Transformação digital: como aplicar no seu negócio

Extensão plano basic

Podemos resumir o termo transformação digital como mudança nos negócios, de um modelo voltado para o produto para um modelo em que a informação e os dados online compõem a sua base. Essa transformação é, ainda, capaz de integrar a tecnologia em todas as áreas de um negócio.

Na realidade, a transformação digital não tem acontecido só a nível empresarial, mas em todo o mindset da sociedade. Os colaboradores e os consumidores também fazem parte desse movimento.

Nos parágrafos seguintes, você vai entender do que se trata a transformação digital, como e por quê você deveria aplicar no seu negócio. Confira!

Por que fazer a transformação digital no seu negócio

Os casos da Kodak e da Magazine Luiza são os mais memoráveis quando se fala em transformação na era digital

O primeiro foi à falência por falta de inovação diante do surgimento das câmeras digitais e serve, na verdade, como um contraexemplo. Já o segundo é um exemplo positivo, afinal foi uma das primeiras redes de varejo a digitalizar o seu negócio. 

Então, qual caminho você provavelmente vai seguir hoje ou daqui a 5 anos?

Caso Conquer

A vantagem de estar do lado digital do empreendedorismo pode ser ilustrada por diversos cases e um deles envolve o nosso trabalho com a Conquer, escola que já atendeu alunos e empresas de destaque, como o Grupo Boticário e iFood. 

Antes da transformação digital, a Conquer tinha clientes em apenas 6 cidades nas suas unidades físicas. Com a criação da sua plataforma online, por meio do SparkMembers, e planejamento de todas as estratégias online do negócio, a empresa passou a ter alunos em mais de 80 países. 

Em 3 dias, a transformação digital da Conquer foi concretizada por meio da elaboração de:

Acompanhe o vídeo para saber mais: 

Transformação digital: os 4 pilares

Entende-se como a largada do processo de transformação digital para uma empresa os seguintes pontos: 

Engajamento do consumidor

O que os seus clientes esperam do seu negócio? Você é capaz de alinhar as expectativas deles com os seus objetivos? Com o marketing one-to-one é possível. Por meio do auxílio de ferramentas de CRM (Customer Relationship Management), de Big Data e afins, é possível acessar as preferências individuais de cada consumidor.

Lembre-se de que novos clientes chegam como consequência da divulgação positiva da marca, que, por sua vez, ocorre quando você gera uma boa experiência aos seus clientes atuais. Mas, para gerar essa boa experiência, você precisa ouvi-los. 

copy com chat gpt , herocreator

Sempre que puder, personalize o seu produto antes da venda, use chatbots e Inteligência Artificial para se aproximar dos usuários, permita que seu consumidor escolha o tema que quer ver no próximo social post da empresa, entre outros. São pequenas atitudes que centralizam o cliente e aumentam as chances de você vender mais online.

Como estamos nos referindo à transformação digital, tudo isso não precisa ser feito de forma manual e dispendiosa. Inclusive, acredita-se que o Brasil possui o segundo maior potencial de transformação digital do planeta. 

Essa constatação se dá pelo fato de que nos outros países, de base econômica mais desenvolvida, a tecnologia já é uma cultura enraizada. Diferente da nossa nação, em que a maioria dos recursos tecnológicos são novidades no mercado, o que desperta um potencial maior por parte dos clientes e empreendedores. 

Empoderamento dos colaboradores

Se a tecnologia veio para otimizar, por que não incluir as suas equipes? Empoderá-los, na transformação digital, é um meio de aumentar a produtividade, a eficiência, além de contribuir com a lealdade e propiciar que todos permaneçam firmes com a visão da empresa.

Uma forma relativamente simples e eficaz é a realização de treinamentos e cursos online. São bons para os profissionais, pela praticidade e pela qualificação, e ótimos para a empresa, que passa a contar com um time de especialistas cada vez mais capacitados. 

A propósito, você sabia que até o Governo tem começado a incluir os seus funcionários no processo de transformação digital? Mesmo que isso ocorra entre os órgão administrativos, a ideia é que todo o Estado recalcule a rota, para uma com menos burocracia, menos erros e menos rigidez de poder. 

Há quem pense na transformação digital como as máquinas roubando os empregos das pessoas. Mas, a verdade é que os indivíduos, por natureza, não são técnicos. Como empreendedor digital, o seu papel é delegar as tarefas repetitivas e padronizadas para as máquinas e convidar os integrantes dos seus times para criarem soluções estratégicas e criativas com você.

Em resumo, equipes engajadas têm:

  • mais autonomia para criar e tomar decisões por conta própria;
  • maior senso de pertencimento à empresa;
  • mais responsabilidade pelos resultados que precisam gerar. 

Otimização das operações

Processos engessados são traços do pré-digital. O mercado, como um todo, muda com frequência. Por isso, as suas operações precisam acompanhar essas mudanças — por meio de adaptações, compreensão dos novos problemas e sugestões de solução. 

Crie vínculos entre todos departamentos para tornar a empresa mais fluida e ágil às novidades. Qualquer problema que possa vir à tona será notado ainda no início e, portanto, será mais simples de ser resolvido.

Por exemplo, há pouco tempo, o Instagram mudou seu foco para se tornar uma plataforma predominantemente de vídeo (Reels) para atender a necessidade de quem trabalha com empreendedorismo digital. Se você e/ou sua equipe precisaram correr atrás de uma boa câmera, de editores de vídeo ou do serviço de fotografia para lojas virtuais, os concorrentes que já estavam preparados com tudo isso , saíram na frente. Mas ainda dá tempo de você se adaptar.

Transformação do seu produto 

Antes de criar um produto, mesmo que seja uma simples isca digital, faça um levantamento do máximo de métricas e opiniões que você possuir. A transformação digital veio para possibilitar, de forma ainda mais acurada, o conhecimento a respeito dos desejos e das necessidades dos consumidores. 

Além disso, quando se fala em produto, neste contexto tecnológico, temos o conceito de MVP (Produto Mínimo Viável). Significa criar um produto com um esforço mínimo para a sua criação, mas que seja viável, isto é, que resolva uma dor do consumidor. Ele pode ser de 4 tipos:

  • Divulgação rápida de uma ideia, por meio de uma landing page ou vídeo;
  • Tratamento especial e personalizado, para conquistar os primeiros leads;
  • MVP que ainda depende de ajustes manuais para funcionar, ainda não é automatizado e escalável.

Ao unir esses 4 pilares no seu negócio, como um quebra-cabeça, você pode ter um vislumbre da transformação digital. Vale a pena lembrar que a tecnologia é uma oportunidade para você atender os seus clientes e trabalhar com as suas equipes de forma mais ágil, personalizada e com o máximo de desempenho. 

Para ajudar você nesse processo com o seu negócio digital, disponibilizamos o SparkFunnels gratuitamente, uma ferramenta super completa de funil de vendas. Experimente já!

Banner_blog_herospark
1 comment
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *