Você sabe o que é landing page? Ao contrário dos sites e dos blogs, essa página não permite distrações, sendo a atenção do usuário voltada totalmente para uma única informação. Você o deixa com apenas duas opções: ou inscreve-se no formulário, para obter um benefício, ou sai da página.

Assim, conhecer as estratégias básicas sobre como construir uma landing page de sucesso é essencial para um empreendedor digital.

Por isso, hoje vamos mostrar alguns modelos de landing page para que seu negócio consiga ter maiores taxas de conversão e possa vender mais. 

 

O que é landing page?

Você oferece um “teste grátis” do seu produto ou serviço ao usuário, como um e-book, uma consultoria, um webinar, uma pesquisa, ou qualquer material de valor que possa atrair o lead. Em troca, você obtém acesso ao nome, e-mail e número de telefone do usuário, além de ter a oportunidade de nutri-lo até que ele se torne seu cliente.

Como vantagem, você poderá fazer um lead scoring de seus contatos – qualificando-os de acordo com suas ações. Assim, você fica sabendo quais pessoas estão mais perto da parte final do funil de vendas, e poderá tomar uma ação direta, como mandar uma campanha de e-mail marketing, por exemplo.

Da mesma forma, você poderá acompanhar as preferências de seus leads através de listas segmentadas, descobrindo “quem busca o quê” e tomando ações assertivas.

Também, você economiza tempo e dinheiro, já que, em vez de ir atrás do seu lead, com ligações, e-mails, entrevistas e outras formas de contato, você o atrai, obtendo seus dados de forma muito mais fácil.

 

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

 

Porém, ao buscar por exemplos de landing page que pretendem aumentar as taxas de conversão da sua página, você deve tomar muito cuidado. Nem todos os modelos vão resolver o seu problema e melhorar a sua taxa de conversão.

Logo, é essencial verificar a credibilidade do autor ou da empresa que está compartilhando esses exemplos. E, o principal: verificar se esses templates foram de fato testados e aprovados, como são as landing pages da HeroSpark.

 

 

 

Landing page: exemplos de conteúdo e texto 

Primeiramente, vamos mostrar um exemplo de landing page mais longa, que oferta o Panorama de Negócios Digitais Brasil 2020, feito pela HeroSpark.

 

 

Por se tratar de uma pesquisa detalhada sobre os negócios digitais no Brasil, a apresentação do produto foi mais elaborada, para explicar exatamente do que o material se trata e a importância dele para empreendedores digitais. 

Essa LP (landing page) possui diversos elementos visuais diferentes para cada tópico, a fim de tornar a explicação mais didática e intuitiva. Agora, vamos analisar cada elemento.

 

Oferta

Como você pode ver, o conteúdo ofertado pela HeroSpark tem alto valor agregado.

Antes que a pessoa forneça os dados dela, é preciso que você ofereça um conteúdo que traga algum benefício, ou tenha alguma utilidade.

Para isso, entender quem é a sua persona é fundamental. Assim, você poderá oferecer o que ela precisa.

 

Avatar

Como dito anteriormente, ter uma boa noção de quem é o seu avatar fará com que você não perca tempo com ações ruins.

Assim, não basta saber idade, gênero e informações demográficas. Esteja sempre atualizado sobre o seu avatar: faça pesquisas, enquetes nos stories e interaja.

Dessa forma, você poderá segmentar seu conteúdo para cada um.

 

Título e subtítulo

Conhecer um pouco sobre copywriting é essencial para fazer um bom título e subtítulo.

O primeiro contato do usuário é com título e subtítulo. Perceba no nosso exemplo como ele é destacado: alinhamento, tamanho e clareza prendem a atenção. 

Um texto assim é fundamental para converter o usuário em um potencial lead. Uma boa dica para isso é usar gatilhos mentais.

 

Índice

Imagine que você está em um lugar novo e não tem uma orientação sobre onde ir e o que conhecer.

Assim estará um possível cliente seu, se ele não sentir-se guiado dentro da sua página. O índice, além de guiar, também informa para o leitor se o seu material é interessante ou não.

 

 

Portanto, invista em um índice simples e direto, com palavras e frases curtas, mostrando ao leitor as pautas que serão abordadas e facilitando, inclusive, o tempo do usuário, pois ele pode ir diretamente para o material ao clicar no botão de acesso direto para o formulário.

 

Elementos visuais

Esse item não é obrigatório, porém, uma imagem ilustrativa ou um vídeo explicativo e sucinto poderá ajudar a comunicar a sua oferta de forma mais clara. Apesar de não ser texto, complementa as palavras do seu conteúdo. 

Além disso, é importante que qualquer mídia que você coloque seja de boa qualidade e carregue rápido, para não enfadar o usuário. Aqui, evite usar imagens de bancos de dados e dê uma prévia do seu conteúdo.

Também, tome cuidado com o espaçamento entre a imagem/vídeo e o texto, para que a página tenha algum “espaço de respiro”.

 

Cores 

É importante que a paleta de cores da sua landing page converse com a da sua empresa, para marcar a sua identidade. Use cores vivas e que contrastem umas com as outras.

A cor deve ser usada de forma a direcionar o usuário, e não fazer com que ele se disperse. Assim, não use cores demais, nem cores de menos.

Ao usar tons de fundo parecidos com a do texto, corre o risco do usuário perder alguma informação importante.

Outro dica é o White Space! O espaço em branco descansa o olhar e é uma ótima alternativa para ser usado como fundo da descrição.

 

Descrição

Uma descrição completa não significa várias caixas de textos com informações que não são necessariamente importantes.

Você pode ter um texto curto e sucinto – com informações relevantes do seu serviço – trazendo mais oportunidades para o leitor fazer o download do material, ao invés de utilizar blocos de texto muito grandes com informações demais.

 

Você precisa convencer o leitor com informações que ele deseja ler. Aproveite ao máximo para explicar o que contém o seu material, deixe em negrito ou em cores diferentes (mas coerentes com sua identidade visual) os tópicos do seu conteúdo.

Aproveite para esclarecer as possíveis dúvidas que o leitor teria. Agora é o momento de você deixar o leitor convicto que o seu material é interessante.

Antes ou durante a descrição do seu produto, use um storytelling – contar uma história – para conquistar o seu lead, gerando uma conexão a partir daí. Você pode até receber e-mails dessas pessoas, compartilhando histórias em comum. Mas atenção, não se prolongue!

 

 

Depoimentos

Um dos gatilhos mais poderosos no mundo das vendas é a prova social. As pessoas se sentem mais interessadas por alguma coisa quando outras pessoas também estão falando sobre aquilo.

67 headlines para páginas de vendas

Recolha uma amostra de depoimentos de pessoas que deram um feedback positivo sobre o seu material e inclua nessa parte da página. Dessa forma, logo depois de o leitor ter lido a descrição ele encontrará comentários positivos sobre o seu serviço, o que despertará nele mais vontade ainda de adquiri-lo.

Aproveite para incluir ainda, se for o caso, depoimentos de autoridades, de empresas que usaram o seu material ou de algum portal de notícias que o veiculou.

 

Oferta relacionada

Existe a possibilidade de você incluir uma oferta que tenha relação com aquilo que você está oferecendo.

Caso o leitor – mesmo depois de ter lido a descrição e os depoimentos – não se interessou pelo seu produto, talvez ele não seja o público dessa oferta, mas de outra.

Então, vincule em uma parte da página outra oferta que possivelmente seja para outros tipos de leitores.

 

Formulário

 

Aqui, você deve conseguir as informações dos leads.

O formulário também deve ser curto, pois não pode tomar tempo e fazer o usuário se enfadar e desistir. 

Coloque caixas de perguntas com o nome, e-mail, número de telefone, estado e alguma questão que você ache relevante para as suas análises.

 

Botões de call to action

As call to actions aparecem desde o título da página e você pode perceber que, ao decorrer do nosso exemplo, os botões de call to action sempre estiveram presentes:

 

  • “Quero baixar o material”;
  • “Quero ver a pesquisa completa – gratuita”;
  • “Baixar relatório”;
  • “Acessar gratuitamente a pesquisa”.

Essas são frases que dão o poder de decisão ao usuário, deixando claro que tipo de ação ele está tomando. São muito mais efetivas que um “cadastre-se”, por exemplo.

Se a sua landing page for mais longa, é importante reforçar essas frases em cada tópico, sempre pedindo para o usuário tomar a ação antes de chegar ao final da página.

 

Página de agradecimento

Uma página de agradecimento é uma ótima oportunidade de nutrir a experiência do seu lead, porque demonstra cuidado e empatia.

Aproveite também para explicar os próximos passos. Peça para ele verificar a caixa de e-mails, dê mais informações sobre o evento, ofereça materiais/serviços relacionados ou simplesmente o redirecione de volta para o blog/site.

 

Dispositivo móvel

Por último, a sua página deve ser adaptada para dispositivos móveis. A experiência do usuário deve ser prazerosa em ambas as plataformas, mas é imprescindível que funcione bem pelo celular. Caso contrário, a página corre o risco de não carregar, ou ficar mal enquadrada no dispositivo.

 

Divulgação

Não adianta só ter uma boa landing page para gerar conversões, você precisa saber divulgá-la. A seguir, conheça algumas sugestões:

 

E-mail marketing

Mande-a para a caixa de e-mail dos assinantes da sua newsletter, caso você tenha um site ou blog.

 

Redes sociais

As redes sociais geram uma alta taxa de engajamento. Compartilhe o link da sua landing page no seu Facebook, Twitter, Instagram, ou nos grupos do WhatsApp e Telegram. Se você não criou redes sociais para a sua empresa ainda, não perca tempo e faça isso imediatamente!

 

Anúncios

Marketing de conteúdo é bom, mas não custa nada ter uma ajudinha com tráfego pago, principalmente se você estiver começando agora. Anúncios no Facebook ou Instagram, por exemplo, podem fazer com que a landing page chegue à sua persona mais rapidamente.

 

Parcerias

Consiga uma parceria com outras empresas ou com influencers digitais. Você pode atrair essa parceria aos poucos, linkando a empresa ou a personalidade ao seu conteúdo e mantendo contato.

 

Site e blog

Coloque call to actions em pontos estratégicos do seu site, como em banners, links ou em uma página só de materiais. Além disso, você pode fazer um CTA diretamente no seu texto, linkado com o conteúdo relacionado.

 

Como a HeroSpark pode ajudar?

A HeroSpark tem uma ferramenta prática para geração de leads. Com ela, você tem todo o suporte para criar landing pages gratuitamente, com templates e estruturas testadas e aprovadas. 

Além disso, também à sua disposição uma série de ferramentas para o sucesso do seu negócio digital, como:

 

  • Acompanhamento de leads;
  • Base ilimitada de leads;
  • Automação de fluxo de e-mail marketing;
  • Templates de e-mail;
  • Suporte para exibição de webinars; 
  • Relatórios de métricas de cada etapa do funil;

Tudo isso de forma prática: você cria a sua conta, escolhe o seu funil e edita o seu template, dispensando o uso de programadores, designers e agências de marketing.

Exemplos de landing pages da HeroSpark

 

Confira dois exemplos de landing pages da plataforma HeroSpark e saiba mais sobre os modelos de funis de venda oferecidos:

 

Exemplos de landing page para Isca grátis e oferta 

 

Oferecer um material gratuito de alto valor é uma forma consagrada de gerar leads. O funil “Isca & Oferta” é perfeito para uma abordagem direta, em que você pode capturar um lead ou até mesmo transformá-lo em cliente. 

 

landing page exemplos

 

Template da página de agradecimento:

 

landing page exemplos

 

Exemplos de landing page para Webinar ao vivo

Nesse funil, você irá capturar os leads para assistir a um webinar gratuito. Na transmissão ao vivo, feita diretamente pela HeroSpark, você deve apresentar um conteúdo de alto nível. Após o webinar, sua página de vendas será enviada para os leads.

 

landing page exemplos

 

Template da página de agradecimento:

 

landing page exemplos

 

Esses modelos de landing page da HeroSpark apresentam uma estrutura completa e totalmente adaptável para qualquer tipo de negócio digital, auxiliando as páginas de conversão. As ferramentas de personalização possibilitam:

 

  • Adaptar textos de acordo com a sua oferta e tipo de negócio;
  • Adicionar e excluir painéis para LPs mais longas ou curtas;
  • Adicionar imagens;
  • Alterar a paleta de cores;
  • Alterar imagens de fundo;
  • Entre outras funcionalidades, além de existir um template para cada tipo de funil.

Agora que você já sabe como converter leads por meio de landing page exemplos, não perca tempo! Cadastre-se na HeroSpark, utilize nossos modelos gratuitamente, e faça seu negócio digital vender como nunca!

pesquisa panorama dos negócios digitais