28 Ideias de negócio para começar com pouco dinheiro [+DICA BÔNUS]

Imagem de moedas empilhadas. Fundo roxo e legenda: "ideias de negócio para começar com pouco dinheiro"

A busca por ideias de negócio para começar com pouco dinheiro tem crescido nos últimos tempos, seja por pessoas que desejam realizar uma transição de carreira para o empreendedorismo ou até mesmo para complementar a renda.

Mas para que essa jornada se inicie com mais chances de sucesso, é necessário ter um planejamento e conhecer bem o mercado e suas possibilidades. 

Assim, para lhe ajudar nessa trilha, listamos 28 ideias de negócio para começar com pouco dinheiro e garantir uma ótima rentabilidade. 

Quer conhecer essas oportunidades e conferir uma dica bônus? Então continue a leitura! 

1. Loja de artigos esportivos

Materiais esportivos são um segmento de produtos com ótima recorrência. Isso porque eles atraem diversos públicos, desde crianças a adultos. 

Nesse sentido, montar uma loja de artigos esportivos está entre umas das melhores ideias de negócio para começar com pouco dinheiro, já que você pode iniciar com poucos produtos para gerar capital, ou até mesmo vender produtos consignados pelo distribuidor.

Entre os artigos esportivos que você pode dispor em sua loja estão:

  • Tênis para caminhadas e corridas;
  • Chuteiras;
  • Bolas;
  • Raquetes para beach tennis;
  • Entre outros. 

E o melhor: você pode ampliar o seu público e as suas vendas criando um catálogo online e ofertando as peças da loja física em uma página de vendas

Além da possibilidade de alcançar mais pessoas, uma página de vendas também pode contar com uma diversidade de formatos de pagamento, o que te ajuda a vender mais. Basta escolher uma plataforma que, além da hospedagem, também conte com um gateway de pagamento integrado. 

 

2. Revenda de gadgets importados

Uma das ideias de negócio para começar com pouco dinheiro e que pode oferecer uma ótima rentabilidade é a revenda de gadgets importados. Mas, primeiramente, você sabe o que são os gadgets? 

Os gadgets são dispositivos eletrônicos que facilitam o cotidiano dos usuários por meio da conectividade. Um exemplo de gadgets são os smartwatches, relógios digitais que podem acompanhar a frequência cardíaca e exibir as mensagens do celular.

Esses modelos de dispositivos são um desejo de consumo de grande parte da população. Por isso, investir em sua revenda é um ótimo negócio. 

Além disso, comprando em atacado com distribuidores chineses, por exemplo, você pode adquiri-los a preços muito competitivos.

 

3. Pronta entrega de sobremesas

Investir em alimentação é uma das melhores ideias de negócio para começar com pouco dinheiro, até porque as pessoas nunca deixam de consumir esse tipo de produto. E uma das opções mais atrativas são as sobremesas.

Você pode começar ofertando sobremesas simples, como:

  • Mousses;
  • Pudins;
  • Brigadeiros;
  • Fatias de bolos e tortas. 

Essas receitas não necessitam de grandes investimentos em relação aos ingredientes, e você pode começar vendendo 2 ou 3 opções no modelo de pronta entrega. 

Uma boa estratégia de divulgação é criar uma página nas redes sociais e também oferecer suas sobremesas em uma plataforma de delivery com entregadores próprios. Assim você não precisa se preocupar com a distribuição.

 

4. Revenda de produtos de perfumaria

Outro tipo de produto que pode lhe garantir vendas recorrentes e está entre as grandes ideias de negócio para começar com pouco dinheiro são os itens de perfumaria e bem-estar, como:

  • Perfumes;
  • Desodorantes;
  • Sabonetes;
  • Velas aromáticas;
  • Óleos essenciais, etc.

Uma das vantagens de vender esse tipo de produto é que não é necessário começar tendo loja física. Afinal, é possível apresentar os produtos em domicílio ou criar uma página de vendas na internet.

E se você não tiver um capital inicial ou até mesmo espaço na sua residência para montar um estoque, uma opção é vender esses itens por meio dos tradicionais catálogos de venda por encomenda. 

 

 

5. Consultoria de decoração

Quando o assunto é bem-estar, não são apenas os produtos de perfumaria que chamam a atenção do público, mas também como realizar pequenas transformações na casa para torná-la mais acolhedora.

Sendo assim, uma das boas ideias de negócio para começar com pouco dinheiro é prestar consultoria para decoração de casas.

Hoje já existem cursos livres sobre decoração e estudo das cores para ambientação. Assim, investir em uma dessas formações de curto prazo pode lhe ajudar a iniciar um novo e promissor negócio.

Além disso, você pode montar kits de mesa posta e itens personalizados para oferecer a seus clientes.

Outra vantagem é que os serviços de consultoria podem ser ofertados presencialmente ou online, se tornando, assim, um negócio escalável. 

 

6. Bolos personalizados para festas

Se você tem interesse em trabalhos manuais e se sente bem trabalhando com alimentação, produzir bolos personalizados para festas pode ser uma boa opção de negócio!

Como esse tipo de serviço é realizado sob encomenda, você pode confeccionar os bolos com o dinheiro da reserva da encomenda, que geralmente é 50% do valor total do produto.

Uma boa dica para tornar seus bolos ainda mais atrativos é oferecer enfeites de papelaria personalizados e diversificar o cardápio de sabores. 

Já na hora de divulgar, você pode criar um portfólio online e um Instagram para mostrar suas entregas.

 

7. Curso de culinária 

Você também pode transformar sua paixão por cozinhar em um produto atrativo, como ensinar  desde receitas básicas a pratos sofisticados. E o melhor: o seu curso pode ser oferecido em formato online e/ou presencial.

A princípio, caso você ofereça seu curso presencial, será necessário investir em um espaço com utensílios básicos de cozinha e também dispor dos ingredientes para as receitas.

Já o formato de curso de culinária online é bem atrativo, pois você pode gravar suas aulas na cozinha da sua casa. Basta contar com equipamentos como:

  • Ring light;
  • Tripé;
  • Câmera com boa resolução (pode ser a do celular);
  • Microfone de lapela.

Com as aulas gravadas e um material de acompanhamento produzido, você pode hospedar seu curso online de culinária em uma plataforma como a HeroSpark, onde você tem a possibilidade de divulgar e vender seu infoproduto em um mesmo lugar.

 

8. Loja de bijuterias 

As bijuterias são itens que nunca saem da moda. Elas podem variar de tamanho ou formato, mas sempre estão entre as principais tendências da moda. 

Sendo assim, esses itens estão entre as ideias de negócio para começar com pouco dinheiro, pois você pode comprá-las por preço de atacado para revender ou até mesmo produzi-las a um custo baixo e de maneira personalizada.

Entre os itens de bijuteria que você pode adquirir para revenda ou produzir, estão:

  • Brincos;
  • Pulseiras;
  • Berloques;
  • Colares.

Para divulgar e vender suas peças, uma boa ideia é criar um mostruário. Essa é uma forma de não ter os custos de uma loja física.

Mas se você quiser aumentar suas vendas no digital, então crie uma página de vendas para hospedar seus produtos. Mas tenha atenção com relação ao seu estoque.  

Caso você produza suas próprias peças, vale a pena também postar vídeos nas redes sociais com o passo a passo de sua produção de bijuterias.

Você também pode criar um e-book ensinando a montagem de peças simples. Essa é uma forma de capturar os contatos de pessoas com interesse no assunto e otimizar suas campanhas de vendas online. 

 

9. Venda de roupas infantis 

Outro produto que é campeão de vendas e pode entrar para sua lista de ideias de negócio para começar com pouco dinheiro são as roupas infantis. 

O vestuário infantil está cada vez mais diversificado e os pais são um público exigente quando o assunto é qualidade e quantidade de ofertas. Por isso são itens que possibilitam um bom retorno de lucro.

E aqui vai uma boa dica: se você quiser se diferenciar do mercado, uma boa opção é importar roupas de marcas internacionais a preço de atacado, criar um pequeno estoque e vender no formato de loja online.

 

10. Consultoria financeira

Os infoprodutos estão em alta, principalmente pela capacidade de escalar vendas que a internet oferece e pela grande variedade de produtos que podem ser criados.

E um tema que está sempre entre os principais interesses dos consumidores é o financeiro, especialmente as dicas para ajustar as contas. Então, se você entende e gosta do assunto, que tal prestar uma consultoria sobre o tema?

Uma maneira eficaz e de baixo custo de oferecer esse serviço é realizando os encontros online e construindo um plano estratégico personalizado para seus clientes. 

 

11. Curso online de educação financeira 

O serviço de consultoria não é a única forma de aproveitar o crescente interesse sobre finanças. Existem outras ideias de negócio para começar com pouco dinheiro girando em torno desse tema, entre eles o curso online de educação financeira.

Nele, você pode ensinar seus alunos como gerir de maneira mais eficiente o orçamento pessoal ou familiar.

Mas para que o seu curso seja um sucesso, é necessário seguir alguns passos, como, por exemplo:

  • Criar um roteiro para as aulas;
  • Produzir um material didático para o acompanhamento;
  • Reunir os equipamentos necessários para as gravações;
  • Escolher uma plataforma para divulgar e vender seu curso.

Uma boa maneira de atrair seus leads é criando uma landing page e utilizando como isca digital um e-book com dicas básicas sobre educação financeira. 

Com esses contatos em mãos, você poderá segmentar seus leads e aquecê-los para suas vendas. Assim, são maiores as chances de o seu curso online ser um sucesso.

 

12. Loja de artigos de papelaria 

Os artigos de papelaria estão em alta e apresentam preços muito atrativos no varejo para vendedores. Assim, entre os itens que você pode vender, seja comprando de distribuidores nacionais ou importados, podemos destacar:

  • Canetas;
  • Carimbos;
  • Lápis de cor;
  • Papel adesivo.

Esses itens podem ser comprados por estudantes de diversas idades e por profissionais que querem aumentar a produtividade e, para isso, utilizam esses recursos para listar atividades e criar fluxogramas. 

 

13. Envio de newsletter

A maneira como as pessoas se mantêm informadas mudou. Antigamente, quem quisesse receber notícias ou ter acesso às informações sobre determinado tema, precisava buscar jornais, revistas e suplementos.

Mas com uma rotina cada vez mais dinâmica, as informações agora chegam de maneira mais rápida e resumida, como no caso das newsletters. 

Uma newsletter é um tipo de e-mail relacional que contém informações sobre determinados assuntos, como:

  • Esportes;
  • Economia;
  • Literatura;
  • Política, etc.

Você deve estar se perguntando sobre como uma newsletter se encaixa na lista de ideias de negócio para começar com pouco dinheiro, não é mesmo? A resposta é simples.

Para monetizar sua newsletter e transformá-la em um produto rentável, você pode incluí-la em um sistema de financiamento coletivo, onde seu público pode contribuir de maneira recorrente.

Contudo, lembre-se de contar com uma boa plataforma, como a HeroSpark, para fazer o disparo dos e-mails de forma automática!

 

 

14. Programa de mentoria online

Já pensou em transformar sua experiência profissional em um produto rentável? Isso é possível por meio de um programa de mentoria online.

Imagem de oferta Mentoria Impulso Digital.

Nele, você pode dar suporte como expert em sua área de atuação para jovens profissionais que estão apenas começando no mercado ou pretendem realizar a transição de carreira.

Por exemplo: se você é um empreendedor digital, pode auxiliar outras pessoas a iniciar a jornada nesse mercado, desde a escolha de um infoproduto para trabalhar até as estratégias de lançamento que pretende fazer.

E o melhor de trabalhar como mentor é poder aproveitar sua bagagem profissional para gerar autoridade digital.

 

15. Loja colaborativa 

Quer abrir uma loja física, mas não sabe ao certo o que vender ou não tem capital de giro para adquirir produtos? Saiba que existe uma tendência sustentável que representa umas das melhores ideias de negócio para começar com pouco dinheiro. 

São as lojas colaborativas, como o próprio nome já diz, elas funcionam em um formato de colaboração, onde o espaço é compartilhado entre diferentes expositores.

A vantagem de abrir uma loja colaborativa é que facilmente ela pode ser integrada a outros espaços comerciais. Por exemplo: se você tem um restaurante, também pode expor itens de outros vendedores.

Um modelo muito interessante de loja colaborativa é o que reúne produtos de diversos artesãos, incluindo itens como:

  • Esculturas;
  • Pinturas;
  • Roupas;
  • Peças de decoração.

Outra vantagem da loja colaborativa é que ela pode ser também virtual, como é o caso de uma página de vendas com produtos de diferentes vendedores que divulgam seus itens a partir de outro negócio. 

 

16. Brechó 

A economia sustentável é uma tendência que veio para ficar. E uma das formas de usufruir desse segmento é investindo na venda de roupas e outros itens que podem ser ofertados em um brechó.

Você pode começar desapegando de suas peças de vestuário, mas também pode receber peças de outras pessoas oferecendo quantias atrativas, mas dentro de um preço que lhe proporcione ótima margem de lucro, é claro!

Alguns itens se destacam nas ofertas de um brechó, como, por exemplo:

  • Sapatos de marcas famosas;
  • Roupas importadas;
  • Bolsas;
  • Bijuterias.

Para atrair clientes e fidelizá-los, oferte sempre produtos com pouco desgaste e divulgue sempre com preços justos.

 

17. Serviço de maquiagem

Se você tem boas habilidades com a maquiagem, saiba que elas podem se tornar uma boa e lucrativa fonte de renda. Isso porque, para começar a realizar maquiagens simples, você não precisa de uma grande lista de materiais. Basta ter:

  • Corretivo;
  • Base;
  • Pó compacto;
  • Blush;
  • Kit de sombras;
  • Rímel;
  • Batom.

Com esses 7 itens, é possível começar a fornecer serviços básicos de maquiagem e conseguir juntar algum capital de giro para comprar novos materiais.

 

18. Serviço de barbearia 

O curso de barbeiro é uma formação bem popular em praticamente todas as cidades do país, e essa é uma porta de entrada para empreendedores que desejam investir pouco e rentabilizar rápido.

O serviço de barbearia pode ser oferecido a domicílio, gerando uma economia ainda maior e aumentando a rentabilidade. Ou você pode montar seu próprio espaço, oferecendo diferenciais de entretenimento para fidelizar seus clientes.

Além dos tradicionais cortes de cabelos e barbas, também é possível oferecer outros serviços, como:

  • Manicure e pedicure;
  • Coloração;
  • Design de sobrancelhas.

Mas não esqueça: a experiência do cliente só pode ser completa quando, além dos serviços completos, também é oferecido um atendimento de excelência. 

 

19. Freelancer

Trabalhar home office e traçar sua própria rotina de produtividade também pode ser uma das ideias de negócio para começar com pouco dinheiro. Isso porque existem diversos serviços que podem ser oferecidos como profissional freelancer.

Entre os serviços mais procurados, podemos destacar:

  • Desenvolvedor de software;
  • Copywriter;
  • Designer gráfico;
  • Gestor de tráfego pago.

Para trabalhar como freelancer, não é necessário ter uma formação exata na área. Basta comprovar as habilidades necessárias e ter um bom portfólio.

Vale dizer que na internet é possível encontrar diversos cursos online para obtenção de certificação em algumas dessas áreas. 

Também é possível conseguir os primeiros trabalhos em sites como:

  • Workana;
  • 99 Jobs;
  • GetNinja.

Alguns clientes podem exigir nota fiscal da sua prestação de serviço. Por isso, o ideal é que você esteja registrado como MEI e regularizado junto à prefeitura da sua cidade para emitir as notas. 

 

20. Agência de marketing digital 

Se você já possui experiência como freelancer e deseja dar um passo adiante na sua jornada empreendedora, o próximo movimento de carreira no mundo dos negócios pode ser a criação de uma agência de marketing digital.

Para isso, contrate outros profissionais para compartilhar com você as funções operacionais. 

Saiba que uma ótima maneira de atrair novos clientes é apresentando seus serviços nas redes sociais e criando um portfólio.

A sua agência pode oferecer serviços, como:

  • Produção de conteúdo para redes sociais;
  • Artigos para blogs corporativos;
  • Análise de SEO;
  • Identidade visual. 

Um bom nicho de mercado para a sua empresa é atender pequenos empreendedores que estão começando a jornada no mercado digital. 

 

21. Aulas particulares de inglês

Outro jeito de transformar conhecimento prático em ideias de negócio para começar com pouco dinheiro é dando aulas particulares de inglês. 

Você pode atender alunos de acordo com o grau de proficiência e de forma individual. Mas também é possível realizar as aulas em formato de curso online, o que torna seu infoproduto escalável. 

A divulgação na internet pode começar com uma landing page que libera uma aula experimental para quem responder o formulário. Dessa forma, você terá acesso a mais leads.  

 

22. Organização de eventos 

Gosta de organizar eventos familiares ou sempre que os amigos vão realizar festas delegam a organização a você? Então que tal tornar isso uma das ideias de negócio para começar com pouco dinheiro?

Você pode começar cobrando pelo seu serviço nas festas de pessoas que você já conhece e que confiam nas suas habilidades. São esses trabalhos que servirão como aprendizado e portfólio para apresentar a outros clientes. 

A princípio, você pode sublocar os itens necessários para decoração e organização do evento, mas, posteriormente, você pode ir adquirindo alguns produtos e criando sua própria infraestrutura. 

 

23. Locação de itens de festa

Entre os itens de festas que costumam ser locados por fora e que também podem representar uma das ideias de negócio para começar com pouco dinheiro estão:

  • Pula-pula;
  • Piscina de bolinha;
  • Cama elástica;
  • Carrinho de algodão-doce;
  • Máquina de pipoca.

O investimento em uma cama elástica infantil, por exemplo, está custando, em média, R$600,00. A locação é feita por hora. Assim, se você cobrar R$50,00 em uma festa infantil de 4 horas, você quitará seu investimento total em 3 festas. Excelente, não é?

 

24. Produção de e-books

Escrever e-books também está entre as principais ideias de negócio para começar com pouco dinheiro. Isso porque você precisa, basicamente, de um computador e acesso a alguns aplicativos para começar a produzir seus livros digitais.

Vale dizer que o seu público pode ser variado e é possível vender os seus e-books por meio de plataformas de marketplace ou página de vendas própria.

Além disso, também é rentável escrever e-books sob demanda de clientes como freelancer, principalmente para empresas que querem criar iscas digitais para atrair leads. 

 

 

25. Venda de PLRs 

Mas sabia que é possível começar um negócio bastante lucrativo com materiais prontos que você encontra na internet? Sim, são os chamados PLRs.

Basicamente, um PLR é um produto digital com direitos repassados aos compradores, que podem traduzi-los, otimizá-los e vender como infoproduto próprio.

Muitos produtos estão sendo disponibilizados como PLR, a exemplo de:

  • Aplicativos para smartphones;
  • E-books;
  • Templates;
  • Softwares.

O destaque para esse modelo de produtos é que toda divulgação e venda é feita online, o que facilita a estratégia e potencializa as vendas.

 

26. Clube de assinatura

Você já deve ter visto como funciona o sistema de clube de assinaturas, não é? No mercado, existem serviços como esse para o fornecimento contínuo, enquanto durar a assinatura, de produtos como:

  • Snacks;
  • Livros;
  • Vinhos;
  • Cervejas.

Mas sabia que para abrir um você não precisa de um investimento tão alto? Isso porque não é preciso ter um produto físico para ofertar no seu clube. Ele pode ser formado, por exemplo, por apoiadores da sua newsletter.

Para isso, você precisa liberar seus conteúdos por assinatura em uma plataforma com acesso exclusivo para assinantes.

 

27. Refeições congeladas

Para quem deseja abrir um negócio com pouco dinheiro e trabalhar no mercado físico, uma das melhores oportunidades é trabalhar com refeições.

Mas se você quer evitar gastos com endereço fixo e toda estrutura que demanda um restaurante, o ideal é vender refeições prontas congeladas.

Com um cotidiano cada vez mais dinâmico, muitas pessoas não  conseguem cozinhar suas próprias refeições, mas também não querem se alimentar de comidas multiprocessadas. 

Por isso, uma opção viável são as marmitas congeladas que levam o sentimento de comida caseira para o delivery. 

 

28. E-commerce com produtos para pets

Um dos mercados mais aquecidos da atualidade é o de produtos para pets. Afinal, o cuidado dos tutores para com seus animais de estimação tem sido intensificado nos últimos tempos.

Além da alimentação, hoje há uma preocupação com outros fatores ligados ao bem-estar dos animais, que envolvem:

  • Produtos cosméticos;
  • Petiscos;
  • Brinquedos;
  • Roupas.

Já existe uma indústria nacional voltada para esses produtos, mas também é possível adquiri-los para revenda a partir da importação. 

Assim, um e-commerce é uma das melhores ideias de negócio para começar com pouco dinheiro, já que não é necessário investir em estrutura física. Basta planejar uma estratégia de manutenção de estoque e envio das mercadorias para os clientes. 

 

[DICA BÔNUS] Divulgue seu negócio com a HeroSpark

Seja no mercado físico ou no digital, a forma como você divulga seu negócio tem forte impacto no resultado das suas vendas. Assim, para realizar seus lançamentos, o ideal é contar com uma ferramenta que reúna todos os recursos que você precisa!

Por isso, saiba que a plataforma que agrega todas as funcionalidades que você precisa para o seu negócio é a HeroSpark, uma ferramenta tudo em um que dispõe de recursos como:

  • Funil de vendas automatizado;
  • Ferramenta de criação de landing pages com templates pré-prontos;
  • Disparo de e-mail marketing ilimitado;
  • E muito mais.

A HeroSpark ainda conta com página de vendas com hospedagem gratuita. Assim, você pode divulgar seus produtos, digitais ou físicos, e realizar vendas com uma área de pagamento integrado e sistema de checkout de alta conversão. 

Agora que você já conhece as ideias de negócio para começar com pouco dinheiro, que tal garantir a melhor ferramenta de divulgação para o seu negócio? 

Conheça agora a HeroSpark e tenha acesso aos melhores recursos para impulsionar suas vendas!

Banner escola de psicanálise
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.