empreender com a herospark

Usar um modelo de página de captura é o pontapé inicial para você transformar um visitante do seu site em lead. Além disso, esse é um recurso importante para uma estratégia de inbound marketing de sucesso. 

Portanto, se você é um empreendedor digital ou busca começar o seu negócio online, a página de captura é uma ferramenta poderosa para a sua estratégia de vendas

Inclusive, se você ainda não conhece ou não aplica essa estratégia no seu negócio, saiba que pode estar perdendo a oportunidade de alcançar pessoas interessadas no seu produto.

Por isso, neste artigo, você vai entender o que é e qual a importância de uma página de captura, além de 7 exemplos que vão te mostrar o potencial dessa ferramenta. Confira a seguir!

 

O que é página de captura?

A página de captura é um tipo de landing page que tem como foco captar informações de contato de um visitante ou lead de um site. 

Diferente de outros tipos de landing pages, que podem ter como foco a conversão em vendas, por exemplo, a página de captura busca apenas pegar os dados necessários para chegar até o seu cliente em potencial.

Os dados podem ser desde e-mail até número de telefone, tudo vai depender do que você precisa. Se o seu intuito é aumentar e nutrir a sua base de leads, o e-mail pode ser a melhor forma de contato. Entretanto, se o seu objetivo é contatar a pessoa diretamente por uma lista de transmissão no WhatsApp, por exemplo, o telefone pode ser a melhor opção.

Para que a página de captura cumpra com o seu objetivo final, é importante que ela tenha algo que desperte o interesse do seu cliente e justifique os dados solicitados. Afinal, para que o seu visitante possa dar abertura para começar esse relacionamento com o seu negócio, você precisa ter algo que ele queira em troca do seu contato.

Isso pode ser feito com iscas digitais, com conteúdos ou ferramentas gratuitas que atendam à necessidade da sua persona

Dessa forma, você atrai seu lead a partir da dor sentida por ele e oferece uma solução em forma de conteúdo, antes de apresentá-lo ao seu produto. Em contrapartida, você tem acesso às informações necessárias para continuar a guiá-lo pelo seu funil de vendas. 

 

Por que devo ter uma página de captura? 

Se você deseja criar uma base sólida de contatos e levá-los a fechar negócio com você, é essencial encontrar formas de alcançar essas pessoas. Apesar da prospecção ainda ser uma técnica de venda muito utilizada, o comportamento das pessoas no mundo digital está mudando. 

Isso significa que, se antes a pessoa era abordada com uma proposta diretamente, hoje, ela é guiada a partir de um funil que considera a sua jornada de compra: desde o momento em que ela sequer sabe da necessidade do seu produto até o ponto em que se torna um cliente.

Assim, a página de captura funciona justamente para você incluir o lead nesse funil e começar a guiá-lo por essa jornada. Afinal, sem suas informações de contato, é impossível levar a ele conteúdos relevantes que o impacte com a sua solução.  

 

7 exemplos de página de captura 

Agora que você já sabe para que serve e qual a importância de ter uma página de captura para o seu produto digital, é  hora de colocar a mão na massa! 

Para isso, nós trouxemos 7 exemplos de modelo de página de captura para você se inspirar e começar a sua hoje mesmo. Confira!

 

Rock Content

Nesse primeiro modelo, podemos perceber que a proposta do modelo de página de captura da Rock Content foi de entregar um conteúdo de valor para o visitante que está buscando aprender sobre copywriting

Aqui, é importante que o material oferecido seja de qualidade para que o seu lead não entenda a oferta apenas como uma forma de pegar seus dados.

Além disso, no final da página, tem uma explicação do uso de dados e como a Rock Content preserva as informações do usuário. É um ponto importante para passar segurança e deixá-lo mais à vontade para compartilhar as informações pedidas, ainda que não sejam puramente dados pessoais.

 

Promad Jr

De forma semelhante ao modelo de página de captura da Rock Content, a proposta da Promad Jr também é de entregar um conteúdo de valor para o seu usuário, falando diretamente com ele e abordando a necessidade de gerir um negócio com qualidade. 

Além disso, a página também trouxe as vantagens que ele terá ao baixar o e-book e exemplos de empresas que se beneficiam com as dicas apresentadas. 

Vale dizer que apresentar marcas que já aplicaram o conhecimento que está sendo proposto é uma forma de reforçar a autoridade no assunto, ainda que elas não sejam clientes.

 

Maria Emilia Psicóloga

Diferente dos modelos anteriores, o modelo de página de captura do site Maria Emilia Psicóloga pede apenas uma informação ao seu visitante: o e-mail. 

Isso não quer dizer que você precise apenas do e-mail ou apenas do telefone. Para a sua estratégia, cabe avaliar quais informações fazem sentido para o seu negócio e o que você precisa saber para entregar conteúdos relevantes.

Outro ponto de atenção foi a comunicação direcionada a quem está visitando a página. Além de gerar uma aproximação com quem está lendo, ao indicar o público-alvo do conteúdo, também é possível fazer um filtro a partir do tipo de conteúdo baixado e qualificar seus leads de acordo com o conteúdo de interesse.

 

HubSpot

A página de captura da HubSpot aposta em uma comunicação direta e concisa. Aqui, o copy delimita para quem é indicado o e-book e como ele pode ajudá-lo com ferramentas práticas para aplicar o seu conhecimento. 

A proposta vai ao encontro do que falamos anteriormente sobre a qualidade do material em contraposição das informações. Se o visitante entende que o conteúdo resolve a sua dor e ainda promete uma entrega para potencializar seus resultados, é muito provável que ele deixe seus dados e faça parte da base de leads da HubSpot.

 

QuantoSobra

E não é só de texto que se faz uma página de captura! Nesse exemplo, a QuantoSobra aproveitou o recurso de vídeo para falar mais sobre o conteúdo que está sendo disponibilizado. Aqui, além de oferecer uma ferramenta de valor para o usuário, a empresa também aproveitou para ensiná-lo a usar, agregando mais valor à entrega final. 

Com a ferramenta em mãos e, o mais importante, com as instruções para fazer seu uso, o usuário se sente amparado. Caso venha a fechar negócio, já estará familiarizado com o sistema, facilitando a sua experiência e deixando-a mais agradável.

 

Industrial Height Marketing

Com uma headline chamativa, a proposta dessa página já reflete seu propósito no próprio título. A frase “Don’t make me zoom” (traduzida em “Não me faça dar zoom”) expressa um momento que todos nós já vivemos ao entrar em um site ou blog que não possui um design responsivo, ou seja, que se adapta ao dispositivo de quem está lendo. 

Além de usar a imagem como recurso para ilustrar e reforçar a headline, o uso da cor vermelha no botão da Call To Action também é uma estratégia para chamar a atenção do leitor. Assim, com uma cor mais viva em contraste com as cores branco e preto da página, seu olhar é atraído diretamente para onde queremos que ele faça a ação.

 

HeroSpark

A entrega de conteúdos não se limita a e-books e ferramentas. Nesse modelo, podemos ver que a entrega consiste em um convite para um webinar gratuito, com um tema relevante. 

Também podemos perceber a importância da headline da página de captura: ela responde diretamente à dor da persona

Aqui, além de fazer um convite, a página também apresenta os diferenciais do webinar e reforça sua autoridade no assunto ao indicar mais de 100 webinars gravados e profissionais qualificados da área para compartilharem seus conhecimentos na plataforma.

Apesar de serem páginas de captura de diferentes mercados e com diferentes propostas, podemos observar alguns pontos em comum entre elas que podem te ajudar a melhorar a sua landing page, como:

  • Títulos atraentes para chamar a atenção;
  • Necessidades da persona que o conteúdo atende;
  • Escrita persuasiva para levar o usuário à ação.

 

[BÔNUS] Ferramenta gratuita para criar uma página de captura

Para que o visitante preencha as informações e se torne um lead, é fundamental contar com ferramentas que ajudem a desenvolver a sua página de captura

Algumas pessoas podem achar que para criar uma página na web como os exemplos que apresentamos, é necessário conhecimento em programação. No entanto, saiba que já existem ferramentas simples e gratuitas para isso!

Nesse caso, a HeroSpark, além de fazer a hospedagem, conta com modelos de página de captura prontos para você não precisar começar do zero! Além disso, a plataforma também oferece mais recursos para acompanhar o sucesso da sua página. Tudo isso gratuitamente!

Por isso, confira a solução da HeroSpark e aumente a sua base de leads agora mesmo!

1 Comentário

  1. Muito obrigado pela citação da QuantoSobra!!!!! Excelente artigo! 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *