Produção de vídeo: tudo o que você precisa saber

Os vídeos dominaram a maioria das plataformas online e se transformaram no formato de conteúdo mais compartilhado entre o público.

Mas isso não é de menos se considerarmos que 66% das pessoas preferem assistir a conteúdos em vídeos, segundo dados da Wyzowl. E não podemos negar que o conteúdo em vídeo é mais fácil e intuitivo de ser consumido.

Por conta desse movimento, a produção de vídeo para a estratégia digital de qualquer negócio está cada vez mais importante.

Dessa forma, no artigo a seguir, mostraremos a você as principais características sobre a produção de vídeo, além de dar um passo a passo super completo para você começar a criar os seus vídeos! Boa leitura!

O que é a produção de um vídeo?

Basicamente, a produção de vídeo consiste em gravar um vídeo que mescla elementos visuais com uma narrativa marcante sobre um tema importante para a sua estratégia.

Assim, a partir dessa produção, você conseguirá passar a sua mensagem e ainda alcançar mais pessoas, já que os conteúdos em vídeo são sempre assistidos.

Como fazer a produção de vídeo?

Muita gente acredita que para produzir um vídeo só é necessário ligar a câmera e começar a falar. Mas a produção de qualidade envolve alguns passos antes mesmo da gravação. 

Assim, para criar um bom vídeo, é preciso planejamento e preparação para, assim, resultar em um conteúdo que seu público goste e compartilhe com os demais.

Para isso, a produção de vídeo pode envolver algumas etapas básicas que você conhecerá melhor a seguir.

Escreva um bom roteiro

Tudo começa com a criação de um bom roteiro. É a partir dele que você saberá qual mensagem vai passar ao público enquanto estiver produzindo o vídeo.

Mas, além disso, ter um bom roteiro também ajudará você a não perder tempo durante as gravações e conseguir ir direto ao ponto no seu vídeo.

Saiba como criar roteiros envolventes!

Invista no cenário, iluminação e equipamentos

Além do roteiro, o ambiente em que você gravará o vídeo também precisa da sua atenção, principalmente em relação ao cenário e iluminação.

É preciso que todo o ambiente que aparecerá no seu vídeo consiga trazer a atenção do público para a sua mensagem, sem chamar mais atenção do que ela. 

Além disso, a iluminação precisa estar em dia para que a resolução do vídeo seja de qualidade. Por mais que no começo nem todo mundo consiga investir em equipamentos de iluminação, você sempre pode apostar na luz natural que nunca falha!

Confira dicas para ambientar seus vídeos!

Faça a gravação 

Já tem o roteiro nas mãos e criou um cenário bacana? Então agora sim você pode iniciar a gravação do seu vídeo!

Aqui você não precisa se preocupar em adquirir uma câmera profissional. Só com a câmera de um smartphone já é possível fazer um conteúdo de qualidade.

Além disso, na hora de gravar, pode ser interessante fazer algumas gravações pequenas para testar a qualidade do som, se a iluminação está boa e se o cenário ficou bem enquadrado.

Assim, você não corre o risco de gravar um vídeo inteiro com algum defeito e consegue seguir com sua produção de vídeo com mais qualidade!

Veja dicas para fazer uma boa gravação!

Edite o vídeo

Está enganado quem pensa que, depois de gravar, é só postar. Antes de começar a divulgar seu vídeo, é importante fazer uma leve edição nele para que tudo saia perfeito.

Para isso, você pode contar com programas gratuitos de edição que permitem cortar algumas partes ou então adicionar legendas.

Aliás, falando em legendas, caso o seu vídeo seja adicionado nas redes sociais, é essencial adicionar legenda no vídeo para que pessoas com deficiência auditiva consigam consumir seu conteúdo sem maiores problemas. 

Descubra como realizar uma boa edição de vídeos!

Crie uma thumbnail

A thumbnail é basicamente a capa do seu vídeo. Ela é a primeira característica que seu público vai ver quando se deparar com o conteúdo. Por isso, é importante mantê-la atrativa para chamar atenção da sua persona.

Muitas pessoas usam esse espaço para colocar o título do vídeo de forma resumida para, assim, o público entender sobre o que se trata o conteúdo. Mas você também pode usar o espaço para adicionar pequenas cenas do vídeo que gerem curiosidade.

Saiba como criar uma boa thumbnail!

Escolha uma boa hospedagem de vídeo

A última etapa da produção de vídeo é escolher o ambiente onde você vai hospedar o seu novo vídeo.

Essa etapa é importante porque é a partir da hospedagem que você conseguirá compartilhar seu vídeo com toda a internet e ver a sua estratégia alcançar seus resultados.

Confira as melhores plataformas de hospedagem!

Quais são os tipos de vídeos existentes?

Você sabia que existem cerca de 9 tipos diferentes de vídeos que você pode produzir e compartilhar pela rede?

Conhecer cada um deles é fundamental para a sua produção de vídeo, pois, assim, você saberá em qual formato a sua mensagem vai se encaixar melhor!

Conheça os 9 tipos de vídeos!

Quais ferramentas podem ajudar na produção de vídeos?

Quando pensamos em ferramentas para produção de vídeo, a primeira coisa que nos vem à mente pode ser a câmera que usamos para filmar ou então um programa de edição, certo?

Mas existe uma variedade muito grande de ferramentas que ajudam você na produção de vídeos: desde plataformas para adicionar músicas até para editar vídeos no celular. 

Descubra ferramentas que ajudam na produção de vídeo!

Vale a pena gravar vídeo para o YouTube?

O YouTube é uma das maiores plataformas de hospedagem de vídeos na internet. Hoje ele está presente em mais de 100 países e possui mais de 2 bilhões de usuários ativos mensalmente na rede.

Só esses dados já ajudam a mostrar a força que essa rede possui, não é mesmo?

Dessa forma, conseguimos ver que vale a pena sim gravar vídeos para o YouTube, pois esse canal ajuda o seu negócio a se tornar mais conhecido e alcançar um público maior!

Saiba como crescer no YouTube!

Como gravar videoaula?

Se você pensa em produzir um curso online ou fazer um aulão, aprender a realizar uma boa produção de vídeo é essencial!

Para isso, você pode seguir as mesmas etapas que listamos acima, com a diferença de que agora você pode precisar de mais planejamento.

Ao gravar uma ou mais aulas, você precisa definir todo o conteúdo dela antes de criar o roteiro e pensar em materiais extras para enviar aos seus alunos. 

Mas não se preocupe com os detalhes, pois todos eles são explicados nos posts a seguir!

Saiba como criar videoaulas cativantes!

E se você gostou de aprender mais sobre a produção de vídeo e gostaria de se aprofundar no assunto, confira o nosso Kit Ebook + MasterClass sobre como montar um estúdio de gravação de acordo com seu orçamento! Baixe gratuitamente!