herospark comece grátis agora

O marketing digital é formado por um conjunto de estratégias voltadas para as vendas online. Você sabe como começar a trabalhar com marketing digital?

 

As áreas de marketing digital por meio de SEO, marketing de conteúdo e e-mail marketing, ajudam a atrair clientes no mundo digital, fortalecer sua marca e expandir sua rede de contatos. Para trabalhar com marketing digital, é preciso ter um pensamento analítico e dominar as redes sociais.

 

Essas estratégias consistem em usar meios digitais (blogs, e-mails e redes sociais, por exemplo) para personalizar a comunicação empresa/público-alvo. Isso vale para as diferentes áreas de marketing digital. O foco é oferecer serviços de valor que resolvam os problemas das pessoas, de acordo com o contexto (social, econômico, geográfico) em que estão inseridas. E, com isso, convertê-las em clientes.

 

É um processo social de troca. Quando um artigo de seu blog responde à dúvida de alguém, essa pessoa tem grandes chances de recorrer ao seu site outras vezes e, quem sabe, interessar-se em adquirir seu infoproduto. É uma via de mão dupla: você ajuda e é ajudado.

 

Trabalhar com marketing digital: a importância da Internet

 

Cada vez mais a Internet é protagonista de nossas vidas. Da mesma forma que “quem não é visto, não é lembrado”, quem não está na Internet fica invisível perante a concorrência. Com a diversidade de opções de compra na atualidade, é fundamental chamar a atenção. Assim, aproveite todos os recursos disponíveis no ambiente digital para conseguir chegar ao potencial cliente.

 

Se você ainda não sabe como começar a trabalhar com marketing digital, continue lendo nosso artigo e veja o que é primordial saber para, inclusive, entrar no mercado digital, que é repleto de oportunidades de vendas de infoprodutos: cursos, e-books e templates são alguns exemplos.

 

Como trabalhar com marketing digital: veja dicas

 

Planejamento

 

Sem planejamento, nada feito. Estabeleça metas a serem cumpridas a curto, médio e longo prazo. Antes, saiba “aonde” você quer chegar, “por que”, “como” e quais resultados obter. Trace estratégias de comunicação, atração e retenção de clientes.

 

Analise as métricas, entre elas, o retorno gerado por seu tráfego (orgânico e pago). Se você não olhar os relatórios de suas ações, será impossível ter um parâmetro de comparação. Logo, não haverá como medir seus lucros e seu desempenho no mercado.

 

Persona

 

A persona ou avatar é um conceito específico, em que há detalhes quanto ao trabalho e o dia a dia do possível comprador. É um perfil semi-fictício baseado no seu consumidor ideal. Assim, pesquise a fundo sobre seu público-alvo (gostos, faixa etária, estilo de vida). Trabalhar com marketing digital é segmentar ações para economizar tempo, dinheiro e atingir metas.

 

Presença online

 

Esse é o mandamento número um para quem quer descobrir como começar a trabalhar com marketing digital. Não coloque seus infoprodutos à venda e espere sentado o dinheiro entrar na sua conta.

 

Procure atualizar seu site constantemente, oriente o visitante a acessar outras seções do blog, bem como as mídias sociais. Independentemente da área de marketing, empenhe-se em construir vínculos com a audiência e entregar soluções.

 

Atente-se à presença online nos dispositivos móveis (mobile), pois seu site deve ter um design responsivo, adaptado aos celulares, já que a compra mediada por esses aparelhos tem crescido bastante.

 

Redes sociais

 

É necessário estar atento à principal característica da(s) rede(s) que você escolher. O Instagram, por exemplo, é uma plataforma de imagem, então vender pelo Instagram exige algumas particularidades. Portanto, preocupe-se com o visual e harmonize o feed de publicações, com uma paleta de cores adequada ao estilo da marca e ao nicho.

 

Já o LinkedIn é uma rede corporativa, com foco em textos, certificações e conquistas. Lá, você pode divulgar um webinar ou uma entrevista que tenha concedido à mídia. Isso está relacionado à próxima dica.

 

Autoridade

 

Quando você está sentindo dor de cabeça ou febre, você vai ao médico, uma autoridade no assunto, para descobrir como resolver, certo? O mesmo vale no marketing digital. Cada vez mais, as pessoas recorrem à Internet em busca de respostas às suas dúvidas. Assim como buscam um especialista para cuidar da saúde, procuram uma autoridade, dentre as áreas do marketing digital, para aprender.

 

Então, como começar a trabalhar com marketing digital? Invista em conhecimento e noções técnicas de sua área. Isso transmite credibilidade ao cliente.

 

Trabalhar com marketing digital: como ser uma autoridade

 

  • Elabore um planejamento de conteúdo;
  • Construa um calendário de publicações;
  • Estude o seu nicho, faça cursos e especializações;
    Compare a sua estratégia de marketing com a da concorrência;
  • Bônus: tem um livro ou artigo acadêmico relacionado ao seu mercado? Compartilhe com seus clientes e/ou seguidores na Internet. Isso mostra que você é alguém confiável, especialista.

Para aprender ainda mais, veja o combo de sucesso indicado pelo COO da HeroSpark, Rafael Carvalho, para construir autoridade digital:

 

 

Produção de conteúdo

 

A produção de conteúdo de valor é a “mina de ouro” do marketing digital. Com um avatar definido, pense em informações e dicas que seriam úteis e de relevância.

 

Não deixe a qualidade dos seus textos caírem e aposte em posts criativos para as redes sociais com imagens condizentes. Gravar vídeos em diferentes plataformas (YouTube, IGTV, reels etc) também é uma boa alternativa. Trabalhar com marketing digital exige dedicação e resiliência.

 

SEO

 

Além de um tema relevante, que responda às dores do lead ou do cliente, é fundamental “escrever do jeito que os buscadores gostam”. É para isso que serve o Search Engine Optimization (em português, otimização para mecanismos de busca).

 

Ele encaixa-se no tráfego orgânico (espontâneo, gratuito) e é crucial para consolidar sua marca na Internet e ter mais chances de ser encontrado. Fique de olho nas tendências em SEO. Já no tráfego pago, há um esforço em criar anúncios baseados no perfil do público-alvo, para que eles apareçam para as pessoas certas, que tenham forte intenção em comprar o que você oferece.

 

As palavras-chave, subtítulos (H1, H2, H3, hiperlinks, materiais multimídia (foto, áudio, vídeo), parágrafos curtos e um texto bem estruturado em relação à semântica e à sintática, são atributos que conquistam qualquer buscador e atraem leads.

 

Além disso, invista em gatilhos mentais de copywriting, que tocam o potencial comprador. O profissional de marketing digital deve se colocar no lugar do público: a maioria das pessoas quer consumir um material coeso e coerente.

 

E-mail marketing

 

O e-mail está mais “vivo” do que nunca. Nessa estratégia, você dispara mensagens (anúncios de produtos, promoções e novidades do nicho) para cultivar a relação entre você e o seu cliente, além de convencer e vender mais.

 

Para medir a eficiência desse método, é possível acompanhar o alcance dos e-mails, a taxa de spams e a de abertura. Existem ferramentas de automação que podem ajudar. Cada vez mais as empresas e agências de marketing estão usando o e-mail marketing.

 

Foi possível perceber a importância de saber como trabalhar com marketing digital e como o marketing de conteúdo e a presença nas redes sociais são grandes aliados do mundo digital. Você acabou de notar, ainda, que as variadas áreas de marketing digital oferecem boas ferramentas para seu negócio crescer.

 

Saber como começar a trabalhar com marketing digital significa mais chances de ser visto e reconhecido como referência no mercado. não venda um produto, mas o benefício que ele proporciona.

 

A HeroSpark existe para ajudar você, empreendedor do mundo digital, nessa missão: criar negócios de alto impacto em pouco tempo.

 

Conheça o SparkStart, um programa de aceleração gratuito que ensina tudo o que você precisa para criar o seu produto digital e começar a lucrar com ele. Além do mais, a HeroSpark ainda conta com uma ferramenta voltada para criação de funis de venda de alta conversão. Veja como montar seu funil em menos de cinco minutos, sem gastar nada e segmentar ainda mais o seu nicho de vendas.

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *