Um blog sobre empreendedorismo, negócios digitais e cursos online


Não perca mais nenhuma novidade !

Assine nosso blog e ative as notificações para receber os melhores conteúdos sobre empreendedorismo


Dicas de como ganhar dinheiro extra sem investimento e sem sair de casa

como ganhar dinheiro extra

O que um jovem estagiário e um renomado diretor de uma grande empresa têm em comum? Ambos estão sempre pensando em como ganhar dinheiro extra. Um mais, outro menos. No entanto, esse pensamento acompanha toda e qualquer pessoa. E eu vou te mostrar como você pode ganhar um boa renda extra sem sair de casa.

Cindy Holland, vice-presidente de conteúdos originais da Netflix, em entrevista recente afirmou que as pessoas gastam, em média, 2 horas por dia navegando pelo aplicativo. Se fizermos uma conta rápida, chegamos ao incrível número de 60 horas mensais gastas com filmes e séries.

Não que isso seja ruim, nós aqui na HeroSpark somos apaixonados por séries e estamos sempre debatendo os acontecimentos mais recentes, mas pense o tanto de coisas que poderiam ser feitas usando uma pequena parcela desse tempo. E, se essas coisas, ainda nos rendessem dinheiro? Melhor ainda, não é mesmo?

Este artigo é para estudantes que querem uma graninha para ir ao cinema, pessoas que estão desempregadas precisando pagar as contas de casa e para funcionários que já estão estabilizados em suas empresas. Enfim, se você ainda não sabe como ganhar dinheiro extra, este artigo é para você!

 

Como ganhar dinheiro extra sem ter dinheiro para investir?

Talvez essa seja a primeira, e principal, pergunta que você está se fazendo. Talvez o seu objetivo não seja ter uma renda extra e sim ter, apenas, alguma renda. Mas aqui vai uma notícia muito boa: todas as dicas que eu vou dar não exigem investimento algum ou, em alguns casos, um investimento muito baixo.

Muitas pessoas deixam de abrir o seu próprio empreendimento ou começar um negócio paralelo por falta de verba para o investimento inicial. No entanto, diversas atividades que podem gerar muitos lucros não necessitam de altos investimentos no início. Nesse caso, está faltando informação e não dinheiro. 

Agora que essa crença limitante de que é impossível ganhar dinheiro investindo pouco saiu da sua cabeça, nós podemos prosseguir!

Produza vídeos para o YouTube

O YouTube é a segunda maior plataforma de buscas, atrás “apenas” do Google. Além disso, 95% dos brasileiros usam a plataforma e o Brasil é vice campeão mundial em horas assistidas. Ou seja, você estará produzindo conteúdo para milhões de pessoas.

Investimento

Essa parte vai depender de você, obviamente. O ideal é que se tenha um cenário com boa iluminação, câmeras e microfones de qualidade. No entanto, se inicialmente não for possível investir nesses equipamentos, a câmera do seu celular já é suficiente.

Também não é obrigatório que você apareça na tela, talvez você tenha habilidades com desenhos e possa montar um canal de animações. Nesse caso, acabam os problemas com equipamentos.

Como ganhar dinheiro extra com YouTube

A plataforma paga seus produtores em dólares, o que é muito interessante. Além disso, o método de comissionamento adotado é o CPM (custo por mil), ou seja, o pagamento é feito baseado no número por mil visualizações.

Os pagamentos variam entre $0,25 e $4,50. Se o seu canal tiver 5000 visualizações em um mês, por exemplo, os seus ganhos irão variar entre $1,25 e $22,50. Normalmente o valor a receber ficar no meio, no nosso exemplo ficaria algo em torno de $11,00.

Para poder receber em seu canal do Youtube, basta se adequar a essas regras:

  • Ativar a monetização do canal;
  • Ter um conteúdo 100% autoral;
  • Ter 1000 inscritos ou mais;
  • Pelo menos 4000 horas assistidas nos últimos 12 meses; e
  • Bom engajamento (likes e comentários).

É viável?

Eu não vou mentir: das opções que serão citadas aqui nesse texto, talvez essa seja a mais complicada de se alcançar resultados. Obviamente, conseguir 1000 inscritos logo de cara não é uma tarefa fácil, mas longe de ser impossível.

Aliás, muitas pessoas que trabalham no YouTube não ficam dependentes 100% das comissões pagas pela plataforma. Elas optam por fazer parcerias com outras empresas e acabam recebendo por isso, em contrapartida precisam divulgar a contratante em seus vídeos.

No entanto, é uma possibilidade a se considerar. Mesmo que os resultados demorem a aparecer, é possível criar conteúdo de qualidade e engajar algum público. Divulgação em redes sociais também serão muito bem-vindas.

Trabalhe como afiliado

Afiliados são pessoas que vendem produtos de terceiros em troca de comissões. O marketing de afiliados vem crescendo muito nos últimos anos aqui no Brasil, diversas pessoas estão entrando de cabeça e criando negócios de sucesso. 

O afiliado tem uma única missão: vender. Qualquer pessoa pode atuar como afiliado, basta se cadastrar em algum programa de afiliação, escolher um produto e começar a divulgá-lo. As comissões variam de produto para produto e podem chegar em até 80% do valor total da mercadoria.

Investimento

Podemos dizer que o investimento é zero!

Em primeiro lugar, o afiliado trabalha vendendo um produto já existente, ele não tem gasto produzindo algo do zero.

Para atuar no mercado de afiliados só é preciso ter acesso a internet. Logo, não há gastos com aluguel de espaços físicos, estoque e salários de funcionários. Mesmo que o afiliado opte por criar um blog ou site, existem plataformas que fazem isso de forma gratuita.

Outro fator muito interessante é a jornada de trabalho. Afiliados não precisam estar na frente do computador 24 horas por dia, o que possibilita que ele trabalhe com outras coisas em paralelo.

Como ganhar dinheiro extra sendo Afiliado

Ao se afiliar a um produto, cada afiliado recebe um link exclusivo e é esse link que ele irá usar para fazer a divulgação. Cada pessoa pode escolher como divulgar o seu produto, pode ser através de blogs, redes sociais ou WhatsApp.

Existem vários modelos de comissionamento e é preciso estar atento a isso na hora de escolher um bom programa de afiliados. Algumas comissões são feitas por cliques, outras por vendas.

Vamos dar um exemplo: imagine que você se afilie a um curso online e comece a divulgá-lo nas suas redes sociais com o seu link exclusivo. A plataforma disse que pagaria 50% do valor total do curso a cada venda. Se você vender três cursos no valor de R$200,00 a sua comissão será de R$300,00. Muito bom, certo?

É viável?

Não que seja um dinheiro fácil, longe disso. No entanto, o marketing de afiliados pode ser um negócio muito lucrativo. Se você entender de técnicas de SEO e souber divulgar o seu produto, pode fazer um excelente trabalho.

Muitos afiliados optam por criar blog para poder vender e isso é muito bom, é um trabalho de longo prazo, mas os resultados são extremamente satisfatórios. No entanto, muitos outros trabalham com Facebook Ads e os resultado são, praticamente, imediatos.

Aqui na HeroSpark nós temos um programa de afiliados de altíssima qualidade! O nosso foco é em cursos online e somos especialistas nisso. Até o momento, a nossa plataforma conta com mais de 100 mil cursos publicados e 620 mil alunos formados.

Redator freelancer

Você deve estar se perguntando: “como ganhar dinheiro extra como redator?”. Em um primeiro momento, pode parecer algo difícil. No entanto, existem diversos sites gigantes que estão sempre procurando por pessoas dispostas a escrever textos de qualidade.

A Rock Content, maior empresa de marketing de conteúdo do Brasil, tem uma área dedicada apenas a redatores freelancers. E só para você ter uma ideia: a Rock tem mais de 600 redatores em sua rede.

Investimento

Obviamente você precisa saber escrever e ter uma boa base de português. Porém, tirando isso, a única coisa necessária é um computador para poder escrever os textos.

Se você puder investir em cursos para redatores e revisão de conteúdo, vai acrescentar muito ao seu currículo. No entanto, em um primeiro momento, não é o principal.

Como ganhar dinheiro extra sendo redator freelancer

Com algumas pesquisas e contatos você consegue encontrar vários portais em busca de redatores. Anteriormente citamos a Rock Content, mas também tem a 99freelas que é uma excelente plataforma para pessoas que querem trabalhar como freelancer. E, para ajudar ainda mais, o cadastro é gratuito.

É viável?

Com certeza, é. Além do grande volume de buscas por esses profissionais, com a ascensão do marketing de conteúdo, essa profissão vai obter cada vez mais demanda. Se você tem habilidade e facilidade para escrever, deve investir nessa área.

Editor de vídeos

Lembra que a nossa primeira dica foi trabalhar com YouTube? Pois então, ele está de volta.  Muitos canais hospedados na plataforma contam com milhões de inscritos e têm uma rotina frenética de vídeos. Alguns produtores de conteúdos lançam vídeos diariamente. Logo, a procura por pessoas capazes de editar vídeos é alta.

Você pode trabalhar como freelancer ou então entrar para a equipe de um youtuber. Inclusive, muitos desses youtubers fazem anúncios procurando por profissionais em suas redes sociais, fique atento.

Investimento

Você vai precisar ter uma máquina potente para conseguir editar os vídeos. Se o seu computador já for de última geração, ótimo. Caso contrário, você vai ter que investir um pouco para conseguir atuar em alto nível. A produção de conteúdo é frenética e a edição precisa acompanhar esse ritmo, são vários vídeos por semana.

Como ganhar dinheiro extra editando vídeos

Novamente eu vou falar da plataforma 99freelas que é ótima para pessoas que estão procurando trabalhos esporádicos. Outro conselho bem valioso é ficar de olho nas redes sociais e vídeos dos grandes youtubers, pois esses estão sempre procurando por editores.

É viável?

O mercado de freelancers vem crescendo muito no Brasil. Diversas pessoas ganham uma renda extra com essa atividade e, cada vez mais, grandes empresas estão procurando por esses profissionais.

Somado a isso, vem a grande procura por conteúdos em vídeo. Logo, é um mercado que tende a crescer e estar pronto para isso é fundamental.

Seja um Produtor

Aqui na HeroSpark nós acreditamos que todas as pessoas possuem algo especial que as fazem especialistas em algum assunto. Queremos despertar essa faísca e fazer com que esse conhecimento seja compartilhado e passado adiante.

Talvez você seja um exímio guitarrista, que tal montar um curso online com aulas incríveis de guitarra? Ou, quem sabe, um ebook completíssimo dando dicas de como você aprendeu a tocar guitarra sozinho? 

As possibilidades são infinitas…

Investimento

A verdade é: depende. Você pode produzir conteúdos em áudio (podcasts) ou em formato de ebook, nesses casos o investimento é praticamente zero. Um ebook, por exemplo, pode ser criado, registrado e disponibilizado em alguma plataforma para venda por menos de R$50,00.

No entanto, se você optar por produzir conteúdo através de cursos online, o que gera muito mais engajamento no público, o investimento será um pouco maior. O João Amadio, CEO da VeteduKa, por exemplo, com apenas R$300,00 criou um curso que gera mais de R$40.000,00 por mês. Foi um bom investimento, não?

Como ganhar dinheiro extra sendo um Produtor

Após criar o seu produto, basta cadastrá-lo em alguma plataforma EAD e ele estará pronto para ser vendido. Se você está buscando por meios de como ganhar dinheiro extra, esse é um ótimo caminho!

Conteúdos em forma de cursos online necessitam de uma plataforma capaz de aguentar o fluxo de alunos e todas as especificidades que um curso exige. Existem diversas plataformas para cursos disponíveis no mercado, cabe a você ver quais se adequam ao seu produto e ao seu bolso.

É viável?

“Se você tem uma laranja e troca com outra pessoa que também tem uma laranja, cada um fica com uma laranja. Mas se você tem uma ideia e troca com outra pessoa que também tem uma ideia, cada um fica com duas.”

Quem disse isso foi Confúcio. E, tantos séculos depois, esse pensamento continua fazendo muito sentido! Se você tem um conhecimento, por que não passá-lo adiante? E, melhor ainda, ser recompensado por isso.

A procura por cursos livres e a distância vêm aumentando no Brasil ano após ano. E ainda há perspectiva para crescer muito mais. Logo, você estará entrando em um mercado extremamente aquecido. O que você está esperando para se tornar um Produtor?

Você tem a ideia para a criação de um produto, no entanto, nunca conseguiu tirar ela do papel? O SparkStart vai te ajudar a transformar isso em um negócio altamente lucrativo.

E aí, esse texto abriu sua cabeça? Eu espero que sim!

O mais legal de tudo é que são dicas de como ganhar dinheiro extra sem sair de casa! No entanto, existem várias possibilidades no mercado. Se você quiser mais dicas como essas, deixe no comentários e nós iremos preparar outro post quentíssimo para você.

Até a próxima, herói.

Mais artigos para você

Coprodução: como criar um negócio digital sem produzir o conteúdo

A coprodução é o ato de comercializar um produto digital em parceria com outras pessoas, ou seja, quando um produtor …

5 ferramentas e técnicas de tomada de decisão obrigatórias para empreendedores

Uma decisão errada pode ajudar ou atrapalhar um negócio. E os empreendedores precisam tomar centenas de decisões todos os dias. …

O que é freelancer e como contratar um para seu negócio

Você pode até ter contratado este profissional alguma vez na vida, mas nem percebeu, então, o que é freelancer? Normalmente, …

Tráfego pago: o que é e como funciona

Tráfego pago é uma ferramenta de marketing digital que possibilita alavancar os acessos ao seu site ou blog. Por meio …

Links Patrocinados: o que é e quais ferramentas utilizar

Links patrocinados são as melhores soluções para as desvantagens do tráfego orgânico. Por mais que você prefira um posicionamento no …

Estudo online: Boas práticas para manter foco do aluno

Veja dicas de como garantir que seus alunos se engajem no estudo do seu curso online   Em tempos de …