem ganhando.

7. Invista em programas de indicação 

Segundo Philip Kotler, o pai do marketing, manter um cliente custa 5 a 7 menos do que conquistar um cliente novo. Ou seja, clientes fidelizados economizam recursos do seu negócio.

Clientes fidelizados podem fazer ainda mais do que comprar sempre de você: podem te indicar aos amigos.

Portanto, utilize o marketing de indicação para criar programas de benefícios para quem indicar sua empresa para outras pessoas.

8. Crie textos persuasivos

O seu discurso é um grande chamariz de público. Por isso, é preciso ter o máximo de cuidado com o que você diz para o seu cliente. E, principalmente, saber se diferenciar em relação à concorrência. 

Sua redação precisa ser autêntica, ter personalidade e se conectar com os sentimentos da audiência. 

O seu copy deve ser guiado pela personalidade da sua empresa.

Encontre a sua própria voz e fale sempre com responsabilidade, empatia e respeito. Ah, e lembre-se: seja na internet ou fora dela, você precisa seguir o mesmo padrão de linguagem.

Uma boa dica para começar é conferir exemplos de copy de grandes marcas ou de outras empresas no seu segmento, para entender como eles estruturam os textos de venda. Assim, pode adaptar para a sua própria realidade.

9. Utilize diversos canais de comunicação

Os canais de comunicação são os locais em que o seu cliente está. É por meio deles que eles serão impactados ou entrarão em contato com o seu negócio.

Escolha os canais que fazem mais sentido para a sua audiência. Por exemplo, o público jovem está no TikTok. Agora, se o seu nicho for mercado de trabalho, certamente o LinkedIn será uma excelente opção.

Para definir em quais investir, conheça bem seu público-alvo e se planeje de acordo.

Lembre-se também de que cada canal de marketing tem as suas próprias estratégias.

imagem de um celular com ícones de Instagram, câmera, WordPress, entre outros possíveis canais de marketing

10. Crie uma página de vendas

Uma página de vendas é um tipo de landing page para oferecer o seu produto.

Por isso, é importante criar uma página com todas as informações necessárias para o cliente fazer a compra.

É importante ser o mais preciso possível nas informações, pois as dúvidas podem afastar os clientes do seu negócio.

Acrescente também vídeos e imagens que ajudem a convencer o visitante a fechar a compra. 

11. Feche uma parceria com um influencer digital

Por meio do marketing de influência, é possível contar com embaixadores da sua marca para elevarem a sua autoridade na internet. 

Você pode trabalhar a sua divulgação com influenciadores de vários portes. Desde os menores, que tem uma pequena audiência engajada, até os grandes nomes da internet.

No entanto, é importante lembrar que grandes influenciadores não garantem vendas. É necessário estruturar toda uma estratégia para que eles possam captar clientes de forma efetiva.

E, dependendo dos seus objetivos, mesmo pequenos influenciadores podem te ajudar – além de ser mais barato contratá-los.

12.Utilize as ferramentas corretas

Para finalizar este artigo, nada melhor do que indicar as ferramentas que vão ajudar o seu negócio a decolar e tirá-lo de uma vez por todas das simpatias com sal grosso. 

  • Para melhorar o atendimento: WhatsApp e Telegram são ideais para oferecer atendimento ágil.
  • Para fazer lives para atrair clientes: StreamYard e YouTube são gratuitas e fáceis de usar.
  • Para criar visuais para e-book, redes sociais, entre outros: Canva.

Outra dica de ferramenta para captar clientes e fazer as vendas é a HeroSpark. Ela oferece recursos completos para lançar produtos digitais, com soluções para automação de e-mail marketing, criação de landing pages e soluções completas para hospedar e vender qualquer tipo de produto.

Agora que você já sabe como atrair clientes, comece gratuitamente na HeroSpark e abandone de vez as simpatias!

Banner_blog_herospark
1 comment
  1. Hoje estou triste, hoje estou desamparada, hoje estou desanimada. Hoje não consigo pensar, não consigo ser feliz nem consigo sorrir.

    Por isso, apenas por isso, preciso de ajuda, preciso de auxílio e preciso de proteção.

    É por isso que te rezo, São Cipriano, para me ajudares na minha vida, para me auxiliares nos meus objetivos e em tudo aquilo que preciso.

    Por favor, me ajuda São Cipriano!

    (Fale aqui o seu pedido)

    Me ajuda São Cipriano, agora mesmo,
    Amém.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *